Onde estão os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na Profecia Bíblica? Bem-vindo à nona lição da série "A Profecia Bíblica e Você".

Você está aqui

Onde estão os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na Profecia Bíblica?

Bem-vindo à nona lição da série "A Profecia Bíblica e Você".

Grande parte da profecia da Bíblia é sobre o tempo do fim — o período que antecede o retorno de Jesus Cristo. E, realmente, ela tem muito a dizer sobre algumas das nações mais importantes da atualidade. No entanto, a Bíblia não se refere a elas por seus nomes modernos. Assim, se quisermos entender muitas profecias do tempo do fim, os principais protagonistas devem ser identificados.

Hoje, a única superpotência do mundo é os Estados Unidos da América. No século XIX, a superpotência era a Grã-Bretanha, o maior império da história do mundo. Essas nações foram ignoradas pela Bíblia? Como isso poderia acontecer, enquanto a Bíblia nos dá muitos outros detalhes sobre o tempo do fim? Na verdade, como você verá, as profecias do tempo do fim se referem a essas nações mais do que a qualquer outra!

Hoje, muitas pessoas não sabem que a Grã-Bretanha já dominou o mundo. No auge de seu poder, o Império britânico abrangia o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Índia e partes da África, da Ásia e do Oriente Médio. Ela compreendia cerca de um quarto da massa terrestre do planeta e um quarto de sua população! Como dizia um famoso ditado: "O sol nunca se põe no Império Britânico”!

Não há espaço aqui para descrever quão poderosa foi a influência da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos na história mundial.

Entretanto, muito significativo é o fato de que o povo britânico e norte-americano — abençoados com a liberdade religiosa — tem sido o principal instrumento de divulgação da Bíblia para a maior parte do mundo. Eles trouxeram a versão King James da Bíblia, e muitas outras traduções em inglês e milhares de traduções em outras línguas. Além disso, eles forneceram generosamente recursos financeiros e obreiros para levar exemplares da Bíblia para todas as partes do mundo.

Então, onde estão os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na Bíblia? A resposta a esta questão é uma chave importante para a compreensão das profecias bíblicas. Isso nos permite entender quantas profecias já foram cumpridas perfeitamente e também saber o que esperar no tempo do fim.

Este é um assunto muito importante. Para uma explicação mais completa e uma visão geral da história, nós recomendamos a leitura de nosso esclarecedor guia de estudo bíblico Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica. Pois, aqui, neste artigo, podemos cobrir apenas o básico.

A história começa com as promessas de Deus a Abraão, Isaque e Jacó

Primeiro, analisemos a história das incríveis promessas de Deus a Abraão e seus descendentes:

Deus chamou Abrão (nome original de Abraão) para deixar sua terra natal e viver uma vida baseada na fé nEle e em Sua promessa de uma cidade permanente e gloriosa (Hebreus 11:8-10). (Aprendemos de Apocalipse 21:2 que esta cidade será a Nova Jerusalém).

As primeiras promessas de Deus para Abrão, que tinha setenta e cinco anos na época, estão em Gênesis 12:1-4, quando Deus disse: "E em ti serão abençoadas todas as famílias da Terra”, e isto significava duas coisas. Por meio de Jesus Cristo, o proeminente descendente de Abrão, todas as pessoas seriam abençoadas espiritualmente. E através de muitos dos outros descendentes de Abrão, pessoas de todo o mundo receberiam bênçãos físicas de paz e prosperidade.

Como Abrão demonstrou fidelidade, então Deus continuou expandindo Suas promessas. Ele disse que os descendentes de Abrão seriam tão numerosos quanto às estrelas do céu. Embora Sarai (nome original de Sara), esposa de Abrão, era incapaz de conceber filhos, Deus prometeu-lhe que esses descendentes seriam gerado do próprio Abrão. E ele acreditou em Deus, "e foi-lhe imputado isto por justiça" (Gênesis 15:4-6).

