Ensine os Seus Filhos com o Estudo da Bíblia em Família

Você está aqui

Ensine os Seus Filhos com o Estudo da Bíblia em Família

Timóteo foi abençoado com algo muito precioso. O apóstolo Paulo fez-lhe lembrar, “desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação” (2 Timóteo 3:15). Pense! Antes de atingir a maior idade, Timóteo já estava familiarizado com as escrituras do livro da instrução de Deus! Isso quanto valia? Incalculável!

Paulo também lembrou Timóteo, “permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,” as Sagradas Escrituras (versículo 14). Qual era essa fonte?

Lendo-se 2 Timóteo 1:5 ela é perfeitamente óbvia, onde Paulo escreveu: “trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice.” A sua mãe e a sua avó ensinaram-lhe a Palavra de Deus e foram modelos exemplares de fé!

Os pais têm a responsabilidade principal em ensinar a palavra e o caminho de Deus aos seus filhos, e às vezes os avós e outros membros da família podem ajudar também. 

No respeitante às palavras de Deus, Moisés foi inspirado a escrever: “e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos” (Deuteronómio 4:9). Porque é que isto é tão importante? Primeiro, a Palavra de Deus é de longe o assunto mais importante para as nossas crianças! Ele deve ter prioridade sobre todos os outros assuntos que desejamos os nossos filhos aprendam.

Segundo, a infância é de longe a melhor altura para se começar a aprender a Palavra de Deus. As crianças são naturalmente mais educáveis e dóceis nessa idade. Como diz o ditado: “de pequenino se torce o pepino.”

A maior parte dos pais desejam ser bons provedores, como somos aconselhados em 1 Timóteo 5:8. Mas Deus quer que nós forneçamos a alimentação espiritual para uma vida santa que resultará em vida eterna! De outro modo, nós seremos culpados de negligência espiritual infantil.

Minha esposa e eu recordamos os tempos de alegria de quando os nossos três rebentos estavam a crescer. Esses tempos contêm inúmeras memórias preciosas vividas em estudo da Bíblia e em oração em família. Aprendam a fazer isso com os vossos filhos e serão grandemente inspirados e recompensados, mesmo enquanto os vossos filhos aprendem e crescem espiritualmente. 

Grandes linhas de orientação em Deuteronómio 6

Agora olhemos cuidadosamente para as instruções de Deus em Deuteronómio 6 posto que há muita mais verdade espiritual no Velho Testamento, incluindo esta passagem, do que a maior parte das pessoas pensam. Primeiro repare-se no versículo 5: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” Para nós ensinarmos com sucesso os nossos filhos e netos, temos de nós próprios amar por completo os caminhos de Deus.

Continuando nos versículos 6 e 7: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” (BLH – ênfase adicionada). Esta passagem diz-nos para ensinarmos as verdades de Deus e falarmos então acerca delas tendo conversações interactivas com os nossos filhos sobre como viver de acordo com essas verdades.

O ensino implica uma aplicação concentrada no estudo da Bíblia em família, enquanto “repitam” implica conversações e comentários casuais acerca dos princípios divinos.

O resto do versículo 7 mostra que estas “conversas,” muitas vezes breves, podem ter-se em qualquer lugar e ocasião do dia enquanto nos ocupamos com outras actividades. Estes muitos momentos quando os ligamos a experiências da vida real com os pontos de vista de Deus podem beneficiar tanto como os tempos de estudos. 

“Repitam essas leis em casa” quer dizer em qualquer ocasião em que a família está em casa. Tomem a oportunidade da reunião! Os filhos crescem depressa. Parem e aproveitem as ocasiões sempre que elas surjam, porque podem não vir a ter outra vez a mesma oportunidade para natural e confortavelmente ensinar a mesma lição.   

E “fora de casa” significa usar o tempo em conversação de assuntos significantes enquanto se anda ou viaja. Caminhar e tratar de assuntos em conjunto pode ser um momento de muita inspiração para se observar e falar acerca das maravilhas da criação de Deus.

Viajar juntos no carro pode ter vantagens, se os seus filhos tiverem vontade de falar. Utilize tais oportunidades para falar com os seus filhos, lembrando-se de que por vezes é melhor estar-se atento e ouvir do que falar (para manter a atenção ao volante).

Como é que isto pode funcionar na prática? Alguém (sem ser o motorista!) pode ler alguma coisa e então todos podem falar sobre o que foi lido. Pode-se ouvir um sermão ou um estudo da Bíblia gravados. Pode-se falar sobre o assunto de um sermão acabado de se ouvir, no culto da igreja, quando de vai de regresso a casa. O ir e o regressar dos cultos é uma boa oportunidade para tornar o dia de Sábado espiritualmente proveitoso. 

“Quando se deitarem”, isto é, à hora de ir para a cama. Esta é uma boa ocasião do dia para a família fazer um estudo bíblico. Pode ser a melhor ocasião do dia para uma oração em família, a qual também é muito importante. Também é uma boa ocasião para se falar sobre os acontecimentos do dia. As crianças gostam disto, quanto mais não seja, pelo menos, para estarem acordadas até um pouco mais tarde.       

