Como o Espírito de Deus pode nos transformar?

Você está aqui

Como o Espírito de Deus pode nos transformar?

O cristianismo diz respeito à mudança—conversão. Um verdadeiro cristão é um convertido no real sentido da palavra, sendo uma pessoa que, com a ajuda de Deus, mudou seus pensamentos e ações para viver pelos elevadíssimos padrões de conduta ensinados por Jesus Cristo.

O discurso de abertura do ministério de Cristo incluiu a fase ativa do arrependimento (Marcos 1:15). No dia de Pentecostes foi lançado o cristianismo, quando Pedro pregou ousadamente sobre a vida e a morte de Jesus Cristo. Assim a multidão respondeu: "O que devemos fazer?" A resposta dos apóstolos era semelhante à mensagem inicial do ministério de Cristo:

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

Esta é a tarefa da vida de um cristão: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2, grifo do autor).

Além disso, em Efésios 4:24, somos assim admoestados: "Vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade".

Você está pronto para esta tarefa e dever?

Você pode estar angustiado ao ver aonde você precisa chegar. Você pode estar escravizado por seus hábitos errôneos, pelo ódio, pela animosidade, pela ganância, pelo egoísmo e pelos vícios. Pode ser que você não tenha força de vontade para mudar.

Mas Cristo sabe muito bem disso. E Ele promete dar poder aos cristãos para superar e se converter verdadeiramente. Pouco antes de retornar para o céu, Ele disse a Seus discípulos: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo" (Atos 1:8, ARA). Isso aconteceu dez dias depois, no dia de Pentecostes. Nesse Dia Santo, três mil pessoas foram batizadas e estavam "cheias de entusiasmo" por Deus. Elas se tornaram novas pessoas em Cristo e foram motivadas!

Jesus não deixou Seus seguidores imaginando se teriam sucesso ou a ajuda necessária para fazer essa mudança! Ele sabe exatamente o que cada um precisa e está pronto para ajudá-lo. Uma das razões que as pessoas não conseguem vencer e fazer mudanças duradouras em suas vidas é o fato de tentarem superar suas fraquezas humanas por conta própria—não reconhecendo a sua extrema necessidade da constante ajuda de Deus, através do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o poder e a natureza de Deus—não é uma terceira pessoa divina, como muitas pessoas acreditam. Nas Escrituras, ao Espírito de Deus nunca se dirige orações ou se identifica como uma pessoa, como são Deus Pai e Jesus Cristo. (Ver o nosso guia de estudo bíblico gratuito "Deus é uma Trindade?" para uma análise mais detalhada).

O poder e a função do Espírito Santo foram diminuídos porque muitos não entenderam qual sua aplicação à vida de um cristão. E grande parte da perda desse entendimento diz respeito à energia que esse Espírito pode lhe dar.

Quando compreendemos as características do Espírito Santo, então passamos a explorar essa fonte de energia. O Espírito Santo torna-se o caminho e a resposta para fazermos as mudanças necessárias tanto em pensamento quanto em obra. O resultado é uma vida transformada.

Deus deseja muito dar Seu Espírito aos Seus filhos. Em Lucas 11:13 Jesus disse: "Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?"

Vamos então ver como a Bíblia descreve o Espírito Santo e sua função e utilidade para você. A Palavra de Deus compara o Seu Espírito com várias coisas—vento, fogo, água, óleo e luz—para nos ajudar a entender melhor como esse Espírito pode agir para transformar nossas vidas.

O vento e o fogo—símbolo de poder

O dom do Espírito Santo entregue à Igreja na festa de Pentecostes, como mencionado anteriormente, foi uma manifestação aberta de tal poder, como descrito em Atos 2:"Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (versículos 1-4).

Sabemos como é um vento forte. Testemunhamos o incrível poder de tornados, furacões e tufões. Os ventos podem mover moinhos de vento para produzir eletricidade. Estas poderosas manifestações na natureza servem para representar esse poder—o Espírito Santo de Deus.

Ao falar com Nicodemos, um líder judeu, Jesus disse: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (João 3:8).

O fogo representa outro exemplo de poder. No fogo pode haver muita fúria e calor. E também pode proporcionar conforto e aconchego. Uma pequena faísca pode acender uma floresta. Um alto-forno pode atingir temperaturas de 1.400 a 1.600 graus Celsius. Uma reação nuclear libera enormes quantidades de energia. Um forno de fusão pode transformar o minério em bruto para ferro. Ele pode refinar ouro, removendo suas impurezas. Uma analogia muito apropriada com o Espírito Santo, que também tem a função de transformar nossas vidas!

