O Que Significa Viver Pela Fé?

Você está aqui

O Que Significa Viver Pela Fé?

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.42 MB)

Download (Baixar)

O Que Significa Viver Pela Fé?

MP3 Audio (54.42 MB)
×

Alguns confundem FÉ com “emoções”. Eles tentam desenvolver a fé, desenvolver um sentimento emocional, uma piedade e devoção puramente exterior, que impressiona, pois é hipócrita. Mas esses sentimentos e emoções são da carne. A fé é um assunto ESPIRITUAL. Que tipo de fé Deus busca?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Vivemos num mundo materialista e que perdeu o caminho do verdadeiro Deus, este mundo está ignorante da verdade e do verdadeiro caminho da vida, assim como está ignorante do poder de Deus e das promessas de Deus e por isso, irmãos, vivemos num mundo sem fé!

Porque precisamos de entender realmente o que é fé de acordo com a Bíblia e o que significa viver pela fé!

Ora, este é meu tema do meu sermão de hoje pois sem fé é impossível agradar a Deus e isso é o que lemos em HB 11:6:

“porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus cria que DEUS EXISTE, e que Ele é o GALARDOADOR dos que O buscam”

Deus é Aquele que vai dar uma recompensa ou por outro lado é Aquele que vai julgar uma recompensa positiva ou negativa e por isso devemos ter um verdadeiro TEMOR de Deus! E em HB 10:30 diz assim:

“por bem conhecemos aquele que disse: minha é a vingança e darei a recompensa, diz O Senhor e outra vez: O SENHOR JULGARÁ O SEU POVO”

Deus é quem vai recompensar e quem vai dar o galardão, mas também é Aquele que vai julgar e lemos aqui que nós temos que viver pela fé, temos que ter fé porque ao fim de contas a fé como lemos nov. 6 de HB 11 é saber que Deus existe e galardoador dos que O buscam e Deus é que nos dá a recompensa e por isso temos que viver pela fé; OS JUSTOS VIVERÃO PELA FÉ!

Queridos irmãos, ninguém pode nascer como ser espiritual ou como vemos na Bíblia: nascer de novo ou ressuscitar como ser espiritual na primeira ressurreição para estar no glorioso reino de Deus sem ter fé!

Irmãos, fé não é um pensamento positivo porque essa ideia é um método humano de auto decepção porque pessoas dizem ou pensam: olha, acredito que dia após dia estou ficando melhor pessoa! Isso é como fosse uma auto inicialização como tentar vencer pela sua própria força em PV 28:26 lemos:

“o que confia no seu próprio coração é insensato”

Isto é, uma pessoa tola e nós não podemos confiar no nosso próprio coração e isto é o que Deus nos diz!

“mas o que anda em sabedoria será salvo”

Queridos irmãos, algumas pessoas confundem fé com uma emoção e querem, digamos assim, desenvolver a fé o que significa desenvolver um sentimento emocional, um sentimentalismo significa uma piedade exterior, isto é, o sentimentalismo hipócrita.

Esses sentimentos de emoções são carnais, não são do Espírito lá do alto e por isso a verdadeira fé é um assunto espiritual e por isso, então, o viver pela fé certamente não significa que você ande por aí com sentimentos emocionais agindo de uma maneira devocional exterior hipócrita o que a maioria chama de esta pessoa é tão espiritual!

Ou fé não é seguir sinais físicos ou mentais ou o que as pessoas pensam que viram; então? Que tipo de fé é que Deus busca? É importante entendermos porque sem fé viva você NUNCA entrará no reino de Deus. Precisa entender bem o que é fé?  ora, em HB 6:1 lemos acerca dos princípios básicos da doutrina:

“por isso deixando os rudimentos da doutrina e Cristo seguimos até a perfeição não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e fé em Deus!”

Mas, irmãos, entendemos o que é a fé? Se não entendemos o que é fé ainda nem começamos nas doutrinas fundamentais e em 2 CO 5:17 lemos:

“assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram e de novo eis que tudo se fez novo”

Queridos irmãos, andamos na fé e precisamos de andar neste caminho e vejam no v. 7 diz:

“porque andamos por fé e não por vista”

Então pela fé nos tornamos uma criatura nova e como? Vejam em 2 CO 4:18:

“não entendendo nós nas coisas que se veem, mas não se veem porque as que se veem são temporais e as que senão veem são eternas”

Ah, buscamos coisas reais, tangíveis e que não vemos, buscamos coisas reais e eternas, mas que não se veem então vamos ler esta definição da fé em HB 11:1:

“ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, a fé é a certeza e o firme fundamento das coisas que se esperam e as coisas que se não veem”

A fé é a certeza e o firme fundamento de antes de possuirmos essas coisas, é a prova, é a evidência do que ainda não temos e do que ainda não vemos ou possuímos, a fé é a evidência do que você vai ter, possuir, é uma absoluta confiança que vai ter, digamos assim, é como se fosse uma garantia da certeza.

