Namoro à Prova de Coração Partido

Você está aqui

Namoro à Prova de Coração Partido

Por onde começar um artigo sobre namoro? Enquanto eu pensava nessa questão, decidi entrar em contato com alguns adolescentes e jovens adultos para simplesmente perguntar. Recebi algumas respostas interessantes e atenciosas e com uma quantidade surpreendente de sobreposição de narrativas. O medo de não encontrar alguém para casar. Ir devagar nos relacionamentos. Devo namorar alguém apenas por divertimento ou com um propósito maior? Como sei se a pessoa de quem gosto é a pessoa indicada por Deus? Será que alguma vez você já parou para pensar nessas questões?

Geralmente o namoro típico é mais ou menos assim: Você se compromete com uma pessoa num relacionamento sério. Conforme vocês começam a se conhecer, você percebe que essa pessoa não é "a pessoa certa". Então, vocês terminam e “queimam a ponte da amizade”. E seguem repetindo esse mesmo padrão, esperando encontrar seu par. Em que outra área da vida deixamos as coisas à mercê de tantas tentativas e erros, resultando em desgostos e frustrações?

Romanos 12:2 nos diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Então, em vez de se conformar com o padrão de namoro mundano, que pode causar muita tristeza e sofrimento emocional, vamos considerar outra alternativa.

Lemos repetidamente nos Salmos sobre esperar em Deus. “Espera no SENHOR, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR!” (Salmos 27:14). Sempre amei essa passagem, mas nunca a havia considerado em termos de namoro. Esperar em Deus não significa ser passivo. Na verdade, isso tem a ver com levar nossos desejos diante de Deus em oração sincera, confiando que Ele ouve nossas petições. E também envolve o desenvolvimento de um caráter moral e piedoso com o foco na edificação pessoal com a ajuda de Deus. Esperar em Deus também requer confiar que Ele sabe quem complementará melhor nossos pontos fortes e fracos, e também aceitar o tempo dEle.

Olhar-se no espelho

Quando eu estava no ensino médio era muito fácil me deixar levar pela avaliação de pessoas que raramente paravam para pensar como eu mesmo me avaliava. A Bíblia está repleta de traços de caráter que precisamos desenvolver se desejamos entrar no Reino de Deus. Reserve um tempo para estudar a Palavra de Deus e descobrir o que Ele requer de você. Sem dúvida, é muito mais difícil desenvolver as características de honestidade, confiabilidade e integridade do que julgar outras pessoas. Pense em que tipo de cônjuge você seria para a outra pessoa. Você não gostaria de encontrar alguém que esteja se esforçando para se tornar mais parecido com Deus? Então, eu desafio você a ser essa pessoa também!

Pode ser um tanto complicado pensar em todas as maneiras pelas quais você pode crescer, mas bons amigos podem ajudar-lhe nessa empreitada. Num cenário típico de namoro, uma pessoa se compromete tanto com a outra que frequentemente deixam de lado os amigos e até parentes. Mas isso pode impedir o desenvolvimento de relações saudáveis, especialmente aquelas que são imprescindíveis quando você termina um relacionamento. Então, não seria de grande ajuda ter um grupo sólido de amigos que pudessem apoiar seu crescimento e desenvolvimento pessoal?

Confiar no Tempo de Deus

O tempo de Deus pode parecer um tema confuso. Temos muitos exemplos bíblicos de pessoas que decidiram resolver as coisas por conta própria em vez de esperar em Deus. Considere, por exemplo, a história de Abraão e Sara quando lhes foi prometido um filho (Gênesis 18). Essa promessa não tinha um cronograma. Mas quando Sara percebeu que não teria um filho no prazo que ela esperava, introduziu Agar em seu relacionamento. Assim nasceu Ismael, e as repercussões dessa decisão ainda são vistas hoje em dia (ver o capítulo “Os Filhos de Abraão” em nosso guia de estudo gratuito O Oriente Médio na Profecia Bíblica). Abraão e Sara usaram o raciocínio humano para justificar suas ações.

A verdade é que nem sempre entendemos o tempo de Deus, mas sabemos que a vontade dEle para nós não contempla nosso envolvimento em algo pecaminoso. E qualquer relacionamento que exija que você comprometa ou abra mão de seus valores morais não tem nada a ver com Deus. Claro, todos cometem erros, e Deus trabalha conosco apesar de nossas falhas. Mas não ultrapasse os limites de Deus esperando que isso resulte num relacionamento abençoado. Permaneça firme em suas crenças e continue orando para que Deus proveja o que Ele deseja para você no tempo dEle.

Veja o exemplo de Ana no primeiro capítulo do livro de Samuel. Ana pediu fervorosamente aquilo que mais desejava. Durante anos, ela foi ao tabernáculo de Deus, mesmo sendo provocada e humilhada constantemente. Ela esperou o tempo de Deus com oração e perseverança, e Ele respondeu à oração dela.

Levar todos os anseios a Deus

Em primeiro lugar, precisamos nos comprometer com nosso relacionamento com Deus. Ao colocar a vontade dEle em primeiro lugar em sua vida, você será capaz de estabelecer prioridades que permitirão seu crescimento. Não me interprete mal, certamente haverá desafios quando você decidir que vai esperar pelo tempo de Deus em sua vida.

Talvez todos seus amigos já estejam namorando, e isso pode parecer que é muito divertido (realmente o namoro pode ser bem divertido se estiver dentro dos parâmetros corretos!). Contudo, pode ser que você conheça apenas um pequeno grupo de adolescentes ou jovens adultos que valorizam o caminho de Deus. Também pode acontecer de você se interessar por alguém que compartilhe suas crenças, mas que more muito distante de você. Mas esses problemas e frustrações podem ser superados se você voltar seu olhar para Deus e confiar que Ele tem um plano magnífico para sua vida. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).

O namoro não deve ser uma experiência de partir o coração. Ponha seu foco em desenvolver seu caráter e se tornar um homem ou uma mulher de Deus. Espere pelo tempo de Deus e por um relacionamento em que Ele esteja envolvido, enquanto isso mantenha a amizade com aqueles que irão apoiar e encorajar você. Ademais, permita que Deus guie e prepare você para um compromisso sério no tempo dEle. Deus tem um plano para você, que é maior do que você poderia imaginar. Como Ele afirma em Jeremias 29:11: “Quem sabe dos Meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento. Eu lhes darei aquilo que mais desejam: um futuro de paz em sua própria terra” (Bíblia Viva).

Aprofundando o Tema

Deus criou em nós o desejo de compartilhar nossa vida com uma pessoa do sexo oposto. Mas qualquer relacionamento precisa ser estabelecido e edificado com base em amizade e respeito — e sem pressa. Os jovens devem se concentrar mais em conhecer pessoas e não em entrar logo num relacionamento. Qual é o propósito de Deus em unir homens e mulheres maduros? Para ter uma perspectiva geral desse assunto, encorajamos você a pedir ou baixar nosso instrutivo guia de estudo bíblico “Casamento e Família: A Dimensão Perdida”, que está disponível gratuitamente.