Então, depois de esperar onze anos, por sugestão de Sarai, Abrão tomou uma decisão muito ruim, gerando um filho da serva de Sarai, Agar. Assim, Agar deu a luz a Ismael quando Abrão tinha oitenta e seis anos (Gênesis 16:15-16).

Então, quando Abrão tinha noventa e nove anos, Deus apareceu-lhe e fez uma aliança muito significativa com ele e seus descendentes. Naquele tempo, Deus mudou seu nome para Abraão, que significa "pai da multidão" (de muitas nações), e mudou o nome de Sarai para Sara, que significa "princesa" (Gênesis 17:5, 15). No ano seguinte, Sara finalmente deu à luz ao filho de Abraão, Isaque, quando tinha noventa anos e Abraão tinha cem anos (Gênesis 17:17; 21:1-5).

Muitos anos depois, Deus testou severamente a fé de Abraão, dizendo-lhe para sacrificar o seu amado filho, Isaque. Quando Deus viu que Abraão iria Lhe obedecer voluntariamente, então expandiu Suas promessas para ele (Gênesis 22:16-18).

As promessas de Deus foram transmitidas a Isaque, o filho de Abraão (Gênesis 26:4), depois ao filho de Isaque, Jacó (Gênesis 28:3-4, 13-14), e depois ao filho de Jacó, José e seus filhos (Gênesis 48:15-16, 19-20). Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa "prevalecente (ou príncipe) com Deus" (Gênesis 32:28), para que seus descendentes fossem conhecidos como israelitas.

Esta grande parte da história prepara o cenário para o restante desta lição.

A família de Jacó cresce para se tornar a nação de Israel

Muitas vezes, as nações começavam a partir de uma família, que aumenta para se tornar uma tribo ou clã, e depois se torna uma nação. A "tábua das nações" do capítulo dez de Gênesis mostra-nos muitos descendentes de Noé que se tornaram os ancestrais de tribos e nações. As passagens posteriores mostram como Jacó, cujo nome foi mudado por Deus para Israel, e seus doze filhos tornaram-se os antepassados de todos os israelitas — "as doze tribos de Israel" (Gênesis 49:28).

Quando Jacó (Israel) e sua grande família migraram para o Egito, eles eram só cerca de setenta pessoas (Êxodo 1:5). Ao longo do tempo, "os filhos de Israel frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente” (Êxodo 1:7). E ali, eles tornaram-se uma “nação grande, poderosa e numerosa” (Deuteronômio 26:5, comparar Gênesis 46:3) — a nação de Israel. E Deus, milagrosamente, trouxe esse "povo do meio de outro povo [Egito]" (Deuteronômio 4:34).

"Grande multidão de estrangeiros de todo tipo [de várias outras etnias] seguiu com eles" (Êxodo 12:38). Deus acolhia estrangeiros em Israel desde que concordassem em honrá-Lo e viver conforme Suas leis (Êxodo 12:48). Claramente, Deus queria que Seu povo se identificasse não tanto por suas conexões étnicas, mas principalmente como por sua conexão espiritual — sendo "o povo de Deus" (Juízes 20:2).

Quando Deus "escolheu" os israelitas, isso não denotou favoritismo, e nem ao menos era porque eles eram justos (Deuteronômio 9:6). Eles foram escolhidos antes de nascerem, através das promessas de Deus a Abraão concernente aos seus descendentes.

Deus os escolheu para tornarem-se "santos", servindo como uma nação modelo para ensinar ao resto do mundo a viver de acordo com as leis de Deus, para que essas outras nações também recebessem Suas bênçãos (Deuteronômio 7:6-8; 4:6-8). Mas, em vez disso, em grande parte da sua história, os israelitas foram um péssimo exemplo espiritual e Deus teve que puni-los muitas vezes.

O foco geográfico da Bíblia é Jerusalém e a Terra Prometida, que a circunda. Isso explica por que as nações ao redor de Jerusalém são aquelas que se encontram mencionadas, de forma mais explícita, na Bíblia.

