A Origem do Mal

Você está aqui

A Origem do Mal

Como Criador de todas as coisas vivas, Deus ama a vida. Quando fez a vida humana, Ele olhou para Sua criação e declarou, em Gênesis 1:31, que era “muito boa!”. Afinal, Deus deseja dar a vida eterna em Seu Reino para aqueles que O buscam. Mas, antes que venha esse Reino, Ele também deseja que tenhamos vidas humanas plenas, produtivas e pacíficas. Então, por que não temos o que Deus quer para nós? Por que o mundo está tão repleto de violência, corrupção e maldade?

Dificilmente se passa um dia sem que alguma maldade estampe as manchetes dos noticiários. Este ano temos sido assombrados pelas imagens e histórias horríveis do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Assassinatos e abusos sexuais têm devastado nossas cidades. Os Estados Unidos têm estado abalado e atônito com o incompreensível mal dos tiroteios nas escolas, onde alguns indivíduos dementes atiram em crianças inocentes.

Aqueles que creem em Deus e em Sua Palavra inspirada, a Bíblia, compreendem que nosso mundo tem sérios problemas espirituais que precisam de soluções espirituais, desde o nível individual até ao nível mundial.

Embora isso possa parecer uma gama absurdamente ampla de questões — com guerra calculada entre nações de um lado e violência espontânea de outro — a mesma influência maligna está por trás de tudo isso. As Escrituras referem-se a Satanás, o diabo, como “o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2) e até mesmo Jesus Cristo o chamou de “príncipe deste mundo” (João 14:30).

Será que cremos nas palavras de Cristo de que Satanás comanda literalmente o mundo de hoje? Deus é o governante supremo de toda a criação, inclusive de Satanás, então em que sentido Satanás pode estar governando o mundo agora? E se for assim, quando e como terminará o reinado de terror de Satanás?

A influência de forças espirituais invisíveis no mundo

Os escritos de Paulo demonstram sua compreensão das obras de Satanás e seus asseclas demoníacos no mundo até hoje: “Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais” (Efésios 6:12, Nova Versão Transformadora, grifo nosso).

E isso não é uma mera imagem poética, pois as declarações de Paulo corroboram as próprias palavras de Jesus! É fundamental entender que perigosos enganos demoníacos causaram estragos na história humana — e que o pior ainda está por vir. Na verdade, a obra mais significativa de Satanás está acontecendo ao nosso redor, à vista de todos, na mente das pessoas. Ele “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9).

A princípio, Satanás e seus demônios eram anjos obedientes a Deus, mas depois se rebelaram. Essa autocorrupção e pecado de Satanás estão descritos em Ezequiel 28 e Isaías 14. Mais tarde, Deus permitiu que ele desafiasse nossos primeiros pais humanos no Jardim do Éden, e assim eles seguiram o caminho dele. Ele influencia todas as pessoas e, principalmente,  os líderes mundiais e governos — sobretudo através do engano e da tentação, e isso pode ocorrer de forma ampla ou direcionada.

Em Efésios 2:2, Satanás é chamado de “príncipe das potestades do ar” porque sua natureza egoísta e orgulhosa é transmitida como sinais de rádio, televisão, celular e internet, que atualmente enviam mensagens invisíveis pelo ar ao nosso redor. E a transmissão dessas características resultam na desobediência das pessoas à lei de Deus, levando-as a atitudes reprováveis, como vícios, comportamento autodestrutivo, ganância e luxúria insaciáveis e, para alguns, à ultrajante violência contra outros.

E para os líderes mundiais, Satanás prepara táticas estritamente focadas em atacar suas fraquezas humanas e orientá-los na direção que ele deseja, ou seja, à injustiça, à morte e à destruição. Percebemos isso nessa descrição no livro de Apocalipse: “E da boca do dragão [Satanás]... vi saírem três espíritos imundos... [que] são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso” (Apocalipse 16:13-14).

Hoje em dia, muitos querem culpar os governos e um grupo de elites que conspiram para direcionar o rumo do mundo ou um governo paralelo ou uma sociedade secreta. Mas a verdadeira e definitiva conspiração é espiritual e invisível, e muito pior e mais poderosa do que qualquer um poderia imaginar.

