Pregando o evangelho e preparando um povo

Prepare-se agora para ser um Rei: Muito são chamados às bodas da Cristo, mas poucos são escolhidos para estarem nessas bodas, para reinarem com Cristo.

Você está aqui

Prepare-se agora para ser um Rei

Muito são chamados às bodas da Cristo, mas poucos são escolhidos para estarem nessas bodas, para reinarem com Cristo.

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.05 MB)

Download (Baixar)

Prepare-se agora para ser um Rei: Muito são chamados às bodas da Cristo, mas poucos são escolhidos para estarem nessas bodas, para reinarem com Cristo.

MP3 Audio (21.05 MB)
×

Na parábola das bodas Jesus demonstra que muitos são chamados às bodas do Filho de Deus, mas poucos serão escolhidos. É bem possível quie você esteja sendo chamado. Mas será escolhido? E além disso - manter-se-à fiel até ao fim? Este sermão descreve pontos essencias que nós temos que praticar - isto é, fazer! - Para podermos ser qualificados para reinar com Cristo no milénio (antes do dia do Juízo). Sim a vida eterna é de graça - mas podemos desqualificarmos-nos - e sim podemos afetar o nosso galardão!

Sermon Notes

Como verdadeiros Cristãos somos pre-destinados a seremos Reis e Senhores para reinar com Cristo, eternamente no Reino de Deus. Inicialmente será por 1000 anos - no milénio - antes do Dia do Juízo, e sim antes do novo Céu e nova Terra.

Para reinarmos no mundo de amanhã - precisamos de ser treinados AGORA para sermos Reis sem corrupção e capazes de trabalharmos efetivamente - sem sermos desencorajados perantes muitas dificuldades - e isso é provado nesta nossa vida AGORA!

Mateus 5:3 Mateus 5:3Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Almeida Atualizada×
– deles é o Reino de Deus

           V5 – Herdarão a Terra

Apoc 5:8-10 – reis e reinarão na Terra

Apoc 19:11 – 13 – Jesus Cristo retornando à Terra

           V16 – Rei dos Reis

Apoc 20:4-6 – Reinaram por 1000 anos – 1ª fase

Apoc 20:7-12 – Depois: o Juízo

Apoc 21:1 – Antes do novo Céu e da Nova Terra 

Daniel 7:13-14 Daniel 7:13-14 [13] Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. [14] E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Almeida Atualizada×
, 18, 27
– O reino de Deus na Terra – inicialmente por 1000 anos

2 Pedro 3:7-13 2 Pedro 3:7-13 [7] mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. [8] Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. [9] O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. [10] Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. [11] Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, [12] aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? [13] Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
Almeida Atualizada×
– Juízo, e depois o novo Céu e Nova terra

Importância de guardar os Dias Santos de Deus – para entendermos este Plano de salvação de Deus - estude a sua Bíblia com a ajuda dos nossos guias de estudo bíblicos no nosso site.

Uma das maneiras que o Diabo engana o mundo todo é dizendo que não precisamos guardar os dias Santos de Deus. Ora se não é necessário guardar os Dias santos de Deus... então por que é necessário guardar dias PAGÃOS???

Mas o ponto a sublinhar e recordado pelos Dias Santos de Deus é que vamos Reinar na Terra por 1000 anos ANTES do Juízo - e esse é o ponto que desejo mencionar neste sermão: Precisamos de ser treinados agora.

Para um governo ser eficiente: É necessário ter líderes bem preparados e sem qualquer corrupção - e líderes que não tenham medo de trabalhar duro!

Esses líderes não serão escolhidos pelo povo – não é uma democracia! São escolhidos por Deus!

