O Chamado de Deus Para Você Mudar de Vida

Você está aqui

O Chamado de Deus Para Você Mudar de Vida

Uma das coisas mais difíceis para os seres humanos fazerem é mudar.

Isso não quer dizer que as pessoas não queiram mudar. Basta olhar ao seu redor. Quantas pessoas você conhece que estão insatisfeitas com alguma coisa em suas vidas? Quantas pessoas você conhece quer mudar coisas como o peso, a cor dos cabelos ou o emprego?

Além desses tipos de coisas, quantas pessoas você conhece que querem mudar algo substancial em suas vidas, como melhorar sua atitude ou gastar mais tempo de qualidade com seus entes queridos?

Mesmo com a melhor das intenções, a mudança foge de nós. Isso porque quando se trata de uma mudança verdadeira, positiva e duradoura, o único roteiro certo a seguir é o de Deus e Seu propósito para nossas vidas.

Contudo, aqui está a parte surpreendente: Se você está lendo e entendendo isso, então Deus está lhe convidando para mudar a sua vida de uma maneira incrível! Como podemos conseguir fazer essas mudanças? O apóstolo Paulo escreveu uma seção inteira da Escritura sobre três elementos essenciais para a verdadeira e duradoura mudança espiritual.

Essas três coisas vão nos ajudar a começar a mudar nossas vidas. Agora é a hora de Deus proporcionar a você e a mim a oportunidade de descobrir um novo rumo na vida e começar a segui-Lo!

Andar prudentemente — saber onde se está indo!

O primeiro passo para uma mudança significativa na vida é o seguinte: Devemos andar prudentemente. Paulo escreveu em Efésios 5:15 (ARA): "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios" Ou, parafraseando: "Não andar em ziguezague. Não andar à deriva. Não caminhar a esmo pela vida". Ele diz que devemos andar com um propósito.

"Prudentemente" não é uma palavra que usamos com frequência, por isso pode ser difícil de entender o que Paulo estava dizendo. A palavra grega aqui denota um termo contábil, referindo-se à precisão e à contagem acurada. E tudo diz respeito a termos certeza de andarmos — vivermos — com movimentos precisos e calculados.

Andar a pé é algo que todos fazemos diariamente. Há uma metáfora aqui, como em todas as Escrituras, quanto ao nosso modo de vida — como vivemos. Levando em conta essa analogia, vamos mudar um pouco a nossa perspectiva. Você já tentou andar ou se movimentar no escuro? Não é nada fácil, certo? Há armadilhas e perigos quando você não pode ver onde está indo.

Agora pense neste mundo que vivemos hoje em termos espirituais. Este é um mundo obscuro. Paulo está nos advertindo aqui para não andarmos sem rumo neste mundo de escuridão. Temos de prestar atenção e manter o foco em que estamos fazendo!

Um pouco antes, nessa mesma seção, no versículo 8, Paulo escreve: "Outrora éreis trevas". Antes de Deus começar a trabalhar conosco e abrir nossas mentes para a Sua verdade e Seu caminho de vida, nós caminhávamos naturalmente na escuridão. Paulo conclui o pensamento nesse versículo, dizendo-nos para andarmos "como filhos da luz" (grifo nosso).

Então, precisamos nos fazer um importante questionamento: Eu ainda estou apenas perambulando e tropeçando na escuridão? Ou estou andando sabiamente como um filho da luz?

Como andar como filhos da luz

Então, como podemos andar como filhos da luz? Fazemos isso ao ter o propósito e a direção de Deus em nossas vidas e garantindo que ambos façam parte de nossos objetivos pessoais. Quando aprendemos a "andar prudentemente," observamos que isso tem a ver com nossos hábitos e ações cotidianas. Tudo diz respeito a como vivemos nossa vida.

Provérbios 14:15 reflete essa ideia, quando diz: "O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa" (NVI).

Em outras palavras, quando você estiver pronto para mudar sua vida e viver de acordo com o caminho de Deus, quando estiver pronto para se render completamente a Ele e começar a viver segundo Suas instruções e leis, como ensinado na Bíblia, então você vai começar analisar cuidadosamente para onde está indo e como e onde pisa. Até que Deus comece a trabalhar conosco, não estamos preocupados por onde ou como estamos andando. As pessoas que Deus está chamando, no entanto, devem viver e andar com propósito e precisão.