Traçando as bênçãos prometidas da grandeza nacional

Agora vamos analisar algumas importantes profecias e seu cumprimento.

Quando Deus apareceu a Jacó (Israel), que promessa Ele acrescentou às promessas anteriores?

"E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel. Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti" (Gênesis 35:9-11).

Deus disse que "uma nação e multidão de nações" sairia de Jacó. Nos últimos séculos, que nação, em particular, e "multidão" ou grupo de nações, com herança em comum, têm sido as mais poderosas? Sem dúvida, a resposta é os Estados Unidos da América e a Comunidade Britânica. A limitação de espaço nesta lição não permite demonstrar as inúmeras provas desse fato. Então, para ver todas as provas do cumprimento dessa profecia bíblica na história, novamente recomendamos a leitura de nosso guia de estudo bíblico Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica.

A promessa da primogenitura passou de Jacó para José?

"Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele era o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai [ele teve relações com Bila, concubina de Jacó], deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura. Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe; porém a primogenitura foi de José)” (1 Crônicas 5:1-2).

“Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Inconstante como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então, o contaminaste . . .

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam, e o aborreceram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó... pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos céus de cima, com bênçãos do abismo que está debaixo, com bênçãos dos peitos e da madre.

"As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos” (Gênesis 49:3-4, 22-26).

Depois de Rúben ter sido desqualificado, Jacó transferiu a benção da primogenitura a seu filho José. Esta bênção incluía grandes promessas, como a de que os descendentes de José seriam frutíferos, prósperos e poderosos. Jacó disse que "o cetro não se arredará de Judá", uma referência ao fato de que Deus estabeleceria uma dinastia de reis descendente de Judá — a dinastia de Davi — da qual, finalmente, viria o Messias (Gênesis 49:10).

Essa dinastia deixou de governar na Terra Santa quando os babilônios invadiram Judá no século VI a.C. Mas ela nunca desapareceu, depois de ter sido transferido para as Ilhas Britânicas! Por isso, Cristo retornará para tomar posse de um trono que ainda existe. (Para saber mais acerca dessa incrível história, acesse o site ucg.org e leia nosso guia de estudo bíblico digital, somente em inglês, O Trono da Grã-Bretanha: Seu Futuro e Origem Bíblica [The Throne of Britain: Its Biblical Origin and Future]).

Então, a promessa da primogenitura — e o nome “Israel” — foi transferida para os dois filhos de José?

"E [Jacó] abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia, o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes; e seja chamado neles o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

"Mas seu pai o recusou e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo e também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações. Assim, os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, dizendo: Deus te ponha como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés" (Gênesis 48:15-16, 19-20).

Pouco antes de morrer, Jacó (Israel) pronunciou bênçãos especiais de primogenitura sobre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Ele profetizou que os descendentes de Manassés se tornariam uma "grande" nação e que os descendentes de Efraim se tornariam “uma multidão de nações" (versículo 19). Em essência, Jacó estava adotando seus netos como seus próprios filhos (versículo 5). Ele disse: “Seja chamado neles o meu nome [Israel]" (versículo 16).

Essa transferência do nome Israel é extremamente significativa. Há muitas profecias bíblicas do fim dos tempos sobre "Israel", e isso nos permite saber que podem se referir aos descendentes de José e a seus dois filhos. Na verdade, apenas algumas profecias sobre "Israel" se referem aos descendentes de todos os filhos de Jacó.

As bênçãos de Efraim foram cumpridas na ascensão do Império Britânico e da Comunidade (uma "multidão" de nações) Britânica. As bênçãos de Manassés foram cumpridas na ascensão dos Estados Unidos da América. Não é de admirar que os britânicos e os norte-americanos tenham esse sentimento de fraternidade — eles são descendentes de irmãos!

Na bênção de Moisés sobre os descendentes de Jacó (Israel), o que ele profetizou acerca de José?

