O Que Significa Ser “O Primogênito Dentre Os Mortos”?

Você está aqui

O Que Significa Ser “O Primogênito Dentre Os Mortos”?

Deus está criando uma família espiritual divina — e você pode fazer parte dela! No momento em que Jesus Cristo saiu do túmulo, surgiu uma oportunidade vital para você e para mim. Com Sua ressurreição e ascensão ao próprio trono de Deus, Jesus foi o primeiro de muitos que se tornariam seres espirituais para viver na presença de Deus.

A família de Deus, desde o princípio, compreendia dois Seres divinos — Deus e o Verbo (João 1:1-2). O Verbo se tornou carne há dois mil anos como o Filho de Deus, Jesus Cristo (versículo 14). Depois da vida e morte humana de Jesus, Ele ressuscitou para uma existência divina e espiritual como “o primogênito dentre os mortos” e “primogênito entre muitos irmãos” (Colossenses 1:18; Romanos 8:29, grifo nosso).

Quem são esses "muitos irmãos"? São todas as pessoas fiéis a Deus, aquelas que se unirão a Jesus Cristo como Seus irmãos e irmãs como parte dessa divina família de Deus quando eles forem ressuscitados para uma vida espiritual e imortal. Portanto, esta vida física não é tudo que existe. Mas, por favor, veja que não estamos falando de ir morar no céu quando morrermos — como verá a seguir!

Vamos explorar mais esse assunto quando virmos o que a Escritura tem a dizer sobre esse importante tópico.

A descendência de Deus à Sua imagem

Jesus nasceu espiritualmente na ressurreição como o primeiro de muitos irmãos ou filhos que O seguiriam mais tarde. Como apontado em Atos 17:28-29, somos descendentes de Deus: “Pois somos também Sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens”.

A palavra grega para descendência aqui, genos, que significa “parentesco”, “raça”, “gênero”, “linhagem” ou “família”. Somos do gênero da família de Deus.

Por meio da antiga língua hebraica, o Salmo 82 lança mais luz sobre esse fato. No versículo 6, Deus se refere aos seres humanos como “deuses”, sendo aqui igualados a “filhos do Altíssimo”. Isso faz muito sentido. Quando qualquer ser tem descendentes, seus descendentes são da mesma espécie de ser. Os descendentes dos seres humanos são seres humanos. Os descendentes de Deus são "deuses", como Jesus confirmou ao citar essa passagem em João 10:34-36.

É claro que, quando os seres humanos são chamados de deuses no Salmo 82, eles ainda são declarados imperfeitos e sujeitos à corrupção e à morte. Porém, eles são da família divina em um sentido restrito e incipiente.

Um aspecto disso se encontra no fato de que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus em um nível físico e mortal, com um domínio limitado, parecido com Deus, mas sem o Seu caráter divino e glória — até o momento. Assim, o outro aspecto disso é que o homem tem o potencial de se tornar o mesmo gênero de seres que Deus Pai e Jesus Cristo são agora. Jesus foi “o primogênito entre muitos irmãos” — obviamente, significando que haverá outros.

Como observado anteriormente, o apóstolo Paulo explicou que Jesus venceu a morte e tornou-se “o primogênito dentre os mortos” (Colossenses 1:18). Em outras palavras, Cristo abriu o caminho para o Reino de Deus, para que aqueles que verdadeiramente sejam devotados a Ele possam ter certeza e esperança de ressurreição. “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar” (Hebreus 6:19-20, NVI).

Jesus venceu a morte e é o precursor, o primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos, tornando possível a vida eterna para muitos outros que virão a seguir. Como visto anteriormente, em Romanos 8:29, Ele foi “o primogênito entre muitos irmãos”.

Mas, o que isso significa para você e para mim? A Bíblia não deixa dúvidas — haverá outros a seguir no tempo. Como Paulo nos diz: “Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição” (Romanos 6:5).

Aqui a Bíblia está falando de uma ressurreição definitiva para a vida eterna como um ser espiritual — e não simplesmente uma restauração temporária da vida em um corpo físico. E, novamente, como veremos a seguir, essa Escritura não está falando em ir morar no céu quando morrermos.

A ressurreição das primícias

Em vários lugares da Bíblia, vemos que pessoas falecidas (como Lázaro) foram trazidas de volta à vida física antes da ressurreição de Jesus. Mas todas morreram novamente.

