Onde está a gentileza?

Você está aqui

Onde está a gentileza?

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.09 MB)

Download (Baixar)

Onde está a gentileza?

MP3 Audio (45.09 MB)
×

O amor de muitos se esfriará antes da vinda de Cristo. Como este esfriamento de amor se apresentará? Uma possibilidade será pela falta de gentileza e bondade.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Estamos certamente no tempo do fim e conforme nos aproximamos do dia das trombetas que simboliza o retorno de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus reinando na terra, é coreto falar acerca de vários eventos a acontecerem antes da vinda de Cristo.

Eventos que podemos falar quem é a besta? Como as coisas vão se desenvolver nos dias adiante, o que é a marca da besta? E assuntos desse gênero.

Mas eu decidi falar acerca de um assunto muito pertinente e de uma pergunta a nós próprios porque o que vemos que está a acontecer neste tempo do fim é que a maldade e o pecado se está a espalhar pelo mundo inteiro de maneiras e modos como nunca tínhamos pensado que poderia acontecer.

Sim, sinceramente irmãos vemos tanta tristeza e tanta iniquidade que parece mentira e o problema é como isto afeta a nós como cristãos antes da vinda de Cristo porque lemos em MT 24:12 e diz:

“por se multiplicar a iniquidade o amor se esfriará de QUASE todos”

E este é o ponto que quero fazer a pergunta: como o amor se esfriará em muitos de nós, sim quase todos.

Ora, uma maneira que se poderia manifestar é através da falta de gentileza e bondade; então o que é isso? Onde está esta gentileza que devemos de ter e vemos entre certas pessoas que se chamam cristãos? Que se consideram fiéis? Vemos esta situação em que as pessoas não estão a ouvir cuidadosamente, nem entender os fatos e depois reagem ou explodem de maneiras que dizem ou fazem coisas que não são uma demonstração de gentileza e bondade.

E isto irmãos pode afetar irmãos na igreja porque diz: porque se multiplicar a iniquidade o amor se esfriará de quase todos e por isso a minha pergunta é: esta falta de gentileza da maneira que falamos e atuamos está a ser demonstrada na nossa vida? Ou estamos de fato a ser bondosos e carinhosos com atos de ternura com o próximo e com palavras de carinho? Como você está a ser afetado? Em GL 5 falando acerca do fruto do Espírito de Deus diz que esse Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

No meio destes noves vemos aqui três muito importantes especificamente: longanimidade, isto é, uma pessoa sofre sem reagir e bater de volta, porque é longânimo; benignidade porque é benigno, que tem uma certa gentileza; e bondade.

Ora, irmãos, estes pontos de benignidade e bondade, particularmente, são, digamos assim, atributos muito semelhantes e devemos analisar cuidadosamente, onde a palavra benignidade na maioria das Bíblias inglesas é traduzida como gentileza.

A palavra grega é 5544, mas é uma palavra que significa moralmente que é uma pessoa que tem excelência moral em caráter ou comportamento e vemos aqui caráter e comportamento nesta palavra de benignidade ou gentileza uma ternura que é uma certa gentileza.

O comentário expositor diz que acerca desta palavra: a gentileza é o discernimento tencioso, o tato delicado, a mão gentil e ministradora da caridade e é este tato e esta maneira de fazer as coisas como o tato e o discernimento atencioso da maneira como falamos.

O dicionário ou comentário de Eden Clock descreve da maneira seguinte: benignidade, afabilidade é uma graça muito rara, muitas vezes ausente em muitos que têm uma parcela considerável da excelência cristã.

Aqui vemos no meio destes nove atributos do fruto do Espírito Santo, se vê esta benignidade e bondade, e a palavra bondade é a palavra grega 19 que é uma palavra completamente diferente que significa uma virtude ou beneficência e o comentário do dicionário expositor diz acerca da bondade que é o gosto correto e generoso e a mão aberta da caridade.

O ato de dar e cuidado de caridade de dar para os outros, o comentário de Eden Clock escreve desta maneira: não apenas abster-se de toda a avarência do mal, mas fazer o bem a todas as pessoas com toda a nossa capacidade.