E por isso, queridos irmãos, pondo a definição da fé de uma maneira muito simples: A FÉ É A CONFIANÇA NO DEUS INVISÍVEL PARA REALIZAR O QUE ELE AINDA NÃO FEZ!

A fé é a confiança que Deus fará o que Ele disse que ia fazer, mas que ainda não fez! É o firme fundamento, essa certeza absoluta, confiança certa e que Ele fará e que a carne mortal não pode fazer!

É alguma coisa para além, digamos assim, do que para nós é possível e vejamos então em RM 10:17:

“de sorte que a fé é pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”; em EF 5:17:

“por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”

Então, pela Palavra de Deus, a Bíblia, aprendemos a vontade do Senhor e as promessas Dele e ouvimos por essa Palavra o que Ele diz e por isso a fé vem pelo ouvir o que Deus diz!  e ter absoluta confiança e firme fundamento no Deus invisível e que ele vai realizar o que diz que não fez embora para a carne física seja impossível!

E por isso, irmãos, temos que estudar a Bíblia e por isso irmãos não temos que ser ignorantes das promessas de Deus assim como também não sermos ignorantes da vontade de Deus!

Porque a fé é baseada na vontade de Deus e acreditar no que ele diz e em HB 6:17-18 lemos:

“por isso querendo Deus mostrar muito mais abundantemente habilidade conselho aos herdeiros da promessa se interpôs com juramento para que duas coisas imutáveis nas quais; primeiro: é impossível que Deus minta e segundo: temos a firme consolação nós o que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.

A vontade, e as promessas de Deus e que Ele prometeu! E com juramento como está escrito no v. 17 e porque Deus não pode mentir; e irmãos, podemos estar cem por cento confiantes que Deus fará o que prometeu! E por quê? Porque Ele não mente! E porque ele prometeu e jurou! Vejamos então alguns casos históricos em GN 22 vemos o caso de Abraão.

E aí vemos que em GN 12 foi dito para sair da casa dos pais, e ele saiu e acreditou em fé e em GN 22 vemos este teste enorme de Abraão no v. 3:

“então, de manhã se levantou Abrão na madrugada e albardou o seu jumento e tomou dois dos seus moços e Isaque seu filho e cortou lenha para o holocausto e levantou-se e foi ao lugar que Deus lhe dissera”

Por quê? Porque disse no v. 2:

“toma teu filho, único filho, a quem amas e vai a terra de Moriá e oferece-o ali como holocausto”

E para a carne mortal era impossível oferecer o seu filho, Isaque, e através desse seu filho dele viria uma grande nação, mas ele confiou em Deus e fez o que Deus disse para ele fazer, ele obedeceu! Em fé! Confiou completamente em Deus e na sua promessa e então vemos nos vs. 11-12:

“mas o anjo do Senhor bradou dos céus e disse: Abraão, Abraão e ele disse: eis-me aqui e então disse: não estendas a tua mão sobre o moço e não lhes faça nada porquanto agora sei que temes a Deus”

Ele é o nosso juiz e temos que ter respeito e fé que quer dizer que acreditamos que ele existe e temos fé, respeito e temor de Deus e sabemos que Ele é o nosso galardoador e juiz para o positivo ou negativo e diz assim:

“agora sei que temes a Deus e não me negastes teu único filho”

E por isso ele acreditou na promessa de Deus, mas teve que fazer qualquer coisa como praticar e obedecer as instruções para demonstrar que tinha fé! E confiança! Em Deus que pode fazer o impossível! Eno v. 16 de GN 22 lemos:

“e de Mim mesmo jurei disse o Senhor quando fizestes esta ação e não me negastes teu único filho (juramento e promessa de Deus) que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos”

Esta promessa ficou garantida e depois diz:

“em tua descendência serão benditas todas as nações da terra e através de Jesus Cristo todas as nações serão benditas e porque obedecestes a minha voz”

