Por Que Jesus Cristo Voltará? (Segunda Parte)

Você está aqui

Por Que Jesus Cristo Voltará? (Segunda Parte)

A maior parte do mundo cristão acredita que Jesus está voltando à Terra, mas muitos não entendem o propósito disso. Na primeira parte deste artigo em nossa edição anterior, apresentamos seis razões pelas quais Jesus Cristo deve retornar à Terra. Recomendamos que você a leia antes de prosseguir para esta segunda parte, onde apresentamos mais seis motivos de um total de doze.

A título de revisão, as seis primeiras razões foram: 1) Cumprir as profecias e as promessas; 2) Salvar a humanidade da completa destruição; 3) Ressuscitar e transformar Seus fiéis à imortalidade; 4) Manifestar-se gloriosamente por honra e vindicação; 5) Governar como Rei sobre todas as nações; e 6) Libertar e exaltar Israel.

Entretanto, essas não são as únicas coisas que Jesus fará quando retornar. Conforme revelado nas Escrituras, Ele tem muito mais coisas a realizar. Aqui vamos listar mais seis delas, mesmo assim isso ainda seria apenas um resumo da grande agenda dEle para o mundo que está por vir. Sem dúvida, muitos outros aspectos poderiam ser destacados.

Então, continuando com o que já temos visto, o que mais Jesus vem fazer? E, novamente, por que Ele retornará à Terra?

7. Para estabelecer Seu trono em Jerusalém

No último ponto que mencionamos anteriormente sobre Sua vinda em relação à nação de Israel, o Senhor ainda declarou: “Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua. Estabelecê-los-ei, e os multiplicarei, e porei o Meu santuário [ou lugar santo] no meio deles, para sempre. O Meu tabernáculo [ou morada] estará com eles; Eu serei o Seu Deus, e eles serão o Meu povo. As nações saberão que Eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando o Meu santuário estiver para sempre no meio deles” (Ezequiel 37:26-28, ARA).

Os últimos capítulos de Ezequiel, a partir do capítulo quarenta, mostram que um templo físico, reconstruído em Jerusalém, estará funcionando durante o milênio. Alguns descartam essa possibilidade dizendo que isso é um mero simbolismo espiritual, mas o grau detalhado dessa descrição encontrado nesses capítulos torna essa ideia insustentável. O sistema do templo sempre conteve aspectos simbólicos, mas era literal, assim como será nesse novo templo.

O templo físico é considerado o lugar do trono de Deus na Terra — o propiciatório da Arca da Aliança entre os querubins é um modelo do trono de Deus no céu. Portanto, Jerusalém será a capital do mundo: “Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno” (Jeremias 3:17, grifo nosso). A partir dali Cristo governará: “Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Isaías 2:3).

8. Para julgar o mundo, recompensar os fiéis e remover o mal

Atualmente, o mundo está cheio de corrupção e injustiça. Os justos sofrem injustamente, enquanto os iníquos, geralmente, prosperam. Um Deus justo e bom permitiria que isso continuasse infinitamente e agiria apenas para levar as pessoas decentes para uma vida após a morte no céu? Como Abraão perguntou: "Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?" (Gênesis 18:25).

Observe que a maldade que há no mundo é usada como argumento para negar a existência de Deus. Será que nós, que entendemos que Jesus veio para morrer por nossos pecados, podemos imaginar que Deus vai tolerar o pecado e suas consequências para sempre? Será que a morte, a miséria e a dor nunca vão acabar? Claro que não! Tudo isso foi permitido por um tempo para a edificação da fé e do caráter. Mas, eventualmente, deve haver uma conclusão - e haverá!

Quando Jesus retornar, Ele trará justiça ao mundo — para resolver todas essas coisas. Ele recompensará os justos e punirá os que não se arrependerem, e agirá para livrar o mundo de todos seus pecados.

Vimos anteriormente, em Judas 14-15 e Salmos 96:13, que o Senhor está vindo para executar um julgamento sobre o mundo. E isso diz respeito a Cristo, pois Ele disse que “o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (João 5:22, ARA).

Além disso, Deus, por meio de Cristo, disse que “recompensará cada um segundo as suas obras, a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade” (Romanos 2:6-8).

Em uma parábola Jesus mostrou que ao retornar Ele recompensará Seus servos, dando-lhes diferentes níveis de autoridade em Seu Reino, segundo a maneira com que usaram seus dons espirituais a serviço dEle e cresceram em Seu caráter — e aqueles que falharam em cumprir essa ordem perderão sua recompensa (ver Lucas 19:11-26). E os inimigos de Cristo que, enfim, se recusarem a ser governados por Ele serão destruídos (versículo 27).

