Frutificar: Uma Parte Importante do Crescimento Espiritual

Você está aqui

Frutificar: Uma Parte Importante do Crescimento Espiritual

Em algumas parábolas, realização espiritual é comparada a investir e lucrar para nosso Mestre (Mateus 25:14-30; Lucas 19:11-27). Em algumas passagens bíblicas ela é comparada com a construção de um edifício ou templo (1 Coríntios 3:9-17; Efésios 2:19-22).

Mas a principal metáfora da Bíblia para essa realização é a produção de frutos. Deus compara o Seu povo com videiras e árvores que devem "dar muito fruto" (João 15:5, 8). Temos de continuar crescendo e dar frutos até o fim de nossas vidas.

Na parábola da figueira, Cristo enfatiza que, espiritualmente falando, uma árvore infrutífera é inútil. "Um homem certo... disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar" (Lucas 13:6-9).

A parábola nos diz que Deus espera que nós frutifiquemos. Mas também mostra que Deus não desiste de nós, enquanto ainda há esperança de darmos frutos.

Também é importante notar que, assim como um ramo morre quando é cortado de uma videira ou tronco, nós também vamos morrer espiritualmente se formos cortados de Jesus Cristo. "Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós", assim Ele nos diz. "Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim... porque sem Mim nada podeis fazer" (João 15:4-5).

É por isso que o contato com a verdadeira Igreja de Deus e tornar-se parte dela é tão crucial. Como cabeça dessa Igreja (Colossenses 1:18), o próprio Jesus guia e direciona o crescimento espiritual de todos aqueles que se submetem a Ele (Efésios 4:11-16). Como "coluna e baluarte da verdade" (1 Timóteo 3:15), a Igreja é a fonte de entendimento e ensino corretos de Sua instrução. Ela é também uma fonte de encorajamento e exortação necessária para não abandonarmos a corrida e continuarmos crescendo (Hebreus 10:25).

A parábola do semeador nos ensina quatro diferentes maneiras de as pessoas responderem quando ouvem (recebem a "semente" de) a verdade de Deus (Lucas 8:4-15). De vez em quando, cada um de nós deve ler esta parábola e fazer um autoexame para saber em categoria ou categorias nos enquadramos. Precisamos estar no quarto grupo descrito — o de solo fértil. "As sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos" (versículo 15, BLH).

Que tipo de fruto que Deus espera de nós? "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5:22). Deus também deseja ver em nós os frutos de boas obras e serviço aos outros (Tito 3:14; Mateus 5:14-16; 25:31-46). Sem dúvida, esses frutos são belos e desejáveis!

Mantenha-se espiritualmente forte e saudável, continue crescendo e dando muitos frutos!