A Profecia Bíblica e Você: Jesus Cristo — O Maior Profeta da Humanidade

Você está aqui

A Profecia Bíblica e Você

Jesus Cristo — O Maior Profeta da Humanidade

A profecia bíblica está centralizada em Jesus Cristo. A última lição desta série apontou para as profecias do Antigo Testamento que predisseram muitíssimos detalhes da primeira vinda dEle — Seu nascimento, vida, morte e ressurreição. A próxima lição vai se concentrar nas profecias de Sua segunda vinda, que será o grande clímax da história mundial!

Mas esta lição tem como foco o próprio Jesus, o maior profeta que já viveu. Um profeta é aquele que Deus enviava para falar por Ele — declarando Sua vontade e julgamento no presente e no futuro. Jesus proclamou ambos.

Em primeiro lugar, Ele é o membro da família de Deus que inspirou diretamente todas as profecias que encontramos na Bíblia. Certamente, podemos chamar o apóstolo João de profeta, porque ele escreveu o livro de Apocalipse, mas, na verdade, o livro é "a revelação de Jesus Cristo", Quem a recebeu de Deus Pai, e João apenas a registrou (Apocalipse 1:1).

Além disso, durante Seu ministério terreno, Jesus anunciou pessoalmente cerca de cem profecias — e é incrível como a maioria das pessoas hoje em dia nem sequer pensa em Jesus como um profeta. Muitos de Seus ensinamentos foram proféticos! E Suas surpreendentes profecias esclarecem muitas outras profecias bíblicas, especialmente aquelas do tempo do fim.

O profeta no lugar de Moisés

De fato, Jesus de Nazaré era o grande "Profeta" prenunciado por Moisés.

Depois de serem libertados da escravidão egípcia e ficarem vagando pelo deserto por quase quarenta anos, os israelitas estavam prontos para atravessar o rio Jordão rumo à Terra Prometida. Nessa ocasião, Deus inspirou Moisés a resumir a experiência deles e o que Deus lhes havia ensinado. Esse resumo está no livro de Deuteronômio.

Moisés lembrou aos israelitas que Deus não iria permitir que ele entrasse na Terra Prometida por ter, de forma impetuosa, deixado de seguir as instruções específicas de Deus ao lidar com a nação em certa ocasião (Números 20:7-12; Deuteronômio 3:23-28).

Provavelmente, os israelitas ficaram muito apreensivos com a ideia de ter que enfrentar muitos e novos desafios e perigos sem Moisés, que os havia conduzido por quarenta anos. Então, para tranquilizá-los, Deus fez três coisas. Primeiro, lembrou a todos que Ele, o SENHOR, estava no comando e que, pessoalmente, os levaria e protegeria (Deuteronômio 31:8).

Em segundo lugar, Ele escolheu Josué para tomar o lugar de Moisés e disse: "Como fui com Moisés, assim serei contigo" (Números 27:18-20; Josué 1:5).

Em terceiro lugar, Deus entregou a Moisés e à nação uma profecia de que algum dia haveria outro profeta como o próprio Moisés. Deus disse: “Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as Minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que Eu lhe ordenar” (Deuteronômio 18:18).

Às vezes, durante o ministério de Jesus, as pessoas supunham que Ele fosse o "Profeta" prometido (João 6:14; 7:40). Depois da ressurreição de Jesus, Pedro e Estêvão declararam que Jesus era de fato "o Profeta" predito por intermédio de Moisés (Atos 3:20-23; 7:37).

As profecias de Jesus

Pelas contas, Jesus Cristo tem, aproximadamente, cem profecias registradas durante Seu ministério. Muitos delas se tratavam de Seu eventual retorno à Terra e outros eventos do fim dos tempos.

E outras tantas eram sobre o que logo aconteceria com Ele mesmo — Sua prisão, julgamento, sofrimento, morte e ressurreição. Em parte, Ele estava tentando preparar Seus discípulos para tudo o que viria. Porém, mais do que isso, Suas profecias combinadas com suas exatas realizações constituem mais uma prova de que Ele era exatamente quem afirmou ser.

Agora vamos tomar nota de várias importantes profecias entregues por Cristo e que foram cumpridas.

► Jesus profetizou acontecimentos específicos sobre Seus discípulos?

"E, enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós Me trairá. E eles, profundamente contristados, começaram cada um a perguntar-lhe: Porventura sou eu, Senhor? Respondeu Ele: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a Seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! bom seria para esse homem se não houvera nascido.

"Também Judas, que o traía, perguntou: Porventura sou eu, Rabi? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste...

"Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de Mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Todavia, depois que Eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galileia.

“Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de Ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes Me negarás” (Mateus 26:21-25, 31-34).

Aqui Jesus predisse que Judas Iscariotes o trairia, que todos os Seus discípulos se dispersariam e que Pedro O negaria três vezes. Tudo isso foi cumprido de maneira exata (Mateus 26:47-50, 56, 69-75).

► Jesus pronunciou alguns "ais" sobre três cidades de Sua época. O que aconteceu com elas?

"Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós.

"E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades [sepultura] descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti" (Mateus 11: 20-24).

Jesus pregou e fez milagres poderosos nessas três cidades, onde quase todos reagiram com descrença. Então Jesus começou "a repreender as cidades onde tinha feito muitos milagres", dizendo: "Ai de vocês...!”.

Hoje, não resta quase nada dessas três cidades. As Notas de Barnes Sobre o Novo Testamento dizem: "Isso foi cumprido estritamente. Nas guerras entre os judeus e os romanos, Corazin, Betsaida, Cafarnaum, etc., foram totalmente assoladas; a ponto de ser difícil determinar a sua situação anterior” (nota do versículo 23).

