Duas chaves espirituais para crescer em graça e conhecimento

Você está aqui

Duas chaves espirituais para crescer em graça e conhecimento

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.3 MB)

Download (Baixar)

Duas chaves espirituais para crescer em graça e conhecimento

MP3 Audio (49.3 MB)
×

Testes e provações podem nos conduzir a crescimento espiritual. Na realidade Deus pode permitir provações de fogo ardente (1 Pedro 4:12). Este sermão aborda duas chaves criticamente importantes no processo do nosso crescimento espiritual.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Testes e provações podem nos levar a crescimento espiritual, sim, temos que usar esses testes e provações para nos guiarem e ajudarem a crescer; na verdade, quando deus vê que precisamos de mudar ou melhorar qualquer ponto da nossa vida Ele vai permitir que nós recebamos uma certa correção e disciplina como lemos em HB 12:11:

“toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que por ela tem sido exercitados, treinados, fruto da justiça”

Ora, em JO 17 lemos quando Jesus Cristo orou e pediu ao Pai como lemos no v. 20, Jesus Cristo orou ao Pai para que nós todos fôssemos um como Eles são, vejamos:

“não rogo somente por estes, Jesus estava a ora por aqueles que estavam presentes, mas também por aqueles que vierem crer em Mim por intermédio destes, os apóstolos, a fim de que todos nós sejamos um e como és Tu, ó Pai em Mim e que todos eles sejam um em Nós”

Queridos irmãos, nós não vamos ser só uma pessoa e por isso está a dizer que o Pai e o Filho são um, não está a dizer que são uma única pessoa, mas está aqui a falar do espírito de união e diz assim:

“que sejam eles um em Nós para que o mundo creia que Tu Me enviastes Eu lhes tenho dito a glória que Me tens dado para que sejam um como Nós somos”

Nós somos um, Deus e o Pai são um, mas não é que sejam apenas uma pessoa e depois diz:

“Eu Nele e Tu em Mim para que sejam aperfeiçoados na unidade”

Queridos irmãos, precisamos de ser um, temos que crescer para nos tornarmos como Jesus Cristo pois JC é a imagem do Pai e assim se formos um com Cristo somos um com o Pai, isto é, somos do mesmo caráter.

Ora, sabemos que para estarmos perto de Deus existem quatro, digamos assim, práticas básicas para nós estarmos perto de Deus sendo isto: através da oração, do estudo bíblico, de militarmos e de jejum ocasional, mas além dessas quatro práticas importantes para estarmos perto de Deus eu, hoje, quero abordar dois pontos críticos e espirituais que são chaves para nos ajudar a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Sim, dois princípios espirituais e duas chaves espirituais para crescermos no nosso conhecimento espiritual e a primeira é: humildade; uma vontade, desejo e de estarmos preparados a sermos maleáveis e moldáveis; sermos moldados e transformados por Deus através da sua guia conforme nos vai instruindo.

E por isso precisamos de sermos humildes e mansos e isto é criticamente uma atitude importante; irmãos, não sei como sublinhar este ponto suficientemente, é tão importante, bem importante e vejam, faz favor comigo, em MT 5 que é o sermão do monte e aí se vê ao início do sermão as bem-aventuranças e nelas vemos começando no v. 3:

“bem-aventurados os humildes, uma certa humildade, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, os que se arrependem, porque serão consolados; bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra”

Esta humildade e desejo de mudarmos e nos arrependermos e de sermos mansos e maleáveis nas mãos de Deus são tão importantes e estes princípios são básicos de uma atitude extremamente importante para Deus que Ele quer ver em nós.

Pensem na situação de quando os israelitas saíram do Egito e vocês veem quando leem essa estória vocês perguntam como eles podiam ser assim tão insatisfeitos, sempre a reclamar, mas vejam o que lemos em 1 CO 10: porque aí lemos que isso foi um exemplo para nós e diz:

“Deus não se agradou da maioria deles, desses israelitas que saíram do Egito, Ele não os teve de bom grado, não ficou contente com a atitude deles porque eles não foram mansos, maleáveis, nem submissos, mas eram soberbos e queriam fazer as coisas do jeito deles”

“ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós a fim de não fazermos as coisas como eles cobiçaram”

Quantas pessoas eu falo acerca do caminho de Deus, e dizem: mas da maneira que eu vejo é assim ou assado; e queridos irmãos não é desta maneira, não é da maneira que você vê e, sim, da maneira que Deus vê!