Paulo faz uma importante distinção entre aqueles que viveram, morreram, ressuscitaram e voltaram a morrer com a futura ressurreição das primícias de Deus: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação [físico e material], para ser igual ao corpo da Sua glória” (Filipenses 3:20-21, ARA; comparar 2 Coríntios 5:1-5).

Paulo está falando de uma futura existência gloriosa e espiritual. E observe aqui que Jesus Cristo virá do céu para transformar “nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso”. Um capítulo inteiro da Bíblia, 1 Coríntios 15, trata dessa ressurreição. Começa afirmando a própria restauração de Jesus à vida, seguida pela descrição de uma restauração semelhante de Seus discípulos e verdadeiros seguidores desta era — as primícias de Deus (ver Tiago 1:18). O próprio Jesus é o primeiro e principal dessas primícias (comparar 1 Coríntios 15:20-23).

Paulo descreve a natureza da ressurreição dessas primícias: “Semeia-se corpo natural [físico], ressuscita corpo espiritual...O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão [Jesus Cristo], porém, é espírito vivificante... E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno [Adão], devemos trazer também a imagem do celestial [Cristo]. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” (1 Coríntios 15:44, 49-50, ARA). Assim, teremos corpos compostos de espírito como o de Jesus.

Também vemos aqui que nem mesmo os verdadeiros cristãos podem entrar no Reino até o retorno de Jesus Cristo à Terra (retratado pela Festa de Trombetas, um dos Seus Dias Santos anuais observados em setembro ou outubro, segundo o plano de Deus). Ao cumprir-se esse dia, quando soar a última trombeta, os mortos em Cristo serão ressuscitados, e Deus terminará a colheita de Suas primícias.

Observe 1 Coríntios 15:51-52: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (ver também 1 Tessalonicenses 4:16). Nesse momento histórico, os verdadeiros discípulos e seguidores de Cristo vão experimentar o que a Bíblia chama de “uma melhor ressurreição” (Hebreus 11:35).

Em Colossenses 1:15, a palavra grega prototokos, traduzida como “primogênito”, é um título baseado na ordem de nascimento. O Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento e Outras Literaturas Cristãs Primitivas explica que ele está falando "de Cristo, como o primogênito de uma nova humanidade que deve ser glorificada, como o seu exaltado Senhor está glorificado".

Isso explica ainda mais o significado de primogênito no contexto de Colossenses 1:18, onde Cristo é descrito como “o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Ele é primogênito dentre os mortos, o primeiro a surgir em uma ressurreição espiritual.

As primícias, aqueles que são chamados à Igreja de Deus nesta era antes do retorno de Cristo, também são chamados de “igreja dos primogênitos” (Hebreus 12:23). Como Jesus é o primeiro dessas primícias da salvação, Ele também é o primeiro dos primogênitos. E, juntos, muitos outros O seguirão mais tarde. Assim, outros nascerão na família espiritual de Deus no futuro, quando a salvação finalmente for oferecida a todo o mundo.

Você irá viver no céu quando morrer?

A maioria das pessoas acredita que iremos morar no céu quando morrermos, mas isso não é o que ensina as Escrituras. Ao contrário, nos é dito: “Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu” (João 3:13). O apóstolo João escreveu essas palavras quase ao fim do primeiro século, muito tempo depois de a maioria, ou todos, os outros apóstolos — para não mencionar os grandes heróis da fé do período do Antigo Testamento — ter morrido. Ele sabia que somente Jesus Cristo havia ressuscitado e subido ao céu. Em toda a história da humanidade ninguém mais fez isso!

Para esclarecer isso, somos lembrados no livro de Atos, numa mensagem inspirada do apóstolo Pedro na Festa de Pentecostes, que quando a Igreja foi fundada o patriarca Davi estava morto e “sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura... Porque Davi não subiu aos céus” (Atos 2:29, 34). Isso nos diz que até mesmo um homem conforme o coração de Deus (Atos 13:22) ainda permanece na sepultura, aguardando a ressurreição quando Jesus retornar. Ninguém, além de Jesus Cristo, ascendeu ao céu ou ressuscitou para uma vida imortal e espiritual.

