Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Por Que Jesus Cristo Voltará?

Você está aqui

Por Que Jesus Cristo Voltará?

Em meio às provações da vida e aos tempos difíceis, sempre haverá diante de nós uma esperança maravilhosa. Embora o mundo esteja cercado de trevas e ainda vai ficar cada vez mais sombrio, uma reviravolta está próxima de acontecer na vinda do Salvador do mundo — na verdade, a segunda vinda, como entendem os cristãos. Mas, isso realmente vai acontecer? E por quê?

Todos aqueles que se identificam como cristãos creem que Jesus Cristo morreu, ressuscitou dos mortos, foi para o céu e que um dia retornará como prometido. Porém, há controvérsias sobre a natureza desse retorno. Por exemplo, alguns pensam que Seu retorno se dá de forma espiritual através da Igreja. Contudo, a maioria dos cristãos acredita que Cristo retornará literalmente em poder e glória — e as pesquisas revelam que uma grande parcela deles crê que Seu retorno ocorrerá em poucas décadas.

Ainda assim, há quem ridicularize essa ideia. Mas, a Bíblia advertiu que nos últimos dias surgiriam zombadores, dizendo: “Jesus prometeu voltar, não foi? Então, onde está Ele? Ele não virá nunca! Ora, até onde qualquer um pode lembrar-se, tudo tem permanecido exatamente como era desde o primeiro dia da criação” (2 Pedro 3:3-4 2 Pedro 3:3-4 [3] sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, [4] e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

Entretanto, por mais relevante que seja a crença no retorno de Cristo, ela se opõe estranhamente a outro conceito popular da teologia convencional que diz que pessoas com uma alma imortal vão subir ao céu para ficar com Cristo logo depois de morrer. Mas parece que isso não deixa nenhuma razão plausível para o retorno de Jesus e para a ressurreição de Seus seguidores, que deveria ocorrer nessa ocasião. Há explicações que tentam juntar esses conceitos, mas, na verdade, elas não têm muita lógica.

Embora a maioria que se concentre no retorno de Cristo, as pessoas ainda pensa nisso como um passo a caminho do céu.

Em meio a toda essa confusão, precisamos entender algumas coisas: Por que Jesus está voltando? Será que Ele deixou algum assunto pendente aqui na Terra? O que Ele pretende fazer quando chegar aqui? E o que isso significa para o nosso futuro? Vamos examinar doze razões bíblicas acerca disso — começaremos com seis delas neste artigo e as outras seis na próxima edição.

1. Para cumprir as profecias e as promessas

Em primeiro lugar, Jesus disse especificamente que voltaria — e Ele precisa ser fiel à Sua palavra. Ele disse aos Seus discípulos: “Virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também” (João 14:3 João 14:3E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Almeida Atualizada×
). Ele ainda disse que no tempo do fim “todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:30 Mateus 24:30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
; ver também Mateus 26:64 Mateus 26:64Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado � direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Almeida Atualizada×
). Contudo, as nações não vão recebê-Lo de braços abertos.

Como parte da “revelação de Jesus Cristo” (Apocalipse 1:1 Apocalipse 1:1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João;
Almeida Atualizada×
), o apóstolo João reiterou: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até os mesmos que O traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele” (versículo 7).

Quando os discípulos viram Jesus subir às nuvens do Monte das Oliveiras, nos arredores de Jerusalém, dois anjos disseram-lhes: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu O vistes ir” (Atos 1:11 Atos 1:11os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Almeida Atualizada×
). E isso era uma parte importante da qual eles serviriam de testemunhas (versículo 8). E assim fizeram — fielmente.

Encontramos o prometido retorno de Cristo predito em todo o Novo Testamento — em todos os quatro Evangelhos, no livro de Atos e confirmado por todos os autores do Novo Testamento.

Mas essa promessa não se originou no Novo Testamento. A mensagem da vinda do Messias em poder e glória está em toda a Bíblia, principiando com os profetas dos tempos do Antigo Testamento. Como declara Judas 14-15: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de Seus santos, para fazer juízo contra todos...”.

