O Diabo Vai À Igreja

Você está aqui

O Diabo Vai À Igreja

Download (Baixar)
MP3 Audio (20.86 MB)

Download (Baixar)

O Diabo Vai À Igreja

MP3 Audio (20.86 MB)
×

Acredite ou não, Satanás desempenha um enorme papel na religião. Ele está muito interessado naquilo que acontece nas igrejas. Muitas vezes pensamos no diabo como um ser que está em algum lugar por aí, talvez causando problemas. Mas sabia que ele pode estar muito mais perto do que você imagina?

Você já parou para pensar que Satanás vai à igreja? Será que o diabo se infiltrou em sua igreja?

Em Apocalipse 12:9, a Palavra de Deus diz que “foi precipitado [do céu] o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (grifo nosso).

Que parte do mundo o diabo iludiu e enganou? Deus diz que foi o mundo inteiro. E isso inclui a religião. Portanto, se você crê na Bíblia, deveria reconhecer que Satanás enganou até mesmo as igrejas! Quais os sinais você deve observar para descobrir se Satanás se infiltrou em sua igreja?

Uma mescla de verdade e engano

Em suas primeiras páginas, a Bíblia revela alguns dos métodos de Satanás. Lembre-se da história do Jardim do Éden, onde Satanás disse a Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1). Então, Satanás contradisse Deus, dizendo: “Certamente não morrereis” (versículo 4).

Obviamente, era uma mentira. Mas isso poderia ser considerado uma meia-verdade no sentido de que Adão e Eva não morreriam imediatamente se desobedecessem a Deus. Contudo, a partir do momento que sucumbissem ao pecado, o custo disso certamente seria a morte deles.

Esse foi o começo de todo o engano. Eles comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que significava decidir o bem e o mal por si mesmos, sob a influência de Satanás. E isso conduziu a humanidade a uma moralidade misturada com mentiras e verdades. Ao longo da história, através de muitas meias-verdades, Satanás levou as pessoas a interpretar mal as palavras de Deus. Ele quer que tomemos decisões que nos afastem do que é certo.

Mas você pode pensar: Eu não seria enganado nem minha igreja poderia estar no caminho errado! Entretanto, como vemos aqui na primeira interação de Satanás com a humanidade, ele não aparece como um ser de aspecto maligno. Satanás tem esquemas e táticas, e em 1 Pedro 5:8 vemos uma parte dessa estratégia: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (ARA).

Provavelmente, você já assistiu a vídeos que mostram leões caçando. Eles se escondem e se camuflam muito bem, esperando um momento oportuno para atacar. Assim também é Satanás; ele é mau, mas não deixa essa maldade transparecer. Ele é enganador, sutil e astuto.

E foi assim que Satanás tentou enfraquecer Jesus Cristo quando Ele acabou Seu ministério terreno. Você deve estar familiarizado com esse relato do quarto capítulo de Mateus. Cristo jejuou por quarenta dias e noites, então Satanás veio tentá-Lo. Ele levou Jesus do deserto para o imponente complexo do templo de Jerusalém e depois fez algo chocante.

Ele citou as Escrituras! Ele disse a Cristo para pular dali, citando Salmos 91:11-12: “Porque aos Seus anjos [Deus] dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé em pedra”.

Isso é realmente o que dizem as Escrituras. Mas será que Deus Pai gostaria que Jesus saltasse de um edifício apenas para provar isso? Ele prometeu proteção angelical, mas isso não era para ser usado como exibicionismo.

Então, vemos aqui Satanás usando a sagrada Palavra de Deus de uma forma inteiramente errônea e maligna para tentar enganar Jesus Cristo. Essa é a estratégia de Satanás. O diabo deturpa propositadamente a Palavra de Deus. Ele sabe como usar as Escrituras para distorcê-las. Ele tirará qualquer Escritura do contexto para mudar o significado dela.

Portanto, é importante perguntar-se: Será que conheço tão bem as Escrituras? Será que as conheço o suficiente para provar um ponto de vista? Eu conseguiria justificar minhas crenças me apoiando sempre na verdade?

Muitas vezes, quando surge alguma discussão sobre a Bíblia, a conversa é mais ou menos assim: “A Bíblia diz algo sobre isso ou pelo menos parecido com isso, certo? Ou “Acho que isso está na Bíblia”. Geralmente a citação está descontextualizada, parafraseada, incorreta ou até mesmo conflitante com a Bíblia.