A água—transmissora de força e vida

Em uma festa santa, Jesus entregou uma mensagem sobre o Espírito de Deus: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7:37-39, ARA).

A água é um poderoso transmissor de energia. Energia viajando a centenas de quilômetros por hora, pode gerar ondas gigantescas que podem causar grande destruição. A água pode chegar com muita pressão e executar muitas tarefas. A água pode moer pedras e esculpir cânions ao longo do tempo. A água, que flui pelas turbinas de uma barragem, também pode produzir grandes quantidades de eletricidade. Da mesma forma, o Espírito flui, produz energia, permeia e limpa.

A água é a essência da vida. A vida existe em nosso planeta por causa da água. A água está em cada célula viva. A água se encontra em toda a natureza. A mesma coisa acontece com o Espírito de Deus, que está em toda parte, como compreendeu Davi. Ele escreveu: "Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a Tua mão direita Me guiará e Me susterá" (Salmo 139:7-10, NVI).

O Espírito Santo deve entremear todas as células, pensamentos e pormenores de nossas vidas—nosso casamento, nosso trabalho, nossos relacionamentos, enfim, absolutamente tudo—exatamente como a água na natureza.

Água refresca e renova. Ela sacia a sede. A chuva fina faz as plantas crescerem. Depois de uma seca, a chuva renova toda a vida.

Óleo—representa combustível e energia

Em Lucas 4:18-19, o Espírito de Deus é comparado ao óleo: "O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos".

Jesus recebeu o Espírito Santo, simbolizado pelo óleo da unção, para prestar esses serviços para o ser humano (ver também Atos 10:38).

O tipo de óleo, do qual fala a Bíblia, é o azeite. Este óleo é fonte de combustível e energia. Ele remove atrito e pacifica. É um combustível que traz energia e luz. Em Mateus 25:1-10 se encontra uma parábola onde se requer do povo de Deus um provimento de óleo para manter as suas lâmpadas acesas—isso nos remete à próxima analogia.

Luz—irradiando a grandeza de Deus e derrotando a escuridão

O Espírito Santo irradia a grandeza e o poder de Deus. Ele é "o Espírito da glória" (1 Pedro 4:14)—ou "o glorioso Espírito de Deus" (BLH).

E por isso somos "iluminados" pelo "Pai da glória", quem nos dá "o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da Sua herança nos santos e qual a sobre-excelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à Sua direita nos céus" (Efésios 1:17-20).

A luz pode ser uma chama cintilante, um farol ou um sol escaldante ou uma galáxia. A luz subjuga a escuridão e revela a verdade e a realidade. O Espírito Santo acende uma luz de entendimento na mente.

Outras analogias que ensinam sobre o Espírito de Deus

Há outras analogias, onde o Espírito de Deus é comparado ao fôlego—a respiração da vida. O Espírito de Deus é a própria vida: "O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida" (Jó 33:4, ARA). Jesus também disse: "O Espírito dá vida" (João 6:63, NVI).

E quanto a essa passagem? “Veio sobre mim a mão do Senhor; Ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, Me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?" (Ezequiel 37:1-3, ARA).

A resposta é sim: "E profetizei como Ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo" (versículo 10). Então, Deus diz a essas pessoas ressuscitadas: "Porei em vós o meu Espírito, e vivereis" (versículo 14). Assim, eles não só receberam vida física, mas também a verdadeira vida espiritual.

E o Espírito serve como um depósito ou penhor, por assim dizer, quanto ao recebimento da vida eterna: "Vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da Sua glória" (Efésios 1:13-14, NVI).

O Espírito Santo também é comparado a uma mente: "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito [agindo em nós], porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos [verdadeiros cristãos]" (Romanos 8:27, ARA).

Jesus Cristo, na noite anterior à Sua morte, prometeu dar aos Seus discípulos o Espírito Santo, que Ele chamou de Consolador, para ajudá-los a trazer à lembrança as coisas que Ele ensinara: "Mas quando o Pai enviar o Consolador para Me representar—e por "Consolador" Eu quero dizer o Espírito Santo—Ele ensinará muitas coisas a vocês, e recordará também todas as coisas que Eu mesmo tenho dito a vocês" (João 14:26, Bíblia Viva).

Vemos, então, que as várias características do Espírito Santo estão abundantemente ilustradas nas Escrituras. E elas estão todas conectadas, possibilitando que você tenha a própria natureza de Deus. Pois, Deus quer que você seja libertado de sua natureza humana egoísta e seja transformado em uma nova criatura em Cristo. O Espírito Santo vai limpá-lo, purificá-lo, iluminá-lo e lhe dar a vida eterna.

Como é dito em 2 Coríntios 3:17-18: "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor". BN