A trama maligna de Satanás passa despercebida porque, na maioria das vezes, seus enganos funcionam com uma fachada que aparenta ser boa. Como Paulo escreveu, “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14). Todos os ditadores perversos da história tiveram seus próprios seguidores devotados e seu próprio lado da história. Mas, a realidade inerente é que esses governantes e seus seguidores são peões enganados por Satanás, acreditando em mentiras que os levam a cometer terríveis crimes contra a humanidade.

O aumento da iniquidade no fim dos tempos

A iniquidade — o caminho de Satanás — está crescendo constantemente e tomando conta da vida cotidiana das pessoas. Isso acontece quando políticos e juízes aceitam subornos para serem parciais e também quando nos entretemos com músicas, filmes e programas repleto de palavrões de cunho sexual — algo que também é visto como “normal” pela maioria das pessoas hoje em dia! E também ocorre quando o casamento não é mais valorizado ou respeitado, como testemunham as altas taxas de divórcios e de nascimentos ilegítimos e a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Jesus Cristo falou especificamente da iniquidade da rebelião contra a lei santa e justa de Deus, que o mundo de hoje ridiculariza e chama de ultrapassada, irrelevante, retrógrada e desumana. Pessoas sem uma verdadeira compreensão do amoroso Criador distorcem Suas palavras, tentando fazer com que Suas leis pareçam absurdas para a sensibilidade da sociedade “moderna” e “iluminada” — mas, na verdade, essa sensibilidade é apenas produto de um modo de pensar distorcido, egocêntrico e hedonista!

Até mesmo entre aqueles que creem que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, a maioria desconsidera partes substanciais de Sua lei. O próprio Cristo profetizou um grande engano religioso, e devemos prestar muita atenção nisso! Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

Em 2 Timóteo 3:1-5, Paulo escreveu que “nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”.

Essas características estão entremeando-se no tecido social de todas as nações. E Deus adverte sobre isso em Isaías 10:1, dizendo: “Ai de vocês que fazem leis injustas, leis para explorar o povo!” (BLH). E é por meio de leis injustas que homens poderosos e corruptos, como Vladimir Putin da Rússia, Recep Erdogan da Turquia, Kim Jong-un da Coreia do Norte e muitos outros, se consolidam como ditadores, subvertendo processos legais de governança e exercendo um poder despótico para silenciar, aprisionar ou até mesmo assassinar seus opositores políticos. E as nações ocidentais não estão isentas desse estigma de corrupção, pois nossos presidentes, primeiros-ministros e legisladores usam rotineiramente seus cargos políticos em benefício próprio!

O engano de todas as nações no fim dos tempos

A Bíblia revela que a influência de Satanás chegará ao seu pior nível na história humana pouco antes do retorno de Cristo.

Ao se referir a um ditador mundial no fim dos tempos, Apocalipse 13:2 declara que “o dragão [Satanás] deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio”. O resultado disso não será apenas a total corrupção dos líderes mundiais e da elite, mas um completo engano religioso que fará com que todas as pessoas fiquem do lado de Satanás através do vínculo comum da iniquidade. E podemos ver pela decadência moral ao nosso redor que isso já está em andamento!

A profecia bíblica revela que a situação ficará tão terrível que a humanidade correrá o risco de extinção se Deus não intervir direta e imediatamente (Mateus 24:21-22). Jesus Cristo terá que retornar à Terra para nos salvar da destruição por nossas próprias mãos! Apenas o retorno dEle para estabelecer o Reino de Deus na Terra nos salvará de nós mesmos. Nessa ocasião, Satanás será afastado e Jesus e Seus santos ressuscitados, todos os Seus fiéis seguidores desta era, reinarão na Terra.

Essa será a maior mudança de regime da história humana — quando “os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade” (Daniel 7:18). E esse é o tempo em que “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15, ACF).

Porém, isso somente poderá acontecer quando Satanás for deposto de sua posição atual — e Deus revela que fará exatamente isso!