A promessa ficou incondicional e a Abraão e a seus descendentes dele e em GN 26 lemos uma vez mais que Abraão foi obediente e teve fé no v. 5:

“porquanto Abraão obedeceu a minha voz e guardou o meu mandamento, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis”

Abraão obedeceu e creu em Deus, mas não foi uma confiança através de desobediência e vemos que teve fé e fez por isso a vontade de Deus e por isso a obediência demonstrou a fé e em RM 4:2 lemos:

“porque se Abrão foi justificado pelas obras tem do que se gloriar, mas diante de Deus”; e no v. 3: “porque nas escrituras creu Abraão em Deus e lhe foi imputado como justiça”

Porque acreditou e fez o que Deus disse para fazer, mas ele acreditou!

”mas aquele que não pratica e justifica o ímpio a sua fé lhe é imputada como justiça”

Queridos, assim também Davi declara:

“bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem obras dizendo:  bem-aventurado aqueles a quem as maldades são perdoadas e cujos pecados são encobertos”

Vocês sabem que Davi cometeu muitos pecados, mas se arrependeu e acreditou em Deus e fez a sua parte e por isso a graça que ele recebeu foi por acreditar em Deus e uma vez que se arrependeu viveu a obedecer a Deus e leiam por ex. O v. 12 de RM 4:

“e fosse pai da circuncisão daqueles que não são somente da circuncisão, mas que também estão nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão que tivera na incircuncisão”

O nosso pai Abraão, espiritual, o pai da fé, ele obedeceu antes da incircuncisão e obedeceu depois, mas ele andou na fé e vejam por ex. No v. 13:

“porque a promessa de que devia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei de Abraão ou a sua posteridade, mas pela justiça da fé”

Porque obedeceu e então Deus disse a ele: porque obedecestes em fé, a este teste da fé, então Deus jurou e acreditas em Mim e tens completa confiança em Mim Deus lhe jurou a promessa que é pela fé e foi feita por sua confiança em Deus.

Ora, Abraão teve um tipo de obediência fiel que Deus existe de todos os cristãos e quando Deus diz: faz isto o fazes em confiança a Deus, embora, não sejamos perfeitos! Deus nos perdoa!

Mas hoje em dia as pessoas não têm o temor de Deus! E não querem obedecer a Deus com absoluta confiança e absoluta fé e vemos outro ex.  em Noé em GN 6:22 sabemos da estória de Noé, mas diz assim ao fim deste v.:

“assim fez Noé conforme tudo Deus mandou assim o fez”

Teve confiança fez as coisas que foram ditas para ele fazer, obedeceu! Em HB 11:7 diz:

“pela fé Noé divinamente avisado das coisas que ainda não se viam temeu! Respeitou a Deus!  ouviu e obedeceu! E diz: para salvação da sua família preparou a arca, obedeceu, pela qual condenou o mundo e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”

Fez isso em fé! Não é que teve este tipo de fé, coisas que ainda não se viam como lemos no v. 7 e por isso teve temor de Deus, ora. Está claro durante estes anos, dezenas de anos, em que Noé esteve a construir esta arca todas as pessoas o estavam a desprezar, a abusar, a ridicularizar, ele sofreu perseguição e com fé absoluta ele confiou em deus pois sabia que Deus não poderia mentir.

E por isso obedeceu a Deus e fez o que Deus disse a ele para fazer e Noé provou que tinha fé em Deus e agindo de acordo com essa fé, obedecendo incessantemente a Deus; Noé tinha uma fé viva e salvadora.

A mesma fé que você e eu precisamos de ter para virmos a ser filhos e filhas de Deus na sua família no reino de Deus! E outro ex. Em DN 3 e vemos a fé de Sadraque, Mesac e AbedeNego  e vamos então a começar a ler do v. 4:

“e o arauto apregoava em alta voz: ordena-se a vós ó povos, nações e línguas e quando ouvires o som da trombeta, da flauta, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda a espécie de música prostrar-vos-eis e adorareis a estátua de ouro do rei Nabucodonosor tem levantado”

“e qualquer que não se prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente”

E vocês sabem a estória e vamos ler então no v. 10:

“tu, ó rei, fizestes um decreto pela qual todo o homem que ouvir o som da trombeta, da flauta, ......., e de toda a espécie de música prostar-se-á e adorará a estátua de ouro e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente”

“mas há uns homens judeus aos quais constituístes sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesac e Abedenego, esses homens ó rei não fizeram caso de ti, até os teus deuses não servem nem adoram a estátua de ouro que levantastes e então Nabucodonosor com ira e furor mandou trazer Sadraque, Mesac e Abedenego “

