Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Justiça para Todos

Justiça para Todos

Durante a idade de ouro, sob o comando de Davi e Salomão, o empenho de Israel para promover a equidade e a justiça para seus cidadãos rivaliza com os esforços atuais para alcançar esses ideais nobres. Ambos os reis eram conhecidos por administrar com justiça o seu povo (2 Samuel 8:15 2 Samuel 8:15Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel, e administrava a justiça e a eqüidade a todo o seu povo.
Almeida Atualizada×
; 1 Crônicas 18:14 1 Crônicas 18:14Dari, pois, reinou sobre todo o Israel; e julgava, e fazia justiça a todo o seu povo.
Almeida Atualizada×
; 1 Reis 3:3 1 Reis 3:3E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai; exceto que nos altos oferecia sacrifícios e queimava incenso.
Almeida Atualizada×
). Como uma nação modelo, Israel atraiu líderes internacionais que pretendiam ver pessoalmente a sua prosperidade e cultura. Um desses dignitários foi a rainha de Sabá.

Depois de testar Salomão com perguntas, foi ver pessoalmente os seus projetos de construção e observar a cultura israelita, então a famosa rainha disse a Salomão: “Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, das tuas coisas e da tua sabedoria. E eu não cria naquelas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram; eis que me não disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.

“Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o Senhor ama a Israel para sempre; por isso, te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça” (1 Reis 10:6-9 1 Reis 10:6-9 [6] e disse ao rei: Era verdade o que ouvi na minha terra, acerca des teus feitos e da tua sabedoria. [7] Contudo eu não o acreditava, até que vim e os meus olhos o viram. Eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. [8] Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventuradas estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! [9] Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Porquanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para executares juízo e justiça.
Almeida Atualizada×
; comparar 2 Crônicas 9:1-8 2 Crônicas 9:1-8 [1] Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, veio a Jerusalém para prová-lo por enigmas; trazia consigo uma grande comitiva, e camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância, e pedras preciosas; e vindo ter com Salomão, falou com ele de tudo o que tinha no seu coração. [2] E Salomão lhe respondeu a todas as perguntas; não houve nada que Salomão não lhe soubesse explicar. [3] Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que ele edificara, [4] e as iguarias da sua mesa, e o assentar dos seus oficiais, e as funções e os trajes dos seus servos, e os seus copeiros e os trajes deles, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou estupefata. [5] Então disse ao rei: Era verdade o que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. [6] Todavia eu não o acreditava, até que vim e os meus olhos o viram; e eis que não me contaram metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi. [7] Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e ouvem a tua sabedoria! [8] Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti, colocando-te sobre o seu trono, para ser rei pelo Senhor teu Deus! Porque teu Deus amou a Israel, para o estabelecer perpetuamente, por isso te constituiu rei sobre eles, para executares juízo e justiça.
Almeida Atualizada×
).

A felicidade e a paz prosperaram em uma atmosfera de justiça e equidade para todos, independentemente de sua raça ou origem. Como parte de instruções do Sua aliança, Deus disse aos israelitas para tratar justamente todas as pessoas que residissem dentro dos limites de sua nação. Ele disse especificamente: “Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós” (Êxodo 12:49 Êxodo 12:49Haverá uma mesma lei para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.
Almeida Atualizada×
). Ao expor este princípio, Deus acrescentou:

“O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito” (Êxodo 22:21 Êxodo 22:21Ao estrangeiro não maltratarás, nem o oprimirás; pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito.
Almeida Atualizada×
).

Os estrangeiros deveriam ter os mesmos direitos que os nativos. Os juízes e magistrados tinham de aplicar as leis com imparcialidade. A oportunidade de adorar a Deus em Seus Dias Santos deveria estar disponível também aos estrangeiros, se assim o desejassem (Êxodo 12:48 Êxodo 12:48Quando, porém, algum estrangeiro peregrinar entre vós e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, circuncidem-se todos os seus varões; então se chegará e a celebrará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.
Almeida Atualizada×
, Levítico 16:29 Levítico 16:29Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos;
Almeida Atualizada×
). Quando Israel descansou no sábado do sétimo dia, aos estrangeiros na terra também deveriam ser permitidos descansar (Êxodo 20:10 Êxodo 20:10mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Almeida Atualizada×
).

Assim como os israelitas nativos, os estrangeiros eram bem-vindos para oferecer sacrifícios a Deus (Números 15:14 Números 15:14Também se peregrinar convosco algum estrangeiro, ou quem quer que estiver entre vos nas vossas gerações, e ele oferecer uma oferta queimada de cheiro suave ao Senhor, como vós fizerdes, assim fará ele.
Almeida Atualizada×
). As leis de saúde se aplicariam igualmente aos nativos e aos estrangeiros (Levítico 17:15 Levítico 17:15E todo homem, quer natural quer estrangeiro, que comer do que morre por si ou do que é dilacerado por feras, lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até a tarde; depois será limpo.
Almeida Atualizada×
), e Deus instruiu os israelitas a ajudar os pobres e estrangeiros entre eles (Levítico 19:10 Levítico 19:10Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus.
Almeida Atualizada×
; 23:22; 25:35). Em suma, Deus disse a Israel para amar os estrangeiros e tratá-los como se fossem nativos (Levítico 19:34 Levítico 19:34Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Almeida Atualizada×
).

Deus quis que o direito e o privilégio de adorá-lo e de viver em Sua nação modelo estivesse disponível a todos. “Justiça para todos” era a expectativa óbvia de Deus.