Esperando Surgir Uma Mão Poderosa
Um período eleitoral nacional em qualquer parte do mundo destaca muitas questões que ameaçam nosso planeta — e a incompetência de qualquer governo humano para enfrentar essas ameaças. Em qualquer país, nenhum candidato, seja a presidente ou primeiro-ministro, tem o que é necessário — coragem e piedade — para resolver nossos inúmeros problemas. Não importa quem vença as eleições em qualquer parte do mundo, tudo continuará caótico e perigoso — da instabilidade econômica à guerra e à depravação total.
Muitos têm esperança que seu político favorito resolva todos os problemas. E talvez a ideia antagônica desse político possa ajudar a impedir — por um curto período — o malfeito do outro. E mesmo que uma nação não esteja se voltando para Deus como um todo, quanto mais sua liderança política se voltar para Deus, melhor — ou seja, menos dano será causado. Mas isso não vai resolver todos os problemas, sobretudo quando já se trilhou caminhos errados por muito tempo. Isso seria como se até mesmo países avançados dessem um passo à frente e dois passos para trás. Em longo prazo, o panorama é desanimador.
Alguns veem as crescentes crises como algo irremediável e desesperador, independentemente do que aconteça. Mas ainda há esperança — mas não onde muitos a buscam.
Cerca de cinquenta e cinco anos atrás, em 1969, apareceu na revista U.S. News & World Report uma opinião peculiar que ainda pode ser válida hoje em dia, mas todavia muito preocupante: "A esperança outrora otimista dos estadunidenses por um mundo bem organizado e estável está desaparecendo...Entre as autoridades, a visão predominante está ganhando aceitação de que os atritos e os problemas mundiais estão arraigados demais para serem resolvidos, exceto por alguma mão poderosa procedente de algum lugar" (grifo nosso).
Todavia, muitos seguem imaginando que essa mão forte seria uma solução política humana. Mas olhar para os homens levará à decepção e ao desastre. Nenhum ser humanopode nos salvar. Existe somente uma mão salvadora que realmente pode nos salvar.
E como o presidente George Washington falou em seu discurso de posse: "Nenhum povo pode ser obrigado a reconhecer e adorar a mão invisível que conduz os assuntos dos homens mais do que o povo dos Estados Unidos. E cada passo, ao avançarem no caráter de uma nação independente, parece ter sido marcado por algum sinal providencial".
Somente essa poderosa mão interventora de Deus pode e irá resgatar a humanidade. O verdadeiro Salvador está vindo para resgatar todos!
A fantasiosa ideia de um governo humano mundial
Enquanto muitas pessoas acreditam que a solução dos problemas se encontram em seus próprios sistemas nacionais, outras ao redor do mundo têm buscado a solidariedade de organizações internacionais. O sonho de muitos, especialmente entre as elites do mundo, é alcançar um governo mundial. Até mesmo Winston Churchill, ainda primeiro-ministro, disse: “A criação de uma ordem mundial oficial e todo-poderosa é o principal objetivo pelo qual devemos lutar. A menos que algum supergoverno mundial eficaz possa ser rapidamente posto em ação, as propostas de paz e progresso humano são sombrias e duvidosas”.
As Nações Unidas e outros organismos internacionais foram alçados como veículos de governança mundial, mas eles têm falhado terrivelmente em muitos aspectos. Alguns dizem que o problema é que eles são muito limitados por diferentes interesses nacionais — e que deveriam receber mais autoridade sobre as nações do mundo. Alguns querem conceder mais poder a instituições como a Organização Mundial da Saúde e outras instituições globalistas. Mas isso realmente daria certo ou apenas serviria para limitar ainda mais a liberdade das pessoas?
Um grande problema é que todas essas organizações são compostas por seres humanos falíveis, que sofrem de uma natureza corrupta. Como o apóstolo Paulo escreveu: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda...não há ninguém que busque a Deus...não há quem faça o bem...porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:10-12, 23). E ele ainda explicou: “Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo” (Romanos 8:7, Bíblia King James Atualizada).
O Salmo 146:3 adverte: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém” (BLH). E o profeta Jeremias também nos adverte: “Assim diz o Senhor: Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do SENHOR” (Jeremias 17:5, Nova Versão Transformadora).
