Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Como Entrar No Reino de Deus

Você está aqui

Como Entrar No Reino de Deus

Hoje, existem mais pessoas desterradas e sem-teto no planeta do que nunca antes, muito mais do que durante a Segunda Guerra Mundial. O aumento de populações em áreas pobres, a fome, as doenças e terríveis guerras civis e conflitos forçaram milhões de homens, mulheres e crianças a deixarem suas casas.

Um artigo recente no New York Times relatou que “a população global de pessoas deslocadas por conflitos atingiu 70,8 milhões no ano passado [2018], contra pouco mais de 43 milhões uma década atrás...Cerca de 80% dos refugiados do mundo vivem no exílio há cinco anos, e cerca de um quinto deles há vinte anos” (“Número de Refugiados Atinge Novo Recorde”, Nick Cumming-Bruce, 20 de junho de 2019).

Hoje em dia, um grande número de pessoas vaga pelas rodovias e estradas do mundo, procurando um novo lar, ou alguém para levá-los. Eles se tornaram uma nova "geração perdida" — olhares abatidos e perdidos, por tanta conta coisas que presenciaram, e corações tristonhos, que demonstram uma lenta diminuição da esperança.

Todos estão em busca da mesma coisa: um lar.

Através dos séculos, um grupo menor de pessoas também tem procurado um lar — uma residência espiritual permanente, o Reino de Deus.

Um homem, o patriarca bíblico Abraão, passou a vida ansiando por esse lar espiritual. O livro de Hebreus descreve sua busca ao longo da vida, sua "peregrinação": "Pela fé, Abraão...partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas...porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:8-10 Hebreus 11:8-10 [8] Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. [9] Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; [10] porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.
Almeida Atualizada×
, ARA, grifo nosso).

Abraão buscava o Reino de Deus. Ao longo do tempo, os cristãos se juntaram a ele nessa busca. De fato, Jesus Cristo disse a Seus seguidores que buscassem "primeiro o Reino de Deus" (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). Os cristãos devem construir suas vidas em torno desse objetivo e dessa esperança no futuro.

Algumas vezes, a Bíblia chama esse Reino vindouro de paraíso (ver Lucas 23:43 Lucas 23:43Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Almeida Atualizada×
) — com condições semelhantes ao Éden em todos os cantos do mundo. A Palavra de Deus mostra que esse Reino chegará com a segunda vinda de Cristo. E será um governo justo e capaz de trazer definitivamente a paz e a prosperidade. Não haverá mais guerra. As colheitas serão abundantes. A educação será apropriada, inclusive a religião. As economias vão se expandir em todos os lugares. E haverá harmonia.

Não é de admirar que nós devêssemos estar buscando esse Reino!

O Reino de Deus profetizado é um tipo de derradeiro lar, um lar espiritual. Esse será o lar definitivo do homem e a Bíblia mostra que ele será estabelecido na Terra.

Obviamente, esse reino ainda não está aqui. Ele é algo que ainda está sendo procurado, como os milhões de pessoas em todo o mundo que estão lutando para encontrar um novo lar físico.

Mas como devemos procurá-lo? E, enfim, como entramos no Reino de Deus? Esta é uma das grandes questões da vida. Será que basta você apenas orar e ter Cristo em seu coração, como alguns supõem? Será que Deus vai deixar todo mundo entrar?

A Bíblia contém as respostas! um caminho definido para se entrar no Reino de Deus, mas não é o que a maioria crê.

O primeiro passo: Arrepender-se

Cerca de dois mil anos atrás, Cristo iniciou Seu ministério com a mensagem: “O Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho [ou boas novas]” (Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
). Ele também disse a Seus servos que orassem assim: "Venha o Teu reino" (Mateus 6:10 Mateus 6:10venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Almeida Atualizada×
). Aqueles que são chamados à Igreja de Deus sabem que não podem edificar esse Reino apenas "em seus corações", como alguns pensam. Em vez disso, eles estão focados em cumprir às condições para entrar nele.

A Bíblia mostra que o cristianismo é um processo de conversão ao longo de toda a vida — para desenvolver um caráter justo. E Deus delineou uma série de etapas — ações — que vão fazer com que as pessoas realmente mudem seus corações.

