O Perigo de Subestimar a Satanás

Você está aqui

O Perigo de Subestimar a Satanás

Recentemente, eu e minha família visitamos o zoológico de Denver, Estados Unidos. Dentre os diversos animais exibidos ali, podíamos ouvir ao longe rugidos guturais e intensos que sobrepassavam todos os outros sons convocando-nos para uma audiência com o rei dos animais. Ali estavam dois leões descansando e se aquecendo ao sol do meio-dia. E outro, um macho grande com uma juba impressionante, desfilava por seu reino “com passo elegante...de modo imponente...rei dos animais, que não abre caminho para ninguém” (Provérbios 30:29-30, Nova Versão Transformadora).

Todos os três estavam longe das cercas de proteção e acostumados com o olhar de  admiração dos visitantes. Lembro-me de não sentir medo. Obviamente, se não houvesse uma cerca nos separando, a história seria outra! Ainda não estamos na era do governo de Deus sobre as nações, quando a natureza dos animais selvagens será transformada para que uma criancinha possa brincar em segurança com uma criatura tão grande e graciosa como essa (ver Isaías 11:6- 9).

Que Deus apresse esse dia! Por enquanto os leões continuam sendo perigosos, e seu comportamento predatório nos lembra de um inimigo feroz que nos persegue incessantemente. Como adverte 1 Pedro 5:8: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Naquele ambiente seguro do zoológico, não fiquei nem um pouco preocupado com os leões. Contudo, ao refletir nisso mais tarde, ocorreu-me que deveria pensar mais em Satanás como um leão rugidor que quer me devorar espiritualmente.

Eu precisava melhorar minhas defesas — para escapar das armadilhas dele! Satanás e seus demônios procuram nos impedir de alcançar nosso destino como membros da família de Deus por toda a eternidade. E não há batalha maior que essa na vida!

A estratégia correta

Felizmente, a Bíblia revela que podemos resistir a Satanás. Aqui estão algumas instruções dela sobre como fazer isso.

“Sede sóbrios, vigiai”. Como acabamos de ler em 1 Pedro 5:8, devemos evitar o estupor espiritual e ficar sempre alerta.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando”. Lucas 21:36 diz que uma parte fundamental dessa vigilância envolve a oração regular e eficaz “para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem”.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus...Chegai-vos a Deus”. Precisamos fazer isso para que Deus possa se aproximar de nós, exorta Tiago 4:7-8, além disso, devemos resistir ao diabo para que ele fuja de nós. Infelizmente, uma pesquisa do Instituto Barna de 2020 constatou que apenas 51% dos estadunidenses creem que Deus é o “criador do universo todo-poderoso, onisciente, perfeito e justo que ainda governa o mundo hoje”.

Surpreendentemente, 56% disseram que “Satanás não é apenas um símbolo do mal, mas um ser espiritual real que influencia a vida das pessoas”. Ele é e faz exatamente isso! Mas é impressionante a conclusão dessa pesquisa de que “hoje os estadunidenses creem mais na existência de Satanás do que na de Deus!”. Sendo assim, quais são as chances de conseguirem submeter-se a Deus e resistir a Satanás?

Orar por libertação

Isso me leva à segunda vez que me ocorreu de não estar prestando atenção suficiente para resistir a Satanás. Uma técnica conhecida para orar eficazmente é seguir o modelo da chamada Oração do Senhor (Mateus 6:9-13).

Eu percebi que passei tanto tempo me dedicando aos trechos anteriores dessa oração — santificar o nome de Deus, buscar Seu Reino e vontade, pedir pelas necessidades diárias (inclusive ajuda e cura para os outros) e por perdão e libertação de provações dolorosas — que não me atinei para essa outra chave para resistir ao Maligno:

“Orando...livra-nos do mal”. Por que eu negligenciaria isso quando sei que o mal incitado por Satanás está aumentando em todos os lugares? Quem sabe não estejamos vendo ou levando em conta o problema como um todo. Generosamente, Deus abençoou a mim e aos meus entes queridos com uma vida tranquila e protegida. E talvez simplesmente eu não quisesse ficar pensando constantemente em todo o mal no mundo pelo qual devia suspirar e chorar (ver Ezequiel 9:4).

