Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Série Os Dez Mandamentos: O Primeiro Mandamento

Você está aqui

Série Os Dez Mandamentos

O Primeiro Mandamento

A voz de Deus retumbou do alto do Monte. Sinai: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3 Êxodo 20:3Não terás outros deuses diante de mim.
Almeida Atualizada×
). E Moisés repetiu isso quarenta anos depois (Deuteronômio 5:7 Deuteronômio 5:7Não terás outros deuses diante de mim.
Almeida Atualizada×
).

Algumas versões modernas da Bíblia são um pouco mais claras. A versão Bíblia Viva diz: “Não creia nem adore nenhum deus a não ser a Mim”.

Algumas paráfrases dizem: "Deus deve ser o Número Um!" Isso é verdade ou não, dependendo do que você quer dizer. Se você quer dizer que Deus é o seu deus número um, isso não é bom. Pois, Ele deve ser seu único Deus!

A palavra "deus" — com um d minúsculo — refere-se a qualquer coisa ou alguém que uma pessoa adora ou que tenha prioridade, precedência ou preferência na vida de alguém.

A palavra "Deus" — com D maiúsculo — se refere ao Criador, o único digno de ser chamado de "Deus". Apenas Deus e Jesus Cristo é que não foram criados e sempre existiram. Somente Deus pode prover nossas necessidades, responder nossas orações, nos curar e nos conceder a salvação. Apenas Deus ama profundamente todas as pessoas! Os deuses pagãos não amam as pessoas.

O primeiro mandamento nos diz: Seu deus — seu único deus — deve ser Deus — e nenhum outro.

Esse mandamento é singular! A maioria das culturas tem orgulho de praticar o politeísmo, ou seja, a adoração a muitos deuses.

O primeiro mandamento é o mais importante porque significa que somente Deus tem autoridade soberana para estabelecer mandamentos para cada ser humano e julgá-los por eles. Somente Deus pode definir o certo e o errado, o bem e o mal, a virtude e o vício e a moralidade e a imoralidade.

A confusão acerca do primeiro e do segundo mandamentos

Na Igreja de Deus Unida, nós sabemos que a passagem de Êxodo 20:3 Êxodo 20:3Não terás outros deuses diante de mim.
Almeida Atualizada×
declara o Primeiro Mandamento e os versículos 4 a 6 declaram o Segundo Mandamento (sobre não usar imagens na adoração religiosa). Infelizmente, muitos cristãos e judeus estão confusos e consideram os versículos 3 a 6 como sendo um único mandamento.

Os diferentes significados dos dois primeiros mandamentos serão explicados completamente no próximo artigo, mas podemos ilustrá-los brevemente agora. Adorar qualquer imagem (como uma estátua ou pintura) configura violação do Primeiro Mandamento. Ademais, se alguém adora ao Deus verdadeiro, mas tenta retratá-lo visualmente com imagens, isso significa transgressão do Segundo Mandamento.

Deus é um Deus zeloso (Êxodo 20:5 Êxodo 20:5Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Almeida Atualizada×
)

Deus diz que Seu nome é “Zeloso” (Êxodo 34:14 Êxodo 34:14(porque não adorarãs a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),
Almeida Atualizada×
)! O zelo piedoso significa simplesmente que nosso Criador requer um relacionamento exclusivo. Ele não permite infidelidade. Ele não vai nos compartilhar com outro deus.

Às vezes, e de forma expressiva, a Bíblia se refere à adoração de um deus falso como “adultério” espiritual (ver Jeremias 3:8-9 Jeremias 3:8-9 [8] Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. [9] E pela leviandade da sua prostituição contaminou a terra, porque adulterou com a pedra e com o pau.
Almeida Atualizada×
; 5:7; Ezequiel 23:37 Ezequiel 23:37Pois adulteraram, e sangue se acha nas suas mãos; com os seus ídolos adulteraram, e até lhes ofereceram em holocausto, para serem consumidos, os seus filhos, que de mim geraram.
Almeida Atualizada×
).

