Aliança de Deus com Davi

Aliança de Deus com Davi

Em seus 71 anos de idade, da pobreza a riqueza, Davi passou de o oitavo filho de uma família média, ligado ao trabalho de cuidar das ovelhas da família, para líder governante da nação. Ele lutou com animais selvagens para mantê-los afastados de suas ovelhas, correu para livrar sua vida de Saul e liderou soldados em batalha; tudo isso é mais aventura do que alguém poderia querer.

No entanto, Davi tinha um lado criativo. Ele era poeta, músico e compositor. Nós encontramos muitas de suas obras no livro de Salmos. Em seu zelo por Deus ele adquiriu materiais para a construção de um templo, uma estrutura formal padronizada para o culto em Israel através de seus sacerdotes e músicos. No entanto, ele teve sua cota de fraquezas — pecados, falhas e disputas familiares.

Por mais emocionante que nos pareçam os aspectos da vida de Davi, Deus foi atraído para este homem por outro motivo. Depois do fracasso de Saul como rei para servir da maneira que Deus deseja, a Bíblia nos diz que Deus procurou "um homem segundo o Seu coração" (1 Samuel 13:14). Deus escolheu Davi para suceder a Saul por este motivo. Embora Davi tenha cometido erros graves, no final, ele sempre se arrependia de seus pecados e pedia perdão a Deus (Salmo 51). Embora rei de Israel, ele levava Deus mais a sério do que a si mesmo.

Uma promessa surpreendente

Porque Davi era um homem segundo o coração de Deus, um homem com uma consciência sensível ao seu Criador, Deus fez uma aliança separada e distinta com ele, além da aliança que fizera com Israel. Assim, quando Davi quis construir uma casa para Deus, o Todo-Poderoso lhe enviou uma mensagem através do profeta Natã:

"Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 Samuel 7:12-16).

Entender o intuito desta promessa — que Deus estabeleceria o trono de Davi para sempre — é um estudo desafiador. O aspecto mais entendido desta aliança se completará em Jesus, o Messias — nascido de Maria, um descendente literal de Davi — governando no Reino de Deus.

Através do profeta Jeremias, Deus profetiza sobre esse tempo: "Eis que vêm dias... em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa" (Jeremias 23:5-6).

Antes de Maria conceber a Jesus, um anjo lhe disse: "E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" (Lucas 1:31-32).

Essas passagens mostram que Jesus estava destinado a se sentar no trono de Davi. Embora esses eventos sejam certos de acontecer, muitos acreditam erroneamente que isso já foi cumprido em Cristo. No entanto, só será cumprido integralmente quando Ele voltar.

Governantes humanos no trono de Davi

Outra parte da promessa de Deus a Davi foi que os seus descendentes continuariam a governar o povo de Israel, até que Deus estabelecesse o Seu Reino na Terra. Um mal-entendido sobre quando Deus vai estabelecer o Reino tem levado muitos a supor, erradamente, que esta promessa foi cumprida há muito tempo por Cristo e que já não tem nenhum significado.

Ao contrário do conceito das pessoas de que o Reino de Deus já está na terra representado pela igreja ou no coração dos seres humanos, a Bíblia diz que Deus vai estabelecer o Seu Reino quando Cristo vier pela segunda vez à Terra (Daniel 2:44; Apocalipse 11:15). Embora os homens tenham pregado a mensagem do Reino, com diferentes níveis de compreensão por milhares de anos, o estabelecimento do Reino na Terra ainda não ocorreu. Quando isso acontecer, o Reino de Deus substituirá os governos humanos do mundo (para uma explicação mais completa sobre este assunto, por favor, solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino de Deus).

A adoração religiosa instituída por Deus à antiga Israel — com Seu Sábado do sétimo dia e os Dias Santos anuais também revelam muito sobre a forma como os países vão adorar a Deus, quando Ele estabelecer o Seu Reino na Terra. (Para estudar a maneira que Deus estabeleceu para adorá-Lo, por favor, solicite os nossos guias de estudo bíblico gratuitos O Sábado: de Pôr-do-sol a Pôr-do-sol, O Dia do Descanso de Deus e O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para toda a Humanidade. Todos os nossos guias estão disponíveis para ser enviados a você gratuitamente ou para baixar através da biblioteca de literatura em nosso site www.revistaboanova.org/literatura).

Com o entendimento de que Deus ainda não estabeleceu Seu Reino na Terra, vamos analisar algumas das promessas na Bíblia acerca de que um descendente de Davi continuaria governando os descendentes de Israel. Em 2 Crônicas 13:5 descobrimos "que o SENHOR, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal" (ARA). Como as propriedades de conservação do sal, uma aliança de sal seria duradoura. Deus garantiu que a "casa de Davi" — sua descendência — continuaria a existir para sempre (2 Crônicas 21:7).

Porque os descendentes de Davi não continuaram a obedecer a Deus, alguns equivocadamente acreditam que Deus tenha sido liberado de Sua aliança com Davi. No entanto, este não foi o caso. Deus disse sobre Davi: "Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança. Farei durar para sempre a sua descendência; e, o seu trono, como os dias do céu.

"Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade.

"Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram. Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?): A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim. Ele será estabelecido para sempre como a lua e fiel como a testemunha no espaço" (Salmo 89:28-37, ARA; comparar Jeremias 33:15-21).

Através da aliança de Deus com Davi, encontramos mais uma prova bíblica de que os descendentes de Abraão, os israelitas, continuam existindo. Eles não se extinguiram, não desapareceram da superfície da Terra. Mais uma vez, a credibilidade do próprio Deus está em jogo. Ele nos diz em Sua Palavra que os descendentes de Davi e sua antiga nação continuarão existindo.