Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Promessa da Vida Depois da Morte

Você está aqui

A Promessa da Vida Depois da Morte

Há milhares de anos o patriarca Jó fez a mesma pergunta que fazemos hoje: “Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?” (Jó 14:14 Jó 14:14Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança.
Almeida Atualizada×
).  A seguir, ele responde a questão: “Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia . . .” (Jó 14:14-15 Jó 14:14-15 [14] Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança. [15] Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos.
Almeida Atualizada×
).

Uma pessoa, depois da morte, fica inconsciente, esperando que Deus a chame da sepultura e restaure sua vida. Para alguns, como veremos, a ‘mudança’ será uma espantosa transformação, até mesmo muito mais surpreendente do que a ressurreição dos mortos, que regressam novamente à vida.

O que a Bíblia diz sobre o notável fenômeno da restauração da vida? Quando acontecerá? O que mais ocorrerá nessa ocasião? Quem for ressuscitado ainda será carne e sangue ou virá com um novo tipo de vida?

As respostas a estas questões vão ao encontro do íntimo significado de nossa existência. À medida que estudamos a Bíblia para encontrar as respostas, vamos sendo encorajados, motivados e inspirados pelo plano de Deus para a vida depois da morte.

A promessa da ressurreição

Da mesma forma que Jó falou da sua futura ‘mudança’, Paulo falou de uma mudança quando se referiu à ressurreição dos mortos e ao estado dos que permanecem vivos, quando ocorrer a ressurreição na vinda de Cristo. Uma transformação maravilhosa tem que acontecer antes de recebermos o dom da vida eterna. Os mortos em Cristo serão ressuscitados para uma existência ‘incorruptível’ e os que ainda estiverem vivendo em Cristo serão mudados da existência mortal e física para um estado de incorruptibilidade.

Repare na descrição de Paulo sobre esse acontecimento espantoso.  “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:51-52 1 Coríntios 15:51-52 [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Almeida Atualizada×
).

Quem morreu está inconsciente, como se estivesse dormindo, esperando ser chamado para fora da sepultura e ressuscitar para a vida. O período de tempo entre o último momento de consciência até ao momento da ressurreição vai parecer como se não tivesse acontecido, simplesmente como se tivesse acordado de um sono ou saído deum coma.

Paulo mostra claramente que esta ressurreição ocorrerá quando Jesus Cristo regressar à Terra: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:13-17 1 Tessalonicenses 4:13-17 [13] Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Dois grupos que ressuscitam no regresso de Cristo

Em ambas as passagens, Paulo distingue dois grupos—os mortos e os que ainda estão vivos, quando Jesus regressar—ambos os grupos estarão nesta ressurreição. Contudo, “aos homens está ordenado morrerem uma vez” (Hebreus 9:27 Hebreus 9:27E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Almeida Atualizada×
), alguns permanecerão vivos quando Jesus regressar, mas o que acontecerá aos fiéis de Jesus Cristo que estiverem vivos nessa ocasião?

No Seu regresso, as vidas físicas destas pessoas terminarão porque elas serão miraculosa e instantaneamente transformadas em espíritos incorruptíveis, herdando o dom da vida eterna.

Um pouco antes, neste mesmo capítulo, Paulo descreve esta maravilhosa mudança. “Assim também a ressurreição dos mortos”, ele escreveu: “Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural [carne e sangue], ressuscitará corpo espiritual [que já não é físico, mas é composto de espírito]. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1 Coríntios 15:42-44 1 Coríntios 15:42-44 [42] Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. [43] Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. [44] Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Almeida Atualizada×
).

Paulo explica que enquanto o “primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente”, uma criatura física do pó da terra, “o último Adão, [Jesus Cristo, foi feito] em espírito vivificante” (versículo 45)—isto é Ele foi ressuscitado como um ser espiritual com um corpo composto de espírito. E assim ocorrerá conosco, como Paulo explica.

Paulo continua: “E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial [Cristo]. E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção” (versículos 49-50).

No fim de nossa vida física—desta existência temporária e mortal—vem a morte. Depois disso vem a ressurreição, na qual temos de ser mudados porque, como escreveu Paulo, a “carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus”. Os que estão “em Cristo”—que foram chamados, se arrependeram, se batizaram e foram guiados por Deus—serão transformados nesta ressurreição para a vida eterna espiritual, glorificados como Jesus Cristo ressuscitado (Romanos 8:16-17 Romanos 8:16-17 [16] O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; [17] e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Almeida Atualizada×
).

O que acontece depois da ressurreição?

As escrituras citadas de 1 Tessalonicenses 4:13-17 1 Tessalonicenses 4:13-17 [13] Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
descrevem o regresso triunfante de Jesus à Terra. Pelo brado de um arcanjo e ao som de uma trombeta, Deus ressuscitará para a vida eterna os mortos em Cristo; quem estiver vivo e for de Cristo será transformado de mortal para imortal e ascenderá ao encontro dEle para saudá-Lo.

