A Bíblia e o Cérebro

Você está aqui

A Bíblia e o Cérebro

Admitir isso pode ser embaraçoso para um homem adulto, mas eu tenho uma caixa cheia de gibis antigos que me recuso a jogar fora, vender ou até mesmo dar. Eu tenho tudo isso guardado há anos para dar ao meu filho quando ele tiver idade suficiente para ler. Mas será que o hábito da leitura estará fora de moda, quando chegar a hora, que ele não vai nem se importar com isso? Vivemos na era digital! Por que ler quando clipes de áudio e vídeo estão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora? E o que devemos ler?

A necessidade da leitura

Todos nós precisamos ler. Não só pode ser um hábito divertido, mas também é bom para os nossos cérebros! O nosso cérebro processa a informação obtida a partir de diversos meios de maneiras diferentes. Há bastante passividade quando se trata de assistir a um vídeo em uma tela, mas quando você lê, o seu cérebro acelera e funciona de uma forma totalmente diferente. Em um livro sobre o assunto intitulado Divertindo-se Até Morrer (Amusing Ourselves to Death), o autor Neil Postman afirma que a maneira como o cérebro funciona durante a leitura não é apenas diferente, é melhor.

A leitura exige envolvimento interativo e intelectual. Mas, assistir a uma tela não. É tão simples como isso.

Os gibis vencem a televisão!

Nós podemos ajudar muito a nossos cérebros quando, propositadamente, escolhemos o que colocar nele. Acredite ou não, ler histórias em quadrinhos ajuda a nossos cérebros mais do que assistir televisão! E uma leitura variada ajuda muito mais.

Isso é uma coisa importante a pensar para aqueles que vivem em áreas onde as férias escolares começarão em breve. E como algumas aulas já não exigem que se leia certas coisas, você vai passar o período de férias alimentando seu cérebro de uma boa variedade de alimento intelectual?

Um estudo recente de desempenho acadêmico constatou que nas férias muitos estudantes tendem a perder grande parte do progresso acadêmico adquirido durante o ano letivo. A análise estatística apresentada no livro de Malcolm Gladwell, Casos Atípicos: A História do Sucesso mostrou duas boas maneiras de evitar a perda intelectual em nossos cérebros. E são as seguintes:

• Continue indo à escola durante o período de férias — uma solução que provavelmente não seria muito popular entre a maioria dos alunos.

• Mantenha seu cérebro trabalhando ativamente durante as férias. Programas de atividades em acampamentos e museus e visitas a sítios históricos e reservas naturais proporcionam grandes oportunidades.

Ou você pode ler! É uma maneira barata e fácil para desenvolver e preservar a sua inteligência e se manter afiado quando retornar às aulas.

Lista de leitura para as férias

Uma boa leitura nas férias inclui uma variedade de material. Visite a sua livraria ou biblioteca e percorra os corredores para começar a construir sua lista. Encontre alguns livros, talvez de ação, aventura ou drama — é claro, seja cuidadoso para evitar qualquer coisa que enalteça a imoralidade ou promova valores errados.

Um livro de auto aperfeiçoamento poderia ser útil, como um manual ‘faça você mesmo’. Tudo isso funciona, baseado em pesquisa científica ou social, tais como os mencionados acima, e pode ser bastante interessante. E não se esqueça de incluir um pouco de poesia. A boa poesia pode elevar seu espírito, e os seus ritmos são — como já deve ter adivinhado — bom para seu cérebro!

Finalmente, permita-me sugerir mais um livro para adicionar à sua lista de leitura de férias escolares que realmente serve a todos os gostos e é certamente para todos. A Bíblia!

Leia a Bíblia

A Bíblia contém todos os gêneros literários que acabei de mencionar, e também tem a vantagem de ser a Palavra de Deus, que pode levar você mais para perto dEle. Você gosta de muita aventura? Que tal uma história na qual o filho de um rei conspira para depor seu pai? A história do rei Davi e seu filho Absalão está cheia de intriga política e crise familiar, e atinge seu clímax em uma conturbada batalha. Está tudo lá no livro de Segundo Samuel.

Você quer ler algumas grandes dicas de autoajuda? O livro de Provérbios é tudo o que você precisa. Nele, o rei Salomão, o homem mais sábio de todos os tempos até Cristo, entrega uma riqueza de conselhos inspirados sobre como organizar sua vida, evitar lições dolorosas, tirar o máximo proveito da vida, conviver com outras pessoas e amar a Deus.

E por falar de pessoas, se você quiser explorar algumas das grandes questões filosóficas de todos os tempos, dedique algum tempo para ler os livros de Jó e Eclesiastes. Como ser feliz na vida? Existe vida após a morte? Porque as pessoas boas às vezes sofrem, enquanto as más parecem sempre prosperar? As respostas estão lá.

Enquanto repassa as seções das Escrituras, você observará que o livro dos Salmos é uma grande coleção de poesia lírica escrita em vários estilos diferentes. E quando estiver procurando mais poesias bíblicas, em Êxodo 15 se encontra um cântico de vitória para comemorar a libertação da escravidão. Da mesma forma, Juízes 5 registra a letra de uma canção que comemora a vitória numa batalha. O capítulo anterior dá a versão em prosa da história. Pense em como seria benéfico para o seu cérebro se você analisasse e comparasse as duas versões.

E, é claro que a Bíblia também contém muito de meu estilo favorito de leitura — biografia e história. Você pode ler as histórias de vida de pessoas famosas, como Moisés, o rei Davi, o apóstolo Paulo e, claro, Jesus! Os livros de Josué e Juízes estão cheios de história militar, para não mencionar algumas histórias de heroísmo individuais que foram tão cativantes para me fazer colocar as histórias em quadrinhos de lado anos atrás.

Junto com a leitura da Bíblia, você também pode ler material para ajudá-lo a entender melhor a Bíblia — como esta revista. Os editores de A Boa Nova também publicam muitos livros gratuitos (guias de estudo), que você pode acrescentar à sua lista de leitura. Um deles, que você pode usar como um guia de estudo sobre a Bíblia, se intitula Como entender a Bíblia. Este e outros livros estão disponíveis mediante pedido ou para ler on-line em www.revistaboanova.org/literatura. No entanto, mesmo sendo muito úteis como literatura bíblica, eles não substituem a leitura das Escrituras, a própria Palavra de Deus.

A melhor leitura

Isso nos traz de volta onde eu comecei. Comparado a assistir vídeos no computador e na televisão, até a leitura de gibis parece ser muito trabalhosa para a maioria das pessoas que procuram entretenimento. Mas lembre-se, a leitura é boa para seu cérebro, e um cérebro melhor lhe trará vantagens na escola, em sua carreira e em quase todos os aspectos de sua vida.

Qualquer leitura trará benefícios para seu cérebro. Mas ler a Bíblia, junto com o material que o ajuda a entendê-la, vai fazer de você uma pessoa melhor. E não precisa ser necessariamente os únicos livros em sua lista de leitura. Desfrute de uma variedade de boa leitura, mas certifique-se de incluir a melhor e mais importante leitura de todas: A Bíblia. BN