E como pai, sei que precisamos orar diariamente pela proteção de nossos filhos. E é claro que também oro por minha esposa e meus entes queridos. Então, agora estou tratando de incluir essa parte vital dessa oração. Ademais, devemos ter sempre em mente que precisamos que Deus nos livre e nos ajude a resistir a Satanás. Mas não conseguimos fazer isso por conta própria. Precisamos que Deus Pai e Jesus Cristo vivam em nós, através do Espírito Santo, e nos capacitem a “realizar as coisas boas que a fé os motiva a fazer” (2 Tessalonicenses 1:11, Nova Versão Transformadora).

Confiança e conexão

“Resisti firmes na fé”. Logo após alertar sobre o rugido do leão, 1 Pedro 5:9 diz que precisamos fazer isso “sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. Essa fé é muito mais do que somente crer em Jesus Cristo — acreditar que Ele existe. Tiago observa que até “os demônios o creem e estremecem” (Tiago 2:19).

Precisamos da fé de Jesus Cristo. Uma boa descrição dessa fé, que recebemos de Deus como um dom imerecido, é a confiança inabalável de uma criança quando seu pai lhe pede para pular de um lugar alto em seus braços. Precisamos que Deus nos encha dessa fé, juntamente com as outras qualidades listadas como fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23).

Hebreus 10:22-24 ecoa os seguintes pensamentos: “Aproximemo-nos [de Deus novamente], com sincero coração, em plena certeza de fé...Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (ARA).

E então nos é dada outra chave: “Não deixemos de congregar-nos” (versículo 25, ARA). Esse trecho dessa passagem de Hebreus 10 mostra que parte essencial da resistência a Satanás é a reunião com nossos irmãos nos santos sábados de Deus para encorajarmos uns aos outros. Uma das estratégias de um leão é atacar alvos retardatários e solitários que se afastam do rebanho. Precisamos ser ativos no Corpo de Cristo, e isso diz respeito a todos nós — caso contrário, podemos acabar virando o almoço do leão!

Protegido e progredindo

Pouco tempo atrás, durante um culto no sábado, novamente percebi, pela terceira vez, que não estava prestando a devida atenção nessa resistência a Satanás. Um orador estava explanando Efésios 6:11-17, que nos entrega esta chave com seus diversos elementos: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”.

O orador confidenciou que antes de estudar para apresentar sua mensagem, ele sempre pensava nessas palavras apenas como uma bela metáfora intelectual. Mas agora ele estava convencido de que precisava realmente se revestir diariamente dos componentes espirituais dessa armadura. A mensagem dele fez com que eu e minha esposa entendêssemos que também precisamos fazer isso.

Essa passagem diz especificamente que precisamos nos revestir “de toda a armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (versículos 11-12).

Geralmente pensamos que lutamos contra pessoas comuns ou políticos! Mas, na verdade, estamos travando uma luta espiritual para resistir a Satanás, e precisamos da ajuda de Deus para nos defender de todos os ataques desse ser maligno e perigoso! No versículo 16, Paulo especifica que devemos usar “o escudo da fé, com o qual podemos apagar todos os dardos inflamados do maligno”.

Estudar sobre essas seis partes dessa armadura de Deus é um excelente estudo pessoal: O cinto da verdade, a couraça da justiça, os calçados do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito.

E com essa armadura de Deus nos protegendo, nunca devemos recuar! Pois, ela nos ajudará a “resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Efésios 6:13; ler também Lucas 21:36).

Nenhum de nós está isento de subestimar a necessidade de resistir a Satanás. E como eu disse, às vezes, percebo o decaimento de meu estado de alerta e resistência. Você já passou por isso? Saiba que, através do poder divino em nós, podemos nos aproximar de Deus e ter certeza da vitória sobre Satanás!

Saiba mais

Um fator importante para vencer esses ataques maléficos é conhecer seu inimigo — entendendo seus objetivos. Em relação a Satanás, temos uma fonte confiável para isso — a Bíblia. E para saber o que ela revela sobre esse inimigo implacável, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Existe Realmente Um Diabo?”.