Perguntas & Respostas

Você está aqui

Perguntas & Respostas

A depressão clínica é uma doença grave, que tem vários sintomas físicos, mentais e sociais, podendo até incapacitar a pessoa. Os níveis de certas substâncias químicas no cérebro podem contribuir para o problema. As pessoas que sofrem de depressão grave ou crônica devem procurar ajuda profissional e orientação médica, além de usar as ferramentas bíblicas mencionadas aqui. (Igualmente, situações não resolvidas que envolvam trauma relacional ou histórico familiar, que leve à dificuldade de perdoar, podem precisar ser tratadas com ajuda profissional, além da busca de Deus).

Em regra, a depressão, na terminologia geral, se refere a períodos de tristeza incomum, de temor ou preocupação prolongados ou de sensação de sobrecarga por estresse ou angústia. A reação imediata costuma ser o esquecimento dos triunfos passados, sentir-se desesperançado e vulnerável e ter vontade de desistir. Nenhum cristão está imune a isso.

Ocasionalmente, até mesmo alguns dos grandes homens da Bíblia sofreram de depressão. Depois de uma série de milagres e de um relacionamento longo e próximo com Deus, o profeta Elias foi vítima de depressão quando a rainha Jezabel ameaçou matá-lo.

Elias estava cansado após um longo período de estresse, isso provavelmente exacerbou seu sentimento de desânimo e desesperança. Contudo, Deus não queria que ele permanecesse nessa situação. E de uma forma tranquila e compassiva, Deus explicou a Elias o que ele não conseguia enxergar em seu estado irracional, ou seja, que ele não estava sozinho e que Deus continuaria apoiando-o na tarefa que tinha que fazer. Leia sobre a recuperação de Elias em 1 Reis 19:1-18.

O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre depressão e preocupação e oferece orientações úteis (ver Provérbios 12:25; 13:12; 15:13; 18:14). Em Lucas 12:22-31, Jesus Cristo explicou a futilidade da preocupação, algo que muitas vezes leva à depressão. (Leia também o artigo “Como Enfrentar e Vencer o Medo e a Ansiedade”, começando na página 20).

E na mesma passagem de Lucas 12, Jesus destacou um aspecto do problema ao referir-se aos Seus discípulos como “homens de pequena fé” (versículo 28). Para um cristão, a depressão (novamente não me refiro à depressão de ordem biológica) às vezes pode ser uma consequência da falta de fé em Deus.

Obviamente, seria mais fácil para os cristãos serem, após o batismo e a imposição das mãos para receber o Espírito Santo, preenchidos imediatamente com fé, amor e paciência. Mas não é assim que as coisas acontecem. Em vez disso, Deus espera que desenvolvamos essas características através de experiências e até provações, enquanto aprendemos a obedecer à Sua lei.

Os cristãos não devem permanecer num estado depressivo. Assim como Deus tratou Elias no Antigo Testamento, Ele também pode tratar os cristãos hoje, através de Jesus Cristo. Por meio do sofrimento que passou aqui na Terra, Jesus aprendeu a se compadecer de Seu povo (Hebreus 4:14-16). Ele sabe que somos fracos e propensos a temores, dúvidas e preocupações que podem levar à depressão. Mas Ele está sempre disposto a nos ajudar quando estamos sobrecarregados e também promete nos dar descanso (Mateus 11:28-30).

Em termos práticos, há algo que possamos fazer quando a ansiedade, a preocupação ou a depressão nos ameaçam nos engolfar? Certamente, mas é preciso esforço mental que, muitas vezes, significa perceber potenciais problemas antes que se instalem em nossa mente.

O apóstolo Paulo nos instrui a levar “cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:5). Quando um pensamento assustador ou uma preocupação surgir pela primeira vez em sua mente, ore a Deus e peça-Lhe ajuda para se livrar disso. Então, não dê tempo nem espaço para que isso se instale em sua mente. Pode parecer mais fácil falar do que fazer na maioria das vezes, mas com a ajuda de Deus é possível conseguir isso.

A oração é principal forma de nos aproximarmos de Deus — assim como o estudo das Escrituras. Na verdade, a Bíblia e suas promessas vão nos auxiliar na edificação da fé. Paulo destacou que a fé vem através do ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).

Paulo também nos adverte: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8, NVI).

Como cristãos, devemos estar familiarizados com as promessas que Deus nos fez. Lembre-se do grande amor que Deus Pai e Jesus Cristo nos demonstraram ao providenciar um meio para sermos resgatados de nossos pecados. Meditar nisso pode nos trazer conforto em momentos de tristeza. Leia Escrituras como as de João 3:16-17, Lucas 12:32, Romanos 8:18-39 e Apocalipse 21:1-7.

Tente imaginar vividamente como será o futuro reinado milenar de Cristo ou a Nova Jerusalém na posterior era eterna. Escrituras como Isaías 11:6-9, 35:1-10 e Apocalipse 21–22 podem ajudar nisso. Você poderia até imaginar-se estando ali. Entretanto, nunca podemos perder de vista a realidade presente.

Peça sempre ajuda a Deus, mas aproveite também o apoio de outros cristãos. Ter alguém com quem se comunicar, pessoalmente ou por mensagem ou por telefone, pode ser uma ajuda valiosa. Ter contatos com amigos pode ajudá-lo a perceber que você não está sozinho.

Se você pode assistir presencialmente os cultos sabatinais, não deixe de fazer isso, pois assim você terá a oportunidade de se encontrar e ter comunhão com os fiéis e também de ouvir os ensinamentos bíblicos. Envolva-se em algo que não lhe traga mais estresse ou ansiedade, mas que melhore sua vida. As atividades físicas como caminhada, corrida, dança de salão, natação e esportes coletivos podem auxiliar no alívio do estresse e da ansiedade, por conta da liberação de dopamina e serotonina, importantes hormônios do equilíbrio do humor. Outro grande auxílio para a saúde mental é a prática da solidariedade, pois isso também ajuda a desviar o foco de nossa mente de nossos próprios problemas.

Mas não fique desanimado se não conseguir superar logo a depressão ou a preocupação. Como escreveu o apóstolo Pedro: “Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18, grifo nosso).

Sair da depressão pode ser comparado a tentar sair de um poço fundo e escorregadio. Podemos até começar com boas intenções, mas logo depois recuamos. Essa é uma longa jornada, mas precisamos nos manter focados nela com a ajuda de Deus. Os cristãos são aqueles que avançam no crescimento pessoal para se tornarem semelhantes a Cristo, mas sempre cientes de que ainda têm muito o que aprender.