Carnes Limpas e Imundas: A Palavra de Deus estabelece alguma distinção?

Você está aqui

Carnes Limpas e Imundas

A Palavra de Deus estabelece alguma distinção?

Download (Baixar)
MP3 Audio (53.11 MB)

Download (Baixar)

Carnes Limpas e Imundas: A Palavra de Deus estabelece alguma distinção?

MP3 Audio (53.11 MB)
×

Deus nos deu as Suas leis para o nosso bem. Elas nos revelam as verdadeiras normas de Deus — como distinguir entre o bem e o mal, entre o correto e o errado, entre o que é benéfico e o que é prejudicial. E nos ensinam a diferenciar entre o santo e o profano. As leis de Deus também definem como devemos ser santos, consagrados ao serviço do nosso Criador.

À medida que aplicamos as leis de Deus em nossa vida, estas nos ajudam a adotar uma nova forma de pensar — a pensar mais como Deus. Também mudam nossa percepção. Por exemplo, guardar o Sábado e as demais festas bíblicas, e muda também a forma em que vemos e utilizamos o tempo. O princípio do dízimo muda nosso conceito e uso dos recursos econômicos.

Da mesma forma, as leis de Deus relativas a carnes que são apropriadas ou impróprias para consumo humano — referidas nas Escrituras como “limpas” e “imundas” — mudam nossa perspectiva em relação a muitas coisas que comemos.

Deus espera que os mestres e dirigentes religiosos ensinem às pessoas a distinguir entre o que a Bíblia define como o bom e o mau comportamento. Através do profeta Ezequiel, Ele ordenou: “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo” (Ezequiel 44:23, ARA, grifo nosso).

Algumas das leis de Deus podem parecer estranhas a nosso modo de ver, e não captamos imediatamente seu verdadeiro propósito, a verdade é que nos ajudam a evitar muitos males físicos, morais e espirituais. A Palavra de Deus nos fornece um padrão para uma vida saudável nos aspectos físicos, morais e espirituais. Deus nos deu Seus princípios de saúde, limpeza e santidade para o nosso bem tanto nesta vida como na vindoura (1 Timóteo 4:8).

Um dos propósitos de nossa existência é aprender a basear nossa vida nas palavras de Deus (Mateus 4:4; Lucas 4:4; Deuteronômio 8:3). A Palavra de Deus — a Bíblia — abarca todos os aspectos da vida, inclusive nosso alimento. Muitos não sabem que Deus fez distinções entre o que devemos e o que não devemos comer. Outros pensam que tais diferenças não estão vigentes na atualidade. Porém, convém que deixemos de lado as opiniões humanas e examinemos o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Conceitos populares sobre alimentação

Muitas pessoas gostam de comer produtos da carne suína (presunto, torresmo, salsicha, etc.) e não sofrem seus efeitos adversos e imediatos, alguns têm buscado uma explicação científica na razão pela qual Deus proibiu aos israelitas de comer carne de porco (Levítico 11:7; Deuteronômio 14:8). Uma teoria é que Deus proibiu o consumo de carne de porco para que os israelitas não pegassem certas doenças que os porcos são hospedeiros, como a triquinose. Afinal de contas, os israelitas não possuíam geladeiras, e os pesquisadores ainda não haviam alertado as pessoas para cozinhar bem a carne suína para eliminar quaisquer organismos portadores de potenciais doenças.

Uma vez que a pesquisa moderna aparentemente resolveu esses problemas de doenças, e raramente ouvimos falar de parasitas passando para as pessoas através de carne mal cozida, muitas pessoas supõem que comer carne suína é aceitável para Deus (ver “Apenas Uma Questão de Cozimento Adequado?” na página XX). Pelo fato de muitas pessoas comerem carne suína durante toda a vida e viverem até uma idade avançada, as pessoas — se é que ao menos pensam nisso — acham que comer carne de porco tem pouco ou nenhum efeito sobre a saúde ou a longevidade.

