Comentário Bíblico: Levítico 3

Você está aqui

Comentário Bíblico

Levítico 3

Como observa a Bíblia de Estudo Thomas Nelson: “A palavra hebraica para paz significa ‘completitude, plenitude, integridade, sanidade’. Quando uma pessoa tem isso em todas as suas dimensões, essa pessoa está em paz. As ofertas pacíficas eram momentos de festa, confraternização, música e desfrute da salvação como um grande presente de Deus (ver Levítico 7:11-21). Paulo descreve Jesus Cristo como nossa perfeita oferta de paz (ver Colossenses 1:20)” (nota sobre Levítico 3:1). Na oferta pacífica, ao contrário de outras ofertas, o ofertante era autorizado a consumi-la e assim encontrar satisfação nela: “Deus, o homem e o sacerdote, todos alimentando-se juntos encontrando satisfação nessa oferta. Primeiramente, Deus tem a Sua parte e fica satisfeito, assim Ele a declara muito boa. Pois, “é oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR”. O homem (em Cristo), como ofertante, recebe sua parte e tem permissão compartilhar essa oferta com seus amigos. E o sacerdote, ou seja, Cristo em Seu caráter oficial, também fica satisfeito, e até mesmo Seus filhos ficam satisfeitos junto com Ele. Que grandioso cenário é apresentado aqui para nós! O ofertante celebra com Deus, com Seu sacerdote e com os filhos do sacerdote" (The Law of the Offerings [A Lei das Ofertas, em tradução livre], Andrew Jukes, p. 108).

Nesse cenário, não apenas Deus fica satisfeito, mas também toda a família sacerdotal — símbolo da família de Cristo, a Igreja de Deus. O mesmo ocorre com o próprio ofertante. Cristo deu o exemplo aqui. E Isaías profetizou sobre Ele: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito” (Isaías 53:11, ARA). Na verdade, a oferta de vida dEle a serviço de Deus foi Seu alimento. Ele disse: “A Minha comida é fazer a vontade Daquele que Me enviou e realizar a Sua obra” (João 4:34). Na verdade, geralmente tinha que haver uma “oferta queimada” para que houvesse uma oferta pacífica. Pois a oferta pacífica deveria ser oferecida “em cima do holocausto” (Levítico 3:5). Ao estar alinhado com a vontade divina, representada pela oferta queimada, o adorador estaria em posição de ter comunhão com Deus e com sua família na divisão da oferta pacífica.

Assim como acontece com as outras ofertas, há muito mais coisas a serem ditas sobre essa oferta de paz — especialmente quando, no sétimo capítulo, elas são usadas como ofertas de ação de graças ou de louvor ou de voto. Novamente, incentivamos um estudo pessoal desse assunto, pois ele é muito amplo para ser abordado aqui.