Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Uma Mensagem de Deus: Pense Diferente!

Você está aqui

Uma Mensagem de Deus: Pense Diferente!

A crise da Covid-19 e os problemas que se seguiram perturbaram o mundo inteiro. Não tem como deixar de pensar se o que estamos passando é, de certo modo, uma mensagem de Deus. Se for o caso, o que Ele estará querendo dizer?

Ao longo do tempo, Deus falou às pessoas através de visões, profetas, anjos e outros mensageiros. E Ele também falou à humanidade através de eventos como esse pelo qual passamos. Um tempo de calamidade nos desperta para a realidade e nos motiva a pensar com mais clareza. Neste atual período de angústia, precisamos entender que Deus está realmente falando conosco e que Sua mensagem é bem clara.

Aprender lições de tragédias inesperadas

Jesus Cristo aproveitou certas crises de Sua época para ensinar lições sobre o inesperado. Em Lucas 13, Ele se referiu a duas tragédias contemporâneas para apresentar um ponto importante. O primeiro envolveu alguns fiéis da Galileia que foram massacrados no templo de Jerusalém por ordem de Pôncio Pilatos, governador romano da Judéia. O outro evento foi o desabamento de uma construção que matou muitas pessoas. Observe a narrativa em Lucas 13:1-5 Lucas 13:1-5 [1] Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. [2] Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? [3] Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. [4] Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? [5] Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Almeida Atualizada×
:

“Por essa época informaram a Jesus que Pilatos havia matado alguns judeus da Galileia quando eles estavam oferecendo sacrifícios no templo de Jerusalém. Vocês pensam que eles eram pecadores piores do que os outros, homens da Galileia? perguntou Ele. Foi por isso que eles sofreram? Não, não eram! E vocês percebem que também perecerão se não deixarem seus maus caminhos e se voltarem para Deus? E que acham dos dezoito homens que morreram quando a Torre de Siloé caiu em cima deles? Eram eles os piores pecadores de Jerusalém? Não, não eram! E vocês também morrerão, se não se arrependerem" (Bíblia Viva, grifo nosso).

A palavra grega traduzida como "arrepender-se" aqui é metanoeo, que significa mudar de ideiapensar de maneira diferente. Jesus está nos dizendo que, a menos que experimentemos uma grande mudança de direção em nossas mentes, corações e vidas, nós também corremos o risco de morrer como essas vítimas apanhadas de surpresa nesses dois incidentes catastróficos.

Hoje em dia, devemos considerar como uma lição séria essa pandemia que inesperadamente interrompeu a vida de bilhões de pessoas, deixando milhões de desempregados e a sociedade em convulsão.

O apelo de Deus ao homem em toda a Bíblia

Um dos principais temas da Bíblia é o arrependimento. O ministério de Jesus Cristo começou assim: “Veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos [mude sua forma de pensar — pense diferente] e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15 Marcos 1:14-15 [14] Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus [15] e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
).

O arrependimento — pensar, agir e viver de maneira diferente — tornou-se a principal mensagem da Igreja primitiva: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Atos 2:38-39 Atos 2:38-39 [38] Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. [39] Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.
Almeida Atualizada×
).

Essa mensagem continuou nos sermões subsequentes: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos [mude a direção de sua vida], para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3:19 Atos 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Almeida Atualizada×
)

A palavra do Novo Testamento para o ato de arrepender-se, metanoeo, é complementada pela palavra hebraica shuv do Antigo Testamento. Essa palavra é comumente traduzida como "voltar-se" e, geralmente, carrega o sentido de "voltar para trás", "retroceder" ou "retornar". Ela ocorre mais de mil vezes no Antigo Testamento. O apelo de Deus ao homem em toda a Bíblia tem a ver com voltar-se para Ele e afastar-se do mal.

Quando você compreender que Deus está chamando o homem para pensar, agir e viver de maneira diferente, então entenderá um dos grandes propósitos da vida. Você também perceberá por que nosso mundo está cheio de sofrimento e tristeza. A história bíblica é uma crônica do pensamento corrupto do homem e suas consequências e a mensagem de Deus para mudar nosso pensamento e nos livrar das garras escravizadoras do mal.

A nefasta história dos trágicos resultados da mentalidade errada

No Jardim do Éden, nossos primeiros pais humanos tiveram a escolha entre o fruto de duas árvores diferentes. Tomar da árvore do conhecimento do bem e do mal resultaria em morte. Mas, tentados pela serpente do mal, Adão e Eva desobedeceram ao seu Criador e, em seguida, foram impedidos de tomar do fruto da árvore da vida. E todos nós seguimos nesse mesmo erro, resultando nessa mesma penalidade: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12 Romanos 5:12Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Almeida Atualizada×
).

Então, nos mil e seiscentos anos seguintes, o padrão de pensamento do homem tornou-se cada vez pior: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gênesis 6:5 Gênesis 6:5Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
Almeida Atualizada×
).

Esse padrão de pensamento corrompeu tanto a humanidade que Deus decidiu reiniciar a civilização com Noé. E Noé tinha uma forma de pensar diferente do resto da sociedade, por isso, ele foi bem visto aos olhos de Deus (Gênesis 6:8 Gênesis 6:8Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Almeida Atualizada×
). Deus usou Noé para repovoar a Terra através de seus descendentes, após um catastrófico dilúvio em todo o mundo.