Jesus triunfará sobre os inimigos quando voltar. As nações do mundo, sob o domínio de Satanás, o diabo (1 João 5:19), ficarão iradas com a volta de Cristo e vão resistir, por isso enfrentarão Seu julgamento (Apocalipse 11:18; Joel 3:2). Uma aliança de governantes “combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá” (Apocalipse 17:12-14). Paulo escreve sobre um governante humano de um sistema tirânico que dominará o mundo, “a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de Sua vinda” (2 Tessalonicenses 2:8, ARA).

Então, o próprio Satanás e seus demônios serão detidos e banidos do mundo e lançados em um abismo ou poço sem fundo durante os mil anos do governo de Cristo — afastando assim o engano e a influência espiritual dele sobre as nações e as mentes das pessoas, que as levavam a atitudes erradas e à desobediência (Apocalipse 20:1-3; veja Efésios 2:1-3). Porém, ele ainda será libertado por um curto espaço de tempo, quando sairá para enganar as nações novamente — mas logo será lançado ao lago de fogo e, finalmente ido para sempre (Apocalipse 20:3, 7-10). E, mais tarde, os seres humanos impenitentes também serão lançados no lago de fogo e destruídos para sempre, juntamente com a morte e a sepultura, os últimos inimigos (versículos 14-15; 21:8; 1 Coríntios 15:25-26).

A remoção de Satanás e da maldade permitirá que todas as pessoas aprendam a retidão e vivam em harmonia com Deus e umas com as outras. Finalmente, Jesus receberá todo o louvor e honra que Lhe é devido. Aqueles que O seguem compartilharão de Sua glória. E Satanás e aqueles que se recusaram a se arrepender receberão a humilhação e a desonra que merecem.

Tudo isso começará quando Cristo retornar para julgar e resolver essa situação e também para trazer a cura para esse nosso mundo arruinado e confuso!

9. Para ensinar ao mundo os caminhos de Deus e trazer a paz mundial

Quando Jesus governar o mundo a partir de Jerusalém, “virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque [como já lemos] de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Isaías 2:1-3). Em vez da guerra, o mundo aprenderá o caminho da paz (versículo 4).

E, como parte do plano de Jesus, o antigo sonho da paz mundial finalmente se tornará realidade. Pois, sabemos que falharam todas as tentativas do homem para realizar esse sonho. Assim todos vão reconhecer isso: “SENHOR, Tu nos darás a paz, porque Tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras” (Isaías 26:12) — então, pelo fato de que Cristo vai trabalhar com as pessoas e pelas pessoas para realizar isso, o Espírito de Deus será derramado sobre toda a humanidade (Joel 2:28).

Jesus e Seus seguidores ressuscitados, como um sacerdócio real, serão os mestres do mundo e instruirão as pessoas: "Este é o caminho; andai nele" (Isaías 30:20-21). Em breve, “a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

10. Para trazer restauração para toda a criação

E, por causa da transformação que Jesus fará, até os animais ficarão em paz: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará...Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade” (Isaías 11:6-9). Esse monte se refere ao governo do reino de Deus, que se expandirá e abrangerá toda a Terra (comparar Daniel 2:35, 44).

Começando por Jerusalém, todo o mundo, que se encontrará devastado pela guerra, será restaurado a um paraíso semelhante ao Jardim do Éden. “Porque o SENHOR consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do SENHOR” (Isaías 51:3). “E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:35).

Nesse tempo, tanto a natureza quanto a humanidade serão curadas de uma forma extraordinária: “O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa” (Isaías 35:1). “Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas” (versículos 5-7).

Essa água milagrosa tanto é literal como também é um simbolismo do Espírito Santo e de todas as bênçãos de Deus. Como Deus disse: “Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o Meu Espírito sobre a tua posteridade e a Minha bênção, sobre os teus descendentes” (Isaías 44:3).

Uma abundância de árvores ao longo das margens de um rio, fluindo do novo templo de Deus em Jerusalém, que servirá de alimento e cura (Ezequiel 47:1-12) — essa cena também é literal e simbólica. Por causa do pecado, a humanidade foi expulsa do Jardim do Éden e impedida de ter acesso à árvore da vida. Mas, finalmente, esse acesso será reestabelecido (ver Apocalipse 22:1-3, 14).

