Caminhando Com Deus Em Tempos Difíceis

Você está aqui

Caminhando Com Deus Em Tempos Difíceis

Enquanto escrevo essas palavras em um novo ano, não posso deixar de refletir que tivemos um ano diferente de qualquer outro que me lembro. Nunca vi um período de tanto sofrimento e morte. Certamente, eu entendo que isso não foi nada comparado aos períodos anteriores de guerras mundiais e sua desmesurada miséria, mas de qualquer forma o último ano ou últimos dois anos foram terríveis.

Nos últimos meses, três amigos da família de minha igreja morreram de Covid-19 e outros três sucumbiram ao câncer após longas batalhas. O filho adolescente de alguns amigos queridos morreu em decorrência de ferimentos de um acidente de trânsito causado por um motorista negligente. Outro amigo faleceu de uma enfermidade crônica.

E muitos outros enfrentaram doenças graves, hospitalizações, perda de emprego, acidentes e outros problemas. E se tudo isso não bastasse, minha própria mãe descansou, embora tendo uma idade avançada, noventa e dois anos, ela gozou de uma saúde razoavelmente boa até seus últimos dias.

Diante do histórico do ano passado, que registrou a perda de milhões de vidas em todo o mundo, não é de admirar que as pessoas se sintam tão abatidas, deprimidas e desesperançadas. Se deixarmos nossas mentes se concentrarem nisso, certamente pode parecer que não há nenhuma esperança nesses tempos.

Esse último ano foi uma luta para muitas pessoas, inclusive para mim. Mas o título desta revista, A Boa Nova, nos aponta para um tempo e circunstâncias diferentes. E também nos aponta para um maravilhoso futuro prometido na Palavra de Deus quando Jesus Cristo retornará para estabelecer o tão aguardado Reino de Deus na Terra e banir as causas satânicas e malignas de tanto pecado, sofrimento e morte no mundo.

Jesus Cristo veio trazendo uma mensagem chamada evangelho — uma palavra que significa “boas novas”. E Sua mensagem era realmente uma boa notícia! Essa foi a mesma mensagem que os profetas bíblicos proclamaram antes dEle, a boa nova de um Reino que governará um mundo muito diferente do de hoje, onde “a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2:14).

Muitos artigos de A Boa Nova destacam como o mundo vindouro será diferente do nosso mundo atual. Vivemos em um mundo repleto de pecado e de sofrimento, que é o resultado de nossa cegueira e rejeição do conhecimento de Deus.

Portanto, nossa mensagem em A Boa Nova é de esperança. Na oração modelo que Jesus Cristo ensinou a Seus discípulos, Ele nos instrui a orar a Deus pedindo que “venha o Teu reino” (Mateus 6:10; Lucas 11:2, grifo nosso). Esse deve ser sempre o foco de nossas orações. Ele também nos diz para “buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça” (Mateus 6:33) — e ter sempre esse Reino como o foco, o objetivo e a maior prioridade de nossas vidas.

E essa é uma chave essencial para lidar com as circunstâncias desta vida que, às vezes, podem parecer muito deprimentes e desesperadoras. Quando buscamos primeiro o Reino de Deus, estudando Sua Palavra para entender Seu plano e o futuro profético que a Bíblia estabelece para a humanidade, compreendemos que há muito mais em nossa existência do que apenas esta vida.

E também entendemos que o sofrimento, a doença e a morte não significam o fim da história, mas que Deus planejou um futuro glorioso para cada ser humano que já viveu e que está disposto a se render ao plano de Deus. Como o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 2:9 (citando e parafraseando Isaías 64:4): “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que O amam".

Viver de acordo com essa esperança e futuro, confiando nas promessas de Deus e se esforçando para obedecê-Lo e agradá-Lo, é a chave para caminhar com Deus, conforme descrito nesta edição. Nossa esperança e oração é que você leve a sério os artigos desta revista e aprenda a andar fielmente com Deus nestes tempos de tribulação — seguindo junto com Ele rumo a essa maravilhosa era vindoura!