Quantas vezes damos instruções aos irmãos de uma maneira gentil e carinhosa e os irmãos viram a coisa para dizerem coisas desagradáveis e por quê?? Mas há sempre uma objeção! Uma reclamação! Não é sempre, mas muitas vezes vemos pessoas que são cristãs, esta dificuldade, esta submissão a estas coisas que são pequenas, sim, mas por que não são submissos para haver uma união??por que que não?? Para sermos um! E por isso diz aqui em 1 CO 10:9:

“não ponhamos o Senhor à prova”; fazemos isto? E depois diz no v. 10:

“não murmureis”

Estamos a murmurar, a reclamar? Ah não! Não quero fazer isto!  e continua no v. 10:

“estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritos para advertência nossa”

Queridos irmãos, estas coisas estão na Bíblia! Porque nós fazemos a mesma coisa! Ah sim? Como é que eles podiam fazer isso?? Ou ter feito aquilo? E irmãos nós fazemos a mesma coisa!

E por isso essas pessoas não entraram na terra prometida; agora pense acerca de milhões de milhares de pessoas que vão passar pelas grandes dificuldades, pelos grandes testes que vão haver na terra, como a Grande Tribulação?

E muitos vão morrer, mas alguns, uma certa quantidade irá sobreviver! Vão ter passado por certas provações tão grandes que quando eles retornam dos vários pontos da terra para Israel onde Jesus Cristo se encontrará vão ter uma atitude humilde e mansa e vejam comigo em SF 3:11:

“naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras como quando te rebelastes e então tirarei do meio de ti uns que exortam a sua soberba”

Aqueles que vão retornar quando Cristo retornar, serão, digamos assim, aquelas pessoas que irão aprender o caminho de Deus que passaram pela GT e no meio deles não vai haver soberba.

“e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte, isto é, no governo de Deus”; e no v. 12:

“mas deixarei no meio de ti um povo modesto e humilde que confia em Mim”

São pessoas que vão passar pela GT e depois vão voltar e quando virem Cristo vão retornar para a área onde o reino de Deus vai estar, isto é, o santo monte e então essas pessoas vão ser modestas e humildes; vão ser mansas, maleáveis e serem ensináveis.

Queridos irmãos, essas vão ser as pessoas que você e eu se estivermos na primeira ressurreição ou transformados à vinda de Cristo como seres espirituais vamos ter que os trenar, irmãos, é por isso é tão importante nós termos essa mesma atitude, hoje, não é amanhã ou daqui no futuro, é hoje!

Recentemente, semana passada, dei um sermão sobre o local de segurança ou local de proteção e eu expliquei que uma das grandes e importantes atitudes que vai ser assim, uma diferença entre aqueles que vão ser protegidos e os que não irão ser, será uma atitude mansa e humilde, e submissos a Deus, além, está claro, de obedecerem a Jesus Cristo e terem uma atitude de humildade!

Eu, até, também fiz referência a SF 2:1-3 e dizem assim:

“concentra-te e examina-te, ó nação, que não tens pudor, isto é, que vai te punir, examina-te antes que saia o decreto, pois, o dia vai como palha antes que venha sobre ti o furor da ira do Senhor, sim, antes que venha sobre ti O DIA DA IRA DO SENHOR!”

Irmãos, precisamos de nos unirmos, examinarmos antes deste terrível dia do Senhor!