O Salmo 96 também declara: “Porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a Sua verdade” (versículo 13, grifo nosso).

Muitas profecias falam da vinda do Senhor com poder e das grandes mudanças que Ele trará ao mundo. Algumas dessas profecias falam ao mesmo tempo da primeira e da segunda vinda de Cristo, embora um intervalo de tempo separe esses eventos.

Por exemplo, Isaías 9:6 Isaías 9:6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Almeida Atualizada×
começa dizendo que “um menino nos nasceu, um filho se nos deu...”, referindo-se à primeira vinda de Jesus. Mas logo a profecia avança ao futuro e diz que “o principado está sobre os seus ombros [como Governante!]; e o Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no Seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre” (versículos 6-7). A última parte desta profecia não aconteceu na primeira vinda de Cristo, mas acontecerá quando Ele vier novamente.

Aquele que veio como um Cordeiro sacrificial retornará como o poderoso Leão de Judá (ver Apocalipse 5:5 Apocalipse 5:5E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.
Almeida Atualizada×
, 11-13). Como nos diz Hebreus 9:28 Hebreus 9:28assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Almeida Atualizada×
: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado [não mais para morrer como expiação pelos pecados], aos que O esperam para a salvação”.

As promessas e as profecias do retorno de Cristo são infalíveis. Pois, temos certeza de que “Deus... não pode mentir ”(Tito 1:2 Tito 1:2na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,
Almeida Atualizada×
) e que, como disse Jesus, “a Escritura não pode ser anulada” (João 10:35 João 10:35Se a lei chamou deuses �queles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
Almeida Atualizada×
). Porque Deus é o “Deus da verdade” (Salmos 31:5 Salmos 31:5Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.
Almeida Atualizada×
, Deuteronômio 32:4 Deuteronômio 32:4Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.
Almeida Atualizada×
; Isaías 65:16 Isaías 65:16De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.
Almeida Atualizada×
). E Sua Palavra é a verdade (João 17:17 João 17:17Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Almeida Atualizada×
).

O próprio Jesus, Deus que se fez carne, foi o Verbo que inspirou o Antigo Testamento e engrandeceu a mensagem de Deus no Novo Testamento. Ele declarou ser a própria personificação da verdade (João 14:6 João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Almeida Atualizada×
). Ele veio dar testemunho da verdade (João 18:37 João 18:37Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Almeida Atualizada×
). O apóstolo Paulo afirmou que “está a verdade em Jesus” (Efésios 4:21 Efésios 4:21se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus,
Almeida Atualizada×
). Cristo e o Pai enviaram o Espírito Santo da verdade para nos guiar em toda a verdade (João 16:13 João 16:13Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
Almeida Atualizada×
) — o mesmo Espírito que inspirou os escritores da Bíblia (1 Pedro 1:10-12 1 Pedro 1:10-12 [10] Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, [11] indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. [12] Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 1:20-21 2 Pedro 1:20-21 [20] sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. [21] Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
) .

Obviamente, se não podemos contar com a verdade de que Jesus está voltando, então não podemos contar com nada! Mas, sem dúvida, podemos contar com isso — “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13 Tito 2:13aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
). Paulo expressou esse desejo com uma oração comum, aparentemente em aramaico, na Igreja primitiva: Maranata! Esta palavra foi traduzida como "vem, Senhor!" (ver 1 Coríntios 16:22 1 Coríntios 16:22Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema! Maranata.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Jesus precisa retornar para manter a retidão e a honra dEle e do Pai — e para defender a verdade de tudo o que Eles proclamaram. Mas, evidentemente, a promessa da vinda de Cristo não se destinava apenas a demonstrar a veracidade de seu cumprimento. Outros grandes propósitos por trás do retorno de Cristo são revelados em muitas promessas e profecias específicas. Definitivamente, Ele tem um trabalho vital a fazer aqui, como logo veremos!

2. Para salvar a humanidade da completa destruição

Precisamos desesperadamente do retorno de Cristo ou a raça humana está condenada.

