Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica

Você está aqui

Índice

"Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima ... A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?" (Isaías 40:15, 18).

“… Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gênesis 12:3).

No Antigo Testamento, a palavra aliança vem do hebraico berit.

Muitas pessoas estão familiarizadas com a história de que Deus milagrosamente libertou o povo de Israel da escravidão no Egito e tornou-o uma nação.

Deus manterá as Suas promessas e compromissos, mesmo quando os seres humanos não consigam cumprir as deles?

Deus escolheu Jacó, o segundo dos gêmeos nascidos de Isaque, para receber a herança da primogenitura que normalmente é reservada ao primogênito.

"E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio Eufrates até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito" (1 Reis 4:21).

Deus quis que o direito e o privilégio de adorá-lo e de viver em Sua nação modelo estivesse disponível a todos.

Salomão construiu muitos navios mercantes tripulados por marinheiros israelitas e fenícios. A riqueza acumulada por este comércio marítimo é surpreendente, mesmo para os padrões modernos.

A história de Davi, segundo rei de Israel, contém todos os elementos de uma emocionante história de aventura.

"Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições” (Deuteronômio 28:15).

Alguns estudiosos têm desafiado a afirmação da Bíblia de que toda a população do reino do norte foi levada ao cativeiro assírio. Alguns pensam que a maioria dos israelitas fugiu para o sul e se misturaram à população do reino de Judá. O que realmente aconteceu? Vamos examinar o registro.

Hoje quase todo mundo identifica o nome Israel com os judeus.

"Eis que os olhos do Senhor DEUS estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR" (Amós 9:8).

Os padrões comerciais dos celtas das florestas do noroeste da Europa e dos citas da planície oriental são reveladores. As estradas do comércio e das viagens na antiguidade eram os rios e os mares. Os celtas e os citas eram peritos em viajar pelas vias navegáveis.

A cultura celta de Hallstatt e a cita de Vekerzug ou Trácia são excelentes exemplos que mostram o quão próximo os dois povos interagiam uns com os outros.

O que podemos aprender com os nomes? O nome que damos a nós mesmos ou a outros define o que somos. Também somos definidos pelos rótulos que outros aplicam a nós (sejam factuais ou inventados), o nome da terra em que vivemos ou nascemos e o nome da terra de nossos ancestrais. Devemos analisar nomes e rótulos à medida que tentamos localizar o povo de Israel ao longo da história.

Estudiosos encontraram uma explicação lógica para a forma como a palavra Celta, em referência ao ramo ocidental dos povos das estepes, se originou. Alguns concluem que o rótulo étnico celta é outra forma da palavra goidélica irlandesa ceilt, que significa "ocultação" ou "oculto". O kilt escocês é uma palavra de derivação similar.

Muitos estudiosos da Bíblia consideram Amós, um profeta de Tecoa do norte de Judá, como sendo o primeiro a alertar sobre o iminente exílio do "remanescente de José" (Amós 5:15). Mas Amós também disse que Israel não seria inteiramente perdida de vista por Deus.

"E hoje o Senhor declarou... que lhes dará uma posição de glória, fama e honra muito acima de todas as nações... conforme Ele prometeu" (Deuteronômio 26:18-19, NVI).

Deus muitas vezes nomeia as coisas como são. O nome de Adão, literalmente, significa "terra vermelha", a substância da qual Deus formou e moldou o primeiro homem (Gênesis 2:7).

A prosperidade da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos nos séculos XIX e XX alimentou a crença popular de que os povos britânico e norte-americano são de fato os descendentes das dez tribos perdidas. Este movimento passou a ser conhecido popularmente como anglo-israelismo.

Quando o rei Tiago [também traduzido como Jaime ou James] da Inglaterra encomendou a tradução da Bíblia para o inglês a partir de suas línguas originais, a grande empreitada foi realizada por uma grande comissão de estudiosos, que tinham as melhores habilidades interpretativas então disponíveis.

"Como será terrível aquele dia! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó; mas ele será salvo" (Jeremias 30:7, NVI).

Muitas profecias da Bíblia são duais. Em tais casos, um profeta fala sob a inspiração de Deus e um primeiro cumprimento da profecia acontece. Então, mais tarde, geralmente, no fim dos tempos antes do retorno de Cristo, vem um cumprimento final, definitivo.