"E de José disse: Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o que há de mais excelente nos céus, com o orvalho e com o que há no abismo, que jaz abaixo, e com as mais excelentes novidades do sol, e com as mais excelentes produções da lua, e com o mais excelente dos montes antigos, e com o mais excelente dos outeiros eternos e com o mais excelente da terra, e com a sua plenitude, e com a benevolência Daquele que habitava na sarça.

"A bênção venha sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Ele tem a glória do primogênito do seu boi, e as suas pontas são pontas de unicórnio; com elas ferirá os povos juntamente até às extremidades da terra; estes, pois, são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés" (Deuteronômio 33:13-17).

As maiores bênçãos materiais e geopolíticas foram entregues aos descendentes de José.

Depois da morte de Salomão, Israel foi dividida em dois reinos?

"Sucedeu, pois, naquele tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho, e ele se tinha vestido de uma veste nova, e sós estavam os dois no campo. E Aías pegou na veste nova que sobre si tinha e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão e a ti darei as dez tribos...” (1 Reis 11:29-31).

"E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá. Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, ajuntou toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão” (1 Reis 12:20-21).

Assim, como profeta de Deus, Aías previu que as tribos do norte se separariam de Israel e manteriam o nome de Israel. Elas se tornaram o reino, ou a casa, de Israel. As tribos do sul, de Judá e Benjamim, juntamente com uma parte de Levi, se tornaram conhecidas como o reino, ou a casa, de Judá. E aqueles que faziam parte da casa de Judá ficaram conhecidos como "judeus". Embora pareça surpreendente, mas a primeira vez que os "judeus" foram mencionados na Bíblia, eles estavam em guerra contra Israel (2 Reis 16:5-6 ).

Em sua grande maioria, os israelenses da moderna nação de Israel são judeus. Quando a Bíblia fala de Judá no tempo do fim, ela está se referindo a esta atual nação de Israel e a outros judeus dispersos.

Por que a casa de Israel se tornou conhecida como as dez tribos perdidas de Israel?

"E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar para Hala e para Habor, junto ao rio Gozã, e às cidades dos medos; porquanto não obedeceram à voz do SENHOR, seu Deus; antes, traspassaram o seu concerto e tudo quanto Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado; nem o ouviram nem o fizeram" (2 Reis 18:11-12).

Quando as dez tribos do norte continuaram a se rebelar contra o poderoso império assírio, eles sitiaram sua capital Samaria (por volta de 724-722 a.C.). Depois que Samaria caiu, os assírios deportaram a maioria dos israelitas para lugares distantes, onde eles, eventualmente, adotaram as línguas e as culturas dos nativos dessas áreas.

Além disso, uma vez que essas dez tribos já haviam abandonado a guarda do Sábado de Deus e dos Dias Santos, eles deixaram de ter esses sinais identificadores (Êxodo 31:13). Muitos de seus descendentes continuaram migrando, principalmente na direção oeste, área da atual Europa. Deus cumpriu Sua promessa de “sacudir” os israelitas entre outras nações, mantendo-os incólumes (Amós 9:9). Mas porque perderam sua identidade original, muitos historiadores pensam que eles foram completamente assimilados por outros povos ou desapareceram.

Em contrapartida, quando o povo da casa de Judá foi levado cativo para Babilônia, mais de um século depois, eles conservaram sua língua e suas crenças, inclusive a observância do Sábado. E, mais tarde, quando alguns receberam a permissão de retornar à Judéia (posteriormente, renomeada como Palestina pelos romanos). Deste modo, grande parte do povo judeu nunca perdeu sua identidade.

Quais são as provas de que os israelitas não deixaram de existir?

Jesus disse que foi enviado "às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mateus 15:24). Jesus disse a Seus discípulos que fossem pregar "às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mateus 10:6). Muitos anos depois, o apóstolo Tiago dirigiu sua carta "às doze tribos que andam dispersas" (Tiago 1:1). Obviamente, Jesus e Tiago esperavam alcançar os descendentes de todas as doze tribos. Enquanto a maioria dos historiadores nem tentou "encontrar" as chamadas "tribos perdidas", rejeitando até mesmo a própria ideia, outros se esforçaram para conseguir rastrear as migrações dos israelitas.