Não são auto-escolhidos!!! “Eu estou sendo chamado” – "Eu quero ser chamado" - "Eu estou salvo e rinarei com Cristo": CUIDADO!  "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" 1 Coríntios 10:12 1 Coríntios 10:12Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.
Almeida Atualizada×
.
É Deus que os escolhe

Mateus 22:1-14 Mateus 22:1-14 [1] Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: [2] O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. [3] Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. [4] Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde �s bodas. [5] Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; [6] e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. [7] Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. [8] Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. [9] Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. [10] E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. [11] Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; [12] e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. [13] Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. [14] Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Almeida Atualizada×
Parábola das bodas: O convidados às bodas do Seu Filho Jesus Cristo. É Deus que dá o convite.

– Mas muitos não respondem à chamada, e por isso poucos são escolhidos (por Deus)!

Apoc 17:14 – E além disso precisam de ser fiéis – têm que vencer (corrupção, falta de atitude positiva perante dificuldades... etc.) – pois é um convite a governar o mundo com Jesus Cristo!

Esses precisam de ter a Mente treinada a ser um Rei e o coração bem treinado

Hebreus 8:10 Hebreus 8:10Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
Almeida Atualizada×
– escrever as Leis de Deus – não é só um itelectualismo (ser crítico de outros)

           É uma atitude humilde, mansa – não é crítica! – nem é que está sempre a olhar a outros e ver os erros nos outros.

Mas tem essa mente treinada para ser um Rei.

Você está treinando sua mente agora, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, para ser Rei? 

Se não – não estará lá – não estará na 1ª resurreição!

Não é só saber e guardar os mandamentos – É mais que isso!

1 João 3:22 1 João 3:22e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável � sua vista.
Almeida Atualizada×
- É fazer o que é agradável a Deus

Então qual é esse treino mental e emocional?

  1. Educação e Conhecimento

Ler a aprender da história – muitos erros são repetidos

Ter os fatos e informação correta – saber distinguir (discernir) o certo do errado

Hoje em dia o conhecimento aumentou muito – ex.: internet – motores de busca (google, bing, etc.)

Daniel 12:4 Daniel 12:4Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
Almeida Atualizada×
(ACF) “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.”

Ler a Palavra de Deus e estudar – com a ajuda dos nossos guias de estudo bíblicos que são corretos doutrinalmente (www.revistaboanova.org)

2 Timóteo 3:16 2 Timóteo 3:16Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
Almeida Atualizada×
; 4:3-4; 2 Timóteo 2:15 2 Timóteo 2:15Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Almeida Atualizada×
– (divida com razão)

– precisa não ser levado por enganadores

– discernir a Verdade e discernir atitudes – Sim... discernir atitudes:

cuidado podem saber tudo mas as atitudes são ‘superiores’ (arrogantes - querem demonstrar que sabem mais)(e não vêm esse problema em mesmo eles!!!)

2 Timóteo 2:16 2 Timóteo 2:16Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,
Almeida Atualizada×
– falatórios

--- quando mais se abre a boca – mais possibilidade de sair asneira!

Provérbios 17:27-28 Provérbios 17:27-28 [27] Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espírito sereno. [28] Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.
Almeida Atualizada×
(BLH)
- “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.”

Esse é o 1º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. Entender a implicação – ver o grande Plano – ter uma perspectiva correta – Visão

Não é somente saber e conhecer os factos

– mas é entender o seu relacionamento entre os factos e seu significado

– É entender leis e princípios básicos de auto-domínio, leis mentais, emocionais, atitudes, espirituais etc

Provérbios 29:18 Provérbios 29:18Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado.
Almeida Atualizada×
– Sem uma visão – entendimento do relacionamento dos factos... perecem

           Mas a Lei de Deus nos mantêm com o entendimento correto do relacionamento dos factos

Ex: Se não entende a natureza humana – não entende os princípios corretos de vida...

Mas se entende a natureza humana, pressente antes dos outros o resultado problemático de várias atitudes, palavras, ações, etc.

Salmos 111:10 Salmos 111:10O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.
Almeida Atualizada×
(ACF, ARC) – “bom entendimento têm todos os que lhe obedecem”

Não fique tão chateado ou envolvido com o problema imediato. Antes ponha o problema imediato em perspectiva com a sua vida inteira e seu futuro.

