Pregando o evangelho e preparando um povo

A Terra é "Antiga"?

Você está aqui

A Terra é "Antiga"?

Download (Baixar)
MP3 Audio (22 MB)

Download (Baixar)

A Terra é "Antiga"?

MP3 Audio (22 MB)
×

Foi a criação do universo cerca de 6.000 anos atrás OU foi muito antes disso? Evolucionistas alegam que a Terra tem bilhões de anos (Terra Antiga), Enquanto muitos criacionistas creem que tem aproximadamente 6.000 anos (Terra Jóvem). A Igreja de Deus tem sempre crido que o universo é muito mais antigo que 6.000 anos. Visto que certamente acreditamos na criação por Deus, porque somos diferentes que muitos criacionistas acerca da idade da Terra? Nós não cremos num ‘big bang’ acidental nem na teoria da evolução. Nós olhamos para a Palavra de Deus como a primeira e mais alta autoridade no assunto da criação. Nós aceitamos as descrições bíblicas literalmente. O ponto crucial do argumento da Terra Jovem versus a Terra Antiga é à volta dos dois primeiros capítulos de Gênesis. Mas a Bíblia diz mais acerca do assunto e precisamos de pôr todas as escrituras em conjunto para entendermos o Plano de Deus e a Sua Criação. Este sermão aborda este assunto.

Sermon Notes

Foi a criação do universo cerca de 6.000 anos atrás   OU    foi muito antes disso?

Evolucionistas alegam que a Terra tem bilhões de anos (Antiga), enquanto muitos criacionistas creem que tem aproximadamente 6.000 anos (Jóvem).

A Igreja de Deus tem sempre crido que o universo é muito mais antigo que 6.000 anos. Visto que certamente acreditamos na criação por Deus, porque somos diferentes que muitos criacionistas acerca da idade da Terra?

Nós não cremos num ‘big bang’ acidental nem na teoria da evolução. Nós olhamos para a Palavra de Deus como a primeira e mais alta autoridade no assunto da criação. E nós aceitamos as descrições bíblicas literalmente.

Este sermão aborda o tema da idade da Terra e do Universo como parte do grande Plano de Deus.

Gênesis 1:1 Gênesis 1:1No princípio criou Deus os céus e a terra.
Almeida Atualizada×
– "criou" (hebraico: ba-rá) – este verbo (criar) só usado de novo no V21 – 5º dia – e V27 – 6º dia.          

Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
– "era" (ha-ya) – tem um significado de vir a ser - tornou-se como por exemplo em Gênesis 3:20 Gênesis 3:20Chamou Adão � sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.
Almeida Atualizada×
– a mulher "era" – isto é, veio a ser a mãe de todos os viventes.

A Terra estava (veio a ser / tornou-se) sem forma (do hebraico "tohu" que significa sem forma, confusão, terreno baldio, lugar do caos) e vazia (do hebraico bohu que significa vazio, ruína indistinguível). Mas Deus não criou a Terra vazia (tohu), mas a formou para que fosse habitada (Is 45:18 – ARC, ACF).

Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
- Note também que a Terra era – isto é já existia – então quando foi criada? E as águas – quando foram criadas? Quando não foi criada não foi identificado, exceto que foi no princípio. Depois de ser criada se tornou um desperdício escuro e aguado - e depois desse estado caótico a Terra foi remodelada. Também se vê em Gênesis 3:1-5 Gênesis 3:1-5 [1] Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse � mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? [2] Respondeu a mulher � serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, [3] mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. [4] Disse a serpente � mulher: Certamente não morrereis. [5] Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Almeida Atualizada×
 que Satanás já existia e estava presente no jardim do Éden, pouco tempo depois da criação do homem e mulher, pois ainda não tinham comido da fruto da árvore da vida. 

Quando os anjos (todos) viram a criação do Universo (Céus e Terra) no princípio, eles ficaram cheios de alegria (Jó 38:4-7). 

Depois houve a rebelião de Satanás - ver Isaías 14:12-13 Isaías 14:12-13 [12] Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! [13] E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
Almeida Atualizada×
.
Ele (i) estava algures que não era no céu – tinha uma ambição (luxúria); (ii) Tinha um trono – uma administração governamental, um domínio (que não era no céu, mas na Terra); (iii) havia uma direção desse trono para o norte; (iv) e do local desse trono ele teve a ambição de ‘subir’ (elevar o seu trono) para o céu.