“buscai vós todos o Senhor os mansos da terra, precisamos de ser mansos hoje! E cumpris o meu juízo, buscai a justiça e a mansidão, porventura, lograreis, isto é, vais ter sucesso, no dia da ira do Senhor”

Por que irmãos? Porque Deus quer uma atitude mansa, ensinável e maleável e nós, está claro, devemos obedecer a Ele, acreditar Nele, no testemunho de Jesus Cristo, mas que esta atitude maleável, ensinável e que é básica!! Para haver uma união.

É básica porque o nosso gol ou meta é sermos um com Cristo! E por isso que também lemos em TG 4:1:

“de onde procedem guerras e contendas que há entre vós?? De onde vem estas guerrinhas e lutazinhas que há entre irmãos?

“de onde se não dos prazeres que militam na vossa carne”

Porque não são mansos, nem humildes e por isso que diz no v. 5:

“porque supões que em vão que afirma a escritura: o espírito que em vós habita tem ciúmes”

“o espírito do homem no homem que habita em nós é ciumento, mas para nós quer a nossa própria, digamos assim, os nossos próprios desejos e as nossas próprias vontades e depois se lê no v. 6:

“antes Ele dá maior graça pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”

Você quer crescer na graça do Senhor? Então seja humilde, e manso e esse é o caminho para crescer na graça de Deus! Precisamos de saber ou conhecer como Cristo é, ora como Cristo é?? Lemos como Cristo é em FP 2 começando no v. 1:

“se há por coisa alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do espírito se há entranhados afetos e misericórdia completai a minha alegria de modo que pensais a mesma coisa”

Isto é uma certa comunhão! Da maneira de pensar! Não é que você é soberbo e pensa: ah eu quero a minha maneira que eu vejo! Não! Pensais a mesma coisa, o mesmo amor e sejais unidos de alma em vosso ser e em vossa vida e sejam humildes.

“tendo o mesmo sentimento, a mesma mentalidade e a mesma maneira de ver as coisas, e nada façam por partidarismo ou vanglória”

À minha maneira e então você arranja um grupinho de pessoas aqui ou ali e começam a dizer: olha, né, né ou o outro..., e irmão isso é partidarismo e são coisas do mundão, a minha glória versus a tua e tem que ser da minha maneira de ver.

“mais uma vez tenham humildade e por humildade considerando cada um aos outros superiores a si mesmo, não tenha cada um em vista o que é propriamente seu senão também cada qual o que é dos outros; tendo em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”

E isto é como crescemos no conhecimento de Jesus Cristo porque conhecemos a atitude Dele, como Ele é, o sentimento Dele; então, essa é a primeira grande atitude Dele de que nós precisamos ter para crescermos espiritualmente.

E a segundo ponto importante porque leiam comigo em RM 8:14 diz:

“pois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus  são filhos de Deus”

Você precisa de ter uma atitude mansa para poder seguir o espírito Santo de Deus porque vai guiar a você, o Espírito Santo de Deus, mas não vai dominar você, nem lhe controlar, nem possuir você, não! Não! O Espírito de Deus vai guiar a você  e você precisa de ter uma atitude mansa, submissa e humilde porque aqueles que vão passar pela GT terão uma atitude humilde e modesta.

E nós precisamos de ser modestos e humildes hoje! Não é amanhã!

Irmãos precisamos de deixar Deus guiar a nossa vida através do Espírito Santo de Deus; é por causa disso que nós precisamos ser humildes e mansos e precisamos desta humildade e mansidão e vejam comigo em TT 3 começando a ler do v. 1 diz:

“lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, as autoridades, sejam obedientes, sejam prontos para toda a obra”

Isto demonstra uma atitude de humildade, não só na igreja, mas muito mais par as pessoas que estão em autoridade e governam! E o que vemos hoje em dia na sociedade? Demonstrações e manifestações de atitudes de rebelião, e não é uma atitude de mansidão.

não  difamem a ninguém nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda a cortesia, ou de mansidão como está na ARC para com todos os homens”

Queridos irmãos, isto é o que precisamos de ter?

“pois, nós também, outrora, éramos néscios, ou insensatos, desobedientes, desgarrados ou iludidos, escravos de toda a sorte de paixões físicas, éramos dos prazeres, vivendo em malícia e inveja? Porque é o espírito do homem no homem, odiosos e odiando-nos uns aos outros”

Irmãos, isto é o que éramos! Não éramos mansos!