No entanto, pesquisa mais recente convenceu alguns médicos e nutricionistas, a recomendar que alguns de seus pacientes evitem carne de porco, crustáceos e moluscos (outra categoria de alimentos biblicamente impuros) em suas dietas, pois eles entendem que algumas pessoas não conseguem digerir adequadamente essas carnes. Assim, alguns reconhecem que evitar certas carnes faz sentido para as pessoas com determinados problemas de saúde, mas não como uma regra para todos.

A maioria dos religiosos tem uma perspectiva paralela a esse raciocínio científico. Os teólogos acreditam que as leis de carnes limpas e impuras se originaram na Antiga Aliança para a antiga Israel e que terminaram com o estabelecimento da Nova Aliança. Assim, eles acreditam que diversas leis do Antigo Testamento não são mais aplicáveis aos cristãos.

Muitos pensam que o apóstolo Paulo confirmou essa ideia quando afirmou: “Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda” (Romanos 14:14, ver “Entendendo o termo ‘imundo’ Romanos 14”).

Esse raciocínio coloca Deus no papel de supremo médico do Antigo Testamento e Jesus Cristo no papel de libertador da lei de Deus no Novo Testamento. Se acreditarmos que Deus estava simplesmente cuidando da saúde dos antigos israelitas, as listas da Bíblia de animais limpos e imundos se tornam apenas questões primitivas de saúde para as quais a humanidade moderna, iluminada e liberal não precisa mais. A ideia popular é que Cristo entendeu assim e deu a Seus seguidores a liberdade de decidir por si mesmos sobre o assunto. Alguns acreditam que Deus apoiará qualquer decisão que tomarmos por conta própria em relação a essas coisas.

Esse ponto de vista popular é ensinado pela maioria das igrejas. Mas esta é a questão crucial: Essa ideia reflete precisamente o ensinamento bíblico?

O ponto de vista diferente de Deus

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27) e, ao fazer isso, Ele nos deu a capacidade de raciocinar. Deus criou a humanidade à Sua própria imagem. Ao fazer isso, Ele nos deu a capacidade de raciocinar. Embora seja um presente maravilhoso, nossa capacidade de pensar não é infalível. Quando a racionalidade da antiga Israel deu errado, Deus disse: “Venham, vamos refletir juntos” (Isaías 1:18, NVI).

Mas as Escrituras também registram estas palavras de Deus: “Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os Meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9).

Portanto, Deus é a autoridade sobre nossa conduta e não o homem (Provérbios 14:12), incluindo a decisão de quais alimentos podemos ou não comer.

Além disso, o grande profeta Jeremias admitiu abertamente: “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).

À luz dessas passagens bíblicas, precisamos examinar cuidadosamente a questão das carnes limpas e imundas. Precisamos ter certeza de que entendemos o ponto de vista de Deus em vez de confiar exclusivamente em nosso próprio raciocínio.

A origem dessa diferenciação

O primeiro relato bíblico sobre a distinção entre animais limpos e impuros documenta eventos que ocorreram muito antes do Êxodo. Quase mil anos antes de Deus fazer uma aliança com a nação de Israel, na verdade, séculos antes de Israel existir. Ele disse a Noé para levar na arca um casal de animais impuros e sete casais de animais limpos (Gênesis 6:19; 7:2)

Nesse relato, Deus não disse a Noé que, pela primeira vez, estava fazendo uma distinção entre animais limpos e imundos. Ele simplesmente disse: “Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea” (Gênesis 7:2, NVI).

Deus não teve que explicar para Noé o significado de limpo e imundo. Noé entendeu a instrução e exigência de Deus e obedeceu. Para compreender o que Deus quis dizer com esses termos, precisamos ir a outros trechos da Bíblia — Levítico 11 e Deuteronômio 14.

O relato em Gênesis sobre Noé mostra que a distinção entre animais limpos e imundos já existia no primórdio da história, muito antes de Deus ratificar Sua aliança com Israel. Assim, a própria Bíblia mostra claramente que é incorreta a ideia popular de que o conceito de animais limpos e imundos se originou na Antiga Aliança. Como essas distinções existiam muito antes do sistema sacrificial israelita e do sacerdócio levítico, então não é correto afirmar que isso chegou ao fim com a mudança no sistema sacrificial ou no sacerdócio. Como veremos, a Bíblia ensina que a distinção entre limpo e imundo nunca foi suprimida e que continua vigente por boas razões.

