A Terra é "Antiga"?

Você está aqui

A Terra é "Antiga"?

Download (Baixar)
MP3 Audio (22 MB)

Download (Baixar)

A Terra é "Antiga"?

MP3 Audio (22 MB)
×

Foi a criação do universo cerca de 6.000 anos atrás OU foi muito antes disso? Evolucionistas alegam que a Terra tem bilhões de anos (Terra Antiga), Enquanto muitos criacionistas creem que tem aproximadamente 6.000 anos (Terra Jóvem). A Igreja de Deus tem sempre crido que o universo é muito mais antigo que 6.000 anos. Visto que certamente acreditamos na criação por Deus, porque somos diferentes que muitos criacionistas acerca da idade da Terra? Nós não cremos num ‘big bang’ acidental nem na teoria da evolução. Nós olhamos para a Palavra de Deus como a primeira e mais alta autoridade no assunto da criação. Nós aceitamos as descrições bíblicas literalmente. O ponto crucial do argumento da Terra Jovem versus a Terra Antiga é à volta dos dois primeiros capítulos de Gênesis. Mas a Bíblia diz mais acerca do assunto e precisamos de pôr todas as escrituras em conjunto para entendermos o Plano de Deus e a Sua Criação. Este sermão aborda este assunto.

Sermon Notes

Foi a criação do universo cerca de 6.000 anos atrás   OU    foi muito antes disso?

Evolucionistas alegam que a Terra tem bilhões de anos (Antiga), enquanto muitos criacionistas creem que tem aproximadamente 6.000 anos (Jóvem).

A Igreja de Deus tem sempre crido que o universo é muito mais antigo que 6.000 anos. Visto que certamente acreditamos na criação por Deus, porque somos diferentes que muitos criacionistas acerca da idade da Terra?

Nós não cremos num ‘big bang’ acidental nem na teoria da evolução. Nós olhamos para a Palavra de Deus como a primeira e mais alta autoridade no assunto da criação. E nós aceitamos as descrições bíblicas literalmente.

Este sermão aborda o tema da idade da Terra e do Universo como parte do grande Plano de Deus.

Gen 1:1 – "criou" (hebraico: ba-rá) – este verbo (criar) só usado de novo no V21 – 5º dia – e V27 – 6º dia.          

Gen 1:2 – "era" (ha-ya) – tem um significado de vir a ser - tornou-se como por exemplo em Gen 3:20 – a mulher "era" – isto é, veio a ser a mãe de todos os viventes.

A Terra estava (veio a ser / tornou-se) sem forma (do hebraico "tohu" que significa sem forma, confusão, terreno baldio, lugar do caos) e vazia (do hebraico bohu que significa vazio, ruína indistinguível). Mas Deus não criou a Terra vazia (tohu), mas a formou para que fosse habitada (Is 45:18 – ARC, ACF).

Gen 1:2 - Note também que a Terra era – isto é já existia – então quando foi criada? E as águas – quando foram criadas? Quando não foi criada não foi identificado, exceto que foi no princípio. Depois de ser criada se tornou um desperdício escuro e aguado - e depois desse estado caótico a Terra foi remodelada. Também se vê em Gen 3:1-5 que Satanás já existia e estava presente no jardim do Éden, pouco tempo depois da criação do homem e mulher, pois ainda não tinham comido da fruto da árvore da vida. 

Quando os anjos (todos) viram a criação do Universo (Céus e Terra) no princípio, eles ficaram cheios de alegria (Jó 38:4-7). 

Depois houve a rebelião de Satanás - ver Isaías 14:12-13. Ele (i) estava algures que não era no céu – tinha uma ambição (luxúria); (ii) Tinha um trono – uma administração governamental, um domínio (que não era no céu, mas na Terra); (iii) havia uma direção desse trono para o norte; (iv) e do local desse trono ele teve a ambição de ‘subir’ (elevar o seu trono) para o céu.

Ezeq 28:13-16 - Lúcifer (antes de ser satanás) era perfeito, pois foi assim criado por Deus. Originalmente era um querubim santo (obediente – justo); Serviu por um tempo num papel de liderança sobre outros anjos; Tinha uma responsibilidade “no monte santo de Deus” além de sua responsibilidade de domínio (de governar). Era perfeito (V15) – estava na Terra (que era um Éden - um paraíso) e tinha uma posição oficial no céu. Pela multidão do seu comércio (V16) foi corruído com a ganância, egoísmo, vaidade, violência; estava insatisfeito com o seu domíno e domicílio; deixou sua habitação e rebelou – e foi banido para a Terra; causando a Terra ficar sem forma e vazia. 

– Assim Satanás já estava na Terra quando Adão e Eva foram criados

2 Pedro 2:4-5 – Anjos pecaram pecaram, estão encarcerados com poderes limitados – antes do dilúvio do tempo de Noé

Judas 6 – Pararam de tomar cuidado do domínio que tinham; abandonaram a responsibilidade de manterem o domicílio em boas condições.

Apoc 12:4a – Satanás convenceu 1/3 dos anjos a segui-lo – o que demorou tempo.

Continuando ​​​​​​​Gen 1:2 – 1o dilúvio...  – evidência geological de morte por dois dilúvios.

Depois de tempo não definido – provávelmente milhões de anos? Houve uma re-novação do planeta Terra. Essa renovação é descrita como vista por uma pessoa na Terra.

Gen 1:3-5 – Haja luz – Limpando este manto de poluição que bloqueava a luz solar. 1o dia) tarde e manhã – rotação da Terra e existência do Sol.           

Gen 1:6-8 – 2o dia) o ar para respirarmos – separação das águas (névoa densa) atmosfera. 

​​​​​​​Gen 1:9-13 – 3o dia) Terreno, mares, plantas, árvores – Produza a Terra fruto...

Gen 1:14-19 – 4o dia) haja – para poder ser observado: Sol, lua e estrelas ​​​​​​​

Gen 1:20-23 – 5o dia) O verbo “criou” é usado para seres viventes: ​​​​​​​marinhos e aves, segundo suas espécies!

Gen 1:24-25 –  6o dia) animais terrestres – SERES VIVENTES (Nephesh) à suas espécies!       Gatos serão gatos e não serão

            V26-27 – CRIOU homem e mulher – Segundo a imagem e semelhança de Deus

Gen 2:1-3     – O Sábado abençoado DEPOIS da criação do homem – para o homem

Heb 4:9 – O Sábado continua: aponta para a semana da criação física do HOMEM assim como para a criação espiritual declarada pelos dias Santos de Deus.

A criação do universo foi muito antes de 6.000 anos atrás.

Deus tem um Plano fantástico para nós virmos a ser – realmente – Seus Filhos (ver sermão que descreve este assunto). 

Para a Sua glória e honra e para nossa felicidade eterna no Reino de Deus.

​​​​​​​Graças a Deus pela Sua bondade e amor para conosco.