Satanás, o diabo, o grande enganador e “governante deste mundo”, até o retorno de Cristo (João 12:31 João 12:31Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
Almeida Atualizada×
), deseja que as pessoas adorem a ele ou a um demônio diretamente. Ele até tentou fazer com que Jesus o adorasse (Mateus 4:8-10 Mateus 4:8-10 [8] Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; [9] e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. [10] Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Almeida Atualizada×
). Contudo, Satanás fica bem satisfeito em poder influenciar as pessoas a adorarem qualquer coisa ou pessoa que não seja Deus! Portanto, a adoração de ídolos significa adorar indiretamente aos demônios (1 Coríntios 10:19-22 1 Coríntios 10:19-22 [19] Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? [20] Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. [21] Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios. [22] Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?
Almeida Atualizada×
).

Os deuses pagãos nem sempre são chamados de "deuses". Por exemplo, quando as pessoas ignoram a Bíblia e o Deus verdadeiro e, em vez disso, buscam o “espiritualismo”, então isso é o seu deus.

Algumas práticas espirituais são visivelmente demoníacas e más, inclusive o espiritismo, o misticismo, a feitiçaria, a astrologia, as falsas curas e a mediunidade (ver Levítico 19:26-31 Levítico 19:26-31 [26] Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareís de encantamentos, nem de agouros. [27] Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba. [28] Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. [29] Não profanarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua e não se encha de maldade. [30] Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor. [31] Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Almeida Atualizada×
). Porém, Deus considera más todas as práticas religiosas, por melhor que pareçam ser, que "acrescentam" ou "retiram" algo da Palavra de Deus (Deuteronômio 4:2 Deuteronômio 4:2Não acrescentareis � palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
Almeida Atualizada×
; 12:29-32).

As pessoas, inconscientemente, desejam ter algum tipo de religião. Quando as pessoas não têm uma religião centrada em Deus, a "religião" delas costuma ser uma "ideologia". As ideologias populares incluem a crença na evolução, no humanismo, no secularismo, no ambientalismo, no socialismo, no feminismo e em muitos outros ismos. Até mesmo muitas pessoas que se consideram “cristãs” são mais motivadas por um desses ismos do que pela própria Bíblia.

Adore o Criador, não a criação

Muitas religiões têm a crença supersticiosa de que os deuses são parte da natureza — um deus do sol, da agricultura, do clima, da fertilidade, etc. Mas o Deus verdadeiro não faz parte da natureza — Ele está acima da natureza! Ele não está na criação — Ele é o Criador de toda a criação!

Cada pedacinho da criação é prova de um Criador magnífico (Salmos 19:1-3 Salmos 19:1-3 [1] Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. [2] Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. [3] Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.
Almeida Atualizada×
). Para onde quer que olhemos, vemos a perfeita sabedoria, o amor, o design, o planejamento, a perfeição, a precisão, a engenharia, a arte, o humor e o amor de Deus pela variedade. E também vemos como Deus cuida de cada criatura (Salmo 104)! Um hino que o poeta Isaac Watts amava diz o seguinte: "Senhor, como as tuas maravilhas são exibidos aonde quer que eu vire meus olhos!"

Mas, infelizmente, os seres humanos rebeldes não querem um Deus que lhes diga o que fazer e o que não fazer (Romanos 7:14-19 Romanos 7:14-19 [14] Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. [15] Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. [16] E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. [17] Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. [18] Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. [19] Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
Almeida Atualizada×
; 8:7). Portanto, eles preferem adorar a criação ao invés do Criador! Os resultados da glorificação das criaturas em vez do Criador foram terríveis e trágicos, como descreve Romanos 1:17-32 Romanos 1:17-32 [17] Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. [18] Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. [19] Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. [20] Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; [21] porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. [22] Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, [23] e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. [24] Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, � imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; [25] pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram � criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. [26] Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário � natureza; [27] semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. [28] E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; [29] estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; [30] sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; [31] néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; [32] os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
Almeida Atualizada×
.

