As Profecias do Reassentamento de Israel no Noroeste da Europa
"Eis que os olhos do SENHOR Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei [o reino de Israel] de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR. Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão" (Amós 9:8-9, ARA).
Os israelitas de fato foram peneirados entre outras nações. Primeiro, eles seriam obrigados a se juntar a dezenas de outros grupos étnicos em um êxodo cruel de sua terra natal. Onde eles seriam forçados a ir? "E o Senhor ferirá Israel, de maneira que ficará como junco balançando na água. Ele desarraigará Israel desta boa terra que deu aos seus antepassados e os espalhará para além do Eufrates..." (1 Reis 14:15, NVI) — um rio ao norte.
Essas profecias mostram que os israelitas exilados seriam incapazes de permanecer um grupo coeso. Eles seriam dispersos — sendo divididos em pequenas unidades — e teriam que compartilhar a sua terra de exílio com outros povos.
Em outras passagens, os profetas revelam que estes israelitas acabariam por encontrar-se em uma nova localização ao norte e oeste da Terra Prometida, de onde enfrentariam o despejo iminente. É a partir desta direção que voltarão à sua terra natal no Oriente Médio após o retorno de Cristo.
O versículo mais óbvio que mostra isso está no livro de Isaías: "Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles, do Norte e do Ocidente, e aqueles outros, da terra de Sinim" (Isaías 49:12, ARA; ver também versículos 13-23).
Já que no hebraico não tem uma expressão correspondente à palavra portuguesa "noroeste", este versículo pode também ser entendido que Israel iria migrar de uma região a noroeste da Terra Prometida.
Mas há outras pistas bíblicas. Uma está em Oséias 12:1: "Efraim se apascenta de vento e segue o vento leste". Esta expressão implica que Efraim iria migrar para o oeste (comparar Oséias 11:9-10).
Outras passagens sugerem que Israel acabaria sendo dispersa e encontrada em alguma ilha. Após o retorno de Jesus "virão com choro, e com súplicas [Eu (Deus)] os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho" (Jeremias 31:9-10).
Outras referências a uma ilha ou localização marítima estão em Isaías 24:15; 41:1, 5; 51:5; 66:19 e Salmo 89:25. Juntas, estas passagens indicam que os israelitas cativos acabariam mudando de sua terra de exílio ao norte da Mesopotâmia para finalmente se estabelecerem no noroeste da Europa — a grande região marítima e costeira no norte e oeste da sua pátria no Oriente Médio.