Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Fé Atribui “Ainda Mais Valor” à Lei

Você está aqui

A Fé Atribui “Ainda Mais Valor” à Lei

Outro comentário de Paulo que muitos se desviam do contexto e mal interpretam é Romanos 3:28 Romanos 3:28concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Almeida Atualizada×
: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei".

O que ele quis dizer com “sem as obras da lei?” Ele estava dizendo que Deus se agrada de alguém que segue um padrão de vida à parte — ou contrário — dos ensinamentos da lei?

Vamos analisar cuidadosamente o raciocínio dele. Logo, alguns versículos depois, ele pergunta e responde a uma pergunta categórica: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei” (Romanos 3:31 Romanos 3:31Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.
Almeida Atualizada×
).

A Nova Versão Internacional exprime assim essas poderosas palavras de Paulo: “Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei”. A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz ainda mais claramente o significado das palavras de Paulo: “Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor”.

O biblista Dr. Brad Young explica: “As palavras ‘afirmar o valor’ é uma tradução muito melhor do significado das palavras gregas. O termo grego histemi, ‘permanecer’ ou ‘afirmar o valor’ é o equivalente da palavra hebraica kiyem, ‘manter em certa posição’ ou ‘fazer ficar com a interpretação correta’. Paulo queria colocar a Torá [a lei] em uma base mais firme mediante a fé” (Paulo, o Teólogo Judeu, 1997, p. 97).

Paulo está totalmente de acordo com a forma como a Bíblia define o pecado — que o pecado é a desobediência à lei de Deus (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
). Ele explica que “pela lei vem o conhecimento do pecado” ― dizendo-nos o que é o pecado (Romanos 3:20 Romanos 3:20porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
Almeida Atualizada×
). Ele resume o assunto com estas palavras: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
). E, ao explicar que a fé em Cristo é necessária para o perdão dos pecados, ele demonstra que a lei ainda é válida.

A validade da lei, no entanto, não diz respeito ao problema da desobediência das pessoas. Deus lamentou-se acerca da antiga Israel: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Deuteronômio 5:29 Deuteronômio 5:29Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Almeida Atualizada×
).

Contudo, sob a Nova Aliança, uma nova mente e novo coração (por meio da fé de Cristo vivendo em nós, através do Espírito Santo) torna possível a verdadeira obediência (Jeremias 31:31-34 Jeremias 31:31-34 [31] Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, [32] não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 8:7-13 Hebreus 8:7-13 [7] Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. [8] Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. [9] Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. [10] Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; [11] e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. [12] Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. [13] Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). Assim a fé possibilita a obediência!