O Caminho para a Vida Eterna

Você está aqui

Índice

O que a Bíblia quer dizer quando fala sobre o arrependimento e a conversão?

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mateus 3:1-2).

Os cristãos hoje são obrigados a guardar os Dez Mandamentos?

Tal como João Baptista, Jesus Cristo disse que nós temos de dar fruto: “quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, ... Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15:5, 8).

Aonde a Bíblia expõe os ensinamentos elementares da Cristandade, em Hebreus 6:1-2, registados entre “arrependimento de obras mortas” e “a doutrina dos batismos” está “a fé para com Deus.” O que é a fé, e que papel desempenha no processo do arrependimento que leva ao baptismo e à salvação?

“No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres .... Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo” (Actos 8:12, 17, NVI).

Em Colossenses 2:11-12, o apóstolo Paulo compar arrependimento com a circuncisão. “Também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo. Sepultados com ele no batismo.” Paulo também disse, em Romanos 2:29, que a circuncisão é “do coração.”

João Batista proclamou que o Messias viria e batizaria “com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11). Há quem creia, lendo isto, que precisa de receber este batismo de fogo. Mas para se compreender o que João dizia olhemos esta passagem de mais próximo.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados …” (Actos 2:38).

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Actos 3:19).

Não se é batizado em qualquer seita ou denominação. Mas, por meio do batismo, como está ensinado na Bíblia, tornamo-nos membros do Corpo espiritual de Cristo (1 Coríntios 12:27; Efésios 2:19-22).