O que é exatamente o arrependimento?

Você está aqui

O que é exatamente o arrependimento?

Assim como é preciso tempo para preparar adequadamente uma terra para o plantio, também leva tempo para se chegar ao arrependimento — tempo para entender como a Bíblia se aplica ao seu cotidiano, para reconhecer e admitir em que você tem pecado ou desobedecido a Deus e para que você possa transformar a sua vida. Todas essas questões fazem parte do processo de arrependimento.

Você pode ficar surpreso ao saber que a palavra "arrependimento" não significa simplesmente ficar entristecido, pesaroso ou contrito, apesar desses adjetivos descreverem de forma correta a atitude que precisamos ter para chegar ao arrependimento. O apóstolo Paulo se refere à tristeza segundo Deus, que produz o arrependimento genuíno e à tristeza mundana, que não produz o resultado correto (2 Coríntios 7:10).

A palavra "arrepender-se" refere-se ao arrependimento que produz uma reviravolta na vida. No Novo Testamento, a palavra grega, frequentemente, traduzida como "arrependimento" é metanoia, que diz respeito a uma mudança de pensamento. No Antigo Testamento, o termo hebraico shuv, que significa "virar" ou "retornar", geralmente é usado para designar o arrependimento (sua forma substantiva é teshuvá).

Muito mais do que simplesmente afastar-se do pecado, o arrependimento exige que nos voltemos para Deus, que façamos de tudo para viver como Ele espera que vivamos. Reflita no que João Batista disse a alguns que vieram até ele para batizar-se: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Sem dúvida, devemos mudar nossas ações, nossos pensamentos e também todas nossas mais íntimas motivações.

Demonstrar nosso arrependimento através de nossas ações não significa estar tentando ganhar a salvação, pois isso não é possível. Nada que façamos pode expiar os pecados que cometemos. Somente o sacrifício de Jesus Cristo pode pagar a pena da morte que merecemos. Em vez disso, demonstrar arrependimento através de nossas ações — entregar completamente nossas vidas a Deus — faz parte do processo de salvação.

Como retratado, figurativamente, em uma das parábolas de Cristo, algumas pessoas recebem a "semente" ou a palavra do Reino com muito entusiasmo, mas, depois de algum tempo, perde o interesse (Mateus 13:18-23). Começar a andar pelo caminho de vida cristão e depois se afastar dele é um assunto sério. Jesus advertiu que isso poderia custar, literalmente, a nossa vida eterna (Lucas 14:26-35).

O verdadeiro arrependimento assegura que nossa mente e coração estejam completamente preparados para receber o Espírito Santo de Deus. Continuando a analogia de Cristo de Mateus 13, o verdadeiro arrependimento ajuda a garantir uma boa "colheita" espiritual.

Alguns creem, erroneamente, que a conversão advém de uma oração momentânea de compromisso e que obedecer a leis específicas como um requisito é "legalismo" e contrário a viver sob a graça. No entanto, Deus está na linha de frente do arrependimento: "A bondade de Deus o leva ao arrependimento" (Romanos 2:4, NVI).

Na busca de transformar espiritualmente sua vida, muitas vezes você poderá se sentir impotente. Mas não deixe isso desencorajá-lo. Isso apenas confirma que você precisa da ajuda do Espírito Santo de Deus para conseguir obedecer a Ele. O batismo e a imposição das mãos, por um ministro de Deus, é o próximo passo da salvação, após o arrependimento, e é assim que você pode receber o Espírito de Deus (Atos 2:38).

Procure pedir diretamente a Deus que lhe dê o arrependimento. A Bíblia mostra que arrepender-se não é algo natural para a mente humana corrompida — isso precisa vir de Deus (Romanos 8:7; 2 Timóteo 2:25). Procure fazer esse pedido regularmente em suas orações diárias. Se você continuar respondendo a Deus, Ele continuará dando-lhe entendimento espiritual e guiando-o a uma relação de Pai e filho.

Para saber mais, não deixe de ler o nosso guia de estudo bíblico gratuito "O Caminho para a Vida Eterna".