“e trouxeram a estes homens perante o rei e falou Nabucodonosor a eles e disse: é de propósito Sadraque, Mesac e Abedenego que vós não servis a meus deuses sem adorares a estátua de ouro que eu levantei?”

v. 15: “agora, pois, se estais prontos quando ouvires o som da trombeta, da flauta, da harpa, .... e de toda a espécie de música para vos prostares e adorares a estátua que fiz bom é, mas se não adorares sereis lançados na mesma hora dentro da fornalha de fogo ardente e quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

Fisicamente era impossível e então no v. 16:

“responderam Sadraque, Mesac e Abedenego e disseram ao rei Nabucodonosor: não necessitamos de te responder sobre este assunto, pois, se o nosso Deus a quem servimos pode livrar e Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e da tua mão ó rei; e, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos os teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantastes”

O que você iria dizer? Perante uma situação deste modo? Você iria dizer: olha, não acho que Deus seria justo e de me castigar por causa disto, pois, é só um minutinho, vou me abaixar e tal e pronto o problema está resolvido e Deus entende que eu estou sendo forçado, é o que você diria?

E ao fim de contas deus diz: para sermos obedientes aos líderes da nação; então, você se justificaria deste modo? Seria fácil dizer isso, não é? Mas Deus não os resgatou nesta fase crucial, mas Deus fez com que eles tivessem que ultrapassar o ponto de ajuda humana!

Ninguém poderia ajudar agora porque disseram: não, não vou me sujeitara qualquer humano exceto a Deus!

E por isso Deus permitiu ou fez com que estes três percorressem o caminho inteiro de demonstrar a sua fé antes de intervir porque uma vez a fé é acreditar em Deus e fazer com que a humanidade vê é impossível então tem que passar este ponto e então quando é impossível é que Deus vai intervir.

E por isso, as vezes, Deus vai permitir uma provação da sua fé e da nossa fé e veja então o que o rei Nabucodonosor disse depois de Deus ter feito a intervenção e o rei disse no v. 28:

“falou o rei Nabucodonosor dizendo: bendito seja o Deus de Sadraque, Mesac e Abedenego que enviou o seu anjo e livrou os seus servos que confiaram Nele, pois, violaram a palavra do rei preferindo entregar os seus corpos para que não servissem e nem adorassem a outro deus se não o seu Deus”

Irmãos, isso é que é fé, passar o que é uma mente humana impossível e em JO 5:30 falando acerca de Cristo:

“Eu não posso de mim mesmo disse Jesus fazer alguma coisa como ouço assim julgo e meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”

Jesus Cristo disse que não podia fazer alguma coisa de Si mesmo e por quê? Porque lemos em FP 2:6-7 que Ele se fez a Si mesmo um ser humano e que se esvaziou de ser igual a Deus e veio à Terra como homem sem ter de ser Deus e por isso que Ele diz: fé no Pai e em JO 14:10:

“não crestes que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim?  as palavras que eu vos digo não são as digo de Mim mesmo, mas o Pai que está em Mim é quem faz as obras”

O Pai que está em Mim é que faz as obras, não sou Eu é o Pai e estamos a entender isto, irmãos? O Pai que vivia em JC pelo poder do Espírito Santo fez as grandes obras, os grandes milagres de JC.

Ora, não é que JC tinha autoconfiança, mas tinha confiança no poder de Deus, JC tinha a fé de Deus porque confiava em Deus! Um ponto importante aqui, irmãos, é que JC não viveu uma boa vida para você não precisar de viver uma vida correta, isto é, JC não viveu uma boa vida para você não obedecer, ou em outras palavras, você está dispensado de obedecer a Deus.