Não se engane: O diabo conhece a Bíblia! Mas ele a usa de forma enganosa. Ele fez isso com Jesus e faz isso com as igrejas. Sem dúvida, isso é algo assustador. Então, a melhor coisa que você pode fazer é conhecer também a Bíblia e ser capaz de aplicá-la corretamente ou será persuadido e enganado.

Satanás ensina um evangelho diferente

É interessante saber que Satanás também ia à igreja na época dos apóstolos. O apóstolo Paulo escreveu às congregações da Galácia: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro [pois não era as boas novas], senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (Gálatas 1:6-7, ARA).

O apóstolo Paulo sabia que Satanás estava na igreja apresentando um evangelho completamente diferente, que era uma mensagem falsa. Então, a igreja que você frequenta ensina a verdadeira mensagem de Jesus Cristo?

O que é exatamente essa mensagem de Cristo? É a mensagem de Deus para a humanidade. As boas novas são a mensagem do propósito e do plano de Deus. E isso envolve a necessidade de salvação da humanidade e a exigência de Deus de que nos arrependamos do pecado, aceitemos o sacrifício de Jesus Cristo e obedeçamos aos Seus mandamentos, além de acreditar que Cristo retornará para estabelecer Seu reino na Terra para que possamos nascer na família de Deus.

Enquanto isso, Satanás continua indo à igreja para espalhar sua influência e confundir as pessoas. Infelizmente, a maior parte do cristianismo está fundamentado em uma mensagem falsa.

Você já ouviu essa importante passagem sendo citada em sua igreja? “O que o SENHOR, Seu Deus, requer de você? Somente que você tema o SENHOR, Seu Deus, que viva de maneira agradável a Ele e que ame e sirva ao SENHOR, Seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Obedeça sempre aos mandamentos e decretos do SENHOR que hoje lhe dou para o seu próprio bem” (Deuteronômio 10:12-13, Nova Versão Transformadora).

Em sua igreja, você ouve muito sobre a obediência às leis de Deus? Sem dúvida, Jesus Cristo achava isso importante, pois Ele disse: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo?” (Lucas 6:46; comparar Mateus 5:19; 7:21; 19:17). O fato é que a verdadeira religião exige obediência aos mandamentos de Deus, que foram entregues a nós para o nosso bem.

Satanás usa emoções e ideias equivocadas

Isso mesmo, Satanás vai à igreja! Mas você precisa estar alerta para perceber a influência dele. Talvez você esteja pensando que é muito divertido e emocionante participar de sua igreja. Pois quando você sai do culto, sente-se bem consigo mesmo e alegre por não estar envolvido em formalidades enfadonhas como as que existem em outras igrejas.

Isso é compreensível. Pois, depois de uma semana difícil, você quer se sentir bem e emocionalmente revigorado. Isso é algo bom, mas e quanto à adoração a Deus? O que o culto a Deus tem a ver com apresentações de bandas gospel e eventos de comes e bebes?

A verdadeira adoração é muito mais do que apenas emoção e entretenimento. Satanás adora despertar sentimentos equivocados. Será que tudo o que você acha bom realmente é benéfico para você? Lembre-se que Satanás convenceu Adão e Eva a aproveitar da árvore do conhecimento do bem e do mal — fazendo parecer certa uma escolha errada (ver Provérbios 14:12; 16:25). Hoje ele vai à igreja para enganar e distorcer a mensagem de Jesus, além de perverter a forma de adoração a Deus.

E para ver isso basta ponderar nos feriados religiosos mais populares, o Natal e o Domingo de Páscoa. Você acha que essa é uma forma de adoração bíblica? Não. Quais os dias de adoração ordenados na Bíblia? Os Dias Santos de Deus. Sem dúvida, Deus se importa com a forma que você O adora. Será que você adora a Deus em qualquer dia que quiser ou no santo Sábado (definido por Ele como sendo do ocaso da sexta-feira até o ocaso do sábado)? Lembrando que Jesus disse que Ele é “Senhor do sábado” (Marcos 2:28).

Lembre-se do que aconteceu com Adão e Eva. Eles foram banidos e afastados de Deus. Lembre-se de que o instrumento mais eficaz de Satanás é o engano.

As advertências de Deus sobre um grande engano

O apóstolo Paulo advertiu ao jovem ministro Timóteo: “Nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).

Você já ouviu algum ministro lhe dizer algo que não correspondesse exatamente ao que está na Bíblia? Se sim, qual foi a sua reação? Você mais ou menos aceitou aquilo? Você ignorou a conversa? O que você fez?