Então, quando Jesus finalmente retornar à Terra, como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Ele reunirá os santos, Seus seguidores desta era, e os levará para viver no céu? A surpreendente resposta da Bíblia é não. Ele fará com que os santos governem com Ele na Terra pelo menos nos primeiros mil anos — não no céu!

No último capítulo da Bíblia, Jesus diz diretamente sobre Seu retorno para estabelecer o Reino de Deus: “E eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12).

Nossa recompensa será trazida por Jesus na ocasião de Seu retorno à Terra. O trono de Jesus estará aqui na Terra, e os santos servirão com Ele aqui — não no céu.

Para ratificar que ainda não estaríamos vivendo no céu, Apocalipse 5:10 afirma claramente que os santos ressuscitados “reinarão sobre a terra” com Cristo. E Apocalipse 20:6 acrescenta: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos”. Jesus reinará sobre a Terra (Apocalipse 11:15; Daniel 7:14, 27) — e será aqui que os santos ressuscitados reinarão com Ele!

Exatamente, os santos ressuscitados servirão a Cristo por mil anos, reinando na Terra como seres espirituais imortais, sobre os quais a morte não tem mais poder. Este é o incrível futuro reservado para os santos de Deus!

Não será em segredo!

Uma grande farsa religiosa adotada por milhões de cristãos hoje é a teoria do “rapto secreto” que, supostamente, precederia o tempo da tribulação antes do retorno de Cristo. A verdade é que a ressurreição dos santos ocorrerá quando Cristo voltar em poder e glória, o que será visível para toda a humanidade. Isso não será feito em oculto.

Quando Jesus retornar, ao toque da sétima trombeta, “todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos...” (Mateus 24:30-31).

Todos — todas as tribos, povos e nações — verão Jesus voltando! E os santos, os eleitos, serão ressuscitados e reunidos ao mesmo tempo quando Jesus retornar. Isso não será feito em segredo. A popular teoria do arrebatamento é uma grande farsa, baseada no entendimento errado de muitos versículos bíblicos sobre a ressurreição.

Para uma explicação mais aprofundada dessa verdade vital, por favor, leia o nosso estudo gratuito O Rapto Secreto é Verdade? (disponível em revistaboanova.org).

O grande propósito de Deus para você

Este é o propósito de Deus para os seres humanos: Dar a vida eterna em Sua família através da ressurreição, para que sejam Sua descendência divina, Seus filhos e filhas. É por isso que Paulo descreveu Jesus como "o primogênito entre muitos irmãos".

Se Deus está chamando você neste momento, como você pode garantir que será contado entre os irmãos de Cristo que herdarão a vida eterna no Reino de Deus? Podemos ler sobre um incrível cenário profético no livro de Apocalipse, que descreve quem será contado entre esses santos, ou seja, aqueles que receberão a recompensa e a ressurreição no retorno de Jesus: “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17). E dois capítulos depois, os santos de Deus são descritos como “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

Observe essa descrição acerca dos fiéis servos de Deus: Eles guardam os mandamentos de Deus e são cheios da fé de Jesus, através do poder do Espírito Santo, o qual é dado “àqueles que Lhe obedecem” (Atos 5:32). Como pode ver, isso é mais do que apenas aceitar a Jesus como Seu Salvador. Então, você tem que fazer algo a respeito de seu estilo de vida. Você tem que guardar os mandamentos de Deus e ter o testemunho de Jesus Cristo. E para isso é preciso muito trabalho e esforço!

Prepare-se agora

Devemos agradecer a Deus por haver uma ressurreição em que os cristãos, verdadeiramente fiéis, serão arrebatados às nuvens na gloriosa segunda vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Essa é a grande esperança de todos aqueles que confiam e creem em Deus e em Seu propósito para suas vidas. Não há tempo a perder, você precisa começar logo um relacionamento seriíssimo com Deus Pai e Seu Filho.

A hora é agora. Comece hoje mesmo, aproximando-se de Deus em oração e pedindo Sua ajuda para submeter sua vida à vontade dEle. Fique perto de Deus Pai e de Jesus Cristo e deixe o medo do futuro para trás. Confie na esperança da ressurreição, que está assegurada pelo fato de que Jesus é “o primogênito dentre os mortos” e o “primogênito entre muitos irmãos”!