O mundo está ficando cada vez pior. Paulo nos disse que “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis” (2 Timóteo 3:1 2 Timóteo 3:1Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
Almeida Atualizada×
, ARA) — tempos de crescente perigo e angústia. Ele então dá uma lista de atitudes e comportamentos egoístas, dureza de coração e perversidades que vêm aumentando há algum tempo (versículos 2-5).

Essa época se refere a que vivemos atualmente — nossa época está cada vez mais parecida com a época de Noé, quando os pensamentos das pessoas eram continuamente maus e Deus decretou a destruição do mundo com um dilúvio global, salvando apenas a família de Noé (Gênesis 6:5 Gênesis 6:5Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
Almeida Atualizada×
, 11-13). Jesus disse que antes de Seu retorno, as condições seriam como as dos dias de Noé, em que as pessoas estariam realizando suas atividades normais em meio à crescente miséria e alheias a uma iminente destruição catastrófica (Mateus 24:37-39 Mateus 24:37-39 [37] Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. [38] Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, [39] e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
Almeida Atualizada×
).

Na verdade, Jesus disse que o tempo do fim será a pior época da história antes de Seu retorno, advertindo: “Porque haverá, então, grande aflição [terríveis tribulações e angústia], como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mateus 24:21 Mateus 24:21porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Almeida Atualizada×
).

A situação será tão crítica que, “se o tempo de calamidade não tivesse sido limitado [interrompido], ninguém sobreviveria...” (versículo 22, Nova Versão Transformadora). “Mas”, nos é dito, “esse tempo foi limitado por causa dos escolhidos [o povo escolhido de Deus]” (mesmo versículo, Nova Versão Transformadora).

Atualmente a humanidade alcançou a capacidade de se autoexterminar do planeta através de armamentos nucleares e outras armas de destruição em massa. E muitas profecias mostram que as nações estão avançando implacavelmente para uma terrível época de guerra mundial em que essas armas serão utilizadas. Além disso, ainda outras profecias avisam que Deus enviará desastres cataclísmicos sobre uma humanidade impenitente para destruir qualquer um que ainda restasse, isso se os efeitos desses desastres não fossem interrompidos.

Felizmente, Jesus intervirá, pois Ele prometeu impedir que a humanidade seja exterminada — e, novamente, por causa dos eleitos ou escolhidos de Deus!

3. Para ressuscitar e transformar Seus fiéis à imortalidade

Jesus prometeu a vida eterna para Seus seguidores, declarando que Ele os ressuscitaria no último dia (João 6:39-40 João 6:39-40 [39] E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. [40] Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
, 44, 54).

Logo após dizer que todas as pessoas na Terra verão Seu retorno (Mateus 24:30 Mateus 24:30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
), Jesus disse isso sobre Si mesmo: “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos,  de uma à outra extremidade dos céus [a abóbada celeste da Terra]” (Mateus 24:31 Mateus 24:31E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma � outra extremidade dos céus.
Almeida Atualizada×
).

E isso inclui os verdadeiros seguidores de Cristo que ainda estiverem vivos quando Ele vier e também aqueles que já morreram: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17 1 Tessalonicenses 4:16-17 [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Então, Jesus vem para Sua Noiva espiritual, a Igreja — Seu corpo coletivo de crentes — que também O tem como Noivo e Esposo (comparar Mateus 25:1-13 Mateus 25:1-13 [1] Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. [2] Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. [3] Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. [4] As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. [5] E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. [6] Mas � meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! [7] Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. [8] E as insensatas disseram �s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. [9] Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. [10] E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. [11] Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. [12] Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. [13] Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
Almeida Atualizada×
; Efésios 5:25-33 Efésios 5:25-33 [25] Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, [26] a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, [27] para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. [28] Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. [29] Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo � igreja; [30] porque somos membros do seu corpo. [31] Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá � sua mulher, e serão os dois uma só carne. [32] Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e � igreja. [33] Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.
Almeida Atualizada×
).

Muitas pessoas acham que Jesus virá apenas para tirar todos nós daqui e nos levar para viver permanentemente no céu. Mas não é isso que a Bíblia ensina. Em vez disso, ela mostra que viveremos com Cristo na Terra, como logo veremos.