Pense em termos mundiais e do grande propósito de Deus para a humanidade. Veja a grande VISÃO

Visão vem do treino mental de pensar para além do hoje (do que se passa agora)

Treine-se a olhar para o verdadeirto resultado final da situação ou problema

Ore profundamente ao Senhor Deus Eterno e peça o verdadeiro entendimento!

1 Reis 3:9-12 1 Reis 3:9-12 [9] Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? [10] E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa. [11] Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, [12] eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.
Almeida Atualizada×
– coração compreensivo – discernir prudentemente

Esse é o 2º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. Fazer as decisões corretas – Sabedoria

A capabilidade de usar esses factos (conhecimento), e com o entendimento e correcto discernimento (de factos, atitudes, emoções)... Fazer a decisão correta nessa situação!

Uma decisão que seja prática e que funcione... – isso é sabedoria!

Seis passos para decisões sábias:

Tiago 1:5 Tiago 1:5Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
Almeida Atualizada×
- ①Busque a sabedoria de Deus

           Tiago 3:13 Tiago 3:13Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
Almeida Atualizada×
, 17; 4:6-7
– Tanto nestes versículos para meditarem profundamente. Pensem nisto!

           ②Obtenha todos os factos

           ③Obtenha conselho sabedor doutros

           ④Faça a decisão

           ⑤Tenha fé na decisão – Filipenses 4:8 Filipenses 4:8Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Almeida Atualizada×
(
não seja um covarde emocional)

           ⑥Trabalhe efetivamente (com todos os recursos) para ter o resultado que deseja.

                      2 Tes  3:6-10 – Paulo trabalhou

– não foi desordenado (BLH- vivem sem trabalhar)

Gálatas 6:7 Gálatas 6:7Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Almeida Atualizada×
– Colhemos o que plantamos.

Esse é o 3º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. A persistência mental e auto-domínio de fazer o que sabe que deve fazer (Carácter)

Gálatas 5:23 Gálatas 5:23a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Almeida Atualizada×
- Aprenda a grande importância de ter domínio próprio

Provérbios 16:32 Provérbios 16:32Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.
Almeida Atualizada×
– característica importante – essencial – para ser escolhido de Deus

           Aprender a dizer NÃO – a nós próprios.

Aprender a ser um MESTRE dos nossos pensamentos e emoções - antes de ser um Rei sobre outros.

A única LIBERDADE é a liberdade de ter domínio próprio!

Disciplina de levantar à hora que deve de manhã

Disciplina de estar no trabalho à hora – sim ANTES da hora.

Disciplina de trabalhar duro e crescer no seu emprego

Disciplina de controlar os seus pensamentos em coisas construtivas

Disciplina de guardar os seus pensamentos para serem sempre positivos

Disciplina de evitar estar desencorajado

Disciplina de completar o que inicia

Disciplina de persistir no Caminho de Deus até ao FIM!

Não seja um que desiste: Provérbios 24:10 Provérbios 24:10Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.
Almeida Atualizada×

Não dê a si o luxo de estar sentado e dizer "como tenho pouca sorte", para "sentir triste por mim próprio", ou de desistir.

Dirija a sua mente na direção de ser produtivo – de fazer e realizar.

Pense nos outros – Penso em cuidado pelos outros

E não em "por quê que os outros não cuidam de mim"!

Então será realmente feliz!

Será uma pessoa treinada para ser um Rei no mundo de amanhã

O agora depende de você – e não em mais de nimguém

Em sumário:

  1. Educação e Conhecimento
  1. Entender a implicação – ver o grande Plano – ter uma perspectiva correta – Visão
  1. Fazer as decisões corretas – Sabedoria 
  2. ​​​​​​​​​​​​​A persistência mental e auto-domínio de fazer o que sabe que deve fazer (Carácter)

E use esta mente de Rei para servir a outros! Uma mente de Criador! De Filho de Deus!