Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Por Que O Batismo?

Você está aqui

Por Que O Batismo?

Sem dúvida, você já passou pela expectativa de vários eventos em sua vida. Talvez tenha sido o dia em que você recebeu sua carteira de motorista ou sua formatura no ensino médio ou na faculdade. Talvez tenha sido o dia de seu casamento ou o dia do nascimento de seu filho ou filha. Na verdade, há muitos dias e momentos emocionantes que você pode ter ansiado chegar com grande entusiasmo ou vontade.

Eu também esperei ansiosamente por várias ocasiões emocionantes, mas houve uma que antecipei mais que todas as outras. Eu gostaria de lhe dizer por que isso foi tão significativo para mim e espero que isso possa inspirar aqueles que ainda não passaram por essa experiência na vida. E qual foi esse evento mais esperado por mim? Foi o dia do meu batismo, que aconteceu há quase 47 anos, em 21 de outubro de 1972, quando eu tinha 23 anos.

Agora, você pode estar perguntando por que o batismo? Bem, um ano e meio antes daquele dia, eu estudava e aprendia muito da Bíblia com a literatura da Igreja de Deus, que incluía um curso de estudo bíblico muito esclarecedor. Eu também ouvia regularmente o programa de rádio da Igreja, que acrescentava ainda mais informação e inspiração ao que eu estava descobrindo.

Durante todo esse período, fui despertado para uma percepção crítica de que muito do que eu tinha aprendido sobre o cristianismo era falso. Além disso, entendi que a maneira egocêntrica como eu vivia era prejudicial para mim e para os outros, e era profundamente desagradável a Deus.

Deus está chamando ao arrependimento

Como pude chegar a esse entendimento? Por causa do chamado espiritual miraculoso e misericordioso de Deus Pai (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
). Através disso, Ele ajudou-me a começar a reconhecer a necessidade de arrepender-me de meus pecados — que não é apenas a transgressão de Suas santas leis, mas também o motivo de estarmos separados dEle (1 João 5:17 1 João 5:17Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.
Almeida Atualizada×
; 1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
; Isaías 59:2 Isaías 59:2mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Almeida Atualizada×
) . Quanto ao arrependimento, as Escrituras definem como um sincero e profundo remorso e consternação pelas ofensas contra Deus e um compromisso com a mudança (Salmos 51:4 Salmos 51:4Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.
Almeida Atualizada×
; Atos 3:19 Atos 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Almeida Atualizada×
; 17:30).

Por causa desse generoso chamado e orientação de Deus, aos poucos, eu fui percebendo que precisava de uma revisão espiritual — uma reviravolta completa no rumo de minha vida — sobre seguir meus próprios caminhos e perseguir, ativa e persistentemente, as prioridades de Deus.

Eu também comecei a perceber o quanto eu precisava me tornar semelhante a Jesus Cristo, que durante Sua vida humana na Terra deu o exemplo perfeito de obediência ao Seu Pai e, abnegada e voluntariamente, morreu pelos pecados da humanidade (1 Coríntios 15:3 1 Coríntios 15:3Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 1:18-19 1 Pedro 1:18-19 18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
Almeida Atualizada×
).

Além disso, comecei a aprender que era imprescindível construir um relacionamento forte e duradouro com Deus Pai e Jesus, reconhecendo Cristo como Meu amado Salvador pessoal e irmão espiritual (Romanos 5:8-10 Romanos 5:8-10 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 5:18-20 2 Coríntios 5:18-20 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.
Almeida Atualizada×
; Mateus 12:50 Mateus 12:50Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Almeida Atualizada×
).

Além disso, Deus me trouxe a enorme perspectiva de ser completamente reconciliado com Ele (Romanos 5:8-10 Romanos 5:8-10 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Almeida Atualizada×
; Isaías 5:3 Isaías 5:3Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Almeida Atualizada×
). Além desse grande dom, Ele também me proporcionou um entendimento maravilhoso sobre Seu propósito espetacular para toda a humanidade, que se concentra na vida eterna em Sua família e em Seu Reino. E também o surpreendente entendimento de Seu plano para o futuro da Terra e da humanidade, após a segunda vinda de Jesus Cristo.