Outra falha no entendimento de algumas pessoas é que a lei de Deus não existia até o tempo específico de sua primeira menção na Bíblia. Esse equívoco leva à crença, igualmente equivocada, de que as únicas leis aplicáveis aos cristãos da Nova Aliança são as que foram reafirmadas no Novo Testamento, após a crucificação de Cristo. O próprio Jesus disse que esse raciocínio é falso (Mateus 5:17-19). Embora essas suposições sobre quando a lei de Deus entrou em vigor careçam de prova bíblica, elas levantam uma questão importante, que deve ser analisada — a continuidade da lei de Deus.

A natureza da lei de Deus

Algumas pessoas argumentam que Deus permitiu que Adão e Eva comessem qualquer animal, mas mudou as regras para Noé. Outros argumentam que Noé poderia comer qualquer tipo de carne animal, porque Deus não havia revelado instruções específicas que o proibia expressamente de fazer isso.

Esse raciocínio é inerentemente imperfeito, pois negligencia a natureza permanente dos princípios espirituais, que formam a base da instrução que Deus deu à humanidade.

Deus baseia Suas instruções às pessoas em princípios espirituais que sempre existiram. Assim como Deus é eterno (Deuteronômio 33:27; Salmos 90:2), assim também são perenes os princípios que refletem Seu caráter e natureza (Malaquias 3:6; Hebreus 13:8). A lei de Deus é baseada em Seu caráter imutável, não dependendo de eventos e atitudes predominantes na história humana.

A Bíblia, do começo ao fim, é um livro sobre leis. Entretanto, ela não foi escrita como um livro meramente sobre legalidade. A palavra hebraica para lei (torá) abrange guia e instrução, conceitos muito mais amplos que um mero código legal. A lei de Deus existia antes que a Bíblia fosse escrita. Como Paulo observou, "a lei é espiritual" (Romanos 7:14).

A Bíblia é um livro sobre relacionamentos — especificamente como as pessoas da antiguidade se relacionavam com Deus e, baseado em suas experiências, como devemos nos relacionar com Ele. A lei de Deus — Sua guia e instrução para as pessoas — fornece as diretrizes para o desenvolvimento de uma relação com Ele, o que leva à vida eterna (João 17:2-3).

E, com o tempo, à medida que nosso relacionamento com Deus se desenvolve, aprendemos mais sobre o que Ele espera de nós — os pensamentos e conduta aceitáveis segundo Sua lei — e começamos a pensar e fazer essas coisas (Mateus 7:21; João 14:15; Apocalipse 14:12)

Quando entendemos os princípios espirituais que servem de base à lei de Deus, não procuramos brechas em Sua lei para evitar fazer o que Ele ordena. Quando desfrutamos de um relacionamento amoroso com Ele, guardamos Seus mandamentos (1 João 5:2). Como nos diz o apóstolo João: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” (versículo 3, ACF). Todos os mandamentos de Deus existem para nosso benefício.

Houve alguma mudança na lei?

Vamos analisar algo mais em relação à natureza da lei de Deus. Alguns argumentam que toda a lei de Deus é transitória por causa de mudanças óbvias, desde os tempos do Antigo Testamento, em relação às leis do sacrifício e da circuncisão. Esse argumento está radicado na confusão sobre como ocorreram essas mudanças.

A Bíblia ressalta que parte dessa confusão decorre de diferenças de ministérios ou administrações. Paulo escreveu sobre a lei "espiritual" de Deus (Romanos 7:14) e também sobre "diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo" (1 Coríntios 12:5). Ademais, Paulo escreveu sobre as diferenças entre o ministério da Antiga Aliança, ou administração, e a Nova Aliança (2 Coríntios 3).

