A Fé, a Graça e a Lei

Você está aqui

A Fé, a Graça e a Lei

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.08 MB)

Download (Baixar)

A Fé, a Graça e a Lei

MP3 Audio (3.08 MB)
×

Paulo ensinou que a salvação é um dom de Deus pela graça mediante a fé (Efésios 2:8).

A palavra grega para "graça" é charis, que significa um presente ou favor. No Novo Testamento, pode-se referir tanto ao dom de Deus de misericórdia quanto ao Seu favor gracioso.

Paulo deixa claro, através de seus escritos, que a graça de Deus para a salvação "não vem das obras, para que ninguém se glorie" (versículo 9). Mas perspectiva geral de Paulo em relação as obras cristãs é geralmente ignorada pelos opositores da obediência à lei de Deus.

Veja a perspectiva de Paulo no versículo seguinte: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (versículo 10). Aqueles que ignoram as razões pelas quais somos “feitura” de Deus, que ignoram por quê que somos "criados em Cristo Jesus para as boas obras" e por quê que devemos "andar nelas", não entendem uma parte muito importante da mensagem de Paulo.

Observe a correlação que Paulo fez entre as obras obedientes para a salvação e a obra de Deus dentro de nós, a qual nos possibilita cumprir o Seu propósito para nós. "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:12-13).

Certamente o perdão e a salvação são dons de Deus. E não podem ser adquiridos. Como seres humanos não possuímos nada de valor suficiente para pagar pelo perdão dos nossos pecados e pela nossa salvação. No entanto, Jesus claramente nos diz que "se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3, 5). Através do arrependimento nós não ganhamos a salvação, mas o arrependimento é um pré-requisito para a salvação.

O arrependimento consiste simplesmente em se afastar do pecado, abandonando o comportamento iníquo (1 João 3:4). Não podemos receber o Espírito Santo e ser convertido a menos que estejamos dispostos a nos arrepender e viver como pessoas cumpridoras da lei (Atos 2:38).

A fé é outro pré-requisito para a salvação. Lemos que "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6). Somos "justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue" (Romanos 3:24-25). Mas simplesmente porque a fé é requerida por Deus não significa que por ela nós ganhamos a salvação.

Tampouco ganhamos a salvação pelas obras. Mas, como mostram muitas escrituras citadas neste livro, claramente Deus espera fé e obediência daqueles a quem Ele quer dar o dom da vida eterna. Aqueles que se opõem à obediência às leis de Deus escolhem enfatizar algumas declarações de Paulo e ignoram totalmente outras que esclarecem sua intenção.

A discussão de Paulo sobre a fé e as obras em Romanos 3 é uma dessas passagens. No versículo 28 lemos: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei". Inicialmente, Paulo está falando sobre a justificação—a morte de Cristo cobre nossas transgressões anteriores e Deus aceita nossa determinação de se arrepender e mudar. Ele está mostrando que nós nunca poderíamos ganhar o perdão.

Mas isso não tem nada a ver com a maneira que devemos viver. Não tem influência alguma sobre a importância da lei de Deus como guia para o nosso comportamento. Paulo está falando apenas de como os "pecados dantes cometidos" podem ser "remidos" (ou “deixado impunes”—versículo 25) para que possamos seguir com nossas vidas como servos obedientes de Deus.

Para ter certeza de que isso fosse entendido, Paulo diz no versículo 31, "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei".

Paulo quer nos fazer entender que ele nunca nem mesmo insinuou que a lei de Deus foi anulada ou abolida. Ao contrário, sem a lei, nós não teríamos como entender o que é pecado ou não, porque "pela lei vem o conhecimento do pecado" (versículo 20). Lembre-se, para o pecado existir tem que haver lei porque "o pecado é transgressão da lei" (1 João 3:4, ARA).

Portanto, Paulo está dizendo que o conceito da “graça” de Deus ou perdão estabelece que a Sua lei ainda esteja em vigor e que o pecado é quebrar essa lei. A graça de Deus mediante a fé exige uma lei que defina os pecados que serão perdoados. Por outro lado, devemos reconhecer que a fé é o que faz possível a obediência adequada. Então, repetindo Paulo, “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei".

Novamente, para saber mais sobre este assunto, solicite ou baixe o nosso livro gratuito A Nova Aliança: A Lei de Deus Foi Abolida?