O Cumprimento Dual na Profecia Bíblica

O Cumprimento Dual na Profecia Bíblica

Um excelente exemplo da dualidade é encontrado em uma profecia que Joel fez sobre o Espírito Santo: "Há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.

"E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR... congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo...” (Joel 2:28 - 3:2).

Deus inspirou o apóstolo Pedro a citar esta passagem para descrever os eventos no Dia de Pentecostes, quando Deus fundou a Igreja após a ressurreição de Jesus (Atos 2:14-21). As manifestações milagrosas do poder de Deus através do Espírito Santo, de fato, aconteceram (versículos 1-13). Mas este foi apenas o primeiro cumprimento da profecia de Joel. O cumprimento final virá no tempo do fim e vai envolver, entre outras coisas, a reunião das nações para o julgamento de Deus no Vale de Josafá. Isso não ocorreu no Dia de Pentecostes. Assim, vemos que as profecias podem ser duais.

De mesmo modo, Deus inspirou muitas outras profecias com significados duais. Elas eram aplicadas como advertência aos israelitas naquele tempo e como advertências aos descendentes modernos deste povo. O povo da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia e as nações do noroeste da Europa, que representam essas pessoas que hoje fariam bem em prestar atenção a essas advertências.