Entretanto, as mudanças administrativas não devem ser confundidas com a própria lei de Deus, pois Jesus disse claramente que ela continua vigente e ainda se aplica hoje (Mateus 5:18). Em alguns casos, Deus permitiu e administrou ajustes nas aplicações administrativas de Sua lei. Em todo caso, as Escrituras esclarecem essas mudanças administrativas. No Novo Testamento, não encontramos nenhuma mudança administrativa em relação a carnes limpas e imundas.

A codificação das leis previamente reveladas

As leis de Deus existiam muito antes de Moisés e de os israelitas entrarem em cena. Por exemplo, Deus disse que Abraão, que viveu muitos séculos antes dos israelitas deixarem o Egito, "obedeceu à Minha voz e guardou o Meu mandado, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis" (Gênesis 26:5).

Quando Deus começou a trabalhar com a antiga Israel, Ele não estava formulando e anunciando Sua lei pela primeira vez, na verdade, Ele estava reiterando isso para um grupo de pessoas que havia sido escravizada por várias gerações no Egito (Êxodo 12:41). Sob essas circunstâncias, essas pessoas provavelmente não se lembravam da lei de Deus, muito menos a obedeciam. Assim, Deus passou bastante tempo revelando, sistematicamente, Suas leis para essa nova nação.

Antes que os israelitas deixassem o Egito e chegassem ao monte Sinai, Deus começou a instruí-los sobre Suas festas (Êxodo 5:1; 12:1-51). Enquanto se dirigiam para o Sinai, Deus os instruiu a descansar em Seu Sábado semanal (Êxodo 16:23), reforçando esse mandamento ao enviar, milagrosamente, uma porção maior de maná, um alimento especial recolhido do chão, no sexto dia da semana e nenhuma no sétimo dia (versículos 25-29). Quando alguns israelitas ignoraram as instruções de Deus e procuraram o maná no Sábado, Ele os repreendeu: “Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?” (versículo 28).

Esses eventos ocorreram antes que Deus revelasse a observância de Seu sábado, como um dos Dez Mandamentos, quando os israelitas chegaram ao deserto do Sinai (Êxodo 19:1). Ali, no Monte Sinai, Deus proferiu os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Então, Deus entregou Seus julgamentos — decisões sobre como os israelitas praticariam Sua lei — e mais instruções sobre o Sábado semanal e Suas festas (Êxodo 21-23). Caso Seu povo obedecesse, Deus prometeu abençoá-los fisicamente, eliminando doenças e garantindo segurança dentro de sua nova terra (Êxodo 23: 25-33).

O objetivo da distinção

Em Levítico 11 e Deuteronômio 14, encontramos listas de animais limpos e imundos. A primeira lista foi apresentada em benefício da geração que havia escapado da escravidão egípcia. Em Deuteronômio, novamente, Deus enfatizou essa instrução para a próxima geração, quando estava prestes a se apossar de seu novo território na Terra Prometida.

Os dois capítulos apresentam a mesma razão para as instruções de Deus sobre carnes limpas e imundas. Em Levítico 11, Deus diz que "para ser santo" deve-se evitar o imundo. Em Deuteronômio 14, foi dito a Israel que não comesse “nenhuma abominação” (versículo 3), “porque és povo santo ao SENHOR, Teu Deus” (versículos 2, 21). Ser santo significa ser separado por Deus.

O propósito específico de Deus para que evitem carnes impuras é a santidade. Deus quer que sejamos santos. Porque pertencemos a Deus, que nos comprou com o sangue de Cristo, e Ele não deseja que nos contaminemos com qualquer tipo de contaminação física ou espiritual (1 Coríntios 6:15-20). Aos olhos de Deus, evitar comer animais impuros é um sinal identificador de santidade daqueles que Deus separou por meio de um relacionamento com Ele.

Aqueles que honram a Deus devem refletir santidade em seus pensamentos e ações. Deus exige uma conduta santa, um estilo de vida distintamente diferente do resto do mundo. A santidade no comportamento baseia-se em atitudes em relação a Deus, aos outros e a si mesmo, resultando em ações que evitam causar dor e que edificam relacionamentos benéficos e duradouros. Evidentemente, ser santo significa muito mais do que simplesmente evitar carnes imundas. Cristo falou dos “preceitos mais importantes da Lei”, como julgamento, misericórdia e fé — (Mateus 23:23, ARA).