Através do profeta Jeremias, Deus nos diz que devemos ter um rumo na vida: "O homem é incapaz de traçar o rumo de sua vida; eu sei que o homem não pode planejar o seu futuro" (Jeremias 10:23, Bíblia Viva). Ele está nos dizendo que, se contarmos apenas com as nossas próprias decisões, raciocínio e lógica, ficaremos em apuros. Por isso que, muitas vezes, vemos fracassar nossos esforços sinceros para mudar — porque Deus não faz parte do plano. Se você pensa seriamente em mudar, então você precisa ter Deus como o centro e o objetivo desse processo. Você tem que crer nEle e começar a fazer o que Ele diz!

Em suma, o primeiro passo para começar a mudar nossas vidas é andar prudentemente — ou seja, viver com propósito e permitir que Deus guie nossos passos.

Redimir o tempo — usar seu tempo com sabedoria!

A seguir, o apóstolo Paulo apresenta um segundo requisito essencial para fazer grandes e importantes mudanças na vida. Ele escreve, em Efésios 5, que os cristãos precisam ter foco para estar “remindo o tempo, porque os dias são maus" (Versículo 16).

Quando olhamos para o mundo ao nosso redor, com seus problemas, dor e tragédia que vemos, torna-se muito difícil argumentar contra o que disse Paulo, que "os dias são maus". Simplesmente, é um fato da vida que vivemos em um mundo mau. Tudo que você precisa fazer é ligar a televisão nos noticiários e ver todas as coisas terríveis que estão acontecendo.

Mas Paulo não está preocupado apenas em dizer que o mundo é mau. Ele nos aponta para algo que precisamos fazer. Precisamos entender que agora é a hora de fazer grandes mudanças na vida.

Como diz o velho ditado: "Não há tempo como o presente". Isso é muito verdadeiro. Quando se trata de fazer grandes e importantes mudanças na vida, não devemos postergar. Não podemos nos dar ao luxo de esperar. Precisamos "remir o tempo". Mas o que isso significa?

O Dicionário Grego de Thayer diz que a palavra grega traduzida aqui como "remir" pode significar "adquirir de novo" ou, neste contexto, “usar de maneira sábia e sagrada todas as oportunidades para fazer o bem". Esse é um conceito incrível, não é mesmo? É incrível poder escolher sabiamente o que fazer com o nosso tempo e poder nos dedicar a um propósito sagrado.

Paulo está dizendo que temos que deixar de gastar nosso tempo com atividades inúteis para usá-lo em objetivos valiosos e duradouros. O ponto aqui é usar nosso tempo com sabedoria.

Quantas vezes você sentiu que perdeu seu tempo com atividades que realmente não valeu a pena? Então, muitas vezes, ocupamos nossa vida com atividades improdutivas e com coisas alheias as nossas prioridades. Deus diz que temos de sair dessa situação, em um sentido espiritual, e começar a usar nosso tempo com coisas melhores e mais produtivas.

Isso não quer dizer que simplesmente devemos ignorar todas as coisas normais da vida, que ocupam o nosso tempo. Vamos à escola, trabalhamos, constituímos e cuidamos de uma família, nos aposentamos, cuidamos da saúde e, eventualmente, morremos. Isso é um padrão de vida normal. Todas essas coisas são naturais, e a maioria é boa. Mas existe uma maneira de viver uma vida normal e ter certeza de remir nosso tempo?

Existe alguma maneira de aproveitar as oportunidades, entendendo que agora é a hora de mudar nossas vidas, seguindo e obedecendo fielmente a Deus? Isso é o que Paulo está dizendo em Efésios — podemos viver uma vida normal e ainda usar sabiamente o tempo que temos para honrar a Deus.

Deus está nos desafiando a agarrar todas as oportunidades. Ele nos desafia a usarmos nosso tempo para realizar grandes mudanças em nossa vida, aproveitando cada oportunidade para crescer espiritualmente. Podemos usar nosso tempo com sabedoria, como para edificar nossa família e guiar nossos filhos para que conheçam e sigam o caminho de Deus.

