Os Escritos do Rei Salomão
Os livros redigidos pelo rei Salomão são parte da seção dos Escritos da Bíblia Hebraica.
A Bíblia descreve a administração real do Rei Salomão?
"Assim, foi Salomão rei sobre todo o Israel. E estes eram os príncipes que tinha: Azarias, filho de Zadoque, sacerdote; Eliorefe e Aías, . . . secretários; Josafá; . . . chanceler" (1 Reis 4:13).
Além disso, os escribas e cronistas [chanceleres] possuíam alto poder na administração do rei. Como seu pai, Davi, o Rei Salomão valorizava estes homens e suas habilidades.
Alguns livros da Bíblia surgiram, eventualmente, das grandes ênfases de narração por escrito?
"E disse [Salomão] três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco" (1 Reis 4:32).
Somente algumas centenas dos provérbios de Salomão estão registradas no livro de Provérbios, e somente um de seus cânticos (conhecido como o Cântico dos Cânticos) foi conservado para nós na Bíblia. Já que somente uma pequena parte dos textos escritos foi preservada na Bíblia, um grande trabalho de avaliação deve ter acontecido. As contribuições dadas à Bíblia por Salomão são adequadamente chamadas Livros de Sabedoria.
Quem é a verdadeira fonte da sabedoria de Salomão?
"E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar . . . E era ele ainda mais sábio do que todos os homens . . . " (1 Reis 4:29, 31).
"E todos os reis da terra procuravam ver o rosto de Salomão, para ouvirem a sua sabedoria que Deus lhe dera no seu coração" (2 Crônicas 9:23).
Este é um fato bíblico importante que nunca deveríamos esquecer: Deus é a fonte máxima dos livros da Bíblia, não importa quais seres humanos Ele tenha usado para escrevê-los. "Toda a Escritura é inspirada por Deus," escreveu o apóstolo Paulo (2 Timóteo 3:16, versão Almeida Revista e Atualizada, ARA). A sabedoria de Salomão veio do Deus Criador.
Qual o famoso livro da Bíblia foi escrito pelo rei Salomão?
"Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel" (Provérbios 1:1).
"Provérbios de Salomão . . . " (Provérbio 10:1).
"Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá" (Provérbios 25:1).
O livro de Provérbios começa com uma breve introdução (Provérbios 1:1-7) seguida por uma longa parte louvando os méritos da sabedoria. Depois, no capítulo 10 iniciam-se os principais provérbios de Salomão, alguns dos quais, mais tarde, foram copiados pelos escribas do rei Ezequias (Provérbio 25:1). Os dois últimos capítulos são atribuídos a duas outras pessoas, mas Salomão é o principal autor do livro.
Estes provérbios bíblicos são palavras instrutivas que, frequentemente, contrastam o certo e o errado em uma breve passagem. Esses pontos práticos da sabedoria não somente enriquecem nossas vidas, como também nos ajudam a evitar problemas. Em resumo, podemos dizer que no livro dos Provérbios, nós temos um breve guia para viver bem a vida.
Qual livro de filosofia bíblica Salomão escreveu? E a que conclusão chegou?
"Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém" (Eclesiastes 1:1).
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem." (Eclesiastes 12:13)
No livro de Eclesiastes, Salomão refletiu sobre sua vida e experiências. Ele conclui que temer a Deus e guardar os Seus mandamentos constitui "o dever de todo homem" (Eclesiastes 12:13). Ele observa que sem Deus a vida não tem nenhum significado real, e que a maioria das pessoas perde seu tempo perseguindo bens materiais que nunca irão lhes trazer satisfação. Ele nos lembra de que Deus eventualmente levará toda a obra humana a julgamento (Eclesiastes 11:9; 12:14).