Quando formos levantados para encontrar Cristo, Ele vai nos transformar em seres imortais como corpos glorificados e espirituais, assim como o dEle. Ele “transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso” (Filipenses 3:21 Filipenses 3:21que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.
Almeida Atualizada×
). “Quando Ele se manifestar [na Sua vinda], seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos” (1 João 3:2 1 João 3:2Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
Almeida Atualizada×
). Assim como Jesus se tornou um “espírito vivificante” em Sua ressurreição (1 Coríntios 15:45 1 Coríntios 15:45Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.
Almeida Atualizada×
), nós também nos tornaremos (versículos 47-49) — então seremos imortais e incorruptíveis (versículos 52-55).

Nessa transformação, Jesus completará nossa redenção, que foi iniciada em Sua primeira vinda. Ele nos redimiu e nos resgatou da morte através de Seu próprio sacrifício (Gálatas 3:13 Gálatas 3:13Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 1:18-19 1 Pedro 1:18-19 [18] sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, [19] mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 5:9 Apocalipse 5:9E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;
Almeida Atualizada×
). No entanto, ainda podemos morrer, por isso, a total redenção é algo que ainda esperamos. Jesus disse que, com a chegada dos eventos do tempo do fim, a “redenção está próxima” (Lucas 21:28 Lucas 21:28Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.
Almeida Atualizada×
). Aguardamos a “redenção da possessão de Deus" (Efésios 1:14 Efésios 1:14o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
), ou seja, "a redenção do nosso corpo" na vinda de Cristo (Romanos 8:23 Romanos 8:23e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
Almeida Atualizada×
). Isso corresponde à salvação final, estar livres do pecado e da morte e viver para sempre com Cristo e o Pai!

4. Para se manifestar gloriosamente por honra e vindicação

Conquanto sendo o Deus Criador encarnado que veio para salvar a todos, em sua primeira vinda, Jesus foi achincalhado, perseguido, brutalizado, torturado, envergonhado e humilhado. Embora tenha ressuscitado da sepultura, Ele foi visto apenas por alguns — dentre Seus seguidores — e ainda assim foi rejeitado por Sua nação. Ainda hoje muitas pessoas zombam de Jesus e até usam Seu nome para praguejar.

Embora o sofrimento de Cristo e a contínua rejeição a Ele por muitas pessoas sejam parte do plano de Deus em andamento. Esse tipo de tratamento do Criador e Salvador da humanidade, obviamente, não é o que Ele merece. Ele merece honra, glória, adoração, devoção e veneração de todos. E aqueles que resistirem a Ele serão obrigados a respeitá-Lo e obedecê-Lo.

Jesus abriu mão de Sua divina majestade e de Seu poder para se humilhar a ponto de vir para a Terra para sofrer uma morte por crucificação como se fosse um criminoso (Filipenses 2:5-8 Filipenses 2:5-8 [5] Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, [6] o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, [7] mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; [8] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Almeida Atualizada×
). “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus [os anjos], e na terra, e debaixo da terra [os mortos e sepultados que, mais tarde, vão ressuscitar], e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11 Filipenses 2:9-11 [9] Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; [10] para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, [11] e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Almeida Atualizada×
).

Deus não pretende que a última visão pública que o mundo terá de Jesus seja a de um criminoso condenado e morto na cruz — e tendo apenas algumas testemunhas de Sua ressurreição. Em vez disso, Ele será completamente vindicado, aparecendo para o mundo como Ele é, ou seja, o Deus vivente e todo-poderoso. Ele manifestará Seu incrível poder em Sua vinda. Isso também irá vindicar a Seus seguidores.