Esse processo começa com o arrependimento. A palavra grega traduzida como "arrepender-se" significa simplesmente "mudar de ideia", que leva alguém a mudar a vida. Todo mundo parece concordar que a mudança é algo bom, mas a maioria acha difícil fazer mudanças significativas em suas vidas. Um desenho animado que vi uma vez mostra uma pessoa dizendo para outra: “Mudar é bom. Mas você muda primeiro”. Mudar é difícil! Mas com a ajuda de Deus, através do Seu Espírito, as mudanças reais são possíveis. E isso é necessário para quem pretende entrar no Reino.

O arrependimento começa com o reconhecimento dos pecados, que, entre outras descrições relacionadas, a Bíblia define como a transgressão da lei de Deus (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
).

Depois que o patriarca Jó foi humilhado, durante sua longa e dolorosa provação, ele chegou a ver a si mesmo como nunca antes, dizendo a Deus: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:5-6 Jó 42:5-6 [5] Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. [6] Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.
Almeida Atualizada×
).

Jó enxergou a si mesmo e se arrependeu!

No Novo Testamento, o apóstolo Pedro pregou um sermão poderoso no dia de Pentecostes. Suas palavras convenceram profundamente os ouvintes sobre o pecado deles: “... Deus o fez Senhor e Cristo. Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos..." (Atos 2:36-38 Atos 2:36-38 [36] Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. [37] E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? [38] Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

A palavra grega traduzida como "compungiram-se" — ou "comoveram" na versão Bíblia Viva — na verdade significa "perfurado completamente, agitado violentamente, picado rapidamente".

Eles viram o seu pecado! E eles perceberam que precisavam fazer algo quanto a isso.

E esta foi a resposta de Pedro: "Arrependam-se!" Mudem! Evite seguir o caminho errado — aquele que não leva ao Reino — e comece a seguir o caminho certo, segundo os caminhos de Deus.

Muitas outras passagens podem ser citadas para mostrar a necessidade do arrependimento. O próprio Jesus ordenou o arrependimento e, mais especificamente, falou da exigência de obedecer a Deus, guardando Seus mandamentos: “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E Ele disse-lhe:...Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:16-17 Mateus 19:16-17 [16] E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? [17] Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
Almeida Atualizada×
).

Crer no evangelho

O próximo passo envolve a maneira como respondemos ao ouvir o evangelho. Lembre-se de que Cristo iniciou Seu ministério com esta instrução: “Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
). Deus espera que aqueles que entram em contato com o evangelho creiam na mensagem. Mas também é preciso que Deus abra os olhos da pessoa para que possa entender a verdade dessas boas novas.

Acreditar no verdadeiro evangelho de Cristo também diz respeito a desaprender os ensinamentos falsos que obscurecem o que Ele realmente disse que aconteceria. Essas ideias falsas incluem o conceito de que o Reino de Deus já está aqui ou que ele está apenas dentro de nossos corações.

Diversas passagens do Antigo e do Novo Testamento, incluindo muitas pronunciadas por Cristo, mostram que, quando o Reino chegar, todas as pessoas da Terra vão saber disso. Sua chegada não será em segredo.

Certamente, acreditar nas boas novas requer uma fé verdadeira. E é isso que Deus está buscando em Seus servos — pessoas que creem em tudo o que Deus revela, através de Sua Palavra, sobre esse futuro Reino.

Você crê no evangelho?

Reconhecer o sacrifício e o papel de Jesus Cristo

Outro elemento decisivo para se entrar no Reino é reconhecer o que Jesus Cristo realizou durante Sua primeira vinda. Sem o derramamento do sangue de Cristo para remover nossos pecados (João 1:29 João 1:29No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Almeida Atualizada×
), nossa salvação não seria possível. Nada no cristianismo seria possível sem a expiação de Cristo pelos pecados. Pois, sem o perdão, todos nós ainda estaríamos mortos em nossos pecados.

O próprio Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6 João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Almeida Atualizada×
). Em Atos 4:12 Atos 4:12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
Almeida Atualizada×
, Pedro destacou o papel de Cristo: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".