Quando remimos o tempo, então nos comprometemos a utilizar nosso precioso tempo com Deus, orando e estudando a Bíblia. Esse compromisso precisa ser inabalável e imutável. Muitas vezes, isso significa ter de sacrificar algumas áreas de nossa vida. Às vezes, temos que deixar atividades como assistir TV ou navegar na Internet. Essas coisas não são propriamente ruins, mas temos que colocar Deus no topo de nossa lista de prioridades.

É importantíssimo zelarmos e nos comprometermos, de verdade, em usar o nosso tempo com sabedoria para que ele seja o mais produtivo possível. Devemos refletir seriamente em uma mudança de vida, assumindo a responsabilidade por aquilo que fazemos e como gastamos o nosso tempo. Quando mudamos e alinhamos nossos valores com os de Deus, então começamos a remir nosso tempo e a dedicá-lo ao sagrado propósito de desenvolver um relacionamento íntimo com Ele. Devemos nos animar com a ideia de fazer valer a pena cada minuto de nossas vidas e aproveitar todas as oportunidades!

Recapitulando o segundo elemento essencial para uma verdadeira mudança: Remir o tempo! Abandonar as coisas que desperdiçam seu tempo e dedicar todo tempo quanto possível ao seu relacionamento com Deus. Não viva sem rumo ou propósito!

Conhecer a vontade do Senhor e entender Seu propósito!

Levar a sério o objetivo de realizar mudanças significativas e nunca parar de mudar. O apóstolo Paulo nos dá um terceiro passo essencial para cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Paulo a revela em Efésios 5: "Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor" (versículo 17, ARA). Ele diz que se vamos levar a sério as mudanças em nossas vidas, então precisamos entender a Deus e o que Ele quer para nós.

Eu acho que é justo dizer que "a vontade do Senhor" é como um roteiro para nossa vida. É o que nos mostra como percorrer esse caminho da vida com propósito, assim não vamos andar às cegas. A vontade do Senhor nos diz para onde estamos indo e como chegamos lá.

Você não faria uma grande viagem sem um mapa ou um GPS. Da mesma forma, não devemos enfrentar a jornada da vida sem rumo e orientação. Não conhecer a vontade de Deus é como não ter um mapa e um guia.

Conhecer a vontade de Deus não é saber que emprego Ele quer que tenhamos ou com quem devemos casar. Não é sobre obter uma resposta fácil dEle a cada pergunta ou problema que temos na vida. Conhecer a vontade de Deus é algo muito mais do que isso. Em última análise, isso tem a ver com o propósito de Deus para nós e para toda humanidade.

Quando realmente compreendemos a vontade do Senhor, nossa vida cotidiana muda. Nossa visão de mundo é completamente diferente quando sabemos o que Deus está fazendo conosco e com outras pessoas. Quando sabemos a vontade do Senhor, então temos um guia — um roteiro — para saber como navegar pela vida.

Alguma vez você já pensou como deve ser andar em um campo minado? Não parece algo fácil de fazer sem muita instrução e treinamento. 

Ao entrar em um campo minado, a primeira coisa é ter certeza do espaço seguro — ou, dito de outra forma, pensar antes de agir. Você tem de buscar vestígios de minas nas proximidades. Uma das razões das minas serem tão perigosas é que ficam escondidas.

Não é a mesma coisa com os perigos espirituais da vida? Eles podem não ser óbvios. Afinal de contas, a bíblia diz que Satanás se apresenta como um anjo de luz (2 Coríntios 11:4). Certas coisas podem parecer inofensivas e inocentes, mas, na realidade, podem ser minas terrestres espirituais. Por isso é muito importante saber o propósito e a vontade de Deus — para poder discernir o bem do mal!

Assim como entrar em um campo minado sem saber o quanto é perigoso, também tentar navegar pela vida sem conhecer a vontade e a instrução de Deus para a sua vida é uma aventura, espiritualmente, perigosa. Se não somos instruídos no caminho de Deus, então estamos muito mais propensos a correr riscos.