Entretanto, as pessoas esperam que os líderes humanos falíveis as protejam e resgatem nosso mundo. Além disso, temendo o caos e a guerra, muitos dizem que precisamos de um governante único e poderoso — um déspota iluminado que imponha tudo o que for preciso para nos salvar.
Anos atrás, o respeitado historiador Arnold Toynbee disse: “Ao proporcionar a humanidade o uso de armas cada vez mais letais e, ao mesmo tempo, fazer com que o mundo inteiro seja mais interdependente economicamente, a tecnologia levou a humanidade a um grau de angústia que quase todos estão ansiosos para endeusar qualquer novo César que possa trazer união e paz ao mundo”.
Mas será que precisamos mesmo de um poderoso governante humano para impor a paz, a lei e a ordem? Precisamos de um novo César? A profecia revela a ascensão de um líder assim que implantará uma tirania terrível! O livro de Apocalipse chama ele e Seu império de Besta — um poder fornecido por Satanás, o diabo (ver Apocalipse 13 e nosso guia de estudo bíblico gratuito “O Livro de Apocalipse Revelado”).
Um mundo cativo
A situação em que nosso mundo se encontra foi poderosamente representada por uma ilustração de uma foto da Terra vista do espaço que a retratava trancada em uma jaula. Nosso planeta está encarcerado — prisioneiro de uma força poderosa e maligna.
Os corações corrompidos dos seres humanos estão inclinados à maldade e à guerra (Jeremias 17:9; Tiago 4:1-2; Isaías 59:6-8). E isso se deve sobretudo à influência malévola de Satanás. Como escreveu o apóstolo João: “O mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19, ARA). Isso mesmo, nosso mundo está aprisionado e precisa escapar dos “laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” (2 Timóteo 2:26, ARA).
Tudo está tão distorcido que “aquilo que é torto não se pode endireitar” (Eclesiastes 1:15). E de Seu trono Deus olha para baixo e vê nosso mundo vagando em caos e destruição — definhando sob as mentiras e o domínio maligno de Satanás.
As palavras do general Douglas MacArthur, no fim da Segunda Guerra Mundial, ainda nos serve de alerta hoje: “Alianças militares, equilíbrios de poder, ligas de nações, tudo por sua vez fracassou, deixando o único caminho por ser o trajeto do caminho da guerra. A total destrutividade da guerra agora bloqueia essa alternativa. Nós tivemos nossa última oportunidade. Se não criarmos um sistema maior e mais justo, nosso Armagedon estará à nossa porta. O problema é basicamente teológico e envolve um recrudescimento espiritual [renovação] e melhoria do caráter humano... Deve ser do espírito se quisermos salvar a carne”.
Sem dúvida, deve ser! Contudo, a situação vai chegar a um ponto em que a sociedade se encontrará no momento mais crítico e terrível de toda sua história — correndo um risco real de autodestruição — e então Deus intervirá (Mateus 24:21-22).
O Senhor virá com mão poderosa
As reportagens de décadas atrás sobre pessoas que viam a necessidade de uma “mão poderosa vinda de algum lugar” não captavam realmente o que é necessário para resolver os problemas profundamente arraigados que afligem o mundo. Aparentemente, George Washington reconheceu a necessidade da “mão invisível” e interventora de Deus. E isso é exatamente o que Deus finalmente fará.
O profeta Isaías proclamou sobre o tempo do fim: “Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o Seu braço dominará; eis que o Seu galardão está com Ele, e diante dEle, a Sua recompensa” (Isaías 40:10, ARA).
Entristecido e irado com a tirania perversa e a negligência no dever dos governantes do mundo, Deus declara que finalmente tomará medidas para acabar com essa civilização rebelde: “Admirei-Me porque ninguém se apresentou para ajudar os oprimidos. Então Eu mesmo intervim para salvá-los com Meu braço forte, e Minha fúria Me susteve” (Isaías 63:5, Nova Versão Transformadora).
Isso se cumprirá no retorno de Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores, quando uma trombeta anunciará que os reinos do mundo se tornaram o Reino de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre (Apocalipse 11:15; 19:11-16).