O fato de saber que Deus nos criou deveria afetar profundamente nosso pensamento e ações de muitas maneiras.

Cuidado com as tentações que nos fazem "esquecer de Deus"

Deus nos avisa para termos cuidado de não nos esquecermos dEle (ver Deuteronômio 6:5-25 Deuteronômio 6:5-25 [5] Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. [6] E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; [7] e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. [8] Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; [9] e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. [10] Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que com juramento prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, [11] e casas cheias de todo o bem, as quais tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e quando comeres e te fartares; [12] guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. [13] Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás, e pelo seu nome jurarás. [14] Não seguirás outros deuses, os deuses dos povos que houver � roda de ti; [15] porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti; para que a ira do Senhor teu Deus não se acenda contra ti, e ele te destrua de sobre a face da terra. [16] Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá. [17] Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou. [18] Também praticarás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais; [19] para que lance fora de diante de ti todos os teus inimigos, como disse o Senhor. [20] Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, estatutos e preceitos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? [21] responderás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito, porém o Senhor, com mão forte, nos tirou de lá; [22] e, aos nossos olhos, o Senhor fez sinais e maravilhas grandes e penosas contra o Egito, contra Faraó e contra toda a sua casa; [23] mas nos tirou de lá, para nos introduzir e nos dar a terra que com juramento prometera a nossos pais. [24] Pelo que o Senhor nos ordenou que observássemos todos estes estatutos, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para o nosso bem em todo o tempo, a fim de que ele nos preservasse em vida, assim como hoje se vê. [25] E será justiça para nós, se tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como ele nos ordenou.
Almeida Atualizada×
; 8:1-20). Mas, dificilmente algum leitor da revista A Boa Nova se esquecerá de Deus completamente ou deliberadamente O substituirá por um falso deus. Mas a maioria de nós “se esquece” temporariamente de Deus, deixando de incluí-lo em nossos pensamentos quando estamos preocupados com algo ou dialogando e interagindo com alguém. Devemos fazer um esforço constante para não nos esquecermos de Deus e de Sua vontade para nossas vidas. Por isso, em qualquer situação, é importante sempre nos perguntarmos: "O que Jesus faria?"

Em nossas vidas ocupadas, a percepção consciente de Deus pode facilmente desaparecer. Na parábola do semeador, Jesus comparou Seus seguidores a brotos de plantas frutíferas que podem ser facilmente "sufocados" pelas ervas daninhas das distrações da vida (Marcos 4:18-19 Marcos 4:18-19 [18] Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; [19] mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Almeida Atualizada×
).

Nosso ambiente nos atrai e nos distrai! A maioria das pessoas não adora estátuas, mas adora seus bens e idolatram celebridades da mídia, da música e do esporte. Visto que estamos cercados por uma sociedade muito materialista, secular e sexualizada, devemos resistir constantemente às suas influências.

Colossenses 3:5 Colossenses 3:5Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Almeida Atualizada×
diz que a avareza, ou cobiça, é idolatria. Isso deixa claro que existe uma relação estreita entre o primeiro e o décimo mandamentos. O que você cobiça ou deseja ardentemente está se tornando seu deus. Tudo indica que os Dez Mandamentos formam um círculo, ou seja, com o Décimo Mandamento voltando ao Primeiro Mandamento! Veja também 1 João 2:15-17 1 João 2:15-17 [15] Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. [16] Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. [17] Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
Almeida Atualizada×
.

Qual é o deus falso mais comum? O eu, eu mesmo, a própria pessoa! E isso inclui todas as extensões desse eu mesmo — minha família, minhas realizações, meus pertences, minha popularidade, etc. A natureza humana é egoísta (egocêntrica) e egotista (presunçosa). Mas Deus ordena que amemos os outros tanto quanto a nós mesmos e amemos a Deus ainda mais do que a nós mesmos.