Citando o profeta Joel do Antigo Testamento, Pedro também disse: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Atos 2:21 Atos 2:21e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Almeida Atualizada×
). No entanto, isso não significa que tudo o que se deve fazer para entrar no Reino é aceitar a Jesus em seu coração. Mas, sem dúvida, reconhecer o sacrifício de Cristo é uma parte crucial do processo.

Também é importante entender que Cristo, após ressuscitar dentre os mortos, apresentou Sua oferta ao Pai por nossa expiação e intercede por nós. Cristo é nosso Mediador e Sumo Sacerdote, bem como o sacrifício pelos nossos pecados (Hebreus 9:12-15 Hebreus 9:12-15 [12] e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. [13] Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto � purificação da carne, [14] quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? [15] E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Almeida Atualizada×
). Temos um Salvador vivente que preenche a lacuna entre a humanidade e Deus — e que também nos guia para a justiça, individual e coletivamente, como Seu povo. Ele é nosso Senhor e Rei, que rege nossos corações para que possamos reinar com Ele em Seu Reino vindouro.

Os cristãos, que buscam o Reino de Deus, aceitam e compreendem o importante sacrifício e papel de Cristo.

Buscar o batismo

Pense no sermão que Pedro deu naquele Pentecostes. Depois de dizer aos presentes para “se arrependerem”, imediatamente, ele disse-lhes também para fazer outra coisa: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). Surpreendentemente, cerca de três mil pessoas levaram suas palavras a sério e pediram o batismo naquele mesmo dia (versículo 41).

O batismo é um dos principais requisitos — como ponto de partida — para os cristãos. É um sinal externo de que a pessoa se arrependeu e se comprometeu a viver o caminho de vida de Deus. O batismo também é um ato simbólico que mostra que Deus está limpando os pecados passados da pessoa. Ele é uma cerimônia que mostra o velho pecador sendo sepultado em um sepulcro aquático e ressurgido como um “novo homem” para viver uma nova vida em Cristo (Efésios 4:22-24 Efésios 4:22-24 [22] a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; [23] a vos renovar no espírito da vossa mente; [24] e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
; Romanos 6:3-11 Romanos 6:3-11 [3] Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. [7] Pois quem está morto está justificado do pecado. [8] Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, [9] sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. [10] Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. [11] Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
).

Para aprender mais sobre o batismo, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito O Caminho Para a Vida Eterna. Ele contém mais informações sobre o motivo do batismo ser tão essencial, além de explicar que a instrução bíblica é batizar quem tem maturidade para entender que está assumindo um compromisso por toda a vida e que o batismo deve ser por imersão total nas águas, representando a morte e o sepultamento do seu antigo ser e uma nova pessoa deve se levantar para viver uma vida nova e dedicada a Deus.

Receber o Espírito de Deus

Outro requisito para alguém entrar no Reino de Deus é receber o dom do Espírito Santo de Deus. Em Atos 2, Pedro também enfatizou isso. A Bíblia revela que o Espírito de Deus é dado após o batismo pela imposição de mãos de um ministro de Deus. Hebreus 6:2 Hebreus 6:2e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.
Almeida Atualizada×
lista esse ato como uma das doutrinas fundamentais da Igreja.

Veja o relato em Atos 8: “Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo” (versículos 14-17, NVI).

Embora as pessoas em Samaria tivessem sido batizadas e "aceitado a palavra de Deus", elas ainda não tinham recebido o Espírito de Deus. O batismo não é suficiente. A pessoa que se arrepende e é batizada também deve passar pela imposição de mãos para receber o Espírito de Deus.

O Espírito Santo é o elemento faltante — que provê aos cristãos a real capacidade de superar os impulsos da sociedade, do ego e de Satanás. O Espírito de Deus leva o cristão a compreender e aplicar mais profundamente as verdades de Deus. Observe: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14 Romanos 8:14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Enfim, o Espírito de Deus é o que possibilita a um cristão nascer no Reino de Deus como integrante da família divina, como filho ou filha de Deus!

Para saber mais sobre o Espírito Santo, você pode pedir ou baixar nosso guia de estudo bíblico gratuito Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão.

Ser ativo na Igreja de Deus

Ser um membro ativo da Igreja de Deus é outra ação pessoal necessária para quem deseja entrar no Reino. A superação [o ato de vencer] não pode ser alcançada sozinho. É essencial estar com outros cristãos comprometidos a colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas.