Então, qual é o terceiro passo essencial? Entender o que Deus está fazendo em sua vida e Seu incrível propósito para você. Você é muito especial para Deus e Ele quer que você entenda e se anime por conta disso.

Seu maravilhoso futuro como filho de Deus

Portanto, precisamos perguntar: Qual é a vontade de Deus? Qual é o Seu propósito para nossas vidas?

Vamos voltar ao apóstolo Paulo. Ele nos dá uma dica sobre a resposta alguns capítulos antes, em Efésios 3, onde escreve sobre "o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor" (versículo 11). Essa é uma grande dica sobre a vontade e o propósito de Deus para nossas vidas. Algo que nos mostra como devemos andar e por que devemos usar nosso tempo com sabedoria. Deus tem um propósito eterno em mente para nós.

Mas Paulo ainda dá outra grande dica sobre o cerne desse propósito ao se referir a Deus como o "Qual toda família nos céus e na terra toma o nome" (versículo 15). A incrível e inspiradora verdade — e a grande razão de precisarmos mudar nossa vida agora — é que temos a magnífica oportunidade de fazer parte da família de Deus.

Será que você já começou a entender isso? Será que você está começando a enxergar a vontade de Deus para sua vida? Será que você está começando a entender o Seu maravilhoso propósito para sua vida? É tão incrível e inspirador saber que o próprio Deus quer que você faça parte de Sua família — por toda a eternidade!

Voltando a Efésios 3, Paulo preenche as últimas lacunas: "... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus" (versículo 19). Deus está chamando-lhe para compreender Sua vontade e reconhecer que Seu propósito definitivo para mim, para você, e para toda a humanidade é o de nos tornar Seus filhos divinos em Sua família por toda a eternidade. Você está sendo chamado para sair da escuridão deste mundo e para andar com um propósito rumo a esse objetivo.

Não espere — mude sua vida a partir de hoje

Evidentemente, saber é uma coisa, fazer é outra. Então, aqui há uma pergunta importante para você. E que faz parte da mensagem central da Bíblia. Será que conhecer e entender o propósito de Deus vai motivá-lo a mudar alguma coisa em sua vida?

Saber do propósito e do plano de Deus para você deveria mudar tudo! Isso deveria mudar seus passos. Deveria fazer com que você passasse a andar prudentemente, tomando todas as medidas em questão e viver cada dia com esse grande propósito em mente.

Isso deveria mudar a maneira como você vê e usa seu tempo. Esse nível de mudança requer que você permita que Deus seja Senhor e Mestre de cada aspecto de sua vida. Isso significa não deixar qualquer área de sua vida impedir a ação de Deus. Isso significa que você vai dedicar muito mais tempo à oração e ao estudo da Bíblia e que não vai permitir nenhuma distração externa em seu caminho. Isso significa que você vai estudar diligentemente a Palavra de Deus para descobrir como Ele espera que você viva e agir conforme Suas instruções.

Parte do intuito de Deus, enquanto andamos em Seu caminho de vida, é nos ajudar a remir o tempo que desperdiçamos para que nos dediquemos a viver de acordo com o Seu propósito.

Assim que você entender o propósito de Deus para a sua vida, então deve buscar mudar o mais depressa possível — isso não é para depois, nem para amanhã, nem em algum momento, mas hoje mesmo. Deus não nos deixa sozinhos nesse esforço. Ele nos deu um rumo e um caminho a seguir para que alcancemos o nosso objetivo final.

E assim, sabendo lidar com a vida, ficando alertas a cada passo e caminhando com propósito, evitando as perigosas armadilhas espirituais e permitindo que Deus nos guie, estaremos trilhando o caminho certo. E vamos encontrar o nosso destino. E vamos viver o propósito de Deus.

Mas não devemos esperar para começar. Precisamos estar nesse caminho agora. A hora é agora, Deus tem que ser a maior prioridade de nossas vidas e devemos seguir o Seu caminho sem titubear!

A hora é agora para aproveitar a maravilhosa oportunidade que Deus está lhe oferecendo neste momento. A hora é agora para mudar e fazer do propósito de Deus o seu propósito. E parar de postergar a felicidade de viver próximo a Ele. Deus está lhe chamando para que você mude sua vida — hoje mesmo! BN