Ademais, seria absolutamente impossível eu conhecer, e muito menos entender, esse brilhante tesouro de conhecimento divino se Deus não tivesse tomado a maravilhosa e misericordiosa decisão de abrir minha mente. Como explica esta esclarecedora passagem: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las , porque elas são discernidas espiritualmente” (1 Coríntios 2:14 1 Coríntios 2:14Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Almeida Atualizada×
, NVI, grifo nosso).

Sem dúvida, e ainda mais profundo do que isso é o fato de que “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo” (Romanos 8:7 Romanos 8:7Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita � lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
Almeida Atualizada×
, NVI).

O apóstolo Paulo, ao escrever aos membros da igreja em Éfeso, descreveu como eram suas vidas antes de sua conversão, afirmando que eles andavam “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar [Satanás, o diabo], do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Efésios 2:2-3 Efésios 2:2-3 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
Almeida Atualizada×
).

Exatamente, por Sua graça, Deus me ajudou a entender minha verdadeira e íntima inclinação ao pecado. Sem a intervenção dEle para me ajudar a entender essas coisas espirituais, eu teria permanecido enredado e enfocado em atitudes egoístas e contraditórias em relação a Ele e ao Seu caminho de vida. E, sem dúvida, isso acontece com todos os seres humanos. Por isso, enquanto Deus não abrir o coração e a mente de uma pessoa, concedendo-lhe o arrependimento — e até mesmo a vontade para fazer isso, como explicam claramente as Escrituras — é impossível que ela tenha a necessária compreensão espiritual (2 Timóteo 2:25-26 2 Timóteo 2:25-26 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Ser batizado para o perdão dos pecados

Então, eu comecei a entender tudo isso através do amoroso e generoso chamado de Deus. E, assim como fez comigo, talvez Deus esteja chamando você neste momento. Ele pode estar lhe ajudando a entender sua natureza como ser humano enquanto concede a graça divina e a oportunidade de você se arrepender de seus pecados e voltar-se para Ele em profunda humildade e obediência (ver Provérbios 16:25 Provérbios 16:25Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz � morte.
Almeida Atualizada×
; Jeremias 17:9 Jeremias 17:9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Almeida Atualizada×
). Ele pode estar conduzindo-o a um novo, instigante e sublime caminho até as inéditas e impressionantes bênçãos da infinita esperança, alegria e vida eterna em Sua divina família (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
; Atos 11:18 Atos 11:18Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.
Almeida Atualizada×
; Tiago 1:25 Tiago 1:25Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
Almeida Atualizada×
).

Agora, permita-me retornar ao dia da minha grande expectativa. Por que eu estava tão ansioso pelo dia de meu batismo? Seria interessante considerar a perspectiva da história bíblica sobre o incrível início da Igreja do Novo Testamento no dia de Pentecostes, uma das festas anuais de Deus. Naquele dia notável, cento e vinte discípulos de Jesus Cristo estavam reunidos em Jerusalém, aguardando o cumprimento da espetacular promessa que Ele fez-lhes dez dias antes: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8 Atos 1:8Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Quando esse tremendo evento ocorreu no Pentecostes, “todos foram cheios do Espírito Santo” (Atos 2:4 Atos 2:4E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Almeida Atualizada×
). Ao receber este magnífico dom da presença de Deus em suas vidas, imediatamente, esses fiéis discípulos começaram a gerar resultados espirituais.

O segundo capítulo de Atos registra como os apóstolos começaram a dar seu testemunho para as multidões, pessoas residentes da Judéia e peregrinos de todo o mundo conhecido, que viajaram a Jerusalém para observar essa festa santa. O apóstolo Pedro deu um passo à frente, junto com os outros apóstolos, e começou a falar, entusiasmada e convincentemente, sobre Jesus Cristo para essas pessoas.