E por isso se vê a gentileza e a benignidade são mais inclinadas para este tato delicado da maneira como dizemos ou reagimos ou atuamos a qualquer coisa, é esta delicadeza da maneira de fazermos e falarmos enquanto que a bondade é mais relacionada com os atos de dar caridade.

Queridos irmãos, quando Paulo escreveu aos gálatas a dizer o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, etc, está a escrever atributos muito importantes do Espírito Santo e estes atributos começam num ponto principal que é o amor de Deus e em 1 CO 13 vemos aí este capítulo que chamamos o do amor e você pode ter todas as capacidades de conhecer mistérios, de inteligência, sabedoria e de saber toda a profecia, mas se não tem amor você não é nada é o que lemos neste 1 CO 13:2 mais adiante diz:

“se não tiver amor isso tudo de nada me aproveitará”

E depois no v. 4 diz:

“o amor é paciente”

E aí se vê este relacionamento de ato de paciência quando as coisas não correm bem, quando não falam bem de nós ou quando nos acusam incorretamente precisamos de ter um entendimento porque é que estão a dier isto, pois às vezes, pode ser um mal-entendido.

E por isso diz: o amor é paciente, é benigno, isto é, tem esta gentileza e aqui nesta seção no comentário de Eden Clock diz: o amor é terno e compassivo por si próprio em si mesmo e gentil e prestativo com os outros.

Quer dizer que sofre porque é terno, compassivo, e gentil e prestativo porque é benigno, é leve, gentil e benigno estou continuando a ler do comentário de Eden Clock e se chamado a sofrer inspira ao sofredor a mais amável doçura e mais terno afeto e também é submisso a todas as dispensações de Deus e não cria problemas para ninguém.

Queridos irmãos, somos de fato limpos e demonstramos esta gentileza das nossas palavras quando falamos? Com os nossos irmãos? E nossas irmãs? E com os nossos familiares e, claro, com os irmãos e irmãs na igreja?

E aliás com todo o mundo? E somos de fato pessoas que demonstramos uma gentileza, um tato na maneira de falar, o cuidado do que sai da nossa boca, um cuidado de quando reagimos das pessoas que dizem coisas que não sejam gentis para conosco?

E por isso neste mundo onde a iniquidade se multiplica, as pessoas reagem rapidamente, é como se tivessem um fusível bem pequeno e arrebenta logo e como vemos benignidade e bondade são dois atributos que estão um ao lado do outro como se fossem dois irmãos e que geralmente um está com o outro e vejam comigo a parábola deste homem lei em LC 10:25:

“e vemos que certo homem intérprete da lei, era digamos assim, um advogado, se levantou com o intuito de por Jesus a prova, e disse: mestre o que farei para herdar a vida eterna? Então Jesus lhe perguntou: o que é que está escrito na lei? Como a interpretas já que és um intérprete da lei?  e isto lhe respondeu (v. 27): amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o entendimento e amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Então, ele sabia muito bem o que a lei de Deus é amor para com Deus e amor para com o próximo porque Deus é amor.

“e então Jesus lhe disse: respondeste bem faz isso e viverás e terás a vida eterna”

E depois lemos no v. 29:

“ele, porém, querendo justificar perguntou a Jesus quem é o meu próximo? E Jesus prosseguiu dizendo: certo homem descia de Jerusalém a Jericó e veio cair à mão de salteadores e depois de tudo de o roubarem e causarem muitos ferimentos retiraram o deixando semi morto, causalmente descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e o vendo passou de lado; e semelhante um levita descia por aquele lugar e o vendo também passou de lado”

Então se vê um ministro e aquele que servia no templo, por ex., hoje em dia seria o pastor e, por ex., os diáconos que passaram de lado por causa de olha estou atrasado e não vou ter tempo, ou seja, o que for ou pensassem vou ficar impuro e se ficar cerimonialmente impuro não poderei servir por estes dias ou que período fosse, mas então se vê aqui no v. 33:

“certo samaritano, ora o samaritano, para este povo era assim tratado como se fosse uma pessoa de segunda classe e que seguia o seu caminho e passou ali perto e o vendo compadeceu-se dele e se chegando lhe pensou os ferimentos e aplicando óleo e vinho, quer dizer, tratou dele conforme pode, e o colocando sobre o seu próprio animal o levou para a hospedaria e o tratou dele lá e pagou as despesas para poder se alimentar e coisas assim e no dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida deste homem e se alguma coisa gastares a mais eu te indenizarei quando voltar”

“qual destes três, disse Jesus, a este homem da lei, te parece mais próximo deste homem que caiu nas mãos dos salteadores? E respondeu o intérprete da lei: aquele que usou de misericórdia com ele e então Jesus diz: vai e procede de igual modo”

Queridos irmãos, Jesus Cristo usou de um exemplo, digamos assim, de uma pessoa que não era um “cristão”, mas se fizermos esta analogia para os dias de hoje, e esse que não era cristão no ex de Jesus Cristo foi, digamos assim, a boa pessoa; a pessoa que cuidou do seu irmão.

Aí está um ex de gentileza e bondade e se vê aqui que aquele samaritano, a intenção dele, e sua motivação era de simplesmente ajudar aquele homem e ele demonstrou amor e cuidado para com o próximo e isso é o que nós precisamos de ter irmãos! E vejam comigo em RM 12:

“rogo, pois, irmãos, misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”

Não fiquem conformados com este mundo de iniquidade à nossa volta, mas precisamos de mudar o que somos e depois aqui neste capítulo de RM 12 Paulo está a descrever o amor de Deus começa dentro de nós e por isso precisamos de ter este amor de Deus e esta gentileza e bondade um para com os outros e isto é o nosso sacrifício vivo, santo e agradável a Deus e vejam por ex no v. 9:

“o amor seja sem hipocrisia, detestai o mal apegando-vos o bem”

Não é uma coisa por fora para os outros nos verem que parecemos boas pessoas, não, tem que ser uma coisa genuína e sincera e que tem cuidado pela outra pessoa e por isso diz no v. 10:

“amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-0s em honra uns aos outros”

Queridos irmãos, este amor fraternal começa na nossa família, e dentro da igreja e veja no v. 13:

“compartilhai necessidades dos santos, praticai a hospitalidade”

Quando as pessoas têm certas necessidades não está a dizer que é para pagar todas as despesas dessa pessoa, não, mas quando há certas necessidades numa emergência ajude a essa pessoa e estar atenta a essas necessidades de emergência e quando diz hospitalidade significa que precisamos dar tempo a essas pessoas, tempo para as ouvir, sentir e termos compaixão pelas situações dessas pessoas e temos isso?? E veja então aqui no v. 14:

“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”

Isto está a falar que amor sofre porque estão a amaldiçoar e falar mal de você e o que diz aqui? Maldições, mas abençoai aqueles que falam mal de você.

. Irmão, irmãos e irmãs não estou a falar de um assunto fácil, muito difícil, porque todos nós quando nos encontramos em dificuldades e somos atacados é fácil atacar de volta, mas aqui está a dizer para tomarmos uma atitude diferente.

“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”

A questão, por isso, qual é a motivação e intenção? O ponto é que se esses estão a nos perseguir estão a fazer algo errado, mas aqui se vê um outro ponto e vejam aqui nos vs. 15-16:

“alegrai0vos com os que se alegram e chorai com os que choram, tende o mesmo sentimento para com os outros em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com quem é humilde e não sejais sábios aos vossos próprios olhos”

O que é que estamos aqui a dizer? Está a dizer, irmãos, que você precisa de ter empatia e essa empatia é a capacidade de entender a outra pessoa por que que a outra pessoa está a reagir deste modo?

Por isso temos que compartilhar as suas emoções para entender o outro, é tão importante este ponto de entendimento para chegar a uma conclusão correta e as vezes esta briga que estamos a ter é praticamente acerca de nada!

