Comentário Bíblico
Êxodo 35:1-36:1
O capítulo 35 começa com instruções sobre o sábado semanal. Deus disse: "Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado" (versículo 3). Uma antiga interpretação judaica afirma que é errado fazer qualquer tipo de fogo no sábado, como acender uma lareira ou um simples fósforo. Com base nessa passagem, alguns até argumentam que não é permitido no sábado acender um fogão, ligar um forno ou usar qualquer dispositivo elétrico com elemento de aquecimento, como um micro-ondas ou um secador de cabelo. Outros chegam a dizer que não podemos ligar o carro ou até mesmo acender a luz no dia santo semanal de Deus.
Entretanto, aqui o importante é o contexto. Certamente pode haver necessidade de limitar o uso particular do fogo — já que manter acesa certa quantidade de fogo pode se tornar uma violação do sábado se isso envolver muito trabalho (por exemplo, mover toras de madeiras e cortá-las ou apanhar lenha, como em Números 15:32). Contudo, essa passagem provavelmente se refere à obra de construção do tabernáculo, pois as instruções de Moisés para isso foram entregues antes de se iniciar esse trabalho. Ao que parece, Deus estava dizendo-lhes para não acender caldeiras industriais no sábado — usadas para derreter a prata, o ouro ou para forjar outros metais para construir o tabernáculo. Sem dúvida, qualquer tipo de fundição feita até nas casas também era proibido por essa proscrição. Em vez disso, todo o trabalho deveria cessar, até mesmo o importante trabalho industrial da construção do tabernáculo, para que as pessoas pudessem dedicar total atenção ao descanso e adoração a Deus no sábado, conforme o mandamento divino.
Deus sempre quis que Seu sábado semanal fosse uma bênção e uma alegria para nós (Isaías 58:13-14), e não um fardo intolerável como alguns mais tarde fariam parecer através do foco em regras excessivamente restritivas. Mas, certamente existem princípios gerais que devemos seguir. Por exemplo, como regra geral, não devemos fazer nossas atividades habituais no sábado ou usar o sábado como um espaço de tempo para planejar nosso trabalho semanal. Ademais, o sábado não é um dia para a prática de esportes e passatempos pessoais. Em vez disso, o sábado é um período de tempo para focar em nosso relacionamento com Deus.