Aguardamos um futuro em que “o Filho do Homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos” (Mateus 16:27 Mateus 16:27Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Almeida Atualizada×
). Paulo disse que Cristo virá “para ser glorificado nos Seus santos e para se fazer admirável, naquele Dia, em todos os que creem” (2 Tessalonicenses 1:10 2 Tessalonicenses 1:10quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).
Almeida Atualizada×
; comparar João 17:24 João 17:24Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.
Almeida Atualizada×
). Ele também mostrará Sua glória às nações: “O tempo vem, em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a Minha glória” (Isaías 66:18 Isaías 66:18Pois eu conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha glória.
Almeida Atualizada×
). E, de fato, como lemos anteriormente, “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7 Apocalipse 1:7Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Almeida Atualizada×
).

Jesus finalmente receberá o respeito e a honra que merece!

5. Para governar como Rei sobre todas as nações

Também nos é dito que “quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dEle” (Mateus 25:31-32 Mateus 25:31-32 [31] Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; [32] e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
Almeida Atualizada×
). Ao soar a sétima e última trombeta de Apocalipse, além de os mortos em Cristo serão ressuscitados, também será feito um anúncio maravilhoso: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
). Então, finalmente, o Reino de Deus será estabelecido.

Jesus retornará com poder para tomar o controle das nações e governá-las como “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:15-16 Apocalipse 19:15-16 [15] Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. [16] No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Almeida Atualizada×
; comparar Apocalipse 17:14 Apocalipse 17:14Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
Almeida Atualizada×
). “E o SENHOR será rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:9 Zacarias 14:9E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um sera o seu nome.
Almeida Atualizada×
). E em Salmos 67:4 Salmos 67:4Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgas os povos com eqüidade, e guias as nações sobre a terra.
Almeida Atualizada×
diz o seguinte: “Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra”.

Os discípulos de Cristo desta era, então glorificados com Ele, "reinarão com Ele mil anos" (Apocalipse 20:6 Apocalipse 20:6Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
) — o Milênio — "e eles reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:10 Apocalipse 5:10e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Almeida Atualizada×
). Em vez ir para o céu, eles viverão aqui e terão um trabalho importante a fazer — realizar uma maravilhosa transformação no mundo inteiro. Jesus chamou este tempo de “idade vindoura” (Lucas 18:30 Lucas 18:30que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna.
Almeida Atualizada×
; Marcos 10:30 Marcos 10:30que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.
Almeida Atualizada×
) e “regeneração [ou renascimento], quando o Filho do Homem se assentar no trono da Sua glória” e Seus doze apóstolos também vão se assentar “sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19:28 Mateus 19:28Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Almeida Atualizada×
).

Será uma era de uma espantosa renovação, principiando com Israel e se expandindo por todo o mundo!

6. Para libertar e exaltar Israel

Como vimos, Jesus herdará o trono de Davi sobre Israel (Isaías 9:6-7 Isaías 9:6-7 [6] Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. [7] Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.
Almeida Atualizada×
; ver também Lucas 1:32 Lucas 1:32Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
Almeida Atualizada×
). Ao assentar-se neste trono, Ele governará todo o mundo, e Israel será elevada acima de todas as nações.

O retorno de Jesus permitirá o cumprimento do plano de Deus para Israel.

Nos últimos séculos, as nações descendentes da antiga Israel foram muito abençoadas em cumprimento das promessas feitas aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó (ver nosso guia de estudo bíblico gratuito Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica para saber mais). Isso não se trata de uma questão de preferência racial, mas de herança e responsabilidade familiar. A intenção de Deus é abençoar todas as nações por meio dos descendentes de Abraão (Gênesis 12:1-3 Gênesis 12:1-3 [1] Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. [2] Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. [3] Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei �quele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Almeida Atualizada×
; 26:4; 28:14).

Contudo, as profecias mostram que, pouco antes da volta de Jesus, as nações israelitas — agora herança do noroeste da Europa, assim como o povo judeu — futuramente vão passar por um tempo de terrível provação, que é chamado de grande tribulação por causa dos flagrantes pecados de todos. “É tempo de angústia para Jacó [ou Israel]; ele, porém, será salvo dela” (Jeremias 30:7 Jeremias 30:7Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela.
Almeida Atualizada×
) — isto é, depois de passar por isso.