E por isso não é assim tão importante e se você não entende a outra pessoa você não vai ter esse amor ágape e não estou a dizer que vai concordar com a outra pessoa, mas tem que entender o que é que se passa e mesmo que a outra pessoa esteja errada.

Então precisamos de Deus pois, talvez, o seu entendimento não é o que devia de ser e então começar a entender por que a pessoa fez isso ou reagiu dessa maneira com carinho e cuidado, com afeto e tato, com gentileza.

Então, onde está a gentileza irmãos hoje em dia? Precisamos de ter gentileza para com outros e um dos pontos para começar é entender a outra pessoa, mantenha em RM 12 onde vamos voltar, mas vamos, então, ver agora em PV 4:5-7:

“adquire a sabedoria, sim, precisamos de ser sábios, adquire o entendimento, precisamos de entender a causa porque nos vai ajudar a saber o porquê e assim sermos sábios, não te esqueças das palavras da minha boca”

Irmãos, não se esqueçam de que precisamos de adquirir sabedoria e também o entendimento.

“nem delas te apartes, não desampares a sabedoria e ela te guardará, ama e ela te protegerá, o princípio ou coisa principal da sabedoria é: adquire a sabedoria, sim, contudo, com tudo o que possuis adquire o entendimento”

 E então, quando entendemos ou ainda não estejamos a entender devemos de ter cuidado como respondemos e como reagimos e um PV muito sábio e que eu gosto muito é PV 15:1 diz:

“a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”

Queridos irmãos, se nós temos uma palavra branda, se nós temos uma certa gentileza da maneira que falamos isso vai desviar o furor, e sim, muitas vezes vejo irmãos numa birra e a coisa fica de mal a pior e a coisa torna-se tão mal que sinceramente ver isto, irmãos, me dá dores de estômago e às vezes ouvindo estas estórias todas e tão complicadas até me apetece vomitar!

Porque não há misericórdia, não há perdão, eu estou certo e tu estás errado e isso não é uma resposta branda! É uma palavra dura! E isso suscita a ira! Então vamos continuar, então, em RM 12 e ler a última parte do v. 16:

“não sejais sábios aos vossos próprios olhos”

Não penses que sabes tudo, busca o entendimento e por que que a pessoa está a reagir desta maneira? Tenho dito eu coisas de maneira que não devia de ter dito no passado e de que tenho que me arrepender? Porque as vezes pode ser anos e anos e anos de eu ser brusco e agora que Deus está a trabalhar comigo estou, talvez, a ser manso, mas as outras pessoas foram programadas por causa de anos e anos que nós, talvez, tenhamos maltratado os outros.

E eles agora, por tudo e por nada, bam, reagem por nada porque é uma defesa? E por que não acreditam que você mudou? E por isso, irmãos, precisamos de entender a razão por que as pessoas estão a reagir desse modo? E pode ser nossa culpa e não estou a dizer que é! Mas pode ser!

“por isso, não sejais sábios aos vossos próprios olhos”

Não penses que sabes tudo, ou em outras palavras, precisamos de ser humildes, precisamos de humildade e no v. 17:

“não torneis a ninguém mal por mal”

Irmãos, quantas vezes temos que dizer isto para entrar na nossa cabeça?

“esforçai-vos a fazer o bem perante todos os homens”

Ah como eu desejaria que as pessoas fizessem de fato isso e tantos problemas seriam evitados.

“se possível quanto depender de vós tende paz com todos os homens, e não vos vingais a vós mesmos amados, mas dai lugar a ira, isto é, dá espaço para Deus se vingar porque está escrito: a mim, Deus, pertence a vingança e Eu é que retribuirei diz o Senhor”

Deixe essa retribuição com Deus.

