Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

As Profecias do Reassentamento de Israel no Noroeste da Europa

Você está aqui

As Profecias do Reassentamento de Israel no Noroeste da Europa

"Eis que os olhos do SENHOR Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei [o reino de Israel] de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR. Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão" (Amós 9:8-9 Amós 9:8-9 [8] Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; contudo não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o Senhor. [9] Pois eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel em todas as nações, assim como se sacode grão no crivo; todavia não cairá sobre a terra um só grão.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Os israelitas de fato foram peneirados entre outras nações. Primeiro, eles seriam obrigados a se juntar a dezenas de outros grupos étnicos em um êxodo cruel de sua terra natal. Onde eles seriam forçados a ir? "E o Senhor ferirá Israel, de maneira que ficará como junco balançando na água. Ele desarraigará Israel desta boa terra que deu aos seus antepassados e os espalhará para além do Eufrates..." (1 Reis 14:15 1 Reis 14:15Ferirá o Senhor a Israel, como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio, porquanto fizeram os seus aserins, provocando o Senhor � ira.
Almeida Atualizada×
, NVI) — um rio ao norte.

Essas profecias mostram que os israelitas exilados seriam incapazes de permanecer um grupo coeso. Eles seriam dispersos — sendo divididos em pequenas unidades — e teriam que compartilhar a sua terra de exílio com outros povos.

Em outras passagens, os profetas revelam que estes israelitas acabariam por encontrar-se em uma nova localização ao norte e oeste da Terra Prometida, de onde enfrentariam o despejo iminente. É a partir desta direção que voltarão à sua terra natal no Oriente Médio após o retorno de Cristo.

O versículo mais óbvio que mostra isso está no livro de Isaías: "Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles, do Norte e do Ocidente, e aqueles outros, da terra de Sinim" (Isaías 49:12 Isaías 49:12Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do Norte e do Ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim.
Almeida Atualizada×
, ARA; ver também versículos 13-23).

Já que no hebraico não tem uma expressão correspondente à palavra portuguesa "noroeste", este versículo pode também ser entendido que Israel iria migrar de uma região a noroeste da Terra Prometida.

Mas há outras pistas bíblicas. Uma está em Oséias 12:1 Oséias 12:1Efraim apascenta o vento, segue o vento oriental todo o dia; multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito
Almeida Atualizada×
: "Efraim se apascenta de vento e segue o vento leste". Esta expressão implica que Efraim iria migrar para o oeste (comparar Oséias 11:9-10 Oséias 11:9-10 [9] Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não virei com ira. [10] Andarão após o Senhor; ele bramará como leão; e, bramando ele, os filhos, tremendo, virão do ocidente.
Almeida Atualizada×
).

Outras passagens sugerem que Israel acabaria sendo dispersa e encontrada em alguma ilha. Após o retorno de Jesus "virão com choro, e com súplicas [Eu (Deus)] os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho" (Jeremias 31:9-10 Jeremias 31:9-10 [9] Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. [10] Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas longinquas terras maritimas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.
Almeida Atualizada×
).

Outras referências a uma ilha ou localização marítima estão em Isaías 24:15 Isaías 24:15Por isso glorificai ao Senhor no Oriente, e na região litorânea do mar ao nome do Senhor Deus de Israel.
Almeida Atualizada×
; 41:1, 5; 51:5; 66:19 e Salmo 89:25. Juntas, estas passagens indicam que os israelitas cativos acabariam mudando de sua terra de exílio ao norte da Mesopotâmia para finalmente se estabelecerem no noroeste da Europa — a grande região marítima e costeira no norte e oeste da sua pátria no Oriente Médio.