A Fé Viva e a Graça de Deus

A Fé Viva e a Graça de Deus

Efésios 2:8 nos diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé”. Não somos salvos sem nenhuma ação de nossa parte, incluindo a crença e o arrependimento, a fé no supremo sacrifício de Jesus Cristo e na contínua obra de Deus em nós.

Colossenses 2:12 diz o seguinte aos cristãos a respeito de Cristo: “Vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (NVI).

Assim como temos fé que Cristo ressuscitou dos mortos, para que pudéssemos ser salvos e ressuscitados da morte na ressurreição, também devemos ter fé que esse plano vai dar certo. Devemos ter fé que Cristo realmente viveu e morreu por nós e que Ele nos transformará agora e, por fim, na ressurreição.

Paulo continua no versículo 13: “Quando vocês estavam mortos em pecados . . . Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões” (NVI). E assim, através da fé, cremos nessa obra de Deus em nossas vidas. Cremos que somos perdoados e que seremos ressuscitados à vida eterna, assim como Jesus Cristo foi ressuscitado para a vida eterna. Embora a obediência seja necessária para essa contínua compreensão espiritual, isso não significa que ela nos dá o direito a essa salvação. Somente Deus, por Sua graça e misericórdia, perdoando nossos pecados, nos concede a ajuda necessária para vencer e oferece a salvação como um dom. Mas Deus também espera que façamos nossa parte enquanto Ele faz o resto.

O apóstolo Tiago enfatizou esse princípio em Tiago 2:21-22, onde descreveu a fé de Abraão em obedecer a Deus, até o ponto de sacrificar seu próprio filho se Deus não o impedisse: “Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada”.

Vemos aqui como a fé está envolvida na aceitação da graça de Deus. Qualquer um que estuda com atenção o segundo capítulo de Tiago pode ver que ele ensina que a fé cristã é mais do que apenas bons pensamentos; ela exige que um cristão prove sua fé por seus atos. Provamos que temos fé pela maneira como vivemos depois de aceitarmos a Jesus Cristo! Essa fé viva e ativa exige esforço para obedecer e confiar em Deus, que nos capacita e nos ajuda a ter sucesso — resultando em realizar obras de acordo com essa obediência. Caso contrário, como Tiago conclui, “a fé sem obras é morta” (versículo 26). Ela é inútil porque não realiza nada.

Por isso é que Paulo diz em 2 Tessalonicenses 1:11-12: “Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (NVI).

Tudo isso funciona em harmonia na mesma equação — a fé, as obras, a graça de Deus, Seu perdão, Seu propósito e Jesus Cristo sendo glorificado em nós. Nossa fé e, subsequentemente, a obediência são partes necessárias para se receber a graça de Deus e continuar nela!