Ademais, a sua oração inspirada continha esta arguta afirmação: “Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo” (Atos 2:36 Atos 2:36Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Almeida Atualizada×
).

Ao ouvir a instigante mensagem de Pedro, os ouvintes sentiram-se “compungidos de coração” e imploraram a Pedro e aos outros apóstolos: “Que faremos, varões irmãos?” (Atos 2:37 Atos 2:37E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Almeida Atualizada×
). Pedro respondeu, exclamando: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

Através da comovente e convincente mensagem de Pedro, três mil pessoas se arrependeram, foram batizadas e receberam o Espírito de Deus, que é a Sua própria essência, natureza e poder (Atos 2:40-41 Atos 2:40-41 40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
Almeida Atualizada×
).

A partir desse evento crucial na história bíblica, o Espírito Santo foi colocado à disposição de todas as pessoas que Deus chama e que, verdadeiramente, se arrependem e são devidamente batizadas (Mateus 22:14 Mateus 22:14Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 1:10 2 Pedro 1:10Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Almeida Atualizada×
). É importante notar neste ponto que, uma vez que o batismo é uma decisão muito séria e transformadora, ele é reservado apenas para aqueles que são maduros o suficiente para entender seu verdadeiro propósito espiritual e compromisso .

O maravilhoso quadro espiritual do batismo

A única forma de batismo que encontramos sendo praticada na Bíblia é a da imersão total na água. Por que isso?

Na verdade, O batismo é um sepultamento simbólico do “antigo eu” de uma pessoa (Romanos 6:1-6 Romanos 6:1-6 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:22-24 Efésios 4:22-24 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
). O fato de uma pessoa se levantar de uma sepultura aquática simbólica após o batismo retrata uma ressurreição da morte para uma vida nova, restaurada e transformada. Isso porque, em um sentido espiritual, os pecados da pessoa arrependida foram totalmente lavados na água batismal através do supremo perdão e misericórdia de Deus.

O profeta Miquéias expressou essa maravilhosa experiência escrevendo: “Tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19 Miquéias 7:19Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Almeida Atualizada×
, ACF). O rei Davi também explicou: “Assim como está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Salmos 103:12 Salmos 103:12Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.
Almeida Atualizada×
, ACF).

Deus também inspirou o profeta Isaías a declarar: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão” (Isaías 1:18 Isaías 1:18Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Almeida Atualizada×
, NVI).

O batismo simboliza a completa remoção do pecado na vida de uma pessoa arrependida, que somente é possível através do sacrifício de Jesus Cristo e de Seu precioso sangue (Atos 22:16 Atos 22:16Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
Almeida Atualizada×
; 1 João 5:6 1 João 5:6Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 1:5 Apocalipse 1:5e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,
Almeida Atualizada×
). Isso permite que a pessoa avance na vida com um propósito espiritual renovado e dinâmico (1 Timóteo 1:5 1 Timóteo 1:5Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;
Almeida Atualizada×
). Também traz como resultado o fato de não ter mais que sentir culpa pelos pecados passados. O que resta é uma consciência completamente limpa e pura e uma imensa e determinada vontade de “servir ao Deus vivo” (Hebreus 9:14 Hebreus 9:14quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?
Almeida Atualizada×
).

Quanto a mim, consegui entender que o batismo era uma ação essencial que demonstrava meu desejo sincero de estar totalmente comprometido com Cristo e com o Pai em completa obediência e fé. E também foi uma tremenda oportunidade para, como fez Jesus, eu prometer ao Pai: “Não se faça a minha vontade, mas a Tua” (Lucas 22:42 Lucas 22:42dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Almeida Atualizada×
).

Além disso, assim como Jesus se levantou da sepultura, o batismo proporciona à pessoa arrependida uma certeza absoluta de que o Pai a ressuscitará da morte para a vida eterna na segunda vinda de Jesus. Paulo escreveu: “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição” (Romanos 6:4-5 Romanos 6:4-5 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
Almeida Atualizada×
).