Você não está dispensado de vencer a carne, sim, você não tem o poder, mas também por outro lado não está dispensado e por isso temos que ter fé e não no nosso poder, mas no poder de Deus! E por isso precisamos de ter obras, ter uma fé viva confiando no poder de Deus em nós! E através do poder do Espírito Santo  e em TG 2:20:

“mas ó homem vão queres saber que a fé sem obras é morta?” e v. 21:

“porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? As obras provaram a fé dele em vez que a fé cooperou com as obras e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada, pela obediência”; e vejam em RM 3:31:

“anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma antes estabelecemos a lei”; e RM 3:24:

“sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus ao qual Deus propôs para propiciação pela fé o Seu sangue para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sobre a preciência de Deus para demonstração da sua justiça neste tempo presente para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”

Somos justificados e feitos justos perante Deus, somos reconciliados pela fé! Por acreditar! No sacrifício de JC! E veja no v.28:

“concluímos, pois, que o homem é justificado, feito justo, é reconciliado com o Pai pela fé sem as obras da lei”

De graça! Porque obedecemos a Deus, mas não são as obras a lei que nos justificaram, é a fé porque obedecemos a Deus, mas em RM 2:13 lemos:

“porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”

Uma vez que somos perdoados e desde que Deus através do sacrifício de JC   em quem acreditamos e que nós obedecemos em fé, é o sacrifício de JC que o justifica”

Não são as nossas obras, mas agora fomos justificados a este ponto para que continuarmos a ser justificados para continuarmos na condição de estarmos reconciliados com Deus, o Pai, até ao fim e temos que agora como diz no v. 13:

“temos que praticar a lei para sermos justificados ao final da nossa vida, temos que obedecer e por isso essa graça de Deus é condicional a nós, na condição que agora, agora, depois de estarmos justificados e reconciliados não continuamos no mesmo caminho de quebrar as leis Deus e por isso em RM 1:17 onde diz:

“porque ele se descobre justiça de Deus e de fé como está escrito: o justo viverá pela fé”

Temos que viver pela fé, de fé a fé, então o que é isto de fé a fé? Como? Qual a fé? A nossa fé e em FP 3:9 lemos:

“e seja achado nele não tendo aminha justiça que vem da lei, mas da justiça que vem de Deus pela fé; pela fé de Cristo”

Por que estou a dizer que é pela fé de Cristo? Porque em várias traduções originais como a Almeida de 1819 e tenho em word o documento dessa tradução e se vê na página 1266 que é onde está FP 3:9 e que se lê:

“e nele não seja achado tendo minha justiça que é da lei, mas que é pela FÉ DE CRISTO, a saber a justiça que de Deus é pela fé”

Irmãos, é a fé de Cristo, de fé a fé, da fé de Cristo à nossa fé, os dois trabalham em conjunto e nós temos que ter fé, mas Cristo teve fé! Como vimos e por causa da fé que Ele teve e do que Ele fez e deu a Sua vida por nós, de fé em fé e começa todo em fé! E veja em RM 3:22:

“isto é a justiça de Deus pela fé de Cristo e sobre todos os que creem não há diferença”; e vemos o mesmo nas traduções originais mencionadas anteriormente, sempre a fé de Cristo e em AP 14:12:

“aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”

Isso podem ver na nova tradução do rei Tiago em inglês ou rei James, é o mesmo, ou na tradução literal de Darbi, a tradução literal de Yangs e a Almeida de 1819 na página do documento word que é a página 1334:

“aqui está a paciência dos santos que estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”

Queridos irmãos, não é só a nossa fé em Cristo, mas também a fé de Cristo, a própria fé Dele pela qual Ele fez grandes obras, fez grandes milagres, e pela qual obedeceu a Deus e essa fé de Cristo é colocada em nós pelo Espírito Santo de Deus que está atuando em nós! E em HB 12:2 lemos:

“olhando para Jesus o autor e o consumador da fé, o finalizador, de acordo com a concordância de Strong que é a palavra grega 5051, o autor e finalizador da fé”

Ele é o autor de fé! Ele é um finalizador de fé em fé! Em GL 2:20 lemos:

“já estou crucificado com Jesus em vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim e a vida que agora vivo na carne a vivo pela fé do filho de Deus”

A fé de Jesus Cristo! O qual me amou e se entregou a Si mesmo por mim! Esta fé é a fé de Jesus Cristo que vive em nós e JC vivendo em nós através do poder do Espírito Santo capacitará você ou dará a você a possibilidade de você viva uma vida justa; e em RM 8:9-10 lemos:

“vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito e se é que o Espírito de Deus habita em vós, mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, pois, só há um espírito que é de Deus, esse não é Dele, não é um verdadeiro cristão e se Cristo está em vós, o corpo na verdade, as nossas tendências carnais estão mortas e por causa do pecado, mas o Espírito vive e está a dar a força, a capacidade e ajudar a nós de dar a possibilidade de nós vivermos uma vida nova  e por causa da justiça através da fé.