Um dia, as pessoas que viveram nessas cidades terão a oportunidade de se arrepender e de receber a salvação, mas o destino dessas cidades é um testemunho da precisão da declaração de Jesus.

► Jesus previu a destruição do templo e de Jerusalém?

"Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dEle os Seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo. Mas Ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada" (Mateus 24:1-2).

"Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem” (Lucas 21:20-24, comparar 23:27-31).

A destruição do templo e de Jerusalém, em 70 d.C., pelo exército romano sob o comando de Tito foi o primeiro cumprimento dessa profecia. Outra destruição ocorrerá no futuro, como relata a profecia do Monte das Oliveiras, que diz respeito, principalmente, ao "fim dos tempos" (Mateus 24:3).

► Jesus predisse que morreria e em três dias ressuscitaria?

"Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias O levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e Tu o levantarás em três dias? Mas Ele falava do santuário do Seu corpo" (João 2:19-21).

"Nós O ouvimos dizer: Eu destruirei este santuário, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens" (Marcos 14:58).

"Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse" (Marcos 8:31).

Algumas vezes, Jesus disse que ressuscitaria "em três dias", isso significa que não foi mais de três dias. Em outras ocasiões, Ele disse "depois de três dias", e isso significa que não foi menos de três dias. Quando verificamos essas declarações conjuntamente, então elas mostram que isso ocorreria exatamente em três dias.

► Jesus apregoou que Seu corpo estaria no túmulo por "três dias e três noites"?

"Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mas Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra" (Mateus 12:38-40).

Jesus tinha feito muitos milagres em público, entretanto, os fariseus hostis ainda pediam outro "sinal". Nesse ponto, Jesus não lhes entregou outro milagre, mas deu-lhes o sinal e a prova definitiva de que Ele era quem disse que era — o Messias e o Filho de Deus. Ele disse que, depois de Sua morte, estaria "três dias e três noites no seio da terra”.

A crença popular de uma crucificação na tarde de sexta-feira e uma ressurreição na manhã de domingo não possibilita somar três dias e três noites! A verdade é que Jesus morreu e foi sepultado na tarde de quarta-feira e ressuscitou na tarde do seguinte sábado. Para uma explicação detalhada que prova isso, você pode obter mais informações nesse artigo de nosso site portugues.ucg.org/crencas-doutrinais/jesus-nao-foi-crucificado-na-sexta-feira-e-nem-ressuscitou-no-domingo.

► Jesus prometeu que viria à Terra uma segunda vez?

"... vou preparar-vos lugar. E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também" (João 14:2-3).

"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de Mim e das Minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de Seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:38).

"Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem" (Lucas 12:40).

"Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória" (Lucas 21:27).

Diversas vezes, Jesus se referiu à Sua segunda vinda em Suas declarações e parábolas. Como mencionado anteriormente, a próxima lição vai se concentrar nas profecias da segunda vinda de Cristo.

► Jesus profetizou que haveria um trágico engano no futuro, especialmente, no tempo do fim?

"Jesus respondeu: Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos" (Mateus 24:4-5, NVI).

"E numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos" (versículo 11, NVI).

"Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que Ele está no interior da casa; não acrediteis" (versículos 23-26).

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

"Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:15-23).

Jesus começou sua profecia do Monte das Oliveiras sobre o tempo do fim com as seguintes palavras: “Cuidado, que ninguém os engane”, e então, passa a advertir repetidamente sobre os enganadores. Algum engano será perpetrado em Seu nome por aqueles que O chamam de Senhor e afirmam ser cristãos e, além disso, apregoam ensinamentos contrários a Bíblia. O que Cristo pensa daqueles que se disfarçam de Seus seguidores enquanto pregam e vivem contrários à verdade? No tempo do julgamento, Ele lhes dirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23).

► Jesus advertiu que muitos no fim dos tempos estariam apregoando que já chegou o tempo do fim?

"Jesus respondeu: Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser Eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente'" (Lucas 21:8, BLH).

Jesus advertiu que muitíssimos indivíduos afirmariam ser o Cristo, mas não estarão ensinando a verdade. Hoje em dia, vemos líderes religiosos e seculares dizendo que estamos nos aproximando do fim deste mundo, mas com mensagens muito divergentes sobre o que devemos fazer. Não seria essa a maneira de Satanás criar muitas mensagens falsas a ponto de ser difícil para a maioria das pessoas dizerem quem está ensinando a verdade da Bíblia?

► Jesus prometeu que edificaria Sua Igreja?

"... e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do hades [sepultura] não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18).

Jesus prometeu que edificaria a Sua Igreja, e assim Ele fez. Ele também prometeu: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). A Igreja começou com o poder de Deus, como descrito no segundo capítulo de Atos. E tem continuado a despeito da incrível oposição de Satanás e muitos outros inimigos. Apesar da constante perseguição e martírio de verdadeiros cristãos, a Igreja sobreviveu e continua fazendo seu trabalho de pregar o evangelho do Reino de Deus e ensinar e cuidar daqueles que Deus tem chamado. Nós vamos cobrir muito mais sobre a Igreja em outras lições.

Pratique agora

Leia o importante capítulo 24 de Mateus sobre a profecia de Jesus do Monte das Oliveiras — ela continua no capítulo 25 com mais três parábolas proféticas. Essa é uma longa profecia sobre as principais tendências e eventos que levarão à segunda vinda de Cristo. Além disso, ela é espiritualmente sóbria e instrutiva.

Anote as coisas que Cristo nos pede para fazer enquanto nos preparamos para os tempos de angústia e do maravilhoso Reino de Deus, que Jesus trará ao retornar. E, para uma explicação mais detalhada dessa profecia, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Estamos Vivendo no Tempo do Fim?