Como Jacó tornou-se herdeiro de Abraão

Como Jacó tornou-se herdeiro de Abraão

A este lhe outorgou o direito de se tornar patriarca da família após a morte de Isaque (Gênesis 25:29-34). A bênção da primogenitura fez de Jacó o herdeiro direto de Abraão e o destinatário dos compromissos divinos assumidos com a Abraão e sua posteridade.

Na época que Jacó recebeu a bênção, ele ainda não havia se comprometido a viver pela fé em Deus. Embora Deus o tivesse designado como herdeiro das bênçãos de Abraão, pouco antes de seu nascimento (versículo 23), Jacó e sua mãe estavam ambos fracos na fé e recorreram às falcatruas para obter a bênção de Isaque (Gênesis 27). Isto fez com que seu irmão passasse a odiá-lo. Esaú ficou possesso de raiva e procurou matá-lo (versículo 41). A mãe ouviu falar sobre planos de Esaú, então pediu a Isaque para enviar Jacó para ficar com parentes distantes, assim ele estaria seguro (versículos 42-46).

Então Isaque e Rebeca enviaram a Jacó de volta à família de Rebeca no norte da Mesopotâmia. Aparentemente, a única razão mencionada para enviá-lo a casa de sua família era que queriam que Jacó encontrasse uma esposa entre os parentes de sua mãe. Isso era verdade, mas Rebeca também estava tentando impedir que Esaú matasse a Jacó.

No entanto, antes de enviar Jacó para longe, Isaque chamou seu filho ambiciosíssimo e astuto e abençoou-o novamente. Isaque aparentemente perdoou o mau comportamento de seu filho enganador e, desta vez, voluntariamente repetiu sua bênção original. Por esta altura Isaque provavelmente tinha lembrado e reconhecido que Deus havia escolhido Jacó como herdeiro, antes mesmo de seu nascimento.

Então Isaque repetiu alguns pontos da aliança da promessa que Deus havia feito a ele e a Abraão (Gênesis 28:1-5). Ao fazer isso abertamente Isaque anunciou a toda família que Jacó era realmente o herdeiro da responsabilidade primordial da eterna relação da família com Deus (Gênesis 17:19).

Deus estava se certificando de que ninguém se esquecesse de Suas promessas a Abraão. Elas foram passadas formalmente de uma geração a outra.

Isaque passou as promessas chaves da aliança para Jacó: "Que o Deus todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos. Que ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão" (Gênesis 28:3-4 , NVI).

Então, Jacó fugiu de casa às pressas, possuindo tanto a promessa da primogenitura como uma bênção especial. Mas sua vida de repente virou de cabeça para baixo. O que significa tudo isso? Será que seu avô e Deus Pai realmente o apoiariam também?

Jacó deve ter pensado nas histórias que ouvira enquanto crescia sobre os encontros de sua família com esse impressionante Ser divino. Será que o mesmo grande Deus honraria o que ele tinha conseguido através do engano, mesmo tendo lhe prometido antes de seu nascimento?

Foi neste momento de sua vida que Deus pessoalmente fez uma revelação a Jacó. "Chegando [Jacó] a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

"Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.

"Quando Jacó acordou do sono, disse: ‘Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!’. Teve medo e disse: ‘Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus’. Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. E deu o nome de Betel àquele lugar..." (Gênesis 28:11-19, NVI). Jacó agora sabia com certeza que ele era o herdeiro, confirmado oficialmente, das promessas feitas a Abraão.