Observe que Paulo fez outra enérgica advertência em sua seguinte carta a Timóteo: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Timóteo 4:3-4).

Que advertência importante! O diabo conta uma história convincente, que parece crível e ainda contém alguns elementos verdadeiros. Porque Satanás adora confundir. Ele adora entremear as coisas, misturando o mal com o bem. Ele consegue ser persuasivo e seu poder de enganar torna isso ainda mais convincente, mas na verdade é tudo ficção — uma ficção mortal.

A frequência espiritual de Satanás

Efésios 2:1-2 diz: “Antigamente vocês...seguiam a multidão e eram bem iguais a todos os outros, cheios de pecado e obedientes a Satanás, o poderoso príncipe do poder dos ares que está operando agora mesmo no coração daqueles que estão contra o Senhor” (Bíblia Viva). Satanás é um espírito influente e controlador, que age na humanidade para gerar uma atmosfera de iniquidade e rebelião contra Deus.

Ele criou uma espécie de “rede sem fio” espiritual e, como o ar que nos cerca, ela permeia o nosso mundo. Assim como o ar ao nosso redor está saturado com sinais de antenas de celular e de radiodifusão, o diabo quer controlar nossas mentes nos fazendo sintonizar em sua rede móvel, sua dark web, sua frequência maligna. Satanás satura o mundo com sua perversa transmissão espiritual de egoísmo, de atitudes pecaminosas e de reações incorretas. E, infelizmente, nossas mentes são muito receptivas a isso.

Qual o resultado disso? Satanás influencia a humanidade — inclusive as igrejas — a incompreender e rejeitar a Deus e a Sua lei. Em 2 Coríntios 11:14, o apóstolo Paulo adverte que “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. Ele adora esse baile de máscaras. Ele adora jogar, se disfarçar e fingir, fazendo com que certas coisas pareçam religiosas, boas e corretas. Mas que, na verdade, não são. As religiões do mundo, inclusive grande parte do cristianismo, foram erigidas sobre o fundamento errado — o fundamento do engano de Satanás.

Talvez você não esteja convencido de que Satanás vá à igreja. Mas eis aqui algo em que pensar: Com que frequência você ouve falar sobre o pecado e suas consequências nas igrejas cristãs de hoje? Talvez você pense que isso não seja tão importante. Mas a sua Bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei de Deus (1 João 3:4, ARA), ou seja, cruzar a linha que Deus nos proibiu de cruzar.

Ainda assim, muitas igrejas ensinam que Jesus pregava apenas o amor e a graça. Porém, esse não é o quadro completo. Quando Cristo curou milagrosamente um homem, Ele lhe disse: “Toma tua cama e anda” (João 5:8). Mas Ele disse só isso? Não. Jesus disse-lhe também: “Não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior” (versículo 14).

Como vemos, a verdadeira mensagem é a que conta toda a história. O povo de Deus deve se parecer com Deus, vivendo à maneira dEle. Sempre que nos afastamos dessa perspectiva, deixando de viver à maneira de Deus, incorremos em rebelião. E isso é pecado e é inaceitável para Deus. Todavia, assim é a natureza humana sob a influência corruptora de Satanás.

A natureza divina e a natureza humana

Paulo escreveu em Gálatas 5:19-21: “Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade... discórdias, ambições egoístas...divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas... Quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus” (Nova Versão Transformadora).

E o que Deus tem a dizer sobre isso? O pecado é um grande problema! Caso seja religioso, você precisa refletir se está se esforçando para vencer essa natureza em sua vida.

Existe uma solução: o arrependimento. Mas você tem que entender o que isso significa. O arrependimento é um estado de profunda consternação por transgredir as leis de Deus juntamente com o abandono do pecado. Isso implica uma entrega total à vontade de Deus e uma mudança real no modo de pensar e agir. Assim você começa a enxergar cada vez mais a malignidade do pecado e a imensa benignidade de Deus, de Suas leis e de Seu caminho de vida. E você fica grato pelo extraordinário sacrifício que Jesus Cristo fez para pagar os seus pecados.

Será que sua igreja ensina sobre o verdadeiro arrependimento? Isso é absolutamente necessário. Atos 26:20 nos diz: “Todos devem arrepender-se, voltar-se para Deus e mostrar, por meio de suas boas obras, que mudaram de rumo” (Nova Versão Transformadora). A Bíblia diz que a obediência é a prova do arrependimento. Assim, quando obedecemos a Deus, demonstramos que nosso arrependimento é sincero.