“Quando se levantarem”, isto sugere começar-se o dia por agarrar as oportunidades de falar sobre os valores, virtudes e estilo de vida de Deus. Para muitas famílias, a melhor ocasião do dia para fazer um estudo bíblico em família pode ser esta, antes de alguém sair ou de o telefone começar a tocar. Nessa altura ninguém tem a sua mente ocupada com um cento de coisas. Ganha-se assunto para pensar para o resto do dia. Põe-se mesmo Deus em primeiro lugar na ordem do dia.

Deuteronómio 6:8 diz acerca das palavras de Deus: “Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.” Isto quer dizer que as palavras de Deus devem guiar o nosso comportamento e os nossos pensamentos.

Isto relaciona-se com Hebreus 8:10 ─ nós queremos ajudar a inculcar as leis de Deus no espírito dos nossos filhos e a “escrevê-las nos seus corações.” Outra coisa que ajuda a infundir a Palavra de Deus é memorizar versículos importantes. Encorajem os vossos filhos a aprender versículos importantes enquanto têm memória forte. 

“E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Deuteronómio 6:9). As ajudas visuais são proveitosas, especialmente para crianças. Por exemplo, muitas famílias expõem em suas casas quadros com os Dez Mandamentos, para se lembrarem da importância das leis de Deus.

Linhas de orientação de estudo da Bíblia em família

Agora mais acerca do estudo da Bíblia em família. Ele pode ser valioso para um casal mesmo sem filhos em casa, mas deve ser definitivamente uma prioridade de topo quando há crianças. 

A finalidade é notavelmente compensadora. O objectivo é o conhecimento de Deus e “as palavras da vida eterna” (João 6:63, 68). Os meios para se alcançar esse fim é o estudo da Bíblia em família, o qual pode ser e deve ser uma agradabilíssima interactividade familiar com excelentes benefícios colaterais.

Alguns dos benefícios são a maior convivência, união e proximidade familiares. Enquanto se aprende a amar a Deus, as famílias também se aproximam mais umas das outras em amor!

Um outro benefício é que subtilmente ensinamos os nossos filhos a fazerem-se leitores e a gostar da leitura. Alguns destes benefícios provêm de leitura alta em família sobre qualquer coisa. Com a televisão moderna, filmes e vídeos, nós já não vivemos numa cultura só de imprensa, mas também numa de imagem. As crianças estão crescendo sem aprender a ler bem e com pouco interesse em leitura. Isto é muito desvantajoso para os seus futuros. 

Com o estudo da Bíblia em família tem-se o benefício de se a ler em conjunto com os assuntos relativos a ela mais o de se obter o conhecimento, o entendimento e a sabedoria espirituais de Deus!

Some parents will feel inadequate or intimidated at the thought of leading in family Bible study. Pray about this and rely on God! With God's help, you can do it. Let Him use you in this ministry to your children. It's rather simple. First, set the example and let your children see you studying the Bible. Then follow the suggestions below for your own family Bible study.

Você pode fazer isso!

Alguns pais sentir-se-ão inadequados ou receosos só de pensar em conduzir o estudo da Bíblia em família. Orem sobre isso e confiem em Deus! Com a ajuda de Deus podem fazer isso. Permitam-Lhe servir-se de vós neste ministério para com os vossos filhos.

É bem simples.

Primeiro, dêem o exemplo e deixem os vossos filhos ver-vos estudar a Bíblia. Depois sigam as sugestões que se seguem para o vosso próprio estudo da bíblia em família.

Com que frequência desejará ter estudo da Bíblia em família? Deuteronómio 6 indica, se possível, todos os dias em que a família está junta. Renovações regulares e instruções diárias são de muito valor. É duplamente importante ter-se estudos da Bíblia em família no dia do Sábado de Deus. 

Que tempo devem durar as sessões? Não há necessidade de serem excessivamente longas. Lembrem-se que as crianças têm uma amplitude de atenção curta e não se deve desviá-las com sessões prolongadas. À volta de 15 a 20 minutos por dia pode ser suficiente. A frequência regular é o mais importante. Ela cria um bom hábito, e muitas lições pequenas acumulam muito tempo.   

Para os filhos ainda muito jovens, é vulgarmente melhor estudarem vocês próprios uma história da Bíblia e depois contarem-na com as vossas próprias palavras. Ou usem livros com histórias da Bíblia que estejam escritas mais para a idade das crianças. Sejam todavia cautelosos com a selecção dos livros. Eles variam consideravelmente na exactidão do texto e nas ilustrações e no modo como ensinam as lições principais. Uma selecção pobre pode fazer mais mal do que bem.  

