Será Que Deus Mantém Sua Palavra?

Será Que Deus Mantém Sua Palavra?

O caráter e os valores de Deus nunca mudam. Portanto, Ele nunca poderia abandonar Suas promessas à antiga Israel. Pela boca de um de seus profetas, Deus exclamou a Israel: "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e Eu tornarei para vós..." (Malaquias 3:6-7).

Através do profeta Jeremias, Deus prometeu que Israel seria uma nação e continuaria a existir enquanto o sol, a lua e as estrelas continuassem a brilhar (Jeremias 31:35-36). Ele promete proteger e guiar o destino de todos os descendentes da antiga Israel, até que —  incluindo os judeus conhecidos e aqueles dentre as dez tribos perdidas — sejam restaurados como uma nação na volta de Cristo.

Deus fez maravilhosas promessas — algumas para indivíduos, outras para nações e outras para toda a humanidade. Se Ele abandonasse qualquer promessa e compromisso com Abraão, Isaque, Jacó e seus descendentes, os israelitas, como é que nós poderíamos acreditar que Ele cumprirá o que nos prometeu?

Nossa fé se baseia na premissa de que Deus quer dizer o que Ele diz. Pelo fato de Ele ser fiel a todos os Seus compromissos é que temos uma base sólida para confiar que Ele cumprirá as Suas promessas.

Vemos, então, que as promessas de Deus à antiga Israel são de vital importância para nós em particular. A veracidade da própria Bíblia entraria em colapso se Deus não cumprisse Seus compromissos com esse povo exilado. Esta é outra razão para estudar o assunto. Ou essas chamadas tribos perdidas ainda existem ou Deus não foi fiel às Suas promessas.

Ao confirmar o envolvimento contínuo de Deus no passado, presente e futuro dos filhos de Israel, nós corroboramos Seu compromisso inabalável em manter a Sua palavra. Essa confirmação nos dá uma base firme para nossa fé que Deus vai cumprir o que nos tem prometido.

Ao cumprir Suas promessas a todas as tribos de Israel, Deus também, no retorno de Cristo, provará aos escarnecedores e incrédulos que Ele é digno de confiança. Ele vai demonstrar a todas as nações que Ele está por trás de cada palavra que falou aos Seus profetas. Ele vai confirmar que tem o poder de dirigir a história como bem desejar.

Como disse Jesus sobre Deus: "A tua palavra é a verdade" (João 17:17).