Obviamente, essa é a última coisa que Satanás quer que você faça. Pois, ele não quer que você mude. Mas você pode vencer a influência dele e escapar de seu controle.

Seguir a Deus ou a tradições humanas?

Atos 2:38 enfatiza esse ponto dizendo como podemos mudar: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

O que isso significa? Alguns pensam que você pode receber o Espírito de Deus simplesmente pedindo a Jesus que entre em seu coração. Talvez você creia que um sentimento emocional indique que você tem o Espírito de Deus ou é suficiente um ministro dizer que você o tem ou basta você ter fé que isso seja verdade.

Talvez você tenha atendido ao apelo de algum pregador para ir até o púlpito e ficou tão emocionado que quis entregar sua vida ao Senhor. Ou quem sabe você leu algum folheto evangelístico e fez a “oração do pecador” e tenha se considerado salvo dali adiante.

Mas será que todas essas ideias e experiências são más? Elas parecem boas e justas para muitas pessoas. Mas o diabo está envolvido até mesmo nos conceitos de recebimento do Espírito de Deus. Como assim? Vamos comparar essas ideias com o que diz a Bíblia.

Atos 8:17 nos diz claramente como uma pessoa recebe o Espírito de Deus: “Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo”. Aqui descreve pessoas que creram e foram batizadas, mas para receberem o Espírito de Deus era preciso haver imposição de mãos.

O ato de um ministro de Jesus Cristo impor as mãos e orar sobre você, logo após o batismo, significa ser separado por Deus. Essa é a maneira e o momento corretos de recebimento do Espírito Santo.

Então, isso aconteceu com você? A sua igreja segue essa prática — ou ela tem alguma outra tradição? Cristo foi muito enfático sobre tradições humanas, dizendo: “Vocês desprezam a lei de Deus e a substituem por sua própria tradição” (Marcos 7:8, Nova Versão Transformadora).

Leia a história do cristianismo e descubra o que realmente aconteceu ao longo do tempo. Você verá que a mescla de símbolos, datas, feriados religiosos e rituais pagãos criados pelo homem no cristianismo resultou em uma religião antibíblica que ainda está ativa hoje.

Pense nisso: Há falsas tradições no cristianismo! Nele há feriados religiosos com nomes que parecem ser cristãos, mas que ignoram as instruções de Deus de observar Seus Dias Santos (ver “Natal: A História Que Nunca Foi Contada”, começando na página 11). Esses são outros exemplos da mistura da verdade com o engano por parte de Satanás, que faz o errado parecer certo.

Você já averiguou isso? Há uma poderosa declaração em Isaías 8:20 que diz: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (ACF).

Seguir as tradições humanas ou obedecer a Deus?

Sem dúvida, Satanás realmente vai à igreja. Espero que você comece a enxergar como a religião foi enganada pelo diabo e que a verdadeira adoração deve ser baseada somente nas instruções de Deus.

Será que você também foi iludido? Não deixe a influência de Satanás fazer com que você ignore a verdadeira fé bíblica. Esteja atento aos sinais de alerta. Pergunte-se: Será que eu e minha igreja confiamos realmente em toda a Bíblia? Jesus Cristo disse que devemos viver “de toda palavra” de Deus (Mateus 4:4; Lucas 4:4).

A sua igreja enfatiza a obediência a Deus, seguindo a vontade e o caminho dEle? O apóstolo João escreveu: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:3-4).

A sua igreja ensina sobre o pecado e a necessidade de arrependimento como um requisito para uma mudança de vida? A sua igreja segue a prática bíblica do batismo e da imposição de mãos para o recebimento do Espírito de Deus? Releia as Escrituras acima que falam exatamente sobre isso, pois elas são claras.

Agora é a hora de saber quem está determinado a atender as instruções de Deus. Satanás adora imitar, apresentando suas ideias como verdade, mas sempre com o intuito maligno de desafiar a Deus.

Procure fazer parte do povo de Deus, que Apocalipse 12:17 define como aqueles “que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”.

Oramos para que você busque, como Jesus disse em João 4:23, adorar “o Pai em espírito e em verdade”!

Saiba mais

Acredite ou não, você tem um inimigo — um inimigo perigoso que quer enganar e destruir você! Você precisa entender como ele pensa e age e quais são seus métodos. Peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico “Existe Realmente um Diabo?”. Um exemplar gratuito está esperando por você!