Deus deu Suas leis a pessoas físicas, que sofrem as consequências quando não seguem essas leis. A violação da lei divina contra o adultério, por exemplo, pode destruir um casamento e uma família. Deuteronômio 28 registra inúmeras calamidades que atingiram os israelitas quando fracassaram em obedecer às leis de Deus. Mas, Ele disse que os estabeleceria como povo santo se eles guardassem os Seus mandamentos (versículo 9).

O desejo de Deus sempre foi que Seu povo continuasse sendo santo. Como Paulo disse: “Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor” (Efésios 1:4, ACF).

O apóstolo Pedro exortou os cristãos a viver “como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo” (1 Pedro 1:14-16).

Obviamente, Pedro tinha em mente uma gama muito mais ampla de comportamento divino do que simplesmente abster-se de carnes imundas. O mesmo fez Paulo quando lembrou as instruções de Deus aos coríntios: “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Coríntios 6:17-18).

Mudança na administração

Quando Jesus veio à Terra para morrer pelos pecados da humanidade e se tornar nosso Sumo Sacerdote, Seu ministério substituiu o sacerdócio levítico, que atuava desde o tempo de Moisés (Hebreus 7:11-14). Jesus é a nossa “garantia de uma aliança melhor” (versículo 22, BLH), chamada de “nova aliança” (Hebreus 8:8, 13, ARA).

O ministério de Cristo não invalida a lei de Deus. Em vez disso, Deus escreve essa lei no coração daqueles que aceitam essa aliança para que ela se torne parte de sua mente e modo de pensar (versículo 10). Lembre-se que Jesus disse que não veio abolir a lei (Mateus 5:17-19). A Nova Aliança, da qual Jesus é nosso Sumo Sacerdote, contém “melhores promessas” (Hebreus 8:6), e não uma lei melhor. As melhores promessas incluem a vida eterna, bem como a promessa do Espírito de Deus, que nos capacita a viver de acordo com as leis de Deus (Romanos 8:4).

Veja o resumo de Paulo sobre esse princípio: “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:22-23). Um cristão fará todos os esforços para obedecer todas as instruções de Deus e viver um estilo de vida santo.

Quando Deus fez a mudança administrativa do sacerdócio levítico para o ministério de Jesus Cristo, as leis e os princípios administrativos que pertenciam apenas aos levitas não mais se aplicariam da mesma maneira. Como afirma Hebreus 7:12: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”. A lei — especificamente a lei referente a quem serviu como sacerdócio de Deus (versículos 13-14) — foi alterada, mas não invalidada. A mudança no sacerdócio não denegava as leis e os princípios que Deus deu para nosso benefício espiritual e físico.

A prática constante dos apóstolos e da Igreja primitiva era a de continuar seguindo as distinções que Deus fazia entre carnes limpas e imundas (Atos 10:14).

Algumas pessoas supõem que isso era apenas uma questão de cultura ou tradição. No entanto, a respeito dos cumprimentos proféticos ainda por ocorrer, a Bíblia fala de animais imundos (Apocalipse 18:2) e punição daqueles que O desobedecem nesse ponto (Isaías 66:15-17). A Bíblia continua mostrando a obediência às leis de alimentos limpos e imundos como uma característica identificadora do povo de Deus.

Ser diferente do resto da sociedade, seguindo a lei de Deus, não é embaraçoso. Pedro escreve sobre o povo chamado de Deus, dizendo: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). Deus descreve Seu povo escolhido como aqueles chamados à santidade. Isso inclui a questão de carnes limpas e imundas.

Entretanto, os cristãos devem sempre usar sabedoria e discrição na maneira como revelam práticas que envolvem evitar carnes imundas para familiares e amigos. Eles não devem tentar impor as leis de Deus sobre os adultos responsáveis por tomar suas próprias decisões sobre esse assunto. Paulo aconselha: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável...para que saibam como responder a cada um” (Colossenses 4:5-6, NVI).