A Parábola do Semeador (Parte 2)

Você está aqui

A Parábola do Semeador (Parte 2)

A maioria das pessoas vive sem realmente compreender a forma como este mundo funciona. Vemos as dimensões físicas em que vivemos, mas a maioria de nós vê apenas o físico e desconhece a existência do âmbito espiritual, revelado na Bíblia. Esse reino espiritual, invisível, imenso, poderoso e influente, afeta as pessoas mais do que imaginamos.

Jesus Cristo revela essa verdade na pará­bola do semeador, que se encontra em Mateus 13. Na primeira parte deste artigo, publicado na edição anterior, analisamos brevemente os quatro tipos de solos que podem ser semeados.

No primeiro caso, a semente cai no solo duro e é devorada pelos pássaros. No segundo, a semente é semeada em pedregais e germina, mas, por causa do calor, ela murcha e morre rapidamente sem dar frutos. No terceiro exemplo, as ervas daninhas sufocam a semente, que caíram entre espinhos. Apenas a semente que foi semeada em solo fértil produz frutos em abundância.

Mais tarde, Jesus explicou a Seus discípulos o significado desta parábola e começou dizendo-lhes algo muito surpreendente:

"Então Ele explicou-lhes que só a eles era permitido entender a respeito do Reino dos Céus, aos outros não. Porque aquele que tem, receberá mais, disse Ele, e terá em grande quantidade; mas daquele que não tem, até mesmo o pouco que tem será tirado. É por isso que Eu uso estas histórias, para que o povo ouça e veja, mas não entenda" (Mateus 13:11-13, Bíblia Viva).

A maioria das pessoas acha difícil entender estas palavras de Cristo. Ele diz que a alguns é permitido escutar e entender e a outros não. Os Seus discípulos mais próximos foram permitidos ouvir e entender os segredos do Reino de Deus. As razões são dadas na Sua explicação e na realidade de como a vida realmente funciona. O mundo que vemos não é todo o mundo que existe. Vamos então investigar mais profundamente o que Jesus nos está revelando nesta parábola.

O engano massificado do inimigo

E continuou, dizendo: "Agora, esta é a explicação da história que Eu contei, do agricultor plantando a semente: O caminho pisado onde algumas sementes caíram representa o coração de uma pessoa que ouve a Boa Nova do Reino e não entende; então Satanás vem e arranca as sementes do coração dela" (versículos 18-19, Bíblia Viva).

Nesse primeiro exemplo se explica por que a semente que cai em solo duro não consegue lançar raízes. Aqui está a chave para entender por que tantas pessoas não podem ver, ouvir ou entender o ensinamento das Escrituras. O Maligno, Satanás, o diabo, remove rapidamente o entendimento do evangelho que havia sido plantado na vida dessa pessoa.

Nesse momento, você tem nas mãos as sementes do evangelho do Reino de Deus. E agora mesmo você está analisando o valor do que está lendo nesta edição. Será que isso faz sentido para você? Será que isto soa verdade?

O que você fará com o que aprendeu nestas páginas? Você vai permitir que isso mude sua vida para melhor ou simplesmente vai ignorar isso e seguir sua vida como se nada tivesse acontecido?

Satanás se vale de muitos métodos enganosos para que você não receba essa mensagem e mude sua vida. Em Apocalipse 12:9, lemos que o mundo inteiro está envolvido por seu engano. E isso inclui você!

Cristo nos dá a chave para entender não apenas o motivo desta parábola, mas também a quem se refere. A incapacidade de ouvir e entender, mostrados nessa parábola, é o resultado de a humanidade estar presa em uma teia de engano espiritual tecida através dos séculos. Deus está trabalhando para tirar algumas pessoas das garras de Satanás nesta era. Você pode ser uma dessas pessoas, caso consiga entender os segredos desta parábola. Vamos aprender mais um pouco.

Uma vida agitada em um mundo maligno

Devemos entender que Satanás trabalha de uma maneira que não conseguimos perceber! Ele criou um mundo fascinante, cheio de sensações e entretenimento, projetado para nos distrair e absorver nosso tempo e nossa vida. Independentemente de nossa situação, todos nós corremos o risco de nos distanciar da séria reflexão quanto ao entendimento da mensagem de Cristo e do compromisso com o Reino de Deus.

Vamos ver a próxima categoria dessa parábola: "O solo raso cheio de pedras representa o coração de um homem que ouve a mensagem e recebe com verdadeira alegria, porém ele não tem muita profundidade em sua vida, e as sementes não lançam raízes muito profundas; depois de um momento, quando vem a dificuldade, ou começa a perseguição por causa da sua fé, a sua alegria diminui, e ele vai-se embora" (versículos 20-21, Bíblia Viva).

A pessoa pode ouvir a verdadeira mensagem do Reino e compreender algumas partes dela. E pode até aceitar partes dela em sua vida por várias razões, talvez por refletir algo em que já acredita sobre a vida, Deus e a Bíblia. Mas as religiões do mundo contêm uma mistura de verdade e mentira, que impedem que a maioria das pessoas possa visualizar e construir uma imagem completa. Lembre-se, que só enxergamos parte do mundo que existe.