Biblicamente falando, uma das grandes provas que as dez tribos do norte de Israel não deixaram de existir se encontra em Ezequiel 37:15-28. Onde se menciona que, quando o Reino de Deus for estabelecido na Terra, Deus trará os descendentes das tribos do norte de Israel de volta à Terra Prometida e as unirá às duas tribos que formaram "Judá" — Judá e Benjamin.

Se realmente essas dez tribos do norte foram assimiladas por outras nações e desapareceram, então seus descendentes não poderiam ser trazidos de volta à Terra Prometida nesse tempo. Mas, no livro de Amós, Deus prometeu que não Se esqueceria das tribos do norte de Israel e nem permitiria que fossem absorvidas por outras nações a ponto de ficarem irreconhecíveis (novamente, ver Amós 9:9). E Deus cumpriu fielmente essa promessa!

Quando Deus falou com Abraão, o que Ele quis dizer com "em Isaque será chamada a tua semente"?

"Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente" (Gênesis 21:12).

Será uma surpresa para muitos descendentes de Isaque, ou filhos de Isaque, quando se tornarem conhecidos, entre estes estarão os chamados "saxões". Obviamente, os povos de língua inglesa, britânicos e norte-americanos, são chamados de anglo-saxões.

Quando os descendentes dos irmãos Efraim e Manassés se separaram?

Na época colonial, Deus inspirou muitos descendentes de Manassés a se mudarem da Grã-Bretanha e de outros países europeus para os Estados Unidos. Como resultado da Revolução Americana, os dois irmãos ficaram politicamente separados — embora eles tenham trabalhado juntos muitas vezes, o que tem sido uma benção para o mundo. De vez em quando, você ouvirá a frase "as treze tribos de Israel". Isso é devido ao fato de os descendentes de Efraim e Manassés serem contados como duas tribos diferentes, sendo Manassés a décima terceira tribo. (É interessante notar que o número treze era relevante na antiga história norte-americana, pois havia treze colônias originais, as quais se tornaram os primeiros treze Estados da federação).

As diversas profecias bíblicas do fim dos tempos sobre "Israel", muitas vezes, se referem aos Estados Unidos, à Grã-Bretanha e a outros povos relacionados. As profecias do fim dos tempos sobre "Judá" referem-se ao moderno Estado de Israel e a outros judeus dispersos. Com esse conhecimento, você poderá entender as profecias do fim dos tempos relativas a Israel e a Judá. Infelizmente, muitas profecias alertam para o julgamento e o castigo de Deus, que acometerão Israel e Judá por causa de sua desobediência à Palavra e às leis de Deus. Mas também há muitas outras profecias sobre a restauração da grandeza e do papel de liderança de Israel e Judá no futuro.

Esperamos que esta breve lição tenha estimulado o seu apetite para ler muito mais sobre a surpreendente evidência das origens dos povos britânicos e norte-americanos e sobre as profecias de eventos futuros! As próximas lições vão identificar outras nações.

Pratique agora

Leia as incríveis bênçãos proferidas por Jacó sobre os descendentes de José em Gênesis 49:22-26. Depois leia as espantosas bênçãos enunciadas por Moisés acerca dos descendentes de José em Deuteronômio 33:13-17. Pense no grandioso significado e na magnanimidade dessas promessas!

Se você mora em um país que tenha recebido essas bênçãos, agradeça sinceramente a Deus por Seu amor, fidelidade e generosidade ao conceder todas essas bênçãos! A fidelidade de Deus quanto às essas coisas materiais é um lembrete de Sua fidelidade acerca das coisas espirituais. Todos nós devemos agradecer por tudo isso!

Para aprender muito mais, não deixe de baixar ou solicitar o nosso guia de estudo bíblico gratuito, Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica!