A Fé Atribui “Ainda Mais Valor” à Lei

Você está aqui

A Fé Atribui “Ainda Mais Valor” à Lei

Outro comentário de Paulo que muitos se desviam do contexto e mal interpretam é Romanos 3:28: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei".

O que ele quis dizer com “sem as obras da lei?” Ele estava dizendo que Deus se agrada de alguém que segue um padrão de vida à parte — ou contrário — dos ensinamentos da lei?

Vamos analisar cuidadosamente o raciocínio dele. Logo, alguns versículos depois, ele pergunta e responde a uma pergunta categórica: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei” (Romanos 3:31).

A Nova Versão Internacional exprime assim essas poderosas palavras de Paulo: “Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei”. A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz ainda mais claramente o significado das palavras de Paulo: “Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor”.

O biblista Dr. Brad Young explica: “As palavras ‘afirmar o valor’ é uma tradução muito melhor do significado das palavras gregas. O termo grego histemi, ‘permanecer’ ou ‘afirmar o valor’ é o equivalente da palavra hebraica kiyem, ‘manter em certa posição’ ou ‘fazer ficar com a interpretação correta’. Paulo queria colocar a Torá [a lei] em uma base mais firme mediante a fé” (Paulo, o Teólogo Judeu, 1997, p. 97).

Paulo está totalmente de acordo com a forma como a Bíblia define o pecado — que o pecado é a desobediência à lei de Deus (1 João 3:4). Ele explica que “pela lei vem o conhecimento do pecado” ― dizendo-nos o que é o pecado (Romanos 3:20). Ele resume o assunto com estas palavras: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12). E, ao explicar que a fé em Cristo é necessária para o perdão dos pecados, ele demonstra que a lei ainda é válida.

A validade da lei, no entanto, não diz respeito ao problema da desobediência das pessoas. Deus lamentou-se acerca da antiga Israel: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Deuteronômio 5:29).

Contudo, sob a Nova Aliança, uma nova mente e novo coração (por meio da fé de Cristo vivendo em nós, através do Espírito Santo) torna possível a verdadeira obediência (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:7-13; Gálatas 2:20). Assim a fé possibilita a obediência!