Quando Jesus voltar do céu, Ele trará os “tempos da restauração de todas as coisas” que foi proclamado por todos os profetas de Deus (Atos 3:21, ARA). E toda a criação será libertada de sua humilhante escravidão (ver Romanos 8:18-23).

11. Para oferecer salvação a todos

Anteriormente, vimos que a intenção de Deus é salvar toda a Israel (Romanos 11:26; comparar Isaías 45:17). E Ele pretende fazer a mesma coisa com toda a humanidade, conforme expresso na inspirada oração do Salmo 67:2: “Para que se conheça na Terra o Teu caminho, e em todas as nações a Tua salvação”. E foi predito que Jesus seria o Messias que, além de exaltar e restaurar Israel, traria a salvação para todo o mundo: “Também Te dei para luz dos gentios, para seres a Minha salvação até à extremidade da Terra” (Isaías 49:6).

O mundo inteiro terá a oportunidade de salvação quando Jesus reinar com poder e glória sobre as nações. Contudo, talvez nos perguntemos: E quanto a todos aqueles que morreram no passado sem terem a oportunidade da salvação de Cristo? Por exemplo, lemos em Zacarias 12:10 que aqueles que traspassaram a Cristo sentirão remorso e arrependimento. Em certo sentido, isso se refere à nação judaica do tempo do fim, mas também a todas as pessoas, pois todos nós somos culpados pela morte de Cristo. Mas e aqueles que realmente participaram da execução de Jesus naquela época? Eles estão perdidos para sempre, mesmo não entendendo ou percebendo do que fazem parte? (comparar Lucas 23:34).

A verdade é que essas pessoas também terão sua oportunidade de salvação.

Jesus ressuscitará imediatamente Seus seguidores mortos ao retornar, mas Apocalipse 20:5 diz que “os outros mortos” não viverão novamente “até que os mil anos” se acabem. Então, eles também serão ressuscitados. Muitos pensam que isso vai acontecer para condená-los novamente. Mas, sem dúvida, não é o caso. Um período de julgamento virá (versículos 11-12) — um período de avaliação quando o Livro da Vida for aberto, e isso representa a abertura da oportunidade para todos.

Portanto, Jesus estará voltando não apenas para oferecer a salvação para todos os vivos e às gerações seguintes, mas também para oferecer salvação a todos os que já viveram e que nunca compreenderam ou não tiveram a oportunidade suficiente para compreender. (Para aprender mais sobre essa surpreendente verdade, leia “O Oitavo Dia: A Vida Eterna Oferecida a Todos” em nosso guia de estudo bíblico gratuito As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade).

12. Para inaugurar um novo céu e uma nova Terra

E, finalmente, após o milênio e o período do último julgamento e a remoção de todos aqueles que se recusaram a se arrepender e obedecer a Deus, aqueles que permanecerem vão ser testemunhas de uma extraordinária mudança em toda a criação, à medida que a Terra e o céu mudarem da decadente sujeição física para um estado de eternidade (Apocalipse 21:1). Assim, ninguém vai embora para outro planeta. Em vez disso, Deus fará com que a Terra em que habitamos e todas sejam renovadas (versículo 5). Então, a Nova Jerusalém, uma cidade de incríveis dimensões, descerá para a Terra juntamente com Deus Pai.

Certamente, parece irônico o fato de muitas pessoas lerem a descrição dessa cidade da visão de Apocalipse 21-22 e entenderem que se trata de uma vida no céu, quando a realidade é que essa cidade virá para uma Terra renovada e servirá de morada permanente do Pai e de Cristo e de todos os seres humanos salvos. Assim, o céu virá para a Terra! E a árvore da vida estará disponível aqui para todas as nações (Apocalipse 22:1-2, 14). “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos o servirão” (Apocalipse 22:3). Nessa visão não há nenhum templo “porque o seu templo é o SENHOR, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro” (Apocalipse 21:22), brilhando nele como uma luz mais brilhante do que o sol (versículo 23).

Então, isso significa que além de Cristo ter muito trabalho a fazer na Terra quando voltar, esse trabalho dEle aqui nunca terá fim! Ele reinará aqui com o Pai e todos os Seus seguidores em uma existência maravilhosa e alegre por toda a eternidade em um mundo infinito.

Sem dúvida, nossa esperança da volta de Cristo é sólida. A Bíblia termina afirmando esta grandiosa promessa e declarando uma oração para que isso se cumpra logo. E todos nós devemos orar por seu célere cumprimento. Apocalipse 22:20 conclui: “Aquele [Jesus Cristo] que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!”