Assim, quando uma pessoa é chamada pelo Pai, responde ativamente, se arrepende, é batizada e recebe o Espírito de Deus, começa uma nova vida de crescimento espiritual, à medida que a natureza humana antiga e egoísta vai sendo gradualmente substituída pela natureza divina e altruísta de Deus (2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
).

Tudo isso é muito empolgante e emocionante! Agora você consegue entender por que eu estava tão ansioso para o dia do meu batismo? Além de o batismo ter, figurativamente, me purificado dos pecados passados (Atos 22:16 Atos 22:16Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
Almeida Atualizada×
), ele também representou um entusiasmante caminho para uma vida transformada de esperança, felicidade e propósito. Ademais, ele abriu a porta para um maravilhoso e crescente relacionamento com Deus Pai e Jesus Cristo (Romanos 6: 4, 11).

Além disso, ele significou o início de uma emocionante jornada rumo à vida eterna no Reino de Deus. O apóstolo Pedro exclamou: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a Sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:3-5 1 Pedro 1:3-5 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Almeida Atualizada×
).

Comprometer-se totalmente com Deus

O batismo foi fundamental para a minha conversão e para eu compreender mais a Palavra de Deus e o Seu plano. Agora, décadas depois, Deus continua me guiando diariamente através de Seu Espírito, que me ajuda a vencer o pecado e a servir a Deus com fé e obediência.

Ademais, por meio do batismo, Deus me colocou em Sua Igreja, a qual comissionou: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19-20 Mateus 28:19-20 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Almeida Atualizada×
). A Igreja é composta de indivíduos, arrependidos e batizados, de todas as nações, raças e níveis econômicos e culturais. Todos trabalham juntos para realizar a obra de Deus nesta época e para amar e servir uns aos outros como irmãos e irmãs espirituais em Cristo (Romanos 12:10 Romanos 12:10Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
Almeida Atualizada×
; Gálatas 6:10 Gálatas 6:10Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé.
Almeida Atualizada×
).

E você? Como dito antes, será que Deus estaria chamando você para compreender mais profundamente a Ele e a Sua Palavra? Será que você pode estar começando a ver a si mesmo e a sua natureza humana corrompida como realmente são e também entendendo que precisa se arrepender de seus pecados e construir um relacionamento forte com seu Salvador, Jesus Cristo?

Como mencionei anteriormente, eu levei cerca de um ano e meio, estudando e aprendendo, para chegar ao ponto em que me senti pronto para dar o próximo passo. Naturalmente, aquele passo denotava ser batizado e receber o dom do Espírito Santo — que Deus entrega imediatamente depois da imposição de mãos por meio de um verdadeiro ministro de Jesus Cristo (ver Atos 8:17 Atos 8:17Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; 19:6; 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
).

Sinceramente, levando tudo isso em conta, eu o encorajo a continuar estudando a Bíblia. Há muitos artigos na revista A Boa Nova e em vários guias de estudo bíblico gratuito, e até um Curso Bíblico de doze lições, impresso e digital, publicado pela Igreja de Deus Unida no site revistaboanova.org . E ali você também pode encontrar muitos vídeos legendados em português do programa Beyond Today que o ajudará a ter mais conhecimento.

Além disso, se você gostaria de saber mais sobre o arrependimento, o batismo, o Espírito Santo, frequentar os cultos ou outros assuntos espirituais, a Igreja de Deus Unida terá o maior prazer em marcar uma visita de um de nossos ministros. Você está convidado a contatar a Igreja através dos endereços ou telefones listados na página 2 desta edição ou acessando o menu Contato em nosso site https://portugues.ucg.org/

Finalmente, se Deus estiver chamando-o e você estiver começando a sentir uma necessidade de arrependimento, então, no devido tempo, logo será capaz de tomar uma decisão sobre se comprometer com Deus. Quando esse tempo chegar (que difere de pessoa para pessoa), você irá, como eu, ansiar muito pelo dia em que será batizado! Que Deus o abençoe e o guie em sua jornada espiritual!