Isso envolve guardar fielmente o Sábado, do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol do sábado, e se reunir para adorar com outros neste dia. Os membros da Igreja que Cristo edificou (ver Mateus 16:18 Mateus 16:18Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
Almeida Atualizada×
) também observam e se reúnem para adoração a Deus durante as sete festas bíblicas anuais, incluindo a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos. Esses dias importantes revelam o plano de salvação de Deus.

Ser ativo na Igreja também inclui dedicar a vida a servir aos outros, pondo as necessidades deles em primeiro lugar.

Em Mateus 10:42 Mateus 10:42E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.
Almeida Atualizada×
, Jesus disse: “E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é Meu discípulo, Eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa” (NVI).

O apóstolo Paulo escreveu: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:3-4 Filipenses 2:3-4 [3] nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; [4] não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Almeida Atualizada×
, NVI).

A interação e a comunhão com outras pessoas na Igreja ajudam os cristãos a aprender mais sobre como viver o caminho de Deus, preparando-os para o futuro Reino de Deus.

Perseverar e superar

O passo final que examinaremos é um dos mais importantes — perseverar e superar. Jesus disse: "Aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mateus 10:22 Mateus 10:22E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.
Almeida Atualizada×
; 24:13). Muitas escrituras mostram que os servos de Deus devem perseverar até o fim de suas vidas. Eles devem continuar independente do que aconteça na vida. Os cristãos continuam vivendo o caminho de Deus apesar das provações ou tentações, sempre se esforçando para vencer o pecado e crescer em caráter e justiça.

Para se aproximar de Deus o cristão precisa desenvolver um caráter justo através da oração diária, estudo bíblico diligente, meditação e jejum ocasional. Tudo isso faz parte do processo de superação.

O livro de Apocalipse contém várias passagens mostrando que os cristãos devem vencer o mundo.

Jesus declara: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida [representando a vida eterna] que está no meio do paraíso de Deus” e “ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:7 Apocalipse 2:7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz �s igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Almeida Atualizada×
, 26).

Ele também diz: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (Apocalipse 3:21 Apocalipse 3:21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Almeida Atualizada×
).

E, mais tarde Deus, declara: "Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho" (Apocalipse 21:7 Apocalipse 21:7Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
).

Os cristãos são vencedores! Eles continuam obedecendo a Deus e buscando o Reino até o fim de suas vidas.

A hora é agora!

Agora você conhece alguns dos passos básicos para entrar no Reino de Deus. Muitos outros elementos do cristianismo poderiam ter sido incluídos, mas este artigo só tem espaço para cobrir esse quadro geral.

Cristo disse que o caminho para a vida eterna é “apertado” (Mateus 7:14 Mateus 7:14e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz � vida, e poucos são os que a encontram.
Almeida Atualizada×
) e que “nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus”(versículo 21).

O caminho para o Reino pode ser difícil — mas não é impossível. Com a ajuda de Deus, tudo é possível! (Mateus 19:26 Mateus 19:26Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Almeida Atualizada×
).

Agora a questão é esta: o que você fará? Com o conhecimento vem a responsabilidade — nesse caso, a responsabilidade de agir de acordo com o que você aprendeu. Se Deus estiver abrindo sua mente para que entenda a verdade de Seu Reino, então você está tendo uma incrível oportunidade de poder estar entre os chamados agora para entrar no Reino de Deus quando ele for estabelecido no glorioso retorno de Cristo.

Continue lendo a revista A Boa Nova, assistindo nosso programa Beyond Today (legendado em português) e estudando nossa biblioteca de material que ensina as verdades de Deus nas Escrituras.

Continue se esforçando para se aproximar de Deus e alinhar mais sua vida aos Seus caminhos. Tenha humildade e disposição de admitir quando estiver errado sobre determinados conceitos ou quando precisar desaprender ideias erradas.

À medida que as condições mundiais vão se deteriorando ao nosso redor, com o aumento de guerras, fome, doenças e outros sinais do tempo do fim, não fique esperando para agir em um momento mais "conveniente".

Agora é a hora de agir!