Será que você realmente está obedecendo ao Primeiro Mandamento?

Deus quer que você viva esta vida para se preparar para a próxima vida. E para fazer isso, Deus deve ocupar o primeiro lugar em seu coração, em sua mente e em suas ações cotidianas (Mateus 6:33-34 Mateus 6:33-34 [33] Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. [34] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Almeida Atualizada×
). Mas, infelizmente, nós, seres humanos, somos incoerentes — o nosso sucesso varia de um dia para o outro.

Um dia, podemos nos sair muito bem em tudo. Começamos o dia com uma oração e algum estudo bíblico e pedimos a Deus para nos guiarmos ao longo do dia. Fazemos orações silenciosas durante o dia, agradecendo a Deus frequentemente. Conseguimos não cometer nenhum pecado. Então, terminamos o dia agradecendo a Deus por Sua ajuda em tudo que fizemos.

Porém, em outros dias, infelizmente, não conseguimos fazer isso. Então, no fim de cada dia, devemos refletir sobre o que fizemos certo e o que fizemos errado e confessemos a Deus nossos pecados, nossos erros e o mau uso de nosso tempo (1 João 1:9 1 João 1:9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Almeida Atualizada×
), e também devemos pedir a Deus que nos ajude a alcançar melhores resultados amanhã. Não devemos ter dúvidas de que Deus é muito paciente e misericordioso e que Ele irá nos perdoar (Hebreus 4:14-16 Hebreus 4:14-16 [14] Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. [15] Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. [16] Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
Almeida Atualizada×
). Lembre-se de que Deus nos ama como filhos preciosos. Deus quer ser nosso amigo e Pai. E nosso Deus. Nosso único Deus.

[Para ler o resumo da declaração de fé da Igreja de Deus Unida em relação a Deus e a Jesus Cristo, consulte o tópico “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo” no guia de estudo bíblico Crenças Fundamentais da Igreja de Deus Unida em https://portugues.ucg.org/ferramentas-de-estudo-da-biblia/guias-de-estudo/crencas-fundamentais-da-igreja-de-deus-unida-uma-associacao-internacional].


Nossa Dependência do Deus Criador

Será que não nos damos conta da fragilidade de nossa existência e de como sempre somos dependentes dos cuidados de Deus? Se Deus permitir que se alterem apenas alguns graus na temperatura média da superfície terrestre, o sistema ecológico perfeitamente equilibrado e necessário para nossa existência seria devastado. Até mudanças mínimas na atmosfera da terra permitiria que a radiação destrutiva nos tornasse estéreis e a vida humana rapidamente seria extinta. A menos que o tênue equilíbrio do nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, ozônio e outros gases e elementos essenciais mantenham consistentemente a atmosfera, a vida como a conhecemos não poderia existir no planeta terra.

O mesmo equilíbrio é evidente no volume e distribuição das águas nos oceanos, lagos, rios, glaciares, aquíferos e bancos de neve nas montanhas em relação à massa do planeta terra. A dispersão eficiente da água é essencial para irrigar adequadamente a superfície terrestre. O incrível sistema das estações nos permite produzir alimentos, eliminar os resíduos da terra e outras inúmeras necessidades—para não mencionar o lazer e a beleza que nos proporciona.

Todos os dias nós dependemos desse delicado equilíbrio. Deus revela que Ele mesmo diligentemente rege e controla tudo. E foi Ele quem "fez o mundo e tudo que nele há" e é "Senhor do céu e da terra, [que] não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (Atos 17:24-25 Atos 17:24-25 [24] O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; [25] nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
Almeida Atualizada×
).

Apesar do poder e da grandiosa majestade de Deus, Ele "não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos..." (Versículos 27-28). BN

Para aprender mais sobre as leis de Deus na sua Bíblia,peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Os Dez Mandamentos.