Deus julgará os que praticam o mal, mas cuidará e sustentará aqueles que se humilham diante dEle, como diz o profeta Isaías: “Ele vai cuidar de Seu rebanho como um verdadeiro pastor; levará os cordeirinhos nos braços e conduzirá mansamente as ovelhas com suas crias” (Isaías 40:11, Bíblia Viva). Essa é a grande esperança da humanidade.
Essas passagens de Isaías 40 fazem parte da mensagem a ser proclamada como preparação para a vinda do Messias (ver versículos 3, 6). Basicamente, isso se aplica à segunda vinda de Cristo. Mas Jesus já demonstrou Sua liderança amorosa quando veio pela primeira vez — e prova disso é o cuidado que Ele tem com Seu povo hoje em dia.
Quando Cristo retornar, Ele libertará o mundo não apenas desses governos maléficos e de sua situação catastrófica, mas também da mentalidade errônea que leva a tudo isso. Na verdade, para que o mundo mude, não é apenas necessário mudar a liderança, mas também é preciso que haja uma mudança nos corações dos seres humanos. E isso acontecerá quando o mundo finalmente aprender os caminhos de Deus e Seu Espírito for derramado para que haja uma transformação interior. Atualmente, esse processo já está em andamento com o povo de Deus.
O resgate do mundo requer não apenas o governo de Cristo sobre nós, mas também a Sua ajuda a nível pessoal para que possamos superar os nossos problemas. Nenhum de nós pode salvar a si mesmo e muito menos o mundo ou qualquer pessoa. Todos nós precisamos dessa mão e braço fortes do Senhor — o poder interventor dEle.
Assim como Pedro, segure na mão de Deus agora
O relato bíblico de Jesus andando sobre as águas, registrado em Mateus 14:22-33, é mais do que uma milagrosa demonstração de poder. O apóstolo Pedro desempenha um papel importante nessa história. Quando estava andando sobre o Mar da Galileia, Jesus se aproximou do barco dos apóstolos e Pedro Lhe perguntou se poderia ir até Ele — e Jesus disse: "Venha".
E Pedro foi andando sobre o mar também. Mas, ao sentir a força do vento e das ondas, ele ficou com medo e começou a afundar, então clamou: “Senhor, salva-me!”. Então, “imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou”, perguntando por que ele duvidou. Esse foi o braço poderoso do Senhor em ação!
Assim como Pedro, todos nós afundaríamos sem essa intervenção. Por conta própria, Pedro nunca conseguiria ficar sobre o mar agitado e evitar se afogar. E nós tampouco podemos. Ninguém no mundo pode. E os governos deste mundo não podem trazer a verdadeira e necessária libertação. Apenas Deus pode fazer isso através de Cristo — tanto por meio da salvação pessoal quanto pelo estabelecimento do Reino de Deus sobre todo o mundo.
Deus intervirá neste mundo perturbado e nos tomará pelas mãos e nos resgatará — trazendo-nos para perto dEle. Você pode ir até Deus agora mesmo e segurar Sua mão. Arrependa-se e receba a esperança da eternidade por meio do perdão divino e confie na promessa da vida eterna no retorno de Jesus.
Quando Paulo refletiu sobre suas próprias atitudes e ações pecaminosas, ele clamou: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24). Então, ele declara: “Dou graças a Deus [porque a libertação virá] por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (versículo 25).
E assim será para toda a humanidade quando Jesus Cristo reinar sobre a Terra. Veremos a humanidade ser resgatada por uma mão poderosa, providencial e interveniente vinda do alto. Todos nós precisamos orar para que esse grande resgate venha logo. E você ore para que possa fazer parte das soluções que Jesus trará para transformar o mundo!
Aprofundando o Tema
Caso queira saber mais sobre as promessas dessa futura e divina libertação do mundo através de Jesus Cristo, não deixe de baixar ou pedir nosso guia de estudo bíblico “O Evangelho do Reino de Deus”. E para ajudá-lo a enxergar o que está se aproximando rapidamente, também baixe ou peça nosso guia de estudo bíblico “Estamos Vivendo no Tempo do Fim?”. Ambos estão disponíveis gratuitamente.