Ezeq 28:13-16 - Lúcifer (antes de ser satanás) era perfeito, pois foi assim criado por Deus. Originalmente era um querubim santo (obediente – justo); Serviu por um tempo num papel de liderança sobre outros anjos; Tinha uma responsibilidade “no monte santo de Deus” além de sua responsibilidade de domínio (de governar). Era perfeito (V15) – estava na Terra (que era um Éden - um paraíso) e tinha uma posição oficial no céu. Pela multidão do seu comércio (V16) foi corruído com a ganância, egoísmo, vaidade, violência; estava insatisfeito com o seu domíno e domicílio; deixou sua habitação e rebelou – e foi banido para a Terra; causando a Terra ficar sem forma e vazia. 

– Assim Satanás já estava na Terra quando Adão e Eva foram criados

2 Pedro 2:4-5 2 Pedro 2:4-5 [4] Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; [5] se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
Almeida Atualizada×
– Anjos pecaram pecaram, estão encarcerados com poderes limitados – antes do dilúvio do tempo de Noé

Judas 6 – Pararam de tomar cuidado do domínio que tinham; abandonaram a responsibilidade de manterem o domicílio em boas condições.

Apoc 12:4a – Satanás convenceu 1/3 dos anjos a segui-lo – o que demorou tempo.

Continuando ​​​​​​​Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
– 1o dilúvio...  – evidência geological de morte por dois dilúvios.

Depois de tempo não definido – provávelmente milhões de anos? Houve uma re-novação do planeta Terra. Essa renovação é descrita como vista por uma pessoa na Terra.

Gênesis 1:3-5 Gênesis 1:3-5 [3] Disse Deus: haja luz. E houve luz. [4] Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. [5] E Deus chamou � luz dia, e �s trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Almeida Atualizada×
– Haja luz – Limpando este manto de poluição que bloqueava a luz solar. 1o dia) tarde e manhã – rotação da Terra e existência do Sol.           

Gênesis 1:6-8 Gênesis 1:6-8 [6] E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. [7] Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. [8] Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Almeida Atualizada×
– 2o dia) o ar para respirarmos – separação das águas (névoa densa) atmosfera. 

​​​​​​​Gênesis 1:9-13 Gênesis 1:9-13 [9] E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. [10] Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. [11] E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. [12] A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. [13] E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Almeida Atualizada×
– 3o dia) Terreno, mares, plantas, árvores – Produza a Terra fruto...

Gênesis 1:14-19 Gênesis 1:14-19 [14] E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; [15] e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. [16] Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. [17] E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, [18] para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. [19] E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Almeida Atualizada×
– 4o dia) haja – para poder ser observado: Sol, lua e estrelas ​​​​​​​

Gênesis 1:20-23 Gênesis 1:20-23 [20] E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. [21] Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. [22] Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra. [23] E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Almeida Atualizada×
– 5o dia) O verbo “criou” é usado para seres viventes: ​​​​​​​marinhos e aves, segundo suas espécies!

Gênesis 1:24-25 Gênesis 1:24-25 [24] E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. [25] Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
Almeida Atualizada×
–  6o dia) animais terrestres – SERES VIVENTES (Nephesh) à suas espécies!       Gatos serão gatos e não serão

            V26-27 – CRIOU homem e mulher – Segundo a imagem e semelhança de Deus

Gênesis 2:1-3 Gênesis 2:1-3 [1] Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. [2] Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. [3] Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
Almeida Atualizada×
    – O Sábado abençoado DEPOIS da criação do homem – para o homem

Hebreus 4:9 Hebreus 4:9Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.
Almeida Atualizada×
– O Sábado continua: aponta para a semana da criação física do HOMEM assim como para a criação espiritual declarada pelos dias Santos de Deus.

A criação do universo foi muito antes de 6.000 anos atrás.

Deus tem um Plano fantástico para nós virmos a ser – realmente – Seus Filhos (ver sermão que descreve este assunto). 

Para a Sua glória e honra e para nossa felicidade eterna no Reino de Deus.

​​​​​​​Graças a Deus pela Sua bondade e amor para conosco.