“mas, porém, se manifestou a unidade de Deus!”

isto é, Jesus Cristo veio! que é a bondade de Deus para conosco que foi manifestada na primeira vinda, Ele veio! Nosso Salvador!

“e o Seu amor para conosco que foi enviar o filho de Deus!”

JO 3:16; o amor que Deus tem é de que enviou o Seu único filho; então se manifestou a benignidade de Deus e como? Através da vinda de Cristo! E no v. 5 diz:

“não por obras de justiça provocadas por nós”

Não foi por você ou eu que somos tão boas pessoas por isso Jesus Cristo veio porque eu sou tão boa pessoa! Não!! Você não é, eu não sou, e nenhum de nós! E Jesus Cristo não veio por causa de nossas obras de justiça que nós tenhamos praticado, não! Mas jesus Cristo veio!  e segundo a sua misericórdia!

Ele nos salvou; salvou deste mundão! Sim, não estamos completamente salvos, ainda não somos, não temos vida eterna, mas estamos nesse processo de salvação, mas nos salvou deste mundo, nos tirou deste mundo, nos separou! Como??

“mediante o seu lavar regenerador e renovador do espírito Santo”

 E o que isso quer dizer? É o Espírito Santo que Ele derramou sobre nós, ricamente e por meio de Jesus Cristo, mas o que é esta limpeza regeneradora e renovadora do Espírito Santo de Deus? Aqui vemos dois pontos: um lavar que o Espírito Santo de Deus dá a nós e em primeiro lugar que nos regenera e em segundo lugar que nos renova!

Ora, o que quer dizer regeneração? Vejamos isso primeiro e vemos em 1 JO 3:1-2:

“vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus”

Como é que somos chamados filhos de Deus e não é simplesmente vou te chamar e te dar o nome de filho de Deus, não, fomos gerados filhos de Deus.

“e de fato somos filhos de Deus!”

E de fato somos gerados como filhos de Deus como eu e você fomos gerados por nosso pai físico, no ventre da nossa mãe, e agora somos REGENERADOS pela segunda vez pelo Pai Celestial!

“e por esta razão o mundo não nos conhece”

O mundo não entende isto! Se você recebeu o Espírito Santo de Deus você foi regenerado de novo! Pela segunda vez! e no v. 2 diz:

“amados, agora somos filhos de Deus”

como diz: de fato somos filhos de Deus! porque fomos regenerados pelo Espírito de Deus, pela semente espiritual de Deus!

“e ainda não se manifestou o que devemos de ser!”

Sim, porque ainda estamos no ventre da mãe, fomos gerados e o centre da mãe, falando de forma espiritual, é a igreja e ainda não nascemos de novo! E temos que perseverar até ao fim!

“sabemos que quando Jesus Cristo vier e Ele se manifestar, segunda vez, seremos semelhantes a Ele porque haveremos de vê-lo como Ele é”

Queridos irmãos,  isto é tão importante de entendermos e por isso diz no v. 9:

“todo aquele que é nascido ou regenerado de Deus, como seria uma melhor tradução, não vive na prática do pecado”

Não quer dizer que nunca! Que não faça um pecado aqui ou ali, mas não quer fazer isso, não quer praticar isso, talvez caia na fraqueza ou num descuido, mas não quer e está a se esforçar a ser uma pessoa diferente!

“por isso não vive na prática do pecado, pois, o que permanece nele é a divina semente”

A palavra grega para semente aqui é a palavra grega 4690 que se chama SPERMA, a SPERMA divina que procede do Pai!

“ora, esse não pode viver pecando porque é gerado de Deus! Esse ainda não nasceu pela segunda vez! Mas já foi gerado!

Por isso nós fomos regenerados pela semente divina, isto é, a regeneração do espírito e vejam em 1 PE 1:23 diz:

“pois, fostes regenerados, não semente corruptível”

Quando eu e você fomos gerados pela primeira vez de semente corruptível, isto é, de um esperma humano que era corruptível, quer dizer que depois de sair do corpo do homem, vive por umas certas horas e depois morre! É corruptível! Ao contrário da semente divina!