E como Cristo vive em nós, pelo Espírito Santo de Deus, vive mais e mais conforme nós tivermos mais e mais o Espírito Santo de Deus! E em RM 5:5:

“a esperança não traz confusão porquanto o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”

O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que Deus nos deu após a imposição das mãos e após o batismo e em RM 13:10:

“o amor não faz mal ao próximo de sorte que o cumprimento da lei é o amor”

Irmãos, Deus é amor, o Espírito de Deus nos dá o amor e o amor não faz mal ao próximo porque o amor é obedecer a lei de Deus! É o cumprimento da lei de Deus e por isso meus irmãos Cristo em nós dá a sua forte fé em nós, a você e a mim, essa fé faz com que nós possamos confiar em Deus para tornar possível a nossa obediência e a nossa superação espiritual e em RM 12:1-2:

“rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que presenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”

O nosso sacrifício é de parar de fazer as coisas físicas e com a ajuda do Espírito Santo fazermos as coisas corretas em fé;

“e não ser por isso conformados com este mundo, mas sermos transformados pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Por isso comecei em dizer que a fé é agradar a Deus, pois, não agradamos a Deus sem fé e fé é saber que Deus existe, que Ele é o nosso galardoador e ter temor de Deus e precisamos de saber a vontade Dele! O que Ele quer que nós façamos!

E por isso esta fé em nós tem que ser provada! E em TG 1:2:

“meus irmãos tende grande alegria quando enfrentares várias tentações, várias provações e sofrimentos, sabendo que a prova da nossa fé tem que ser provada, e a prova da nossa fé opera a paciência, tem a paciência a sua obra perfeita para que sejais perfeitos e completos sem faltarem coisa alguma e se algum de vós tem falta de sabedoria, pois pensas por que estou a passar por problemas, por que tenho isto, por que que Deus está a permitir isto acontecer?

Se você não tem sabedoria para entender isto peça a Deus que vos dá liberalmente e não o lance em rosto e ser-lhe-á dada a sabedoria para ver o que você tem que se arrepender e poder mudar à sua maneira de viver para ser uma melhor pessoa”

Para entender por que temos que passar por estas provações de fé;

“peça, porém, com fé e nada duvidando porque o que duvida é semelhante a onda do mar levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”

A nossa fé tem que ser provada, irmãos, foi provada em Abraão, em Noé, foi provada em Sadraque, Mesac e Abedenego e esta fé em nós tem que crescer, tem que estar viva e crescendo e em TG 2:14:

“meus irmãos, o que se aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E se o irmão ou irmã estiverem nus e tiverem fome do alimento cotidiano e um de vós lhes disser: ide em paz, aguentai e farta-vos e não lhes der as coisas o que vem daí?  E nem a fé se não tiver obras é morta em si mesmo, mas dirá alguém:  tu tens a fé eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as obras e eu te mostrarei com as minhas obras, e tu crês que há um Deus, fazes bem, os demônios também creem e estremecem; mas ó homem vão queres saber que a fé sem obras é morta?”; e no v. 26:

“como o corpo sem espírito está morto assim também a fé sem obras é morta”

Então qual é a nossa parte, irmãos? Vejamos em TG 4:7-8:

“sujeita-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós; chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós”

Irmãos, estamos a nos aproximar de Deus? Estamos a nos chegar a Deus?  a nossa parte é de estarmos perto de Deus;

“limpai as mãos pecadores e vós de douto ânimo purificai os corações”

Temos que obedecer as leis de Deus, temos que mudar do velho para o novo homem, a nossa parte é estar perto de Deus e em 1 TS 5:17 diz:

“orai sem cessar para estar sempre perto de Deus"; precisamos de estar perto de Deus em comunicação orando com Ele; e irmãos, quando a tentação vem sobre nós através das ciladas e ardis de satanás estamos perto de Deus? Ou estamos fora de contato com Deus?

Queridos irmãos, não podemos vencer nossas batalhas espirituais quando estamos fora do contato espiritual com Deus; todo o poder espiritual, toda a força e toda a fé devem vir de Deus.

A aptidão espiritual exige que estejamos em contínua condição de vigilância para estarmos preparados para enfrentar o nosso inimigo espiritual, o inimigo da tentação e do pecado, portanto devemos de orar sem cessar.

Orando sem cessar estamos continuamente perto de Deus, cheios do Seu Espírito Santo, espírito de amor e cheios do Seu Espírito de poder, assim como cheios da sua fé, a fé de Deus; do Seu poder para vencermos todas as dificuldades nas nossas vidas.