Comentário Bíblico: Gênesis 48

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 48

Antes de sua morte, Jacó impôs as mãos sobre os filhos de José para abençoá-los com a primogenitura, assim como seu pai fizera com ele quando era jovem. Ao mesmo tempo, Jacó adotou os jovens como seus próprios filhos, e assim eles deveriam ser considerados como filhos plenos de Israel e irmãos de seus outros filhos. José pensou que Jacó estava cometendo um erro ao colocar a mão direita sobre o mais novo. Mas essa ação foi deliberada — isso fez com que Jacó cruzasse os braços ao abençoá-los.

Deus estava usando essa situação para indicar que Ele tinha planos especiais para os descendentes dos filhos de José, e que Efraim seria de fato maior em riqueza e poder do que Manassés, seu irmão mais velho. No início do capítulo, eles foram mencionados por ordem de idade, “Manassés e Efraim” (versículo 1). Porém, mais tarde houve uma mudança na ordem de seus nomes. Jacó “os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, dizendo: Deus te ponha como [observe a ordem a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés” (versículos 18-20).

Ademais, aqui vemos esclarecido que a bênção da primogenitura de uma nação e de uma multidão de nações em Gênesis 35:11 não se referia a todas as tribos de Israel. Em vez disso, Manassés se tornaria uma grande e única nação e Efraim uma comunidade de nações. Na verdade, por mais incrível que pareça, hoje Manassés é os Estados Unidos da América — a nação mais poderosa que o mundo já viu. E Efraim compreende a profetizada “multidão de nações” — as nações relacionadas à Comunidade das Nações, que engloba cinquenta e três países que já foram territórios britânicos e hoje são nações independentes. Dentre eles, temos Canadá, Camarões, África do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia, por exemplo.

Antes da grandeza nacional dos Estados Unidos, a Inglaterra governava o maior império da história do mundo. (Para saber mais sobre essa incrível história, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica). Em Gênesis 49, veremos mais detalhes sobre essas formidáveis bênçãos que viriam sobre a família de José.