Por Que a Graça e a Lei São Inseparáveis?

Você está aqui

Por Que a Graça e a Lei São Inseparáveis?

Aqui está o motivo: Sem lei, não haveria necessidade da graça e do perdão. A palavra graça traduzida no Novo Testamento da palavra grega charis, geralmente é entendida e mostrada como um "favor" — um presente. No contexto religioso, a palavra graça é usada mais frequentemente como o dom do perdão. Ela se refere a como Deus estende Seu favor aos pecadores arrependidos, perdoando-lhes a anterior desobediência de Sua lei — “os pecados anteriormente cometidos” (Romanos 3:25, ARA).

O perdão é necessário porque “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4, ARA). Se não existisse lei para se transgredir, então o pecado não existiria (Romanos 5:13). E se não houver pecado, a própria ideia da graça como perdão de Deus não tem nenhum sentido.

É preciso entender que Deus não apenas descarta nossos pecados, nossos atos de transgressão da lei. Nem Ele simplesmente os ignora. Mas em vez disso, “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3) “para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos” (Hebreus 2:9).

Em outras palavras, foi para disponibilizar o favor de Deus — Sua graça — a todos os que se arrependessem (afastando-se do pecado) que Jesus “deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:14).

Entenda que a graça abrange mais do que apenas o perdão pelos pecados passados. Ela também inclui o dom do Espírito Santo para nos ajudar a obedecer às leis de Deus. De fato, a graça se refere a todos os dons gratuitos e imerecidos de Deus. E isso inclui Sua ajuda inicial para nos afastar do pecado e nos levar à Sua verdade e caminho de vida, ao perdão dos pecados passados e, finalmente, Sua entrega do maior de todos os dons — a vida eterna em Seu Reino.

Mas sem a lei, a graça do perdão divino não teria sentido porque não haveria como definir o pecado a ser perdoado. E sem a graça, o perdão dos pecados por violar a lei de Deus não poderia ser disponibilizado para nós.

Por esta razão Jesus morreu e ressuscitou para tornar disponível a graça para quem esteja desejoso e disposto a não pecar mais (João 8:11). Através da graça, primeiro podemos ser perdoados por violar as leis de Deus e, em seguida, capacitados pelo Espírito Santo a obedecer às leis de Deus do coração — com o objetivo e a promessa final de poder viver por toda a eternidade em completa obediência.

Assim, a lei e a graça são completamente inseparáveis:

- A lei é um dom da graça de Deus, que nos mostra como viver. A lei também é necessária para definir o pecado e suas consequências e para mostrar a necessidade da graça perdoadora de Deus.

- A graça é necessária para que os pecadores possam ser perdoados e para que sejamos levados a obedecer a Deus através do poder do Espírito Santo e da ajuda de Jesus Cristo, nosso Salvador e Sumo Sacerdote.