É uma semente que vive eternamente é o que diz aqui:

“pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, isto é, o Espírito Santo de Deus, mediante a palavra de Deus, mediante a promessa do Pai, para sermos filhos e filhas Dele, o qual vive e é permanente”

Queridos irmãos, a palavra do Senhor é permanente e eterna e Deus não muda e por isso fomos regenerados, e voltando agora em TT 3:5 temos o lavar regenerador do Espírito Santo e por isso estamos a ver que a lavagem regeneradora do Espírito Santo é que O recebemos através do batismo o Espírito Santo e o lavar regenerador e nos tornamos regenerados pelo Espírito Santo de Deus.

Mas também diz pelo lavar renovador do Espírito Santo e então o que é isso?  e voltando a 1 PE :2 diz:

“eleitos, fomos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, a sabedoria de

Deus Pai, em santificação do Espírito para a obediência”

O que é a santificação do Espírito? É que somos separados para vivermos uma vida diferente, nova e para sermos renovados na maneira de viver.

“somos santificados através do Espírito de Deus para obediência e pela aspersão do sangue de Cristo e graça e paz vos sejam multiplicados”

Irmãos, o Espírito Santo de Deus é a ajuda de Deus, é o consolo de Deus que nos ajuda a vencer as nossas fraquezas e que nos guia e se nós formos maleáveis e moldáveis vamos seguir essa guia e vamos então por em prática o que o Espírito Santo de Deus nos faz lembrar na nossa cabeça e vejam em JO 14:26 diz:

“mas o Consolador, esta ajuda do Pai, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em nome de Jesus Cristo e nos guiará e nos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito”

esta semente viva nos guia, esta essência do Pai, este poder espiritual de Deus, pela ajuda, digamos assim, por este DNA espiritual de Deus que nos ajuda e que está em nós e também nos guia. Mas também em JO 15:13 diz:

“ninguém tem maior amor que este: de dar alguém a própria vida em favor de nós”; e depois no v. 26 diz:

“quando, porém, vier o Consolador que Eu vos enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade que Dele procede; esse dará testemunho de Mim”

Então nos ensina o caminho de Deus e nos guia; e por isso o Espírito Santo de Deus que é esta chave espiritual nos ajuda a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo vai nos ajudar a mudar a nossa maneira de pensar e vai nos renovar! Da maneira de viver uma vez que recebamos o Espírito Santo.

Quando somos batizados recebemos o Espírito Santo, e depois de O receber, o trabalho do Espírito Santo de renovação começa e temos que perseverar nesse trabalho e continuar nesse caminho até o fim”! Em CL 3:8 lemos:

“agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto”

Tirem da vossa vida estas coisas todas: ira, indignação, maldade, indescência, a linguagem obscena do vosso falar, não mintam uns aos outros e por que? características do velho homem, e no v. 10:

“mas vos revestistes do novo homem”

É uma renovação, é uma lavagem renovadora com a ajuda do Espírito Santo de Deus que nos guia e que se faz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou.

O Espírito Santo de Deus nos ensina a sermos como Cristo é, nos ajuda a conhecer quem Cristo é e para nós sermos a imagem de Jesus Cristo Ele que nos criou e vejam no v. 12 diz:

“revesti-vos, pois, como eleitos de Deus”

Isto é, renovai-vos com a ajuda do Espírito Santo

“sendo chamados de termos afeto, misericórdia, bondade, benignidade, mansidão e longanimidade e esta atitude mental de que precisamos de por em frente, uma atitude mansa, de misericórdia, afetos de perseverança, longanimidade; suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente”

O irmão faz uma coisa errada, perdoa! O irmão diz uma coisa errada, perdoa!

“caso alguém tenha motivo de queixa contra outro assim como o Senhor vos perdoou assim também perdoai vós”

Estamos prontos a perdoar?