Cerca de quatrocentos anos depois, Deus começou a trabalhar com um homem chamado Abraão, a seguir com seu filho Isaque e depois com o filho deste, Jacó, e os filhos gerados por este. O nome de Jacó foi mudado para Israel e seus filhos se tornaram os patriarcas das doze tribos da nação de Israel.

Esta incipiente nação migrou para o Egito e, depois de várias gerações, se viu escravizada ali. Deus libertou os israelitas sob a liderança de Moisés. Então, Deus fez um pacto com eles, que envolvia obediência à lei que Ele lhes daria, particularmente os Dez Mandamentos, um guia para o correto pensamento moral.

Mas o povo teve grande dificuldade em alinhar seu pensamento com a mente de Deus. Eles sempre violavam as leis de Deus e traziam sobre si mesmos as consequências e as maldições que Deus os havia advertido. Josué, o seguinte líder de Israel, disse-lhes, em um fervoroso discurso de despedida, que pensassem e vivessem de maneira diferente das nações ao seu redor (Josué 23–24).

Entretanto, a nação se afastou constantemente dessa exortação nos trezentos anos que seguiram, na notória época dos juízes. A Bíblia diz o seguinte sobre aquele tempo: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Juízes 17:6 Juízes 17:6Naquelas dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia bem aos seus olhos.
Almeida Atualizada×
; 21:25). Os frutos não eram bons — homicídio, roubo, estupro, opressão e violência. As pessoas se perguntam por que há tanta violência na Bíblia. Como vemos especialmente aqui, a resposta é que rejeitar a Deus produz essas consequências.

Os israelitas pediram uma monarquia humana, e ainda assim o povo continuou desobedecendo a Deus nos quatrocentos anos seguintes, mesmo quando eram governados por reis. A nação se dividiu em dois reinos, Israel e Judá, e ambos sucumbiram diante de impérios estrangeiros e o povo foi levado ao cativeiro. Por quê? Porque o pensamento deles sucumbiu ao das nações ao seu redor. Eles escolheram violar as alianças e as leis de Deus.

Recorrentes pedidos de arrependimento

Por meio dos profetas, Deus alcançou as duas nações com uma mensagem pedindo que elas se voltassem para Ele e escolhessem uma maneira diferente de pensar. Aqui estão algumas dessas diversas advertências:

• “Dize-lhes: Tão certo como Eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” (Ezequiel 33:11 Ezequiel 33:11Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?
Almeida Atualizada×
, ARA).

• “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 2 Crônicas 7:14e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Almeida Atualizada×
).

• "Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto...convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal” (Joel 2:12-13 Joel 2:12-13 [12] Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. [13] E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Almeida Atualizada×
).

• “Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões...Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis [?]...Portanto, convertei-vos e vivei” (Ezequiel 18:30-32 Ezequiel 18:30-32 [30] Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniqüidade não vos leve � perdição. [31] Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel, [32] Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei,
Almeida Atualizada×
, ARA).

Os israelitas, como um todo, nunca entenderam o que Deus lhes ordenou que fizessem para o seu próprio bem. Eles nunca tiveram um período contínuo de obediência e lealdade à aliança com a qual seus ancestrais concordaram. Portanto, as razões do cativeiro de ambas as nações estão mais do que claras:

“E sucedeu assim por os filhos de Israel pecarem contra o SENHOR, seu Deus...e temeram a outros deuses. E andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel...E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o SENHOR, seu Deus...E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes. E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o SENHOR transportara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o SENHOR” (2 Reis 17:7-11 2 Reis 17:7-11 [7] Assim sucedeu, porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor seu Deus que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mãe de Faraó, rei do Egito, e porque haviam temido a outros deuses, [8] e andado segundo os costumes das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e segundo os que os reis de Israel introduziram. [9] Também os filhos de Israel fizeram secretamente contra o Senhor seu Deus coisas que não eram retas. Edificaram para si altos em todas as suas cidades, desde a torre das atalaias até a cidade fortificada; [10] Levantaram para si colunas e aserins em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores frondosas; [11] queimaram incenso em todos os altos, como as nações que o Senhor expulsara de diante deles; cometeram ações iníquas, provocando � ira o Senhor,
Almeida Atualizada×
).

Uma mensagem para todos nós

O chamado de Deus para se arrepender e voltar-se para Ele segue em voga. “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:30-31 Atos 17:30-31 [30] Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; [31] porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Esta é uma mensagem que todos devemos prestar atenção!

O que Deus está tentando nos dizer através dessas crises que agora dominam o mundo? Será que não é hora de prestar toda a atenção a Deus e ao que Ele nos oferece? Será que não é momento de refletir sobre para onde estamos indo? Agora não seria uma oportunidade de mudar nossa vida e nossa maneira de pensar, voltando-nos para o Deus que nos ama? O que temos a ganhar com isso?

Você pode mudar seu pensamento e sua vida submetendo-se a Deus e recebendo Seu perdão e ajuda contínua. Ao fazer isso, você embarcará em uma vida gratificante e, finalmente, terá um relacionamento com Deus, que vai protegê-lo e prepará-lo para enfrentar as coisas que acontecerão futuramente.

“O Senhor não retarda a sua promessa [relativa ao retorno de Cristo para julgar o mundo], ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
).

Deus está lhe dando uma oportunidade para se arrepender agora. Aproveite-a enquanto há tempo! Pense de maneira diferente. Transforme sua vida e creia nas boas novas que Jesus pregou!