Os israelitas e o povo judeu enfrentarão hostilidades e ataques devastadores de outras nações. Deus advertiu aos israelitas: “Em todos os vossos lugares habitáveis, as cidades serão destruídas” (Ezequiel 6:6 Ezequiel 6:6Em todos os vossos lugares habitáveis as cidades serão destruídas, e os altos assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e sejam destruídos, e os altares de incenso sejam cortados, e desfeitas as vossas obras.
Almeida Atualizada×
). Pois, “todas as nações da terra” vão se unir e cercar Jerusalém (Zacarias 12:1-3 Zacarias 12:1-3 [1] A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele. [2] Eis que eu farei de Jerusalém um copo de atordoamento para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. [3] Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.
Almeida Atualizada×
).

Não obstante, Jesus intervirá para defender o Seu povo: “E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras” (Zacarias 14:3-4 Zacarias 14:3-4 [3] Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. [4] Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Almeida Atualizada×
). Jesus voltará ao mesmo lugar de onde partiu para o céu — mas agora virá como um guerreiro divino.

Diversas profecias mostram que Ele reunirá os exilados dispersos de Israel e os trará de volta à Terra Prometida. Novamente, Israel, que foi dividida em duas nações, as tribos do norte de Israel lideradas por Efraim e a tribo do sul de Judá, se tornará em uma única e indivisível nação e mais uma vez será governada pelo rei Davi, já ressuscitado nessa ocasião (Ezequiel 37:15-28 Ezequiel 37:15-28 [15] A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: [16] Tu, pois, ó filho do homem, toma um pau, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. Depois toma outro pau, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros; [17] e ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só na tua mão. [18] E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que queres dizer com estas coisas? [19] Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e lhes ajuntarei a vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. [20] E os paus, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles. [21] Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todos os lados, e os introduzirei na sua terra; [22] e deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações, nem de maneira alguma se dividirão para o futuro em dois reinos; [23] nem se contaminarão mais com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com qualquer uma das suas transgressões; mas eu os livrarei de todas as suas apostasias com que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. [24] Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão. [25] Ainda habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; nela habitarão, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. [26] Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto perpétuo. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. [27] Meu tabernáculo permanecerá com eles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [28] E as nações saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.
Almeida Atualizada×
). Como já mencionado, cada tribo será governada por um dos doze apóstolos (Mateus 19:28 Mateus 19:28Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Almeida Atualizada×
). E eles, juntamente com Davi, reinarão sob o governo mundial de Cristo.

Jesus libertará os israelitas física e espiritualmente. Muitos pensam que a Nova Aliança trazida por Jesus — através da qual as pessoas são perdoadas por Seu sacrifício e a verdadeira obediência a Deus e possível por meio de Seu Espírito — era apenas para a Igreja desta era. Mas Deus disse que estava fazendo a Nova Aliança “com a casa de Israel e com a casa de Judá”, por meio da qual Ele colocaria Suas leis em seus corações e mentes (Jeremias 31:31-34 Jeremias 31:31-34 [31] Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, [32] não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
).

O Senhor também predisse que Seu Espírito seria derramado sobre o povo judeu em Jerusalém — e que eles olhariam para Aquele “a quem traspassaram”, profundamente tristes por tê-Lo rejeitado todo esse tempo, mas agora estarão prontos para se arrepender e segui-Lo (Zacarias 12:10-11 Zacarias 12:10-11 [10] Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito. [11] Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megidom.
Almeida Atualizada×
).

“E, assim”, como escreve Paulo, “todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11:26-27 Romanos 11:26-27 [26] e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; [27] e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.
Almeida Atualizada×
, ARA). E isso será maravilhoso para o resto das nações (versículos 11-12). Israel deveria ter sido um exemplo de santidade para o mundo — e será quando Cristo voltar!

Não deixe de ler sobre outras razões para a segunda vinda de Jesus em nossa próxima edição. Como já vimos, ainda há muito para Jesus e Seus seguidores realizarem quando Ele retornar. Confie nas promessas de Cristo. Como nos assegura Hebreus 10:37 Hebreus 10:37Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.
Almeida Atualizada×
(ARA): “Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará”!