“acima de tudo, porém, esteja o amor que é o vínculo da perfeição”

Porque Deus é amor e temos que renovar-nos através da ajuda do Espírito Santo para sermos a imagem de Jesus Cristo que é a imagem do Pai e para nós sermos um! Isto é, conhecermos a Jesus Cristo, crescermos no conhecimento do Nosso Salvador Jesus Cristo e assim aplicar e ter a mesma graça e como lemos a pouco aos que são humildes Deus dá mais graça! É parte deste crescimento na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Vejam em EF 4:11-16 diz:

“Ele mesmo nos concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores, doutores e mestres”

Deus nos deu vários ministros com talentos e, digamos assim, dons do Espírito Santo para executarem certas capacidades no nosso crescimento espiritual, para nos ajudarem e Deus nos deu ministros e nós ouvimos estes sermões para nós fazermos o que? V. 12:

“com vistas ao aperfeiçoamento dos santos”

Da intenção de que nós venhamos a ser mais perfeitos para desempenho do seu serviço, para nós desempenharmos, fazermos as coisas que Deus quer que nós façamos e cada um de nós tem certas coisas para fazer para edificação do corpo de Cristo e da igreja de Deus até que todos nós cheguemos a unidade da fé! Sermos unidos! Na fé! Na esperança! E no pleno conhecimento do filho de Deus! Para chegarmos ao pleno conhecimento de Jesus Cristo!

“a perfeita varonilidade, isto é, ao homem perfeito”

Para sermos um homem perfeito como Jesus Cristo é, isto é, conhecer Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

“da medida da estatura e plenitude de Cristo”

Isso é que é crescer no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

“para que não sejamos mais como meninos agitados de um lado para outro e levados ao redor de todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens e da astúcia que induzem ao erro, mas seguindo a verdade em amor”

A verdade de sermos filhos e filhas de Deus e fazendo isso com amor de como Deus é.

“cresçamos em tudo naquele que é o cabeça Cristo para quem de todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta segundo a justa cooperação da parte que efetua o seu próprio aumento para edificação do mesmo em amor”

Queridos irmãos, Deus nos deu ministros na igreja para nos equipar e servirmos na igreja, para a edificação da igreja, para sermos unidos na fé, para crescermos em entendimento e conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo e para sermos um homem perfeito como Ele é seguindo esta verdade em amor, carinho, crescendo a plenitude de Cristo para que sejamos todos unidos crescendo em amor sendo um!

E por isso a meta é crescermos em unidade para sermos um, para crescermos a estatura de Cristo, para crescermos em amor, Cristo é a imagem do Pai e o Pai é amor.

E por isso, irmãos, eu posso dizer que ao fim disto tudo é muito simples que a finalidade é de sermos um como Cristo e o Pai são um e para nós sermos um. E isso foi o que Jesus Cristo orou que lemos a pouco.

E por isso, irmãos, não é crescer no conhecimento técnico acerca desta coisa desta profecia ou daquela outra, com dúvidas e isto é complicado para aquilo? Irmãos, está claro que doutrina é importante para não sermos enganados, mas precisamos de entender que a meta é de termos o caráter de Cristo, de sermos um homem perfeito à plenitude de Cristo para imitarmos a Ele.

E por isso, irmãos, dediquei hoje este sermão a explicar duas chaves espirituais para crescermos em graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A primeira é uma atitude mental de humildade e mansidão e de sermos maleáveis, e a outra com essa atitude a seguirmos com o Espírito Santo para sermos renovados dia a dia para virmos a ser um novo homem e por isso lemos em 2 PE 3:17-18:

“vós, pois, amados prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos, não suceda que arrastados pelo erro destes insubordinados caiam dessa vossa firmeza”

Não desviem do caminho, mantenham-se fiéis até ao fim, estejam a perseverar até ao fim.

“e cresçam na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

E com estes dois princípios: mansidão, humildade e seguindo, ainda, o Espírito Santo.

‘a Ele, irmãos, seja a glória tanto agora como no dia eterno, amém”