A Soberania de Deus

A Soberania de Deus

Somente as Escrituras Sagradas revelam a verdade e a solução definitiva para esse sofrimento. Unicamente através da Palavra de Deus é que solucionamos os nossos problemas.

Afinal, segundo a Bíblia, quem vai governar as nações?

“Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir” (2 Crônicas 20:6).

Como a Bíblia compara o poder de Deus com o poder das nações?

“Eis que as nações são consideradas por ele como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças . . . são por ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã” (Isaías 40:15-17; comparar  Isaías 40:22-23).

A Bíblia revela como Deus age sobre os líderes das nações para que realizem a Sua vontade?

“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá” (Esdras 1:1-2; comparar 2 Crônicas 36:22).

Deus revelou ao profeta Jeremias que, depois de setenta anos no cativeiro babilônico, alguns dentre o povo judeu teriam a permissão de voltar para à sua terra natal. Eles reconstruiriam a cidade de Jerusalém e o templo. Para cumprir esta profecia, Deus influenciou, e talvez até tenha controlado, alguns dos pensamentos e decisões de Ciro, rei da Pérsia. Ele “despertou o espírito de Ciro” para que o rei pudesse, através de um edital, permitir que Jerusalém e o templo fossem reconstruídos.

Deus pode influenciar a mente de qualquer governante para cumprir a Sua vontade?

“Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer” (Provérbios 21:1).

Podemos ver que a razão de Deus não acabar com o sofrimento e a angústia do ser humano sobre a terra não é por falta de controle sobre o que eles fazem. Ele pode controlar até mesmo todas as grandes autoridades das nações. O que vemos é que Ele raramente tem decidido exercer esse controle.

Deus tem um plano, um grande propósito que está em andamento. Esse grande propósito requer Sua permissão para que as pessoas exerçam o livre arbítrio. Nós temos a opção de tomar decisões contrárias à Sua lei. Ao realizar o Seu propósito, Deus —permite que as pessoas façam escolhas contrárias à Sua perfeita vontade.