A Fé Coloca a Lei numa “Base Mais Firme”

Você está aqui

A Fé Coloca a Lei numa “Base Mais Firme”

Um comentário do apóstolo Paulo, que muitos tiram do contexto e interpretam mal, é o de Romanos 3:28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”.

O que ele quis dizer com “sem as obras da lei”? Ele estava dizendo que aquele que segue um padrão de vida sem—ou contrário a—os ensinamentos da lei é agradável a Deus?

Vamos seguir atentamente o seu raciocínio. Paulo estava se referindo à justificação inicial mediante o arrependimento e a fé—Deus nos considera justos com base na fé antes das obras da obediência. Mas alguns versículos depois, ele pergunta e responde a uma questão crucial: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei” (versículo 31).

A bíblia Nova Versão Internacional torna poderosas as palavras de Paulo: “Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei”. E a Bíblia na Linguagem de Hoje traduz as palavras de Paulo ainda mais claramente: “Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, estamos colocando a lei numa base mais firme”.

O erudito biblista Brad Young explica: “As palavras ‘pôr em uma base mais firme’ é uma tradução muito melhor do significado das palavras em grego. O termo grego histemi, ‘consolidar’ ou ‘pôr em uma base mais firme’, é o equivalente da palavra hebraica kiyem, ‘fazer com que se mantenha válido’ ou ‘tornar válido através de uma interpretação correta’. Paulo desejava pôr a Torá [a lei] em uma base mais firme através da fé” (Paulo, o Teólogo judeu, 1997, pág. 97).

Paulo está completamente de acordo com a forma como a Bíblia define o pecado—que pecado é a desobediência à lei de Deus (1 João 3:4). Ele explica que “pela lei vem o conhecimento do pecado”—ela nos diz o que é o pecado (Romanos 3:20). Ele resume o assunto com estas palavras: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12). E, explicando que a fé em Cristo é necessária para ser perdoado do pecado, ele mostra que a lei ainda é válida.

A validade da lei, no entanto, não diz respeito ao problema da desobediência das pessoas. Deus lamentou à antiga Israel: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Deuteronômio 5:29).

No entanto, sob a Nova Aliança, uma nova mente e coração (advinda da fé de Cristo habitando em nós através do Espírito Santo) torna possível a verdadeira obediência (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:7-13; Gálatas 2:20). Assim, a fé possibilita a obediência!

(Esta barra lateral foi adaptada a partir de nosso livro gratuito A Nova Aliança. Será que a lei de Deus foi abolida? Certifique-se de solicita-lo ou baixá-lo para saber mais sobre a relação entre a fé, a graça e as obras).