Cobrir uma variedade de tópicos com acessos variados

Quando começar a ler a Bíblia aos vossos filhos usem uma tradução moderna e fácil de entender. Escolham partes que sejam fáceis de compreender e especialmente proveitosas para eles. Algumas das coisas mais benéficas para ler são histórias do Velho e do Novo Testamentos, ensinamentos da vida Cristão, o livro dos Provérbios e tudo sobre as leis de Deus e os dias de festa (com os vossos comentários sobre as lições que elas contêm). 

Quando lerem a Bíblia podem parafrasear o texto. Saltar ou mudar palavras que sejam muito difíceis para a criança. Juntar palavras ou frases que explicarão ou amplificarão o significado sem distorção.

O estudo da Bíblia em família pode incluir coisas que estão relatadas pela Bíblia bem como sobre ela própria. Publicações como as que são oferecidas gratuitamente pela A Boa Nova são uma excelente leitura de investigação quando as crianças têm idade suficiente para compreendê-las e apreciá-las. Quando os filhos amadurecem, a nossa revista gratuita inglesa Vertical Thought (www.verticalthought.org) está disponível para assistir as pessoas jovens a progredir as suas relações com Deus.

Pode usar secções interessantes de livros de referência da Bíblia, incluindo mapas e outros produtos gráficos. Pode usar excertos de livros sobre a história e culturas dos tempos da Bíblia. Em certas ocasiões pode querer ler histórias e artigos de fontes não bíblicas que ensinam certos morais ou virtudes.  

As crianças aprendem melhor se o ensino for interactivo e mantém-nas envolvidas no assunto. Encorajem-nas a fazerem perguntas e comentários.  

Há muitos jogos disponíveis da Bíblia e auxiliam o ensino e a aprendizagem dela. Alguns deles nem se precisam de comprar e outros podem-nos fazer vocês próprios. Fazer um jogo da Bíblia com um questionário pode ser engraçado ao mesmo tempo que reforça a nossa memória.

Para quem tem computadores, há cada vez mais pacotes de “software” relacionados com a Bíblia, incluindo jogos (conquanto a exactidão e aconselhamento destes precisem de ser escrutinados, tal com todo o material relativo à Bíblia). Uma site com jogos interessantes para a joventude é www.BibleActivitiesZone.com.

Muitas histórias da Bíblia e outras histórias Cristãs têm sido gravadas, quer em áudio quer em vídeo. Podem assistir o vosso próprio ensino utilizando-os com os vossos filhos, se forem adequadamente apresentados.

Há tanta coisa sábia e maravilhosa para ensinar! Ensine aos seus filhos tudo acerca de Deus, as Suas poderosas obras, as Suas promessas e profecias, as Suas leis e caminhos, os Seus Dias Santos, o Seu grande e misericordioso plano de salvação! Ensine acerca de Jesus Cristo, incluindo a Sua vida, ensinos, sacrifício e a Sua futura vinda para governar este mundo em amor! Ensine-os como amar a Deus e como amar as pessoas.    

O livro de Provérbios está repleto de sabedoria simples, prática, fácil de se compreender. Além disso é redigido como sendo um pai a falar para um filho, auxiliando-nos, pois, como pais, a ensinar os nossos filhos duma maneira gentil, paciente e afectuosa. “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe” (Provérbios 1:8).

Faça do estudo da Bíblia em família um tempo positivo e agradável

Muito do sucesso do estudo da Bíblia em família dependerá da atitude dos vossos filhos para com esse estudo e da espécie de memórias que têm dele. Por isso lutem por torná-lo numa tradição familiar relaxante e alegre para que eles apreciem esse periodo como algo muito especial.

Os pais que conduzem regularmente o estudo da Bíblia em família consideram isso ser para eles uma grande bênção. Eles sentem grande satisfação e alegria nessas ocasiões especiais por partilhar dos tesouros da Palavra de Deus com os seus filhos.

Agora uma palavra especialmente para os pais. Muitos pais entregaram às mães a maior parte do ensino e da educação dos seus filhos. Mas, quando os pais estão presentes, Deus quer que eles assumam a maior parte do ensino e de delicadamente tomar a liderança, sendo cuidadosos na maneira que façam esse ensino.

“Vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).

O nosso objectivo deve ser o de inspirar os nossos filhos a ter “o amor da verdade para se salvarem” (2 Tessalonicenses 2:10). Nós precisamos de ensinar aos nossos filhos que “toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa” (2 Timóteo 3:16).

O contexto alargado destas duas passagens fala como a perseguição e os ensinamentos enganadores piorarão no fim desta era presente do homem. Para permanecermos fiéis a Deus durante estas dificuldades, nós e os nossos filhos precisamos de estar bem preparados com a Palavra de Deus nas nossas mentes e corações, a qual é a nossa fonte de fé, sabedoria e força. 

Os que de entre nós somos pais devemos considerar os nossos filhos como empréstimos que Deus nos faz. Nós temos de ser os melhores comissários e professores possíveis porque eles também são filhos de Deus! Quando esses preciosos filhos atingirem a maior idade, possamos nós dizer-lhes, como Paulo escreveu a Timóteo “desde a tua meninice, sabes as sagradas letras” (2 Timóteo 3:15 RC). GN