Satanás é preso por mil anos

O vigésimo capítulo do livro de Apocalipse é um testemunho fundamental do futuro governo de Jesus Cristo e dos santos na Terra. Os versículos quatro a seis descrevem o que muitos chamam de “milênio” — um período de mil anos em que Jesus e os santos reinarão sobre todos os povos da Terra logo após Seu retorno. Mas, na verdade, esse capítulo começa lidando primeiro com o problema da influência de Satanás!

Aqui vemos a vitória total de Deus. Um poderoso anjo desce do céu com “uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos” (Apocalipse 20:1-3).

O que é realmente incrível é que a prisão de Satanás foi predita na antiga observância dos Dias Santos anuais de Deus — que ainda é celebrado a cada ano pelos fiéis seguidores de Deus. Todos os anos, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote em Israel confessava os pecados do povo sobre a cabeça de um bode vivo e o enviava para o deserto.

Essa cerimônia é encontrada em detalhes em Levítico 16. Ao contrário de outros animais utilizados no sistema da Antiga Aliança, esse bode não era imolado em sacrifício porque não representava a morte sacrificial de Cristo. Em vez disso, como representava Satanás, ele era banido ao deserto. Há claramente uma conexão simbólica com Apocalipse 20:1-3, pois Satanás também será banido para o abismo.

As tragédias listadas no início deste artigo têm origem nas intenções perversas dos corações humanos estimulados pelo engano e pela tentação de Satanás — e a única solução eficaz contra isso é cortar o mal pela raiz. Por isso é que Deus afastará completamente Satanás do mundo e do contato humano durante o milênio, removendo assim o originador do pecado e da tentação para que a humanidade possa finalmente florescer sob a direção de Deus.

Em 2022, o Dia da Expiação ocorrerá do pôr do sol de 4 de outubro ao pôr do sol de 5 de outubro, e você pode participar dessa observância anual abstendo-se reverentemente do trabalho e jejuando diante de Deus por vinte e quatro horas e reunindo-se durante esse dia em uma assembleia sagrada com outros que o celebram como Deus ordena em Levítico 23:27-32. Entre em contato com qualquer um de nossos ministro de Deus pelo site www.revistaboanova.org para saber como celebrar a essa vitória sobre Satanás e aprender muito mais sobre o pleno significado do Dia da Expiação, inclusive como ele revela de maneira única a obra de Jesus Cristo como nosso Sumo Sacerdote .

Satanás quer influenciar você!

Os ataques de Satanás, embora desencadeados generalizadamente para disseminar sua atitude pecaminosa de orgulho, também são direcionados de forma particular. Jesus disse a Pedro: “Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo” (Lucas 22:31). E, da mesma forma, Satanás quer afastar cada um de nós de Deus!

Nessa ocasião, a fidelidade de Pedro a Cristo foi testada e ele falhou. Contudo, através do arrependimento, ele foi recuperado e libertado do cativeiro da influência de Satanás, eventualmente recebendo o poder do Espírito Santo de Deus para vencer a tentação e o pecado. Podemos ter acesso a esse mesmo poder hoje em dia — e precisamos urgentemente dele!

Mais tarde, no ministério de Pedro, Deus o inspirou a escrever uma advertência pessoal para nós: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8, ARA). Satanás quer devorar você, assim como queria devorar Pedro.

Deus deseja nos livrar de Satanás, nos salvar de nossos pecados e nos conceder a vida eterna em Sua família. Tiago 4:7 exorta: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Todavia, não temos que esperar a volta de Cristo e a prisão de Satanás no abismo para sermos libertados desse cativeiro. Podemos seguir os mandamentos de Deus hoje mesmo, celebrando o Dia da Expiação e todos os Seus Dias Santos e nos submetendo completamente à Sua vontade diariamente em nossas vidas!

Saiba mais

A Bíblia tem muito a dizer sobre a origem de Satanás e os métodos e táticas que ele usa para enganar a humanidade e levá-la ao pecado, ao sofrimento e à morte. Você precisa ler nosso guia de estudo bíblico gratuito Existe Realmente um Diabo? Peça ou solicite seu exemplar hoje mesmo!