Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Cumprimento Dual na Profecia Bíblica

O Cumprimento Dual na Profecia Bíblica

Um excelente exemplo da dualidade é encontrado em uma profecia que Joel fez sobre o Espírito Santo: "Há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.

"E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR... congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo...” (Joel 2:28 Joel 2:28Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Almeida Atualizada×
- 3:2).

Deus inspirou o apóstolo Pedro a citar esta passagem para descrever os eventos no Dia de Pentecostes, quando Deus fundou a Igreja após a ressurreição de Jesus (Atos 2:14-21 Atos 2:14-21 [14] Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. [15] Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. [16] Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: [17] E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; [18] e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. [19] E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. [20] O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. [21] e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Almeida Atualizada×
). As manifestações milagrosas do poder de Deus através do Espírito Santo, de fato, aconteceram (versículos 1-13). Mas este foi apenas o primeiro cumprimento da profecia de Joel. O cumprimento final virá no tempo do fim e vai envolver, entre outras coisas, a reunião das nações para o julgamento de Deus no Vale de Josafá. Isso não ocorreu no Dia de Pentecostes. Assim, vemos que as profecias podem ser duais.

De mesmo modo, Deus inspirou muitas outras profecias com significados duais. Elas eram aplicadas como advertência aos israelitas naquele tempo e como advertências aos descendentes modernos deste povo. O povo da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia e as nações do noroeste da Europa, que representam essas pessoas que hoje fariam bem em prestar atenção a essas advertências.