“e por isso não torneis mal por mal, esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” e no v. 20:

“pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede dá-lhe de beber porque fazendo isto amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça porque a vingança está nas mãos de Deus e não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”

Precisamos de desistir do desejo de vingança e de retribuir, sim irmãos, é difícil, mas para nós o mandamento é perdoa e leia em MT 6:12:

“perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”

Perdoa aqueles que fizeram coisas e fazem coisas duras e más a você, perdoa! Por quê? Porque você e u precisamos de perdão é dese modo que vamos receber o perdão de Deus e veja também no v. 14:

“porque se perdoares aos homens as suas ofensas também o vosso Pai celestial vos perdoará, se porém, não perdoares aos homens as suas ofensas tão pouco o vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”

O mandamento para nós é perdoar, demonstrar misericórdia, e queridos esta bondade e gentileza é o que Deus demonstrou e demonstra através de Jesus Cristo e vejam em TT 3.3:

“pois nós também outrora éramos néscios, insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de sorte de todas as paixões e prazeres e vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando uns aos outros, quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus Nosso Salvador, a gentileza, este carinho, este cuidado, este terno afeto para conosco, e seu amor para com todos”

Esta benignidade de Deus veio de que forma? Na forma de Jesus Cristo vir para a terra e morrer por nós, benignidade e bondade, e que nós não merecemos.

“não por obras de justiça praticadas por nós, porque não merecemos, mas segundo a Sua misericórdia e Ele nos salvou mediante o seu lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”

Estes atributos do Espírito Santo nos renovam, nos ajudam a ter DOMÍNIO PRÓPRIO, de amor, de alegria, de ter PAZ, benignidade e bondade, esta MANSIDÃO e o resultado vai ser paz.

Ele derramou esta paz sobre nós mediante Jesus Cristo, Nosso Salvador porque é Jesus Cristo quem nos batiza com o Espírito Santo.

“a fim de que justificados pela Sua graça nos tornemos Seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna”

Fiel é esta palavra, irmãos.

“e a quem tocante faz estas afirmações são confiadamente para os que tem inquirido a Deus sejam solícitos na prática de boas obras, estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens”

Irmãos, isto é o que precisamos de fazer e Deus nos enviou a Sua benignidade e esta se manifestou através de Jesus Cristo, Ele morreu por nós, Ele sofreu por nós então nós não podemos sofrer por outros? Ou vamos ter de dizer mal ou odiar os outros?

Irmãos, é isto que nós temos que mudar, isto é, aquele novo homem que nós temos que ser e vejam em CL 3 começando no v. 10:

“e vos revestis do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou o qual não pode haver grego, nem judeu, nem incircunciso, bárbaro, escravo, poré, Cristo é tudo”

Irmãos, esta benignidade de Deus é para com todos sejamos o que formos brasileiros ou angolanos ou portugueses ou americanos.

“revesti-vos, pois, como eleitos de Deus e de ternos afetos de misericórdia, gentileza, benignidade, bondade, humildade e todas estas palavras juntas, mansidão, longanimidade, sofrer muito para termos esta gentileza”

“suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra e assim como o Senhor nos perdoou assim também perdoai vós, acima de tudo, porém, esteja o amor vínculo da perfeição”

Queridos irmãos, precisamos de por este novo homem e irmãos conforme nos aproximamos do tempo do fim que é simbolizado pelo dia das trombetas, isto é, um ponto muito importante para nós que estamos a observar acerca de nós, e por ex, em LC 21:36:

“vigiai, o quê irmãos? Vigiar o que sai da nossa boca que são as nossas intenções e se estamos a fazer coisas com gentileza e irmãos onde está a gentileza? Isso deve estar em nós! Esta gentileza, bondade que precisa de estar em nós”

“por isso vigiai a todo tempo orando para que possamos escapar de todas estas coisas que têm que suceder e ainda mais importante disto tudo é estar em pé, isto é, estar ressuscitado ali com Cristo quando Ele retornar na presença do filho do homem”

Queridos irmãos, onde estão os nossos atos? De gentileza?  e de bondade? Conforme a iniquidade se multiplica neste mundo a nossa volta é fácil ficarmos ofendidos e reagirmos como se fôssemos uma serpente e morder.

Queridos irmãos, à medida que o tempo se aproxima é fácil ser levado ou atraído por este vórtice de amor se esfriando e isso irmãos devemos de ter cuidado que não caiamos neste buraco e se mantenham fiéis.

Deus sempre pondo em prática o amor, a gentileza de Deus.