Jesus advertiu que os problemas e a perseguição vão fazer parte da vida de uma pessoa que acredita e tenta seguir a Palavra de Deus. E, se ela não lançar raízes profundas e firmes em um bom solo, seu crescimento não vai durar. Os acontecimentos e as circunstâncias podem sufocar a semente da verdade que Deus colocou em sua vida.

Um jovem rico veio a Cristo desejando saber o que poderia fazer para herdar a vida eterna. Cristo disse-lhe para guardar os mandamentos. O homem respondeu que tinha feito desde sua juventude. Jesus, então, foi diretamente ao que estava no coração dele: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-Me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades" (Mateus 19:21-22).

No mundo de hoje não é fácil viver conforme os ensinamentos de Cristo. Você vai encontrar muita oposição quando decidir abraçar essa jornada da vida. Até amigos ou parentes vão tentar desanimá-lo. Mas não permita que isso aconteça. Ponha sua vida nas mãos de Deus e confie que Ele vai lutar por você e vai guiar seus passos por esse caminho estreito. Para ter sucesso, você deve lançar raízes profundas no caminho de vida de Deus. Essas raízes vão sustentá-lo quando o caminho se tornar desanimador ou assustador.

Quando sufocamos a mensagem

Vejamos a próxima categoria, que entrega uma lição semelhante: "Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos" (versículo 22, BLH).

Um conto de ficção de um autor desconhecido diz o seguinte: Satanás e seus demônios se reuniram para descobrirem um meio de destruir a vida dos cristãos. Sabendo que não podia impedir as pessoas de ir à igreja, de adorar ou crer em Deus, Satanás criou um esquema para interromper a íntima conexão espiritual que os crentes devem ter com Deus. Ele iria preencher suas vidas com o materialismo e as atividades físicas.

Então, Satanás disse a seus demônios: "Vamos mantê-los ocupados com coisas fúteis da vida e inventar inumeráveis esquemas para ocupar a mente deles. Vamos incentivá-los a gastar, gastar e gastar, e então trabalhar, trabalhar e trabalhar para poderem pagar as contas. Vamos inundá-los de ofertas tentadoras. A seguir, para que tenham como comprar, lhes encaminharemos ofertas irrecusáveis de cartões de crédito e empréstimos, para emprestarem, emprestarem e emprestarem . . . Preencham a vida deles com muitas causas sociais para que não tenham tempo de procurar a força de Cristo. E logo estarão trabalhando por sua própria força, sacrificando a saúde e a unidade da família para o bem dessa causa."

. . . E, ansiosamente, os anjos maus foram executar suas atribuições, fazendo com que os cristãos em todos os lugares ficassem muitíssimos ocupados e correndo de um lado para o outro.

Isso soa familiar para você? Com certeza! Não se engane em pensar que a mensagem do evangelho se opõe a riqueza e aos prazeres da vida, porque isso não é verdade. Mas Cristo diz que as preocupações e as distrações podem impedir um relacionamento sério com Deus.

Todos nós sabemos o quanto nosso dia pode ficar muito ocupado com trabalho, escola, lazer e outras atividades. A vida moderna nos impede de dedicar um tempo para pensar no significado da vida, para estudar a Bíblia, para falar com Deus em oração e nem ter comunhão espiritual com as pessoas.

O apóstolo Paulo falou sobre isso em sua carta a um jovem ministro, Tito. Paulo diz que a graça de Deus se manifestou a todos os homens "ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente" (Tito 2:12).

Podemos fazer o que esta passagem nos exorta a fazer. Podemos viver uma vida justa hoje, independente das distrações. Podemos produzir frutos de justiça. Mas temos que decidir e depois cumprir!

Você pode entender

O que fazemos com o conhecimento do Reino reflete-se em nossas decisões cotidianas. Leia atentamente esta parábola e pondere a possiblidade dessa mensagem do Reino de Deus ter chegado a você. De fato, Deus pode estar chamando você para a salvação. Você pode escolher. Você pode responder esta mensagem e começar a viver de acordo com esse novo conhecimento e compreensão que Deus lhe deu.

Observe que Jesus disse sobre a última categoria: "E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado" (versículo 23, BLH).

Pense sobre isso. O conhecimento entregue através desta revista é único e lhe dá um entendimento daquilo que a maioria das pessoas não consegue ver ou compreender. Pois, as mentes dessas pessoas estão enganadas pelo príncipe deste mundo, Satanás luta implacavelmente para frustrar o propósito eterno de Deus de levar muitos filhos a compartilhar a glória que Ele tem com o Seu Filho, Jesus Cristo (Hebreus 2:10).

Lembre-se, há um mundo espiritual que influencia este mundo físico. Satanás faz o possível para atrapalhar o plano de Deus, mas ele só vence se nós permitirmos. Deus nos deixa escolher entre o Seu caminho e o caminho deste mundo. A escolha é sua—se quiser pode escolher o conhecimento do Reino e pode começar a produzir frutos para a vida eterna.

Hoje em dia, Deus está semeando continuamente as sementes do Reino. E elas caem em todo tipo de "solo". Examine o seu coração para saber se está permitindo que esta semente lance raiz e comece a mudar sua vida agora, preparando-o para a vinda do Reino ao qual Deus o está chamando! BN