As Escrituras mostram que quem for ressuscitado nesta ressurreição não vai morar no “céu” com Cristo (na atmosfera, neste caso; ver Daniel 7:13 Daniel 7:13Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele.
Almeida Atualizada×
) mas descerá com Ele para tomar o controle e para reinar sobre as nações (Daniel 2:44 Daniel 2:44Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
Almeida Atualizada×
; 7:13-18; Zacarias 14:1-4 Zacarias 14:1-4 [1] Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. [2] Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade. [3] Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. [4] Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Almeida Atualizada×
; Atos 15:15-17 Atos 15:15-17 [15] E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: [16] Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; [17] para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome,
Almeida Atualizada×
Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
; 19:15).

Os santos (este termo significa aqueles que foram santificados ou separados, que diz respeito a todos os seguidores de Jesus Cristo) ressuscitados reinarão com Cristo no Seu Reino, na Terra: Jesus Cristo “os fez reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:10 Apocalipse 5:10e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Almeida Atualizada×
). (Para saber mais sobre estes fantásticos acontecimentos, não deixe de pedir a sua cópia gratuita do livro O Evangelho do Reino de Deus. Ou você pode fazer o dowload do nosso site ou escrever para o endereço mais próximo, que se encontra no fim deste livro).

Quem ressuscitará?

Agora atentemos para outro detalhe importante referente à ressurreição: alguns serão ressuscitados para receber a vida eterna e outros serão ressuscitados para um futuro julgamento. Jesus mesmo faz esta distinção: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (João 5:28-29 João 5:28-29 [28] Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: [29] os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Deus nos deu esta vida mortal e temporária para que nos preparemos para a vida eterna. A esperança e a promessa dessa ressurreição são fascinantes e inspiradoras. E o fato de sabermos que também haverá uma “ressurreição do juízo” nos dá motivo para pensar: Por que haverá uma ressurreição para a vida e outra para o julgamento?

A ressurreição para a vida vem por Jesus Cristo

Pedro, quando desafiado pelos chefes religiosos, disse enfaticamente que o único caminho da salvação é através de Jesus Cristo (Atos 4:12 Atos 4:12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
Almeida Atualizada×
). Paulo salienta que a nossa ressurreição só vai acontecer porque Deus ressuscitou primeiro a Jesus Cristo. Nós não teríamos esperança se Jesus não fosse ressuscitado (1 Coríntios 15:12-19 1 Coríntios 15:12-19 [12] Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? [13] Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. [14] E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. [15] E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. [16] Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. [17] E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. [18] Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. [19] Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.
Almeida Atualizada×
).

Jesus prometeu: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25 João 11:25Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
Almeida Atualizada×
) – isto é, será ressuscitado para viver de novo. Um dos mais conhecidos versículos da Bíblia, João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
, promete que “todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Simplesmente, a verdade é que somente podemos receber o dom da vida eterna por meio de Jesus Cristo. “Porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12 Atos 4:12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
Almeida Atualizada×
). Como provamos a nossa fé em Cristo? O que isso implica?

Jesus disse que quem é Seu discípulo, quem busca o Reino de Deus, tem de estar disposto a pôr tudo em sua vida em segundo lugar (Lucas 14:25-33 Lucas 14:25-33 [25] Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: [26] Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também � própria vida, não pode ser meu discípulo. [27] Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. [28] Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? [29] Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, [30] dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. [31] Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? [32] No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. [33] Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
Almeida Atualizada×
; Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
; 13:44-46). As pessoas têm inventado muitas maneiras de viver com falsos valores e distrações (Mateus 6:19-20 Mateus 6:19-20 [19] Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; [20] mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Almeida Atualizada×
; 7:13-14), mas a realidade é que só há um caminho reto e um só Salvador.

Pedro, em seu primeiro sermão depois da morte de Jesus, se dirigiu aos crentes em Cristo exortando-os a se arrependerem e se batizarem para receberem o Espírito Santo (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). O arrependimento é o reconhecimento sincero e profundo da nossa própria iniquidade e incapacidade.

Mas também é a nossa determinação em abandonar a nossa vida passada e começar uma nova vida em Cristo. O batismo retrata essa determinação (Romanos 6:1-6 Romanos 6:1-6 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? [3] Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
). (Para entender melhor estes tópicos, peça a sua cópia gratuita de O Caminho para a Vida Eterna entrando em contato conosco pela internet ou no endereço mais próximo na lista no fim deste livro ou baixando-o de nosso site).

Muitas escrituras nos mostram as ações que devemos tomar para demonstrarmos a nossa fé em Jesus.

Por exemplo, Colossenses 3 e 4 é uma seção longa que descreve nosso compromisso completo. Temos de permitir que Deus mude a nossa própria natureza e temos de aprender a imitar Jesus Cristo em tudo que fazemos. Se nos rendermos verdadeiramente a Deus, Cristo viverá a Sua vida em nós através do poder do Espírito Santo (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
).

Também aprendemos que a nossa recompensa pessoal será baseada no modo como vivemos: “a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, . . . glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem . . .” (Romanos 2:6-10 Romanos 2:6-10 [6] que retribuirá a cada um segundo as suas obras; [7] a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; [8] mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes � iniqüidade; [9] tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; [10] glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego;
Almeida Atualizada×
).

Mais que uma ressurreição

As Escrituras nos revelam outro aspecto da ressurreição: Os mortos regressam à vida numa ordem especial, numa sequência, de acordo com um plano.

Não serão todos ressuscitados ao mesmo tempo. “Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:20-23 1 Coríntios 15:20-23 [20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. [22] Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. [23] Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Almeida Atualizada×
).

Na sua carta à Igreja em Roma, Paulo escreve que temos que ter o Espírito Santo em nós para ressuscitarmos para a vida: “Se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8:11 Romanos 8:11E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Almeida Atualizada×
).

A ressurreição que temos descrito até aqui ocorrerá quando Jesus regressar. Ela incluirá “os que são de Cristo”, também chamados de “os que morreram em Cristo” (1 Tessalonicenses 4:16 1 Tessalonicenses 4:16Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Almeida Atualizada×
); isto é, aqueles que compreenderam que a salvação é através de Jesus Cristo e que demonstraram a sua fé nEle pelo compromisso do arrependimento, batismo e obediência, sendo pessoalmente conduzidos pelo Espírito Santo. Como vemos eles serão transformados em espírito imortal, no momento do regresso de Cristo, assim herdando a vida eterna (1 Coríntios 15:50-53 1 Coríntios 15:50-53 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Almeida Atualizada×
).

Outros que morreram

Agora estamos diante de um dilema. O que acontece às outras pessoas que nunca tiveram a oportunidade de compreender e de se comprometer? Essas pessoas são aquelas de quem Cristo falou que ressuscitariam  para julgamento?

O que dizer dos bebês e crianças que morreram muito antes de poderem compreender ou alcançar a maturidade para receber o Espírito Santo e buscar o Reino de Deus? O que dizer das pessoas que viveram e morreram em nações onde nunca ouviram falar do nome de Jesus Cristo e muito menos aprenderam os Seus ensinamentos e não tiveram possibilidade de fazer qualquer espécie de compromisso com Ele? O que dizer das pessoas que têm altos valores morais mas que não aceitam nenhuma crença religiosa especial ou qualquer compromisso?

O que acontecerá com elas e quando isso ocorrerá? O tratamento que receberão será justo? Deus será imparcial? Ele dará a todos igualmente a oportunidade de receber a vida eterna? Ou Ele será seletivo, oferecendo a vida eterna somente a alguns?

A primeira ressurreição

Comecemos com o que João descreve como a primeira ressurreição. Ele fala dos que “são de Cristo”, ou seja, aqueles que sofreram martírio e todos que rejeitaram as falsas religiões e ensinamentos enganosos.

Ele escreve: “vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal [marca] na testa nem na mão;  e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição” (Apocalipse 20:4-6 Apocalipse 20:4-6 [4] Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. [5] Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. [6] Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
).

Veja que alguns ressuscitarão depois de mil anos de reinado de Cristo. Para aqueles que recebem a vida eterna no princípio deste período, no regresso de Cristo, isso representa a primeira ressurreição. Mas aqui vemos claramente que os outros não ressuscitam até que os mil anos tenham passado. Se somente houvesse uma ressurreição, João teria se referido a esse acontecimento como a ressurreição. Mas, visto que ele a chama de primeira ressurreição, é lógico pensar que haverá pelo menos mais  uma a seguir.

Em resumo

Passamos a saber da mais alta autoridade escrita—a Bíblia—que no regresso de Jesus Cristo Ele ressuscitará os que morreram na fé e lhes dará o fantástico dom da vida eterna. Contudo, somente os que “são de Cristo” ao Seu regresso é que tomarão parte nesta ressurreição.

1 Timóteo 2:3-4 1 Timóteo 2:3-4 [3] Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, [4] o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Almeida Atualizada×
nos diz: “Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. Para que isto ocorra, o plano de Deus tem de incluir outro passo que ainda não abordamos. Temos de considerar os milhares de milhões de pessoas que já morreram e nunca tiveram o conhecimento da verdade. Seria tarde demais para elas?

Isto nos traz ao assunto que pode ser um dos mais fantásticos aspectos de todo o plano de Deus sobre a vida e a morte―o que Deus tem reservado para o restante dos mortos.