Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Outros Nomes Para o Reino

Você está aqui

Outros Nomes Para o Reino

Embora, na maioria das vezes, o Reino é descrito pelo nome “Reino de Deus”, ocasionalmente outros termos são usados para descrevê-lo. Três dos escritores dos Evangelhos — Marcos, Lucas e João — usam a expressão “Reino de Deus” para se referir ao Reino.

A expressão “Reino dos céus” é usada exclusivamente por Mateus em trinta e duas referências quando registrou as palavras de Jesus Cristo. Contudo, ele alterna o uso das expressões “reino de Deus” e “reino dos céus”. Em Mateus 19:23-24 Mateus 19:23-24 [23] Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. [24] E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
, ele as expressa em passagens consecutivas, indicando claramente sua sinonímia. E, frequentemente, ele diz apenas “o Reino”.

Por que Mateus usa a expressão “reino dos céus”? Porque o céu é o lugar onde está Deus, como esclarecido por Jesus Cristo (Mateus 5:34 Mateus 5:34Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Almeida Atualizada×
, 45, 48). Mateus mostra que, nessa altura, o Reino não era uma monarquia terrestre como os reinos de sua época. Porém, ele entendia que era um reino futuro e pelo qual os seguidores de Cristo deveriam orar (Mateus 6:10 Mateus 6:10venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Almeida Atualizada×
).

Geralmente, o apóstolo Paulo se referia ao Reino como “o reino de Deus”. Entretanto, ao reconhecer o papel de Jesus Cristo como o Rei desse Reino e também como o caminho pelo qual podemos entrar nesse Reino, Paulo também o chama de “o reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5:5 Efésios 5:5Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Almeida Atualizada×
). Ele também expressa a profunda e terna relação entre Deus Pai e Jesus Cristo ao chamar esse reino de “o reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:13 Colossenses 1:13e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
Almeida Atualizada×
).

O apóstolo Pedro, também reconhece o papel central de Cristo nesse Reino, referindo-se a este como “o Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:11 2 Pedro 1:11Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
). Jesus Cristo já é nosso Senhor e Mestre e reinará supremo nesse Reino vindouro (Apocalipse 17:14 Apocalipse 17:14Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
Almeida Atualizada×
; 19:16). Como Salvador da humanidade, Ele é “a porta” e “o caminho” por onde temos acesso a Deus Pai e à salvação no Reino de Deus (João 10:9 João 10:9Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.
Almeida Atualizada×
; 14:6).