O que é a Igreja?

O que é a Igreja?

Equiparando-a com um edifício. Mas por toda a Escritura, igreja e congregação se refere às pessoas, nunca a um edifício. De fato, encontramos vários versículos no Novo Testamento, onde a “igreja” (pessoas) estavam reunidas dentro das casas (edifícios) de certos membros, na área local (Romanos 16:3-5, 1 Coríntios 16:19, Colossenses 4: 15; e Filemon 2).

A Igreja é composta de pessoas chamadas a seguir Jesus Cristo. Aquele grupo de pessoas é coletivamente chamado de “corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:27, Efésios 4:12). É um corpo espiritual transformado de crentes que não se limita a um determinado local, organização ou denominação.

O Dicionário Bíblico de Holman (Holman Bible Dictionary), em seu artigo “Igreja”, explica o contexto da palavra igreja:

“Igreja é a tradução em português da palavra grega ekklesia. O uso do termo grego antes do surgimento da igreja cristã é importante, visto que duas linhas de significado se tornam aparentes da história do seu uso, as quais iluminam o entendimento do que é a Igreja no Novo Testamento.

“Primeiro, o termo grego que significa basicamente “chamados para fora” era comumente usado para indicar uma assembleia de cidadãos de uma cidade grega e é muito usado em Atos 19:32, 39. Os cidadãos, que eram absolutamente conscientes de seu status privilegiado sobre os escravos e sobre os não cidadãos, tinham sido chamados para a assembléia por um mensageiro e anunciador . . . para tratar de questões de interesse comum. Quando os primeiros cristãos entenderam que eles mesmos constituem uma igreja, sem dúvida nenhuma se viram como os chamados por Deus em Jesus Cristo para um propósito especial e que seu status era um privilégio em Jesus Cristo (Efésios 2:19).

“Em segundo lugar, o termo grego [ekklesia] foi utilizado mais de uma centena de vezes na tradução [do termo hebraico qahal] do Antigo Testamento ao grego de uso corrente no tempo de Jesus. O termo hebraico (qahal) significava simplesmente “assembleia” e poderia ser usado de várias maneiras, referindo-se por exemplo, a uma assembleia de profetas (1 Samuel 19:20), soldados (Números 22:4), ou do povo de Deus (Deuteronômio 9:10). O uso do termo no Antigo Testamento, referindo-se ao povo de Deus é importante para a compreensão do termo “igreja” no Novo Testamento.

“Os primeiros cristãos eram judeus que usaram a tradução grega do Antigo Testamento. Para eles, usar uma auto-designação [dada por Cristo (Mateus 16:18)] e que era comum no Antigo Testamento para o povo de Deus revela a sua compreensão da continuidade que liga o Antigo ao Novo Testamento. Os primeiros cristãos, judeus e gentios, entenderam que eles eram o povo do Deus que se revelou no Antigo Testamento (Hebreus 1:1-2), que eram os verdadeiros filhos de Israel (Romanos 2:28-29), tendo Abraão como pai (Romanos 4:1-25), e que eram o povo da Nova Aliança profetizada no Antigo Testamento (Hebreus 8:1-13).

“Como consequência desse amplo contexto de significados no mundo grego e do Antigo Testamento, o termo ‘igreja’ é usado no Novo Testamento para se referir a uma congregação local de cristãos chamados para fora, tal como a ‘igreja de Deus que está em Corinto’ (1 Coríntios 1:2), e também para abranger todo o povo de Deus, como na afirmação de que Deus Pai deu Cristo à igreja para ser ‘o cabeça sobre todas as coisas, . . . a qual é o seu corpo’ (Efésios 1:22-23, ARA)” (grifo nosso). Para entender melhor como a Bíblia define e descreve a Igreja, por favor